quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 1 – O DEUS TRIÚNO


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 1 – O DEUS TRIÚNO

As lições deste trimestre foram escritas por Joa Ann Davidson que é professora de Teologia no Seminário da Universidade Andrews em Berrien Springs, no estado de Michigan, nos Estados Unidos da América.

VERSO ÁUREO:Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.” Judas 1:20-21

PENSAMENTO CENTRAL DA LIÇÃO: Entender o contexto bíblico para compreendermos melhor o assunto da Divindade Bíblica: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Além de adorar a Divindade, sentir admiração pela linda complexidade da obra interligada de salvação que a Divindade; três em um, opera em favor da humanidade.

INTRODUÇÃO: Embora a palavra trindade não apareça na bíblia, este ensino está claramente expresso na Palavra de Deus. Muita confusão se tem feito em torno deste tema tão lindo e importante para a nossa salvação. Também não é por menos; pois Satanás sempre teve o objetivo de destruir a imagem de Deus, para ele ser o “deus “deste mundo.

O que dizer destes textos? “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.” Deut. 6:4

“Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos”. Efésios 4:6

“Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.” I Coríntios 8:6

Alguns se apegam a estes textos, e a outros  para afirmarem que há só um Deus;  e, com esta ideia querem dizer que Jesus não é Deus, e apenas um ser criado, e que o Espírito Santo é uma simples energia, força ou vento.  A lição desta semana tem o propósito de mostrar a unidade maravilhosa que existe entre a trindade

Os primeiros Adventistas rejeitavam corretamente a Trindade dos credos, que apresenta um Deus sem corpo ou em três partes. Os pioneiros não tinham uma posição definida sobre a personalidade do Espírito Santo, mas essa situação mudou na década de 1890, por influência de Ellen G. White. No início do século 20, o ensino bíblico sobre as três pessoas da Divindade já era considerado um dos principais pontos de fé do sistema teológico Adventista, uma das grandes doutrinas da Palavra de Deus e um dos principais pontos de fé da igreja. A partir de 1897, tornou-se abundante a literatura Adventista sobre a Trindade e a personalidade do Espírito Santo. Documentos históricos mostram que, nos primeiros anos do século 20, a Igreja Adventista do Sétimo Dia já tinha uma posição consolidada sobre as três pessoas da Divindade. Os Adventistas não aceitaram a Trindade por meio de algum líder da igreja há poucas décadas, mas pelo estudo da Bíblia e por influência do Espírito Santo e apoio de Ellen G. White, há mais de cem anos. Se a Trindade fosse uma doutrina falsa, por que Ellen G. White não reprovou seus contemporâneos que escreveram tão extensamente e em consenso sobre o tema a partir de 1897? Estamos convictos de que, em vez de ter ocorrido uma apostasia, o Senhor guiou a igreja na compreensão da verdade bíblica e cumpriu Suas promessas: A vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” Pv 4:18; “Quando o Espírito da verdade vier, Ele os guiará a toda a verdade” Jo 16:13.

DOMINGO: (Domingo 1º de Janeiro) – A UNIDADE DE DEUS – A lição de hoje traz dois textos sobre a unidade:


“Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.” Deuteronômio 6:4

“Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2:24

A mesma palavra para um/uma “Echad” em hebraico, é utilizada em relação a Deus. A palavra quer dizer uma “unidade complexa.”

A Trindade no Velho Testamento - אֱלוֹהִים , אלהים – Elohim no original está sempre no plural - Esta é a palavra que aparece em Gênesis 17:1Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o Senhor a Abraão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito.” Gênesis 17:1.

Esta é a palavra que também aparece em Gênesis 1:26 e 27: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.”

Deus, Jesus e o Espírito estiveram na criação, logo são Deus! Ver. João 1:1-3 e Gênesis 1:1-2.

A Trindade no Novo Testamento - Nas Escrituras a verdade é progressiva. Quando chegamos, portanto, ao Novo Testamento, encontramos um quadro mais explícito da natureza trinitária de Deus. O próprio fato de se dizer de Deus que Ele é amor I João 4.8 implica em que deve existir uma pluralidade dentro da Divindade, uma vez que o amor só pode existir em uma relação entre seres diferentes.  No batismo de Jesus encontramos os três membros da Divindade em atividade ao mesmo tempo: “Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.” Mt 3.16-17. O relato do batismo de Jesus é uma notável manifestação da doutrina da Trindade. Ali estava Cristo em forma humana, visível a todos; o Espírito Santo descendo sobre Cristo em forma corpórea, como uma pomba; e a voz do Pai falou do céu: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.” Em João 10.30, Cristo reclama igualdade com o Pai, e, em Atos 5.3 o Espírito Santo é identificado como Deus. Portanto, é difícil, se não impossível, explicar a cena do batismo de Cristo de qualquer outra forma a não ser admitir que há três pessoas na natureza ou essência divina.

Até que ponto a compreensão correta da Divindade nos ajuda a evitar a idolatria na nossa vida?

SEGUNDA-FEIRA (2 de Janeiro) – A DIVINDADE DE CRISTO – Jesus aceitou adoração de algumas pessoas, isso mostra que Ele era Deus. Ver Mateus 14:33, Mateus 28:9;  Lucas 24: 50-52 e João 9: 35-38

Vários Testemunhos das Escrituras sobre a Divindade de Jesus:
  
No evangelho de João  - João identifica Jesus como o Verbo pré-encarnado, a Palavra em ação. Em João 1:1 lemos "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus". João deixa claro que Jesus é um com Deus, e ao mesmo tempo o distingue de Deus. No v. 2. Afirma que todas as coisas foram feitas por meio dEle, e sem Ele nada do que foi feito se fez . A Bíblia também afirma que no princípio todas as coisas foram criadas por Deus Gên. 1:1. E assim João estabelece uma identificação entre Jesus e o Deus Criador. Afirma também que esse Verbo divino se fez carne.v. 14, e que somente Ele revela plenamente a Deus.  No v. 18 encontramos um grande testemunho a respeito da Divindade do Filho.

Nos escritos de Paulo - Paulo mostra claramente sua crença na Divindade de Jesus. Em Col. 1:15-20, Paulo afirma que Jesus é a imagem do Deus invisível, no qual todas as coisas subsistem, e que nEle reside toda a plenitude. Veja também Col. 2:9. Paulo se refere ao julgamento de Deus. Rom. 2:3. Em Filip 2:5-11, Paulo ensina que Jesus, sendo Deus, se auto-limitou, esvaziando-Se a Si mesmo de Seus privilégios divinos e sendo reconhecido em figura humana. Quando Paulo diz que Jesus tem a forma, “morphé” no original, de Deus, a idéia é que Cristo tem a mesma essência de Deus. Em outras palavras, o vs.5 quer dizer que, embora Jesus tivesse a mesma essência de Deus, não utilizou isso em vantagem própria. E logo em seguida deixa claro que virá um dia em que todos haverão de prestar honras e louvores a Ele, numa linguagem só permitida a alguém que crê que Jesus seja realmente Deus.

Nas outras epístolas -  Em Hebreus é a que mais contrasta a Divindade de Jesus com relação aos anjos e aos homens. Em Heb 1:3, afirma que Jesus é o resplendor da glória e a expressão exata de Deus. Não somente isso, mas também afirma que Jesus foi o meio pelo qual todas as coisas foram feitas. v. 2, as quais são sustentadas pela palavra do seu poder. V 3. Uma afirmação clara é encontrada no v.8, no qual Jesus é tratado por Deus: "mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre, e: Cetro de eqüidade é o cetro do seu reino". A epístola continua argumentando que Jesus é muito superior aos anjos. Hb 1:4  e 2:9, a Moisés 3:1-6 e aos sumos sacerdotes 4:14 - 5:10. Mas, o autor deixa claro que sua superioridade não reside apenas em termos de posição hierárquica, mas sim de natureza intrínseca, pois todos os outros são criaturas, mas o Filho, é Deus. Vejamos mais um argumento da Biblia:  Em I João: 1:1-3, Jesus é o Verbo da vida eterna, já pré-existente no princípio de todas as coisas, juntamente com o Pai. No capítulo 5:20, Jesus é chamado de Filho de Deus e explicitamente identificado como verdadeiro Deus e a vida eterna.

TERÇA-FEIRA (3 de Janeiro) O ESPÍTITO SANTO – O Espírito Santo esteve e está em atuação em conjunto com o Pai e o Filho. Em Gênesis 2:1 menciona o Espírito agindo no processo da criação. Em Mateus 28:19 menciona assim: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” Mateus 28:19.

Este assunto tem dividido as opiniões das pessoas que estudam a Bíblia. Para alguns, o tema é claro; mas para outros, não é tão claro assim. Uma pessoa é composta de mente, emoções, inteligência e habilidades; como a de ouvir, falar, interceder, alegrar-se e chatear-se.

O Espírito manifesta sintomas pessoais no Seu trato com a humanidade. Se fosse uma energia, como poderia manifestar sentimentos? Vento, energia elétrica e  átomos não manifestam emoções.

O Espírito Santo é uma pessoa da Divindade - Além de Deus e de Jesus Cristo, o Espírito também esteve na criação como já vimos.  Cito apenas mais dois textos que mostram claramente que o Espírito é Deus: “Hananias, por que encheu Satanás o teu coração para que mentisses ao Espírito Santo?...Não mentiste aos homens, mas a Deus” Atos 5: 3 e 4.

“Mas Deus no-las revelou pelo Seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.” I Cor. 2:10.

O Espírito tem atribuições de uma pessoa: 1) Tem mente - “E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que Ele intercede pelos santos”  Romanos 8:27. Uma pessoa real  tem inteligência, é capaz de tomar decisões e levar avante ações independentes. Uma influência ou força ativa, semelhante à eletricidade, não tem uma mente. 2) Tem pensamentos e ações inteligentes.“ A outro, no mesmo Espírito, fé; dons de curar; a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpreta-las, mas um só, e o mesmo Espírito realiza todas estas cousas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente”. I Coríntios 12:9-11. Assim como Deus tem a habilidade de tomar uma decisão independente, o Espírito Santo tem a mesma habilidade.  Uma influência, ou força ativa, como a eletricidade, não conta com inteligência, não pode tomar decisões independentes. Ninguém diria:  A eletricidade foi cortada sozinha. 3)Tem emoções. “E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção”. – Efésios 4:30.
“Mas eles foram rebeldes, e contristaram o seu Espírito Santo pelo que se lhes tornou em inimigo, e Ele mesmo pelejou contra eles” - Isaías 63:1. A palavra grega traduzida por entristecer é lupay tendo o sentido de “dor, pesar, angústia, sofrimento”. 4) Mantém conversação. “Quando, porém, vier o Consolador, que Eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dEle procede, esse dará testemunho de Mim; e vós também testemunhareis, porque estais comigo desde o princípio”. João 15:26, 27. 5)Tem boca. “Então disse o Espírito à Filipe: Aproxima-te desse carro, e acompanha-o”. – Atos 8:29 “Disse o Espírito Santo: Apartai-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado.” Atos 13:2
“E,  pensando Pedro naquela visão, disse-lhe o Espírito: Eis que três varões te buscam.” Atos 10.19. 5) Tem conhecimento. “Porque, na mesma hora, vos ensinará  o Espírito Santo o que vos convenha falar.” Lucas 12:12. “Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em Meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito”.  João 14:26. 6) Fica triste. “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.” Efésios 4:30. 7) Faz convites para a salvação. “O Espírito e a noiva dizem: vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha, e quem quiser, toma de graça da água da vida.” Apoc 22:17. 8) Agrada-se. “Na verdade, pareceu bem ao Espírito Santo, e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias.” Atos 15:28. 9) Permanece em nós. “E eu rogarei ao Pai e Ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não nO vê, nem O conhece; vós O conheceis, porque Ele habita convosco e estará em vós”. João 14:16, 17. 10) Pede obediência. “E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me agora a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. . . Enviados, pois, pelo Espírito Santo , desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre”  Atos 13:2, 4. “E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhE obedecem.” Atos 5:32. 11) Assume formas. "E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água e eis que se lhe abriram os céus e viu o espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre Ele". Mateus 3:16.

QUARTA-FEIRA (4 de Dezembro) EM UNIDADE E IGUALDADE – Os dois textos abaixo são suficientes para mostrar a igualdade e a unidade entre a Divindade: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. A Forma do verbo está no plural, e é “Elhoim”: אֱלוֹהִים , אלהים – Elohim, no original, está sempre no plural referindo-se sempre a Divindade composta por mais de uma pessoa.

“Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro. Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade.” Gênesis 11:7-8

“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.” Gênesis 1:26 e 27.

No texto a seguir também vemos a pluralidade e igualdade da Divindade: “Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.” Isaías 6:8

No Pentecostes o sermão do apóstolo Pedro enaltece a Divindade: “De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis.” Atos 2:33

Na Bênção paulina em II Cor. 13:14 encontramos este texto: “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.”

Por ser um assunto tão complexo, pois somos tão pequenos e Deus é tão graande, que Deus tenha misericórdia de nós, para não só acreditarmos na existência da trindade, mas para permitirmos que a Divindade transforme a nossa vida!

QUINTA-FEIRA (5 de Janeiro) A TRINDADE E A SALVAÇÃO – O nome trindade não é encontrado na bíblia; assim como as expressões:  “porta da graça” e “milênio” também  não são encontradas. Embora, estes termos, não estejam na bíblia não muda a essência da doutrina e o cumprimento das profecias. Concorda? O importante é que a Divindade salva todos aqueles que desejam, e fazem por isso. A questão mais difícil é que, as vezes, não queremos ser salvos ou, na melhor das hipóteses, alguns tentam a salvação pelos próprios esforços.

Um aspecto muito lindo na trindade é que não encontramos dissonâncias entre as três pessoas. A trindade não trata de três deuses diferentes e cada um puxando o homem para o seu lado. Também não trata de um tronco com três cabeças e cada cabeça pensando de formas diferentes.

Ninguém pode ser salvo sem a Trindade - Efésios capítulo 1 nos ajuda a compreender essa verdade de forma muito clara, pois as três pessoas da Trindade estão ativas na salvação dos homens. Deus Pai é responsável por todas as bênçãos celestiais e pela eleição e predestinação: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele, e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos” Efés.1:3-5. Lembrando que todos somos predestinados para a salvação. Na bíblia não há um texto sequer que mencione que alguém foi destinado para se perder.  Já o Filho é o meio pelo qual essa eleição e predestinação é realizada: “nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade” Efés.1.5. E o Espírito Santo é a garantia de que essa salvação será terminada no futuro, pois é Ele quem sela o salvo: “em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória” Efés.1:13-14. Essa breve exposição de Efésios capítulo um nos auxilia a compreender o papel de cada pessoa da Trindade na salvação do homem de modo que a afirmação inicial mostra-se verdadeira: Ninguém pode ser salvo sem a Trindade.

Não crer na trindade é diferente de não aceitar - Essa distinção é importante, pois não crer pode significar não ter tido acesso à doutrina formalizada, como deve ser o caso de diversas etnias indígenas, que embora tenham Cristo como Salvador não tiveram um conhecimento sistematizado da Trindade. Por outro lado, rejeitar implica em ter conhecimento, mesmo que inadequado, e ainda assim ter completa antipatia a ele.

Luís Carlos Fonseca


Sem comentários:

Enviar um comentário