quarta-feira, 28 de setembro de 2011

JOÃO MARCOS – DE UM FRACASSO AO SUCESSO


JOÃO MARCOS – UM JOVEM FANTÁSTICO!
 Há pessoas que começam bem na vida, mas terminam mal. Elas têm um brilhante início, mas um trágico fim. Assim foi a história de Demas. Ele é citado apenas três vezes na Bíblia. A primeira vez que Demas aparece, ele é apresentado como um cooperador de Paulo. Ver Filem. 24. Da segunda vez, nada se acrescenta a seu respeito; apenas seu nome é mencionado. Ver Col 4:14. Da última vez, porém, nos é dito que ele abandonou Paulo. Ver II Tm 4.10. Há muitas pessoas cuja vida é uma verdadeira descida ladeira à baixo. Há muitos jovens que em vez de caminhar para frente, recuam. Em vez de subir, descem.  Em vez de crescerem no conhecimento e na graça de Deus, retrocedem na fé e abandonam a Jesus. É pena!
Mas, graças a Deus, muitos jovens também fazem o caminho inverso. Esses caminham para a frente. Esses aprendem com os fracassos, e se levantam na força do Onipotente Deus para prosseguirem firmes e resolutos nas veredas da justiça. Vamos analisar aqui a vida de João Marcos.


Quem foi esse jovem? - João Marcos foi um jovem do Novo Testamento que fracassou na sua primeira oportunidade de servir à Cristo como missionário, porém, mais tarde, recuperou-se tornando-se um maravilhoso ministro da igreja primitiva. Ele foi o  autor de um dos Evangelhos. João Marcos era um cristão da segunda geração. A sua mãe era devota. João Marcos era  sobrinho de Barnabé. Ver Colos. 4:10.  João Marcos tinha uma vantagem sobre a maioria de nós hoje. Ele pôde ouvir, de primeira mão, os apóstolos e profetas da época neotestamentária. Pôde conversar com os que haviam conhecido pessoalmente ao Senhor Jesus, e ouvido as Suas Palavras e que haviam sido curadas por Ele. Como resultado, João Marcos foi capaz de escrever a maravilhosa história de Cristo, no seu Evangelho.
 Sua família. Ver Atos 12:12. Ele era filho de Maria, cuja casa era ponto de reunião dos primeiros discípulos. Leia como foi a grande reunião de oração ali realizada em favor de Pedro.  Ver Atos 12:1-17.
Como era a vida na época de João Marcos? - Ao lermos os evangelhos e o livro de Atos, temos um quadro da vida no Império Romano durante o primeiro século da Igreja. Embora havia alguma tolerância para com a pregação do evangelho, o império romano prestava muita atenção para a nova religião que estava surgindo, o Cristianismo. Aquela era uma época de algumas perseguições e morte. Temos alguns exemplos; como o de Paulo e Silas presos. Ver Atos 16: 9-40. O martírio de Tiago.Ver Atos 12.1 e 2.  O apedrejamento de Estevão. Atos 7: 54-60, etc...
 
Que problemas semelhantes aos jovens de hoje João Marcos enfrentou? João Marcos enfrentou o que todos enfrentamos: as dificuldades interiores de resolver os nossos próprios problemas. O mal é que muitos fogem dos seus problemas.  Não podemos fugir deles. A juventude precisa enfrentar as responsabilidades da vida, bem como inúmeras coisas desagradáveis e difíceis.
Michael Jordan, o melhor jogador da história do basquete, nos dá uma lição de perseverança incrível. O que muitos não sabem dele é que quando era mais jovem, o treinador da equipe preparatória de basquete, não o aceitou na equipe. Michael Jordan usou essa experiência para praticar mais e se tornar o melhor jogador desse esporte.

A maneira como você responde ao fracasso, vai dizer muito que tipo de pessoa e líder você é, e será no futuro. Embora hoje os jovens não sejam perseguidos por um poder terrível  como os romanos, eles tem inúmeros outros problemas. Encontrar o emprego dos sonhos, definir o cônjuge para a vida, comprar casa e carro, cuidar dos pais na velhice, conhecer alguns lugares importantes do mundo, obter a vitória sobre o pecado; estas são algumas das grandes preocupações dos jovens cristãos atuais.

 Você acha que os mais velhos muitas vezes esperam demasiado dos jovens, e tornam-se críticos quando estes não conseguem chegar ao nível da sua consagração e de seus ideais?

Como foi que João Marcos resolveu os seus problemas? Da mesma forma como devemos resolver os nossos. Se fugirmos deles, precisaremos voltar e enfrentá-los. É melhor enfrentá-los logo, e de uma vez por todas.  Algumas vezes é mais difícil enfrentá-los da segunda vez do que da primeira. Se buscarmos em oração a ajuda do Senhor, e se tivermos um amigo ou parente fiel como Barnabé ao nosso lado, conseguiremos resolvê-los. Com certeza Marcos foi muito feliz em ter o tio Barnabé como conselheiro. Não era por que era tio, mas além disso, Barnabé fez um lindo trabalho de um verdadeiro conselheiro paciente e amigo. Quando você tiver que resolver qualquer situação difícil, como a de ter que decidir algo, procure a Deus através da oração e do estudo da Bíblia, só depois procure os amigos. Muitos invertem este ponto, e são infelizes. Veja estas lindas promessas:
“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Mateus 6:33

“Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado.  Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará.  E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia.  Descansa no Senhor, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos.” Salmos 37:3-7

Em primeiro lugar, João Marcos foi um cooperador. Ver At 13.5. João Marcos era um jovem humilde e prestativo. Ele foi auxiliar de Barnabé e Paulo na evangelização. Ver At 13:5 . Nesse tempo, João Marcos era ainda muito jovem e inexperiente, mas sentiu o desejo de acompanhar os dois missionários rumo à região da Galácia. Seu propósito era servir aos dois missionários separados por Deus, para tão sublime tarefa. Nesse tempo João Marcos era um jovem idealista e corajoso. Dispôs-se a deixar o conforto da sua casa em Jerusalém. Ver At 12:12, para enfrentar as agruras de uma viagem missionária por regiões inóspitas e perigosas. Que bonito ideal o de Marcos! Hoje os jovens podem também abraçar algum ideal missionário. Talvez, dirigir um pequeno grupo de estudos da bíblia com os amigos descrentes. Não é necessário sai de casa para pregar o evangelho. É bom que os jovens também estejam comprometidos com a obra de Deus.

Em segundo lugar, João Marcos foi um desertor. Ver At 13:13. Não sabemos os motivos, mas no meio do caminho, João Marcos desistiu da viagem, apartou-se de Paulo e Barnabé e voltou para sua casa em Jerusalém. Faltou-lhe a coragem e maturidade para prosseguir. Faltou-lhe perseverança para não retroceder. Faltou-lhe forças para continuar servindo a Deus e aos dois missionários da igreja. Aquele foi um capítulo sombrio na vida desse jovem. Ele foi um desertor. Ele desistiu diante das dificuldades. Ele não teve coragem de seguir adiante. Um ponto interessante é que para falar do amor de Jesus devemos viver de acordo c a palavra de Deus. só é capaz de transmitir amor quem tem amor dentro de si. Muito provavelmente Marcos estava com a sua vida espiritual desorganizada. Um pecado na vida mancha todo o caráter e tira a felicidade do crente. Cuidado!
Em terceiro lugar, João Marcos foi um missionário. Ver Atos 15:36-39. Era tempo de voltar à segunda viagem missionária. Barnabé, porém, queria levar consigo a João Marcos. Ver Atos 15.37. Paulo, porém se recusou terminantemente dar uma segunda chance ao jovem desertor. Barnabé contendeu com Paulo, mas não desistiu de João Marcos. Ver At 15:38,39. Levou-o consigo para Chipre e fez dele um missionário. João Marcos tornou-se um homem valoroso nas mãos de Deus. Além de Barnabé, o apóstolo Pedro também investiu na vida de João Marcos, ao ponto de chamá-lo de filho. Ver I Ped. 5.13. Esse jovem mais tarde tornou-se o escritor do primeiro evangelho a ser escrito, o evangelho segundo Marcos, destacando nessa obra preciosa, as gloriosas obras de Cristo, apresentando-O como Servo perfeito. Com certeza João marcos teve tempo para refletir sobre o que tinha se passado com ele no passado. Se ele tinha pecados e fraquezas pessoais, com certeza já tinha superado. Embora Paulo tivesse reservas quanto aos serviços de  Marcos, Deus usou o seu tio para reintroduzir Marcos como missionário.
Em quarto lugar, João Marcos foi um homem útil. Ver II Tm 4:11. Paulo estava preso numa masmorra romana.  Era a prisão marmetina de Roma. A hora do seu martírio havia chegado. Do interior desse cárcere insalubre e frio, Paulo escreveu à seu filho Timóteo, rogando que ele fosse rápido vê-lo em Roma. Chama-nos atenção, uma recomendação do apóstolo à Timóteo: “Toma contigo Marcos e traze-o, pois me é útil para o ministério” II Tm 4:11. O jovem rejeitado por Paulo, é agora prezado por ele. Aquele que um dia desertou e foi rejeitado, é agora desejado. Paulo muda de opinião acerca de João Marcos e deseja tê-lo ao seu lado antes de morrer. João Marcos fracassou um dia na vida, mas se levantou. Ele nos prova que é possível recomeçar, quando colocamos nossa vida nas mãos de Deus.
Deus é maravilhoso! Ele perdoa o nosso passado quando confessamos os nossos pecados. Veja estas lindas promessas:
“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” I João 1:9

“Porque serei misericordioso para com suas iniquidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.” Hebreus 8:12

A Bíblia conta uma historia que começa com um fracasso mas que termina com uma grande vitoria. Ver Lucas 5:1-11. A bíblia menciona que Jesus estava pregando junto ao lago de Genesaré, e uma grande multidão começou a apertar com Jesus e os discípulos. Neste exato momento Pedro, Tiago e João começam a lavar as redes para irem embora. Agora imagine a situação e o estado emocional daqueles pescadores, homens experientes e acostumados com a pescaria. Eles sabiam tudo de pescaria e com certeza eram os melhores naquilo que sabiam fazer. Sabiam o lugar certo para se pescar, e os materiais necessários, sabiam a melhor hora, o melhor barco, as melhores  redes. Mas apesar de tudo isto aquela noite foi um fracasso, pescaram toda a noite e não apanharam nada. Agora pela manha estavam na beira da praia lavando as redes quando Jesus se aproximou e pediu o barco de Pedro emprestado para usá-lo como púlpito para pregar às pessoas. Depois de terminar sua pregação Jesus disse para Pedro: “faze-te ao mar, e lançai as redes. Pedro respondeu: Mestre, havendo pescado toda a noite nada apanhamos, mas sob a tua palavra lançarei as redes.” Eles obedecem a voz de Jesus, voltam a pescar e apanham uma quantidade grande de peixes. O que começou como fracasso terminou em grande vitoria!

A vida de João Marcos deixa uma linda lição para todos os jovens. Podemos tropeçar e cair na vida, isto no aspecto emocional, físico ou espiritual. Os jovens podem errar nas escolhas e nas decisões, mas se estiverem dispostos a se reerguerem; Deus estará sempre de braços abertos para recebê-los de volta.

Que Deus abençoe você querido jovem e amigo.



11 comentários:

  1. Amei sua mensagem, que DEUS continue a lhe usar tremendamente em seu ministério poderoso.Obrigado mais uma vez pela mensagem vinda do trono.

    ResponderEliminar
  2. Ótima sua mensagem parabéns , que Deus continue lhe abençoando , Amém .

    ResponderEliminar
  3. Ótima mensagem Luis! É um texto animador! Parabéns!

    ResponderEliminar
  4. Parabéns eu dei um estudo está semana sobre João Marcos, e hoje me deparei com esta mensagem!!!!!! Parabéns q Deus te abençoe!!

    ResponderEliminar
  5. Ótima mensagem, que nosso Senhor Jesus continue iluminando a tua vida. sempre que puder, não deixe de compartilhar estas lindas mensagens. obrigado.

    ResponderEliminar
  6. muito bom Deus falou comigo nessa mensagem. porque outrora me encontrava assim tambem como joao marcos mas o poder regenerador de Jesus me fez cair em si me me fez voltar para seu caminho.

    ResponderEliminar
  7. Parabéns pelo blog, me ajudou mto e me fez ver q ainda é possível dar a volta por cima mesmo apesar de TDS as situações estarem parecendo contra mim. Muito obrigado e que Deus te abençoe e te encha de ricas benção.

    ResponderEliminar
  8. E ainda agora soube que eh um irmão em Cristo adventista como Deus é tremendo!!!

    ResponderEliminar
  9. Ele foi o autor de um dos Evangelhos. PAZ MEU QUERIDO COMO VC PODE ME AFIRMAR ESTA COLOCAÇÃO

    João Marcos tinha uma vantagem sobre a maioria de nós hoje. Ele pôde ouvir, de primeira mão, os apóstolos e profetas da época neotestamentária. Pôde conversar com os que haviam conhecido pessoalmente ao Senhor Jesus, e ouvido as Suas Palavras e que haviam sido curadas por Ele. ????????????????????????????????????

    ResponderEliminar
  10. Estudo maravilhoso com ótimas revelações sobre João Marcos. Obg

    ResponderEliminar