segunda-feira, 24 de setembro de 2012

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 1 – O GRANDE CONFLITO – A ORIGEM


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 1 – O GRANDE CONFLITO – A ORIGEM

VERSO ÁUREO “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o Seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu Lhe ferirás o calcanhar”– Gên 3:15

INTRODUÇÃO - Vivemos em um mundo onde todas as pessoa  têm fortes convicções espirituais e de influências sobrenaturais atuando nas decisões de todas as pessoas. De certo modo todos aceitam a ideia de duas forças em oposição que lutam pelo domínio da mente humana. No entanto, praticamente poucos tem uma explicação sustentável sobre estas duas forças. Crê-se que uma das forças apela para as virtudes nobres do ser humano e a outra para as paixões aviltantes e corruptoras.


Qual a nossa origem? De onde viemos? São perguntas que requerem respostas sustentáveis para o nosso conforto. Para depositar crédito em uma fonte de informações, é preciso que ela seja confiável. Eu acredito na bíblia como a Palavra de Deus para o bem da humanidade. Deus mesmo, que é exaltado pelas Escrituras como o Soberano do Universo, declara: “Desde o início faço conhecido o fim, desde tempos remotos, o que ainda virá. Digo: Meu propósito permanecerá em pé, e farei tudo o que me agrada.” Is 46:10

Como a própria Escritura declara que Deus “não mente”, Tito 1:2, torna-se impossível questionar tudo o que está escrito em Sua Palavra. Pode, às vezes, parecer difícil de entender, mas é preciso encontrar o caminho para não cair na armadilha de Satanás e desacreditar na Palavra de Deus.

Neste trimestre vamos analisar algumas crenças fundamentais das Escrituras, e nesta lição vamos ver a respeito do grande conflito que houve no céu, e que continuou aqui na terra.

DOMINGO (30 de setembro) – O CONFLITO E OS SEUS PROTAGONISTAS
Quem são os atores que comandam as estratégias deste conflito? Aqui está uma intrigante questão que parece paradoxal: Um é o Criador, e o outro, criatura. O conflito originou-se com a criatura. Por que a criatura se lançou em um conflito com o seu Criador?

Outra questão aparentemente estranha: O conflito teve seu início em um ambiente de perfeita harmonia, paz e felicidade, conhecido como Céu. Veja este texto: “Houve então uma guerra nos céus. Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão, e o dragão e os seus anjos revidaram.” Apoc. 12:7

Como foi possível haver guerra no céu? É que ao Deus criar seres inteligentes à Sua semelhança, dotou-os com o direito à liberdade de escolha. Deus correu o risco de ver criaturas Suas rebelarem-se contra Ele. A liberdade que Deus outorgou às Suas criaturas era regida pelos princípios de Sua lei, obedecendo ou desobedecendo.

O que nos é dito sobre Lúcifer em seu primeiro estado? “Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti… se encheu o teu interior de violência, e pecaste”. Ezeq. 28:15 e 16. Lúcifer, desde que foi criado vivia em harmonia com o padrão da justiça, o caráter de Deus, até que pecou, cometendo injustiça.

Como resultado desta rebelião surgiu a injustiça no Universo. “Pela multidão das tuas iniquidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários.” Ezeq. 28:18

No céu havia um código de conduta: “Bendigam o Senhor, vós, seus anjos poderosos, que obedecem à sua palavra.” Sal. 103:20.

SEGUNDA-FEIRA (1º de outubro) A QUEDA DE LÚCIFERQuais os motivos que levaram Lúcifer a rebelar-se contra o governo de Deus? Independência, orgulho e cobiça.

Analisando o pensamento do profeta Ezequiel no capítulo 28:15-18, compreende-se que o pecado é um ato que apresenta várias características: iniquidade, violência, orgulho, injustiça, profanação, corrupção. Todas estas características são muito significativas e esclarecedoras em relação ao pecado. São justamente o oposto aos atributos do caráter de Deus. Portanto, era impossível que as duas formas de conduta convivessem em um mesmo ambiente. Como as ideias eram conflituantes, tornou-se inevitável o conflito real. Deus enfrentou e lidou com o problema do pecado no centro do universo.

Uma pergunta não quer calar: Como um ser criado perfeito deu origem ao pecado? O profeta Isaías exclama com assombro: “Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva!” Isaías 14:12.

Numa linguagem profética, até o profeta e Deus ficaram admirados com reação de Lúcifer.  Não há explicação racional para o surgimento do pecado. Como entender que um ser perfeito, na presença de um Deus perfeito, em um ambiente de perfeição, pudesse gerar ideias de descontentamento, contestação, rebelião e pecar contra o seu Criador perfeito? O pecado de Lúcifer nasceu da contestação do amor e da justiça de Deus. Começou a alimentar a ideia de que Deus não era nem amoroso nem justo com as Suas criaturas.

Veja estes textos: “Desde o princípio a grande controvérsia fora a respeito da lei de Deus. Satanás procurara provar que Deus era injusto, que Sua lei era defeituosa, e que o bem do universo exigia que ela fosse mudada. Atacando a lei, visava ele subverter a autoridade de seu Autor. Mostrar-se-ia no conflito se os estatutos divinos eram deficientes e passíveis de mudança, ou perfeitos e imutáveis.“ Patriarcas e Profetas, 65.

“Pouco a pouco Lúcifer veio a condescender com o desejo de exaltação própria… Não contente com a sua posição, embora fosse mais honrado do que a hoste celestial, arriscou-se a cobiçar a homenagem devida unicamente ao Criador… E, cobiçando a glória que o infinito Pai conferira a Seu Filho, este príncipe dos anjos aspirou ao poder que era a prerrogativa de Cristo apenas.” Patriarcas e Profetas, pág. 15.

Que cuidados devemos ter para não cairmos presas nas ciladas do diabo? Ver Apoc. 12:12 e I Pedro 5:8

TERÇA-FEIRA (2 de outubro) A ARMA DE DEUS - Qual foi a arma de Deus? Foi enviar Jesus para morrer em favor da humanidade.

Este texto nos ajuda muito nesta compreensão: “O plano de nossa redenção não foi um pensamento posterior, formulado depois da queda de Adão. Foi a revelação do mistério encoberto desde tempos eternos’. Foi um desdobramento dos princípios que têm sido, desde os séculos da eternidade, o fundamento do trono de Deus… Deus não ordenou a existência do pecado. Previu-a, porém, e tomou providências para enfrentar a terrível emergência.” Desejado de Todas as Nações, 22.

Como entendemos o verso para hoje? “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o Seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu Lhe ferirás o calcanhar.”Gên. 3:16.

O máximo que Satanás podia fazer era ferir o calcanhar de Cristo, que significou a Sua morte. Mas, Cristo sim, por sua vez, feriu a cabeça da serpente;  que significou o decreto de morte do diabo.

O esmagar da cabeça da serpente tem dois momentos: 

a) O primeiro foi com a morte de Cristo que ficou decretada a morte do diabo. Veja este texto: “Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.” Apocalipse 12:12.

 b) O segundo momento será no final dos mil anos quando Satanás será totalmente destruído: “E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre….E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.” Apocalipse 20:10 e 14

Como temos usado os méritos de Jesus em nosso favor?

QUARTA-FEIRA (3 de outubro) - O COMBATE DE SATANÁS – O diabo não contava com a graça salvadora de Cristo. Diz a palavra: “Mas onde avultou o pecado, a graça superabundou.” Rom. 5:20. E quando ele percebeu que tomou o próprio veneno ao Jesus morreu para salva-nos, aí então começou a trabalhar depressa. 

Quais foram os ataques do diabo no passado?

1) Corrompeu de tal modo os serviços típicos do Velho Testamento, com contrafações, que, quando Cristo veio, não foi reconhecido como o Messias prometido. Os pagãos se proliferaram e com sacrifícios de animais e até de pessoas, que o povo de Israel caiu em apostasia.

2) Até os Judeus não reconheceram a chegada do Messias “E, levantando-se o sumo-sacerdote, e todos os que estavam com ele (e eram eles da seita dos saduceus), encheram-se de inveja.” Atos 5:17

Quais são os ataques do diabo hoje?

1) A chegada do homem do pecado que analisamos na semana retrasada. “Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, o qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.” II Tessalonicenses 2:3-4.

2) Espiritismo, Espiritualismo, Nova Era, etc… “Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demónios.” I Timóteo 4:1. Isso tudo é visto em igrejas cristãs e não cristãs e de forma declarada e forte.

QUINTA-FEIRA (4 de outubro) ESCOLHAS E DESTINOS - Todas as nossas escolhas trazem alguma consequência para a nossa vida. E todos os homens passarão pelo escrutínio do juízo de Deus.

Veja este texto teológico: “A santidade de Deus exige justiça e julgamento. Portanto, a santidade do Senhor é um dos motivos por que os homens devem temê-lo e adorá-lo. Cada indivíduo colherá aquilo que houver semeado. Gál. 6:7,8 e ninguém pode escapar a essa regra divinamente determinada. Finalmente, ninguém achará falta em Deus, a despeito do que os homens venham a sofrer nos juízos divinos. Total retidão e justiça se fará, e todos saberão por que razão e como”. Novo Testamento Interpretado, vol. 6, pág. 581.

O reconhecimento da santidade e dos justos atos de Deus é fundamental para vindicar o Seu caráter perante o universo, e a insultuosa acusação de Lúcifer precisa de uma demonstração cabal da justiça de Deus. Quando Jesus voltar haverá pessoas que estarão preparadas para a trasladação. Isso é prova de que é possível adorar um Deus que é amoroso e justo.

De que lado estaremos? Ver Josué 24:15

SEXTA-FEIRA (5 de outubro) -  “O plano pelo qual poderia unicamente conseguir-se a salvação do homem abrangia o Céu todo em seu infinito sacrifício. Os anjos não puderem regozijar-se ao desvendar-lhes Cristo o plano da redenção; pois viram que a salvação do homem deveria custar a indizível mágoa de seu amado Comandante… Cristo assegurou aos anjos que pela Sua morte resgataria a muitos, e destruiria aquele que tinha o poder da morte… Então alegria, inexprimível alegria, encheu o Céu. A glória e bem-aventurança de um mundo remido sobrepujaram mesmo a angústia e sacrifício do Príncipe da vida”. – Patriarcas Profetas, págs. 58. 59 e 60.

A quem servir?  - “Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é de Deus. Desta forma sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do Diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus.” I João 3:9 e 10
“Lúcifer concluiu que, se ele pôde levar consigo os anjos do Céu à rebelião, poderia também levar todos os mundos Tinha ele artificiosamente apresentado a questão sob o seu ponto de vista, empregando sofisma e fraude, a fim de conseguir seus objetivos. Seu poder para enganar era muito grande.” Patriarcas e Profetas, 23.

“Mas o plano da redenção tinha um propósito mais vasto e profundo do que a salvação do homem. Não foi para isso apenas que Cristo veio à Terra; não foi simplesmente para que os habitantes deste pequeno mundo pudessem considerar a lei de Deus como devia ser considerada; mas foi para reivindicar o caráter de Deus perante o universo. .…O ato de Cristo ao morrer pela salvação do homem, não somente tornaria o céu acessível à humanidade, mas perante todo o universo justificaria a Deus e a Seu Filho, em Seu trato com a rebelião de Satanás. Estabeleceria a perpetuidade da lei de Deus, e revelaria a natureza e os resultados do pecado.” Patriarcas e Profetas, 64.

Luís Carlos Fonseca.

2 comentários: