terça-feira, 31 de maio de 2011

ESTUDO BÍBLICO Nº 13 – SÁBADO – O DIA DE DESCANSO DADO POR DEUS.


Alguns dizem: “Deus não exige um dia específico para se guardar; todos os dias são de Deus, e para Deus basta observar qualquer dia de culto que Ele aceita.” Deus aceita culto todos os dias, é verdade; mas Ele pediu que o sábado, e não outro dia, fosse separado e santificado unicamente para fins religiosos e espirituais. Aqui entra uma questão de obediência e não de conveniência. Se você vai à uma loja comprar uma calça, e pede o seu número e cor preferida; qual será a sua reação se o vendedor apresentar uma calça com um número e cor diferentes daquela que você solicitou, e ainda de quebra lhe disser:  “é a mesma coisa”?

O sábado é o memorial da criação. Deus criou-o para que o homem  pudesse recordar Deus como o Criador de todas as coisas. Mesmo antes dos dez mandamentos terem sido dados por Deus no monte Sinai, os filhos de Deus já tinham recebido de forma verbal, e tinham prazer em obedecer. Mas, como o povo de Deus estava  esquecendo a Sua lei, Ele resolveu escrevê-la em tábuas de pedra, como já vimos no estudo Nº 11.

Neste estudo vamos analisar  que o sábado é um mandamento para ser guardado, como os outros nove, em todas as gerações e por todos os povos. O sábado não foi criado para o povo judeu apenas, como algumas confissões religiosas pretendem ensinar. Se assim fosse, Deus não o teria instituído na criação; pois o povo judeu surgiu com os descendentes de  Abraão, em torno de 2000 anos depois da criação. E o sábado continuou a ser guardado pelos cristãos, mesmo depois do povo judeu deixar de existir, como povo escolhido por Deus e após a  Diáspora.

1) Quem instituiu o sábado e quando foi criado?


segunda-feira, 30 de maio de 2011

ESBOÇO DE SERMÃO - Como Alcançar Perdidos


Lucas 15:3-32

                                   INTRODUÇÃO

Vamos considerar em Lucas 15 as parábolas da Ovelha Perdida, da Moeda Perdida e do Filho Pródigo.

O mundo hoje apresenta um quadro com muitas pessoas desorientadas, correndo de um lado para outro no meio da multidão. Muitas acabam se perdendo e às vezes tem dificuldades para voltar para casa. A TV de vez em quando apresenta uma relação de nomes e fotografias de pessoas perdidas, cujos familiares não conseguem tê-las de volta.

Você já se perdeu alguma vez? Como é bom quando estamos perdidos encontrar alguém que nos indique a direção certa (contar algum caso conhecido ou pessoal).

Existe também aqueles que vivem só, e sofrem de solidão. As estatísticas mostram um número assustador de pessoas com depressão, vítimas desse problema; e muitas até cometem suicídio, vítimas desse mal. São pessoas também perdidas.

Hoje veremos como três histórias contadas por Jesus ilustram a condição de muitas pessoas.

A Ovelha Perdida
Comentar o texto de Lucas 15:3-7.

domingo, 29 de maio de 2011

HISTÓRIA REAL DE UM CRENTE NA ERA LAODICEANA (Parte II)


 Continuando nossa entrevista com o irmão “Z”:

Falávamos sobre sua devolução de um dízimo atrasado, e a pergunta que ficara pendente era se devolver o dízimo naquelas circunstâncias, não lhe remetia ao problema inicial, ou seja, antes dos anos 80, quando você agia, vamos dizer, como que por obrigação?
 Boa pergunta. Estava ansioso por respondê-la. Fiquei feliz mesmo com essa pergunta, isso mostra que você está compreendendo meu antigo dilema. A grande diferença entre o legalismo farisaico e a fidelidade cristã é a motivação. A verdadeira motivação é o amor a Deus. Não é apresentar-se sem defeitos a Deus para Lhe pedir alguma benção, para ter boa reputação, ou para ser salvo. Devemos obedecer a Deus porque Ele nos amou primeiro dando o Seu único Filho para morrer em nosso lugar. Obedecê-Lo é correto e agradável a Ele. Portanto, ao contemplarmos o infinito amor de Cristo, O Espírito age em nós e somos constrangidos a amá-Lo. O amor é um dom de Deus, e como o amor se manifesta em ações, o resultado prático desse amor é a fidelidade.

ESTUDO BÍBLICO Nº 12 - A LEI CERIMONIAL


A lei cerimonial é diferente da lei moral. A lei moral refere-se aos dez mandamentos, escritos em duas tábuas de pedra pelo próprio Deus, e é uma lei eterna e imutável. Jesus ensinou claramente que a santa lei de Deus não muda, conforme Mateus 5:17 e 18, e muitos outros textos, e conforme o estudo Nº 11 desta série.

1) No que consistia a lei cerimonial? As leis cerimoniais consistiam em ordenanças e sacrifícios de animais, que representavam Cristo e o Seu sacrifício.

2) Desde que tempo já era conhecido o sistema de sacrifícios e outras ordenanças que apontava para Jesus?

sexta-feira, 27 de maio de 2011

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 10 – AS NOVAS VESTES DO FILHO PRÓDIGO


VERSO ÁUREO:  “Mas era justo alegrarmo-nos e folgarmos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; e tinha-se perdido, e achou-se.” Lucas 15:32.

OBJETIVOS DESTA LIÇÃO: Analisar a reação do pai, tanto na partida como no regresso do filho pródigo, em relação com a reação do irmão mais velho. Perceber o grande amor do pai ao receber o filho de volta comparado ao nosso Deus que nos recebe quando arrependidos. Amar a nós mesmos e ao próximo com o amor de e perdão que Deus nos concede.

INTRODUÇÃO: A lição traz uma história interessante: certo pregador converteu uma prostituta à Jesus. Devido a um delito cometida pela mulher, o missionário insistia, cada dia, para que ela voltasse aos Estados Unidos a fim de cumprir uma pena, na prisão, pelo crime cometido. A mulher queria só seguir a Jesus; e, se entregar à prisão, jamais. A história termina, de forma inseperada. O missionário suicidou-se, tendo sido encontrado o seu cadáver em uma praia. O que aconteceu? Por dedicar muito da sua energia e tempo à esta mulher, ele acabou por cometer adultério contra ela, e incapaz de perdoar-se, preferiu, matar-se. Tanto este homem como a mulher da história, precisavam de compreender o perdão e o amor de Deus, como retatados nesta parábola. Quando Deus perdoa, Ele esquece o passado e não nos pune. Que Deus maravilhos temos!

DOMINGO – OS MESMOS PAIS, A MESMA COMIDA – “E disse: Um certo homem tinha dois filhos. E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.” Lucas 15: 11 e 12
A lição de hoje dá ênfase as escolhas espirituais e religiosas que os filhos fazem, mesmo tendo recebido a mesma educação. Alguns pais perguntam: como pode dois filhos tendo recebido a mesma educação, um dar para o torto, e o outro seguir a Deus? Temos os exemplos de Caim e Abel relatados em Gênesis 4:1-8. Abel seguiu os caminhos do Senhor, enquanto que Caim escolheu seguir os caminhos da sua própria consciência. 

quinta-feira, 26 de maio de 2011

ESTUDO BÍBLICO Nº 11 – A LEI DE DEUS – OS DEZ MANDAMENTOS


O universo, que é criação de Deus, é regido por leis naturais. Não aconselho ninguém a desafiar a lei da gravidade. Pois a atração gravitacional atrai os corpos para o solo quando jogados no espaço.  Imagine o que acontece a um corpo que é jogado das alturas!

Todas as organizações, morais, sociais, comerciais e internacionais são regidas por leis. Imagine o centro de Nova York ou São Paulo sem sinais de transito! Imagine uma escola sem leis! Assim também Deus criou leis morais e espirituais. Elas servem como sábias orientações para a formação dos Seus filhos. A bíblia deixa claro a necessidade que temos de guardar os mandamentos do Senhor Deus.  Jesus veio a este mundo  para fazer a vontade de Deus. “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.” João 15 10.

Os 10 mandamentos da Lei de Deus estão em Êxodo 20: 1-17 e estão repetidos em Deuteronômio 5:1-21. E podemos ver os mandamentos no Novo Testamento em várias versos, embora não de forma organizada como no V.T. As Constituições dos países tem como base moral os 10 mandamentos da Lei de Deus.

Embora ninguém seja salvo por guardar a lei, como vimos no estudo bíblico nº 6, no entanto, a Lei exerce uma parte especial no processo da salvação. Pois, a fé sem as boas obras é morta. Alguém que esteja salvo, obedece os mandamentos com muita alegria, e sem reclamar. Ex: quem é salvo pelo sangue de Jesus não vai viver adulterando ou roubando, pois já está transformado.

1) Quem escreveu os 10 mandamentos?

quarta-feira, 25 de maio de 2011

QUANDO DEUS SE CALA


“...Jesus porém guardava silêncio...” Mateus 26:63

No julgamento, o sumo sacerdote e anciãos procuraram falso testemunho contra Jesus. Mas Ele nada lhes respondeu.

Quando crentes estão juntos muitas vezes retornam para casa deprimidos, pois: "No muito falar não falta transgressão." Deus também leva a sério o pecado da língua, e não apenas a conversação fútil, mas também a calúnia piedosa. Muito cuidado devemos tomar com a língua! Igrejas inteiras e famílias são destruídas dessa maneira, e corações são dilacerados. Mas Deus ouve o que falamos. Um dos resultados mais funestos da calúnia é que Deus não ouve mais as nossas orações. Quando guardamos pecados no coração, Deus não nos ouve. Assim também valerá para nós: "Jesus, porém, guardou silêncio."

O diligente estudo da Bíblia coloca nossa mão sobre a boca e nos protege de machucar outros filhos de Deus e ungidos do Senhor. Jesus, porém, guardou silêncio. Este silêncio irritou a Caifás e amedrontou muito a Pilatos. Assim, o silêncio de Jesus se tornou uma resposta poderosa à pergunta de Pilatos. Talvez você fale muito para Deus sem receber resposta. Por que Ele não responde? Não será porque Ele espera calado até que você tome algumas atitudes? Talvez você ore assim: "Senhor, tira o pecado de mim." Será que isso está certo? Não, pois é você que deve abandonar o pecado! Diga um não total a tudo o que é pecado. Então em seu fraco coração irromperá o júbilo de vitória. Sua oração deve ser: “Senhor! Ajuda-me a não repetir o mesmo pecado e livra-me das tentações!

A Paz do Senhor!

Luís Carlos Fonseca

terça-feira, 24 de maio de 2011

ESPERANÇA NA ANGÚSTIA



"O texto para a mensagem de hoje está registrado em I Pedro 1: 3 a 7: "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros, que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para salvação preparada para revelar-se no último tempo. Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que o valor da vossa fé, uma vez confirmado, muito mais precioso do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo..."

segunda-feira, 23 de maio de 2011

ESTUDO BÍBLICO Nº 10 – MILÊNIO - QUANDO TERÁ LUGAR E QUE EVENTOS MARCARÃO O SEU INÍCIO E FINAL?


1) O que é o Milênio? O milênio é um período de 1000 anos, como o próprio nome diz; e que está mencionado na Bíblia Sagrada. Muitos, por acharem difícil a interpretação do Apocalipse, ignoram este tema. Algumas são as interpretações sobre o  referido tema. Alguns acham que já estamos vivendo o período do milênio. Outros interpretam como sendo um período simbólico, outros como sendo literal e ainda outros como estando no futuro. Através Bíblia sabemos que este evento ainda irá acontecer, como veremos neste estudo. A maioria dos estudiosos da bíblia, pelas interpretações proféticas, concordam que seja um período literal mesmo.

2) Que texto Bíblico mostra claramente o Milênio?  E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.” Apoc 20:4

Vamos analisar por etapas este importante tema; pois é do interesse de todos:

3) Que eventos importantes acontecerão antes da volta de Jesus? Acontecerá o decreto dominical conforme descrito em Apocalipse 13 e 17. Terá lugar a pregação plena do evangelho conforme Apocalipsse 18:1-4, a este evento a bíblia chama de Alto Clamor e Chuva Serôdia. Virá a Sacudidura, nome designado para mostrar a separação que haverá entre os falsos e verdadeiros cristãos. Haverá o selamento dos filhos de Deus. Cairão as 7 pragas descritas em Apocalipse 16. Cada tema aqui mencionado merece um estudo individual. Durante as pragas os santos estarão na terra aguardando a volta de Jesus, como veremos.

domingo, 22 de maio de 2011

O JOGO AINDA NÃO ACABOU


Corria o ano de 1959. Local: Estádio Rosbool. Aquele fora o ano mais equilibrado da história do futebol americano. Os Estados Unidos parou, o país inteiro queria saber o resultado. Quem seria o grande campeão daquele ano? Melhor ataque contra melhor defesa, tudo muito equilibrado. Quando estes dois times chegaram à grande final, todos os ingressos foram vendidos em questão de horas. No dia da final, milhares de pessoas esperaram por horas antes dos portões abrirem ao redor do estádio. Quando os portões foram abertos, em 30 minutos, todos os lugares foram tomados. Grossas fileiras de policiais separavam as torcidas. Cores diferentes, gritos constantes e cada vez mais altos mostravam paixão daqueles torcedores. Esses gritos podiam ser ouvidos a dez quadras de distância. Pela primeira vez na história os dois times entraram ao mesmo tempo no campo. Fogos de artifício foram lançados ao céu que se coloriu como nunca. Toda aquela nação queria saber: Quem seria o grande campeão daquele ano?

sábado, 21 de maio de 2011

Esboço de sermão - Shalom

 Marcos 5:21-34
Introdução
1.      
Marcos 5:34: “E Ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz e fica livre do teu mal.”


2.    Hoje vamos fazer algumas considerações sobre a palavra hebraica: shalom. Se alguém cumprimenta outra pessoa em hebraico, diz “Shalom!” Quando se despedem não dizem: “Até logo!” Isso é costume ocidental. Simplesmente, elas dizem: “Shalom!” (paz). Essa é a palavra usada por Jesus em Marcos 5.

I.       Aplicação de Marcos 5:21-24
1.    Jesus estava em Cafarnaum, na costa oeste do lago da Galiléia. Ele atravessou para o lado sudeste, onde estava a região dos gentios da Galiléia e curou um endemoninhado. Quando os moradores Lhe imploraram para que saísse da cidade, Ele voltou para Cafarnaum. Ali, encontrou um pai perturbado, mas antes que pudesse resolver o problema de Jairo, uma mulher necessitada procurava tocá-Lo.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

HISTÓRIA REAL DE UM CRENTE NA ERA LAODICEANA


Esta entrevista aqui transcrita foi feita com um personagem real. Os fatos verídicos relatados objetivam glorificar a Deus e animar outros na fé cristã. Tudo que é de bom vem de Deus, e ao homem cabe dizer: as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos.

DESCRIÇÃO DO ENTREVISTADO
O personagem deste relato optou pelo anonimato. Trata-se de um adventista batizado, em comunhão com a Igreja. Nunca foi disciplinado. Em quase todo o seu tempo de adventismo exerceu cargo na Igreja e ainda exerce, foi “delegado geral” em Assembléia de Associação; participou de muitas comissões de Igreja. Além de dizimista e ofertante convicto sempre contribuiu e ainda contribui para projetos da Igreja local e mundial. Estudou em colégio adventista e fez questão de que os quatro filhos também estudassem até onde foi possível.
O entrevistado tem nível superior de escolaridade e situação financeira estável. É de meia idade, tem muitos amigos e goza de boa reputação. Mas não faz muito tempo, sua vida mudou radicalmente. Vamos saber mais a respeito dele e dessa mudança de vida. Ele sugere que eu o chame de irmão “Z”.

Irmão “Z”, relate como era sua vida, antes dessa mudança radical?
Sempre tive uma vida normal, pelo menos assim eu considerava, tinha um bom emprego; morava bem; comia bem; tinha meu lazer; regularmente reunia-me com parentes e amigos (a maioria da mesma fé); passeava com frequência; fui diversas vezes ao exterior, inclusive em alguns cruzeiros; valorizava muito a diversão, como jogos de salão, filmes, pescarias, etc. Recebia muitos convites para festas; reuniões sociais; almoços; etc. Todos os filhos estudando várias coisas além do colégio, envolvidos em boas atividades ou trabalhando, e todos frequentando à Igreja. A esposa, também adventista, trabalhava fora e contribuía razoavelmente com a renda familiar. Uma vida aparentemente normal.

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 9 – UM TIÇÃO TIRADO DO FOGO


 
OBJETIVOS DESTA LIÇÃO -  Analisar os personagens envolvidos em Zacarias capítulo 3 que são: Josué; o sumo sacerdote, o Diabo, o Anjo do Senhor e os outros anjos do Senhor Deus. Analisar os sentimentos de Josué quando foi acusado de estar com as vestes sujas e como aceitou ser vestido pelo próprio Jesus, o Anjo do Senhor. E, nós também devemos aceitar as roupas da justiça que Deus nos oferece que é o perdão por nossos pecados que são confessados.

VERSO ÁUREO: “Então respondeu, aos que estavam diante dele, dizendo: Tirai-lhe estas vestes sujas. E a Josué disse: Eis que tenho feito com que passe de ti a tua iniquidade, e te vestirei de vestes finas.” Zacarias 3:4

Quem foi Zacarias e quando foi escrito o seu livro? - O ministério de Zacarias começou em 520 a.C, dois meses após Ageu haver completado sua profecia. A visão dos 1º capítulos foi dada, aparentemente, enquanto o profeta ainda era apenas um jovem. Ver Zac. 2: 4. Os caps 7-8 ocorreram dois anos mais tarde, em 518 aC. A referência à Grécia em  Zac. 9:13 pode indicar que os capítulos 9 à 14 foram escritos depois de 480, quando a Grécia substituiu a Pérsia como o grande poder mundial. As profecias que abrangem o Livro de Zacarias foram reduzidas à escrita entre 520 e 475 a.C. 
Pouco se sabe acerca do profeta Zacarias, cujo nome significa “O Senhor Se Lembra”, foi um dos profetas pós  exílio, como filho de Baraquias, filhos de Ido, ele era de umas das famílias sacerdotais da tribo de Levi. Zacarias foi um sacerdote que voltou a Israel com seu pai e avô no primeiro retorno. Zacarias é o único profeta menor identificado como sacerdote.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

ESTUDO BÍBLICO Nº 9 – O JUÍZO FINAL E SUA RECOMPENSA


 Quer queiramos ou não; quer aceitemos ou não,  e quer estejamos preparados ou não, todos compareceremos diante do tribunal de Deus. Todas as confissões religiosas cristãs, e mesmo várias não cristãs, mesmo interpretando o tema de formas diferentes,  concordam que haverá o juízo. Em Eclesiastes 3:17 menciona que tanto os justos como os injustos serão julgados:  “Eu disse no meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo o propósito e para toda a obra.” Em Romanos 14:10 menciona esta mesma realidade:   “Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo.”
Lembramos portanto que os bons serão julgados em um momento e os maus em outro momento. Neste estudo veremos os dois momentos.

1) Deus irá basear-se em que para realizar o julgamento?

“Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.” Eclesiastes 12:14. As obras são o resultado dos pensamentos gerados por nós. Portanto, como Deus conhece os pensamentos, seremos também julgados por eles.

2) Quantas pessoas comparecerão perante o tribunal de Deus?


terça-feira, 17 de maio de 2011

ESTUDO BÍBLICO Nº 8 – A SEGUNDA VINDA DE JESUS


 A 2ª volta de Jesus é uma doutrina que traz confiança na Bíblia e comunica-nos a esperança de vivermos em perfeita paz no reino de Deus. Milhões de pessoas recitam a oração do “Pai Nosso” e recitam: “Venha o Teu Reino”. E quando repetem a oração do credo, declaram: “Há de vir para julgar os vivos e os mortos”. Esta doutrina encontra-se em toda a bíblia; tanto no Velho como no Novo Testamentos. Todas as religiões cristãs aceitam esta doutrina, embora algumas a interpretam de formas diferentes do que Bíblia ensina. A bíblia termina desta forma: “Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.” Apoc. 22:20.

Vamos analisar o que a Bíblia ensina sobre a segunda vinda de Cristo:

1) Que maravilhosa promessa fez Jesus sobre Sua volta:

“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” João 14-1-3

2) Como devemos considerar esta promessa?

domingo, 15 de maio de 2011

ESTUDO BÍBLICO Nº 7 – COMO OBTER O PERDÃO DOS PECADOS?


A mensagem mais linda que há na bíblia é a do amor de Deus em enviar Jesus para morrer pelos pecadores. A morte de Jesus está diretamente relacionada com com o Seu perdão. Deus nos perdoa completamente(Isaias 43.24 e Hebreus 8:12). O Seu perdão é gratuito(Rom. 3:24). Somos perdoados e considerados justos no ato da confissão(Lucas 23:39-43).
Obter o perdão é como resolver uma dívida. Como o pecador não tem como pagar a dívida dos pecados, Jesus pagou-a na cruz do calvário, e oferece o Seu perdão e salvação a todos os que desejam aceitar.

1) Antes de confessar os pecados devemos reconhecer a malignidade do pecado.


O LAR QUE EU GOSTARIA DE TER


Frequentemente escutamos algo parecido com isso: Meu marido é um amor de pessoa para as pessoas de fora, mas quando chega em casa, ele se transforma. Ele trata toda a família pior do que cachorro. Ele usa palavras da baixo calão, ele xinga a todos, ele não colabora com as atividades do lar,  e é um verdadeiro bruta montes. Certas esposas gostariam de ser a secretária do seu marido, na empresa onde o marido é chefe, para serem tratadas dignamente, pelo menos na hora do expediente. Mas, o inverso também acontece. Alguns maridos são mal tratados pelas esposas.
“Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor...Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a Si mesmo se entregou por ela.” Efésios 5:22 e 25 Este texto é maravilhoso desde que seja praticado pelos cônjuges.
O lar que eu gostaria de ter  é o nosso refúgio e o nosso abrigo no temporal, é o nosso porto seguro. É um oásis onde matamos nossa sede, onde renovamos as energias, onde partilhamos juntos o pão de cada dia, onde  nos sentimos amados, acolhidos, aceitos e protegidos. É um lugar de perdão, onde perdoamos e somos perdoados, é onde nossas feridas são tratadas e saradas, é onde abraçamos e somos abraçados e onde  beijamos e também somos beijados.


sexta-feira, 13 de maio de 2011

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 8 – TRAJES DE ESPLENDOR


OBJETIVOS DESTA LIÇÃO: Comparar o vestuário terreno com as vestes celestiais e aceitar as vestes do céu oferecidas por Deus. Sentir prazer nas vestes esplendorosas de justiça e salvação e usar diariamente estas vestes espirituais para comunicarmos a alegria da salvação às pessoas.

VERSO ÁUREO“Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como um noivo se adorna com turbante sacerdotal, e como a noiva que se enfeita com as suas jóias.” Isaías 61:10

Durante esta semana vamos estudar sobre o profeta Isaías e como ele enaltece a santidade a Deus representada pelas vestimentas. Isaías, é um dos maiores profetas do Antigo Testamento. Ele anunciou as suas mensagens ao povo do Reino de Judá e aos moradores da cidade de Jerusalém entre  os anos de 742 e 687 a.C. através dos reinados de Uzias, Jonatam, Acaz e Ezequias.  Os temas principais das mensagens do profeta são o poder do Deus de Israel sobre todas as coisas, e a sua santidade perfeita. O livro de Isaías pode ser dividido em três partes:

1. Os capítulos 1-39 falam do tempo em que Judá, o Reino do Sul, está sendo ameaçado pela Assíria. O profeta insiste em que os maiores perigos que a nação corre e que podem levá-la ao desastre são a transgressão do sábado, o desprezo aos pobres e as viúvas, o adultério e a idolatria. Com palavras e por meio de atos simbólicos, o profeta faz um apelo ao povo e às autoridades do país para que vivam uma vida de honestidade e de justiça. Isaías anuncia a futura vinda de um descendente de Davi, que será o Rei ideal, e fala de uma época de paz e de prosperidade para o mundo inteiro.

2. Os capítulos 40-55 falam de um povo que tem sofrido a desgraça e que está fora do seu país, humilhado, explorado e sem esperança. É nessas condições que o profeta anuncia a libertação dos israelitas, garantindo que Deus os trará de volta do cativeiro Babilónico para que possam começar um vida nova na terra de Israel. Assim Deus se mostra o Deus da história, aquele que tem um plano para o seu povo, o qual terá a missão de ser uma bênção para todas as nações da terra. As passagens a respeito do "Servo do Deus Eterno" estão entre as mais conhecidas do Antigo Testamento.

3. Os capítulos 56-66 trazem, na sua maior parte, conselhos para aqueles que já haviam voltado do cativeiro para Jerusalém. Deus aconselha que eles vivam uma vida de honestidade e de justiça e insiste em que respeitem o sábado, que se dediquem à oração e que lhe apresentem os sacrifícios que Ele exige. Isaias instou com o povo para que vestisse as vestes gloriosas da justiça e que aceitasse a salvação oferecida por Deus.

DOMINGO – NÃO TRAGAM MAIS OFERTAS INÚTEISO que aconteceu com o povo de Israel cujos ascendentes tinham visto a libertação maravilhosa de Deus do Egito alguns séculos antes? Como temos a tendência de nos esquecermos das bênçãos de Deus! Havia se passado mais de 700 anos desde a chegada do povo em Canaã e já estavam em apostasia. Já não guardavam o dia de sábado de forma a honrar a Deus, não davam as devidas honras às viúvas e órfãos, o adultério e a prostituição eram praticados por alguns de entre o povo. E é claro que uma vida de pecados e falta de fé em Deus leva à uma adoração aleijada e deficiente.

terça-feira, 10 de maio de 2011

ESTUDO BÍBLICO Nº 6 – O QUE A BÍBLIA ENSINA SOBRE A SALVAÇÃO?


Se uma criança cair em um precipício, com certeza que o seu pai fará todo o possível para a tirar dali. Se a criança for sequestrada, o seu pai pagará qualquer preço para a resgatar. Se ficar doente, levará imediatamente para o médico e fará qualquer sacrifício para comprar os medicamentos.
Deus perdeu os Seus filhos, pois eles caíram no abismo do pecado e foram sequestrados por Satanás e ficaram doentes por causa do pecado. Mas, Deus, como um bom Pai, tomou as medidas necessárias para os salvar.

O seguinte texto é inspirador ao descrever a profundidade do amor de Deus. “O coração de Deus anseia pelos Seus filhos terrestres com um amor mais forte do que a morte. Ao dar o Seu Filho, Ele derramou sobre nós todo o Céu numa única dádiva. A vida, a morte a a intercessão do Salvador, o ministério dos anjos, a defesa do Espírito, o Pai a trabalhar acima e por intermédio de todos, o interesse incessante dos seres celestiais, todos estão empenhados a favor da salvação do homem.” Aos Pés de Cristo, 20

Nenhum tesouro poderia pagar o dom inefável da salvação. Por isso, Deus concede a salvação gratuitamente.

1)Através de que métodos somos salvos?

Pela graça e fé: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.” Efésios 2:8 e 9

Pelo sangue: “Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.” Rom. 5:9 e 10

2) Pode o ser humano resolver o problema do pecado?


domingo, 8 de maio de 2011

ESTUDO BÍBLICO Nº 5 – COMO TEVE ORIGEM O PECADO?


Todos já ouvimos falar do pecado original. Embora haja discordâncias teológicas sobre a ação da graça de Deus para anular o poder do pecado na nossa vida, todos concordamos que o pecado original aconteceu com Adão e Eva no jardim do Éden. Eles decidiram deliberadamente o que seria bom ou mau para eles, e voltaram as costas para Deus e se separaram da fonte do amor. Desta ação originou o pecado no planeta. Mas, mesmo antes do pecado ter o seu início na terra, um ser santo o iniciou no céu: Este anjo chamava-se Lúcifer(portador de luz), mas depois que foi enviado para a terra chamou-se Satanás(adversário) ou Diabo(acusador).

1) Onde e como começou o pecado?

No céu: “E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos. Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.” Apoc. 12:7-10

sexta-feira, 6 de maio de 2011

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 7 – À SOMBRA DAS SUAS ASAS


OBJETIVOS DESTA LIÇÃO:  Descobrir no símbolo das asas de Deus o Seu poder protetor e misericordioso. Sentir a nossa vulnerabilidade e imperfeição e encontrar abrigo à sombra das  asas de Deus. Confessar os nossos pecados, arrepender-nos e procurar a restauração que Deus nos dá através da Sua graça salvadora.

VERSO ÁUREO:  “Porque Tu tens sido o meu auxílio, jubiloso cantarei, refugiado à sombra das Tuas asas.” Salmo 63:7 “Estas três coisas me maravilham; e quatro há que não conheço: O caminho da águia no ar; o caminho da cobra na penha; o caminho do navio no meio do mar; e o caminho do homem com uma virgem.” Prov. 30:18 e 19

Nesta semana vamos meditar com Davi, ao longo dos seus salmos, sobre a forma como Deus nos abriga e perdoa os nossos pecados quando estes são confessados.. A bíblia em vários lugares menciona Deus com Suas asas nos protegendo, e a águia tem sido usada para ilustrar essa força da natureza para mostrar o poder de Deus para nos salvar.

Em todos lugares, para amantes de liberdade, a habilidade da águia para voar silenciosamente aos topos de montanhas e descidas rápidas em vales, faz isto o símbolo de um espírito livre e cheio de poder.
 Em mito  ou em lenda, a águia era o sol deus, era o símbolo de poder espiritual e coragem, destemido como o trovão e o raio. Como o leão é o senhor da terra, assim a águia é no ar suprema, e é um dos símbolos favoritos de líderes, guerreiros, e imperadores.  A águia é o símbolo de velocidade, luz, agilidade, e poder  e representa tudo que seja majestoso e nobre. Os reis e imperadores incluíram a águia por muito tempo em seus brasões. E era tido como o símbolo de força suprema.
Em lenda escandinava, a águia era o pássaro associado com o deus, Odin, e representou sabedoria e luz. Os gregos e persiano consagraram a águia ao sol. Para os egípcios antigos, a águia era o pássaro sagrado conhecido como ‘Ah ', e para os copta como ‘Ahom '.  Para o Druids na Europa, a águia era o símbolo de “A vigilância” a toda poderosa dos reinos mais altos.  Os guerreiros astecas tiraram força do pássaro mais poderoso nos céus, enquanto o imperador vestia-se com suas penas, no México velho, a águia era o deus da vegetação. Na cultura americana nativa, os índios americanos,  a águia é o Thunderbird, Pássaro do trovão e acredita-se que suas penas levam orações para Gerar Sol, a mulher índia, dava ao homem uma pena de águia como um símbolo de segurança, orgulho, e amizade na relação.

DOMINGO: A VERDADE DESCOBERTA  A águia é a rainha das aves. As águias conseguem subir até uma altitude de 3000 metros, mais do que a maioria das outras aves. Equipadas de um bico adunco e garras afiadas como lâminas, está também apetrechada como uma caça de combate. As águias lançam-se das nuvens em direção à água a uma grande velocidade. Não é de admirar que Salomão não conseguisse entender a beleza do voo da águia.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

ESTUDO BÍBLICO Nº 4 – FÉ E ORAÇÃO


O que é a oração? Gosto muito da seguinte definição de oração: “A oração é o abrir do coração a Deus como a um amigo. É a chave na mão da fé para abrir o armazém do céu, onde estão entesourados os ilimitados recursos da onipotência.” O Caminho à Cristo, 109 e 111.

O que é a fé? A definição de Hebreus 11:1 e 6 é completa:  “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem... Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.”

Deus está disposto a ouvir-nos: “Conserva as tuas necessidades, alegrias, tristezas, cuidados e temores diante de Deus.Tu não O podes sobrecarregar, não O podes fatigar... O Seu coração de amor é tocado pelas nossas tristezas e até pela nossa referência a elas. Nada é grande de mais para Ele suportar , pois Ele sustém os mundos e governa sobre todos os assuntos do universo. Nada do que diz respeito à nossa paz é demasiado pequeno para Ele não notar. Não há capítulos negros na nossa existência que ele não leia; nenhuma calamidade cai sobre o mais pequeno dos Seus filhos, nenhuma ansiedade perturba a alma, nenhuma felicidade, nenhuma oração sincera escapa dos lábios, que o nosso pai celeste não observe, ou não Se interesse imediatamente.” Aos Pés de Cristo, 119.

1) Quais são algumas condições para Deus responder as orações?

terça-feira, 3 de maio de 2011

ESTUDO BÍBLICO Nº 3 – A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS.


A Bíblia contém fatos científicos notáveis: A terra está suspensa no vazio e mesmo antes da ciência descobrir, a bíblia já relatava: “O norte estende sobre o vazio; e suspende a terra sobre o nada.” Jó 26:7. O ar tem peso:  “Quando deu peso ao vento, e tomou a medida das águas.” Jó 28:25.
  
Durante anos a ciência acreditou que a terra era plana. Antes de Cristóvão Colombo descobrir que a Terra era redonda, a ciência dizia que a Terra era plana, e que os barcos no mar desapareciam porque chegavam ao fim da Terra e caíam num precipício. A ciência dizia: a Terra é plana, mas a Bíblia já estava escrita naquela época. E sabe o que a Bíblia diz em Isaías? "Ele é o que está assentado sobre a redondeza da terra, cujos moradores são como gafanhotos; é ele quem estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda para neles habitar." Isaías 40:22.

Esboço de Sermão - Da Glória ao Fundo do Poço


Daniel 4

                        Introdução
       1.   Deus revela-se frequentemente a nós de maneiras surpreendentes. Algumas vezes, com uma voz tranquila, suave, procurando nos guiar para o caminho certo. Outras vezes, com uma voz insistente, procura, por meio da consciência, nos convencer do pecado.

2.       Há ocasiões em que a voz de Deus é alta.
a)Ela interrompe a rotina de nossa vida. Ela nos para em nosso caminho. Ela nos choca, especialmente quando nossa vida parece estar se desintegrando e tudo parece estar de cabeça para baixo.

b) Podemos até estar em perigo de perder as coisas pelas quais temos lutado por toda vida. E, quando menos esperamos, Deus nos surpreende. Ele entra em nossa vida de maneira extraordinária.

3.       Isso aconteceu ao rei Nabucodonosor, e pode acontecer conosco também.

I.          Testemunho de Nabucodonosor
1.       Daniel 4:1-3. Nabucodonosor achou a fonte de paz interior. Ele descobriu que Aquele que provê estabilidade e calma internas (Isaías 26:3). Ele parecia estar transbordando de gratidão a Deus. A vida do rei pagão foi transformada.
a) Nabucodonosor foi transformado pela graça de Deus. Ele precisava contar sua história, queria partilhar a grandeza do Deus que mudou sua vida.

domingo, 1 de maio de 2011

ESTUDO BÍBLICO Nº 2 – QUEM É O HOMEM E O ACONTECE COM ELE?


Certa vez, em um parque em Berlim, um policial abordou um estranho que estava deitado em um dos bancos de uma praça e perguntou: quem é você? O estranho era o filósofo Chopenhauer, que respondeu com tristeza. “Por Deus, eu gostaria de saber quem sou, mas não sei.”

O professor  e ateu Richard Dawkins disse aos seus alunos: “O universo não é mais do que um conjunto da átomos em movimentos, os seres humanos são simples máquinas de propagar DNA/ADN."


Francis Crick, especialista em ADN declarou: “Você, suas alegrias e tristezas, suas memórias e ambições, seu senso de identidade pessoal e lívre arbítrio, nada mais são do que um vasto conjunto de células nervosas.”


De acordo com a bíblia, viemos das mãos de Deus através da criação, e vamos viver no paraíso eternamente com Deus, após a volta de Jesus. Mas nem todos acreditam desta maneira . Muitos não sabem porque estão neste mundo, muitas vezes, ingrato e cheio de sofrimentos.


1)Você foi planejado e criado por Deus.

Deus nos criou à Sua imagem.“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” Gên. 1: 26 e 27

“Que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites? Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste.” Salmo 8:4 e 5

  
Jesus morreu para salvar a todos. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3.16

Jesus  perdoa, restaura e salva todos quantos desejam. “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” I João 1:9 e “Porque serei misericordioso para com suas iniquidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.” Hebreus 8:12

2) Você é um ser completo e com várias facetas/partes.

Deus nos criou com corpo+ espírito= alma. Juntando o corpo mais o fôlego/espírito resulta em alma. Você é uma alma, e não tem uma alma.