segunda-feira, 25 de outubro de 2010

RESUMO DA LIÇÃO 5 – ABIGAIL: RECUSANDO SER VÍTIMA DAS CIRCUNSTÂNCIAS

QUEM FOI ABIGAIL? Seu nome significa: "Fonte de alegria" ou " a alegria do seu pai." “Abigail foi uma das mulheres mais notáveis na história judaica. Ela foi uma das quatro grandes belezas, as outras três são Sara, Raabe, e Ester” Enciclopédia Judaica, Charles, Foster, Meg. 15 a. Foi uma mulher bela e inteligente, esposa do rico criador de gado, Nabal de Carmel. Em uma ocasião Nabal insultou David, e Abigail antecipou-se para evitar o pior, e ofereceu alimentos e pedidos de misericórdia à David para poupar a vida do marido. David impressionado com sua humildade e acto coragem atendeu o pedido de Abigail; e tão logo ela ficou viúva, Davi a pediu em casamento. Abigail teve o controle das suas emoções em 4 momentos: quando ouviu a informação do ódio de David, quando decidiu defender seu marido de um massacre, quando se encontrou com David e quando esperou o tempo certo para falar com Nabal.

VERSO ÁUREO: “No coração do prudente, repousa a sabedoria, mas o que há no interior dos tolos se conhece.” Prov. 14:33

DOMINGO: Alguém disposta para ouvir. Por que ouvir é importante? As pessoas, geralmente não tem problemas com o falar; alguns falam até demais. Antes de emitirmos opiniões sobre qualquer assunto, é importante estarmos dispostos para ouvir. Com a morte de Samuel, David saiu e foi para o deserto de Paran. David tinha um exército formado, mas precisava de ajuda material, pois viver como nómade era difícil e, Nabal era um rico criador de gados. David mandou 10 dos seus servos irem ao encontro de Nabal e solicitar alguma ajuda. Mas Nabal recusou ouvir e prestar algum auxílio. Ele disse: “Quem é David, e quem é o filho de Jessé? Muitos servos há hoje e muitos fogem a seu senhor. Tomaria eu, pois, o meu pão, e a minha água, e a carne das minhas reses, que degolei para os meus tosquiadores, e o daria a homens que eu não sei de onde vem?" I Samuel 25:10 e 11. David, depois de ouvir esse relatório, subiu com 600 homens armados para tirarem satisfações. Um jovem anunciou à Abigail do ocorrido. Ver V. 14. Abigail ouviu o servo e depois foi ao encontro da comitiva de David. Ela conseguiu prever uma desgraça e fez de tudo para evitá-la.

SEGUNDA-FEIRA: Os actos falam mais alto do que as palavras. O que fez Abigail? “Então Abigail se apressou, e tomou duzentos pães, e dois odres de vinho, e cinco ovelhas guisadas, e cinco medidas de trigo tostado, e cem cachos de passas e duzentas pastas de figos passados, e os pôs sobre jumentos.” I Samuel 25:18. Quanta diplomacia! Quanta prudência e bondade! Aquele encontro foi emocionante porque de um lado estava o exército de David pronto para destruir; e do outro lado uma mulher a liderar um grupo de servos, e no meio estava Deus para contemplar a fé e abnegação de Abigail. E David ouvia. Agora era influenciado por palavras suaves, humildes e carregadas de inteligência. Eram poderosas palavras! E ele certamente percebia toda a beleza da mulher. Deve ter pensado: que pena que essa mulher está casada com um bruto! Agir em favor do próximo é mais importante do que falar. Jesus Disse: “quando fizerdes a um destes pequeninos, a Mim o fizestes:” Mateus 25. Hoje as denominações religiosas estão voltadas para dentro. Só querem receber e recusam-se a oferecer. A verdadeira religião é aquela que é vista no atendimento das necessidades alheias. “A verdadeira religião é esta: visitar as viúvas e órfãos nas suas necessidades.” Em Mateus 7.21 encontramos: ”Nem todo o que me diz Senhor, Senhor, entrará no reino dos céu, mas aquele que faz a vontade do meu Pai que está nos céus.”

TERÇA-FEIRA: Tempo de falar. Qual foi a atitude de Abigail antes de dirigir as primeiras palavras à David? “...Desceu do jumento , prostrou-se sobre o seu rosto diante de David, e se inclinou à terra” I Sam. 25:23. Isto não era adoração, era sinal de respeito a um rei. Embora David ainda não era rei nessa ocasião, como que num instinto profético, Abigail prestou reverência à David. Que palavras dirigiu Abigail à David?: “...Ah senhor meu, minha seja a transgressão, deixa pois falar a tua serva aos teua ouvidos, e ouve as palavras da tua serva.” V. 24. Ela disse para que David não se importasse com Nabal, se marido, pois ele era filho de Belial. V. 25. Do que mais Abigail lembrou David? No verso 26 Abigail declarou um louvor ao Senhor Deus porque não haveria sangue; e no verso 31 ela pediu para David se lembrar dela quando se tornasse rei. Esse mulher sabia quem era David. No verso 28 ela menciona que David guerreava as guerras do Senhor. Nabal também conhecia David, mas era um tolo e filho do diabo. Abigail era uma mulher incrível. Certamente não vivia os sonhos de uma princesa com um marido, desde criança sonhado. Naqueles tempos as mulheres deviam casar-se com um homem escolhido pelos pais, ou algum homem a escolhia, e ela não podia rejeitar. Esse tipo de coisa jamais deveria ter feito parte da história. Deus fez homens e mulheres livres, e devem sempre ter o direito de fazerem suas escolhas. Ainda mais aquelas escolhas para toda a vida. A nossa personagem dessa semana estava casada com um homem que jamais deveria ter essa mulher.

QUARTA-FEIRA: O que Abigail nunca faria? Ela nunca mentiria nem contra e nem a favor do marido. Ela foi honesta, ela nunca condenou o seu marido, mas também nunca o acobertou. Ela nunca mataria Nabal para se livrar daquele bruta montes. Ela protegeu a vida da sua casa. Ela nunca mentiria para David. Ela nunca teria o sentimento de culpa por estar casada com Nabal. Ela nunca perderia de vista o Senhor Deus. Ela lembrou David de que ele estava envolvido nas batalhas do Senhor e que não era para perder tempo com o derramar sangue. Sem que David e Abigail matassem Nabal, ele morreu e deixou livre o caminho para o casamento dos dois. Como foi a morte do Nabal? “E aconteceu que passados quase dez dias, feriu o Senhor a Nabal e este morreu.” I Sam. 25:38. “De Deus não se zomba. Ele não Se deixa escarnecer.” Quando nos valemos das mãos santas do Senhor não precisamos sujar nossas mãos com sangue de pecadores.

QUINTA-FEIRA: Dentro e fora. Nabal depois daquela bebedeira toda morreu e o caminho ficou livre para o seu casamento Com Abigail. mesmo antes de Saúl morrer Abigail, como esposa de David, pôde ajudá-lo na orientação para se tornar em rei, e mesmo depois, muito ajudou no reinado de Israel. Quais foram as últimas palavras de Abgail, que ficaram registadas e quando recebeu o convite de David para ser sua esposa? Verso 41 “...Eis aqui, a tua serva servirá de criada, para lavar os pés dos criados do meu senhor.” O espírito desta mulher deve caracterizar todos os filhos de Deus. Jesus disse: “Eu não vim para ser servido, mas para servir” A vida de Abigail não foi um conto de fadas depois do casamento. Ela teve que conviver com a discriminação de ser a segunda mulher e de sofrer constantes perseguições. A palavra de Deus nos deixou este lindo exemplo de coragem, humildade e fé desta mulher que coroa o velho testamento com sua vida de devoção a Deus e as pessoas. “A piedade de Abigail, semelhante ao perfume de uma flor, exalava do seu rosto, das suas palavras e acções, sem que ela se apercebesse disso.” Patriarcas e Profetas, 609

Bom estudo.

Luís Carlos Fonseca

2 comentários: