quinta-feira, 2 de setembro de 2010

RESUMO DA LIÇÃO 10: REDENÇÃO PARA JUDEUS E GENTIOS

Deus escolhe alguns para se salvarem e outros para se perderem?

VERSO ÁUREO: “Logo, pois, compadece-Se de quem quer, e endurece a quem quer.” Rom 9:18

INTRODUÇÃO: A lição desta semana tem como base o capítulo 9 de Romanos, e a ênfase de Paulo continua a ser o tema já conhecido: A Justificação pela Fé. O apóstolo deixa claro no capítulo 9 que o único meio de ser salvo é pela graça através da fé. Ele evidencia que o povo escolhido preferiu continuar com suas tradições, por isso não haveria salvação para eles.
A eleição divina é a maneira que Paulo começa o já referido capítulo para esclarecer que aquelas pessoas que rejeitam o plano da salvação já terão escolhido seu destino. Em última instância: é Deus que dará o fim merecido para cada um dos Seu filhos. Esta lição não está tratando do conceito pré-determinista, isto é: Deus escolhe alguns para se salvarem e outros para se perderem.

DOMINGO: A PREOCUPAÇÃO DE PAULO. Qual era a maior preocupação de Paulo? “Que tenho grande tristeza e contínua dor no meu coração. Porque, eu mesmo poderia deixar ser separado de Cristo por amor dos meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne.” Rom. 9:2 e 3. Paulo estava muito triste porque seus compatriotas rejeitaram a salvação. Era como você saber que será salvo e seus parentes e queridos não. Imagine! Paulo de imediato revelou o desejo carnal: preferia viver com os parentes para não perder a companhia deles. A lição de hoje também pergunta sobre a fidelidade de Deus em meio aos fracassos humanos. Ela permanece inviolável, pois, Ele cumpre triunfalmente os lances que executam Seus propósitos. Em todos os tempos, Ele tem um remanescente fiel, que Ele usa para que isso se torne realidade v. 27, 28.

SEGUNDA-FEIRA: ELEITOS. “Foi-lhe dito a ela: o maior servirá o menor. Como está escrito. Amei Jacob e aborreci Esaú.” Rom. 9:12 e 13. Veja bem isto, Deus não rejeitou Esaú quanto à salvação, e sim, como a lição explica bem, Deus escolheu Jacob por considerar mais capaz para levar Os planos da salvação avante. O significado de Deus Se compadece de quem Ele quer” é o seguinte: embora a salvação esteja ao alcance de todos, Deus salvará aqueles que desejam. Ele jamais levará algum ser humano para ser salvo, contra a vontade de Seus filhos. Mas, no que respeita à salvação, Deus usa de misericórdia para com todos os perdidos. Deus não comete injustiça, ele é misericordioso diz Paulo. Ver Rom. 9:14 e 15 A Salvação é para todos, como expressa João 3:16

TERÇA-FEIRA: MISTÉRIOS. A lição outra vez nos lembra que o assunto não era salvação ou perdição do faraó, mas sua actuação no contexto do êxodo dos israelitas. O endurecimento foi contra o chamado para deixar Israel ir, não contra o apelo de Deus para que faraó aceitasse a salvação pessoal. Cristo morreu por faraó, assim como por Moisés, Aarão e o restante dos filhos de Israel. Isso, claro, é correcto. Não estaria o livre arbítrio de faraó por trás também do endurecimento do seu coração? Creio que sim, por aquilo que o livro de Êxodo nos revela. Dez vezes é dito que Deus endureceu o coração de faraó: 4:21; 7:3; 9:12; 10:1; 10:20; 10:27; 11:10; 14:4, 8, 17. As três últimas referências se aplicam à perseguição do exército do faraó a Israel depois que este deixou o Egipto. Cinco vezes é dito que o coração do faraó se endureceu: 7:13; 7:22; 8:19; 9:7; 13:15. Duas vezes é dito que foi o faraó que endureceu seu coração: 8:32; 9:34 três vezes se considerarmos também 1Sm 6:6. Uma vez é dito que o faraó estava com o coração endurecido: 9:35.

QUARTA-FEIRA: AMI: “MEU POVO” A lição comenta adequadamente o contexto do livro de Oséias, de onde Paulo cita duas passagens, dando a necessária explicação dos nomes Loammi e Ammi aplicáveis ao povo de Israel no contexto desse livro, e de que se valeu Paulo para referir à queda e restauração final de Israel. Paulo interpreta Oséias 1:10 de forma a demonstrar que já havia sido previsto que, pela pregação do evangelho, o povo de Deus viria finalmente a ser composto de judeus e gentios Ver Romanos 9:24-26. A filha de Oséias recebeu o nome de Loammi, que significa “não Meu povo”, ou seja, é filha de um profeta santo de Deus, mas a mãe é prostituta. No entanto, DEUS estava prometendo trabalhar intensamente para mudar essa situação, e atrair a mãe para que se tornasse uma esposa, e a filha então seria não mais Loammi, e sim Ammi, ou seja, “Meu povo” Os. 2:16, 19 e 20.

QUINTA-FEIRA:TROPEÇAR Os judeus foram formados em Abraão e Sara, por Deus, e conduzidos ao longo dos anos e séculos. Eles receberam directamente de Deus as instruções de como viverem sabiamente, como os Dez Mandamentos, e outras leis. Dentre eles foram escolhidos profetas e líderes religiosos. Eles foram formados num povo que, se seguissem essas instruções, viveriam do modo como Deus desejava.
Mas, esse povo se tornou independente de Deus. Eles desenvolveram orgulho próprio por sua situação peculiar e superior que haviam recebido de Deus. Por outro lado os gentios que eram discriminados, agiram pela fé e levaram vantagens espirituais sobre os judeus.

CONCLUSÃO: “Há uma eleição de indivíduos e de um povo, a única eleição encontrada na Palavra de Deus, em que um homem é escolhido para a salvação....” Test. Ministros, 453.


Bom estudo.

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário