terça-feira, 31 de janeiro de 2012

TESTE OS SEUS CONHECIMENTOS BÍBLICOS


TESTE OS SEUS CONHECIMENTOS BÍBLICOS

1) A Bíblia foi escrita por cerca de 40 autores, num período de 1600 anos aproximadamente. Ela está dividida em 66 livros; sendo 39 no V.T e 27 no N.T. Que pessoa da Divindade inspirou os profetas para escreverem as Escrituras Sagradas?
a) Deus                       b) Jesus                      c) Espírito Santo

2) Quando Jesus morreu na cruz garantiu a salvação à todas as pessoas. De que maneira somos salvos?
a) Através da guarda dos 10 mandamentos.   
b) Pela fé, pela graça de Deus e pelo sangue de Jesus   
c) Porque fazemos boas obras e caridade

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 6 – DEUS COMO LEGISLADOR


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 6 – DEUS COMO LEGISLADOR

VERSO ÁUREO: “Porque o Senhor é o nosso Juiz; o Senhor é o nosso legislador; o Senhor é o nosso rei, ele nos salvará.” Isaías 33:22

OBJETIVOS DA LIÇÃO: Redescobrir o caráter imutável de Deus, tal como resumido na Sua lei. Sentir identificação emocional e espiritual com Moisés e com o povo de Israel quando Deus proclamou a Sua lei no Sinai. Sermos humildes e aceitarmos a leis de Deus para o nosso benefício espiritual e físico.

INTRODUÇÃO: O que é um legislador? É aquele que elabora as leis. No caso da lição desta semana, Deus deixou-nos a Sua lei de amor, os 10 mandamentos que é a expressão do Seu caráter. É curioso como as constituições, da maioria dos países, tomam como base a lei de Deus, especialmente com os mandamentos relacionados com o próximo. Não matarás, não adulterarás, não roubarás, não dirás falsos testemunhos, não cobiçarás e  honrar pai e mãe. A lei de Deus que foi dada no Éden aos nossos pais de forma verbal, e depois escrita no monte Sinai, tem uma aceitação, mesmo que seja de forma subjetiva, por parte da liderança política dos países. Esse conhecimento deriva da lei de Deus que influenciou pela tradição bíblica, os povos nas várias gerações.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O ESTESSE E O DESCANSO SEMANAL


O estresse e o descanso semanal

O estresse foi chamado de “mal do século” pela Organização das Nações Unidas (ONU), em seu relatório geral de 1992. E esse nome continua sendo apropriado para o século vinte e um, pois vivemos numa época de mudanças cada vez mais profundas e freqüentes.
 
Vladimir Bernik, médico psiquiatra e coordenador da Clínica de Estresse de São Paulo, revela: “Diversos pesquisadores notaram que a mudança é um dos mais efetivos agentes estressores. Assim, qualquer mudança em nossa vida tem o potencial de causar estresse, tanto as boas quanto as más.” Segundo ele, o estresse ocorre “de forma variável, dependendo da intensidade do evento da mudança, que pode ir desde a morte do cônjuge – o índice máximo na escala de estresse – até pequenas infrações de trânsito ou mesmo a saída para as tão merecidas férias”.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

APÓS O BATISMO CONTINUO EM PECADOS, E AGORA?


APÓS O BATISMO CONTINUO EM PECADOS, E AGORA?
Em palavras simples respondo esta questão assim: Aqueles que aceitam Jesus morrem para a velha vida e são sepultados através do batismo. Aqueles que morreram para o pecado não podem mais continuar a viver neles. Ninguém, em situações normais é sepultado vivo. Após o batismo somos sepultados para a velha vida e, supostamente, não devemos viver mais para as coisas passadas. O seguinte texto é elucidativo: “Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?” Romanos 6:1-2

ESBOÇO DE SERMÃO - Onde está o rebanho que Deus nos confiou?


Onde está o rebanho que Deus nos confiou?
Jeremias 13:20


Introdução
1.       Jeremias 13:20 mantém uma importante pergunta feita por Deus ao Seu povo no passado, mas que poderá novamente ser feita num futuro próximo: “...Onde está o rebanho que te foi confiado, o teu lindo rebanho?
Quando fazemos perguntas semelhantes é porque desconhecemos o paradeiro de algo, ou porque queremos levar o outro a pensar no objeto perdido. Nesse caso, foi o segundo motivo que norteou a pergunta de Deus.
2.       A pergunta de Jeremias 13:20 foi feita aos líderes de Judá, numa época dramática para a nação. O inimigo, Babilônia, vinha do Norte (Jer. 6:22) e a destruição final era quase inevitável. O testemunho da história é conclusivo: em 605, 597 e 586 a.C., os caldeus submeteram os israelitas a esmagadoras derrotas.
3.       A mesma pergunta é feita também a nós hoje: “Onde está o rebanho que confiei a vocês?”

I.          Levantai os olhos

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

A CRUZ DE CRISTO: VITÓRIA OU DERROTA?


A CRUZ DE CRISTO: VITÓRIA OU DERROTA?

“E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.”Colossenses 2:15

“E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo.” Hebreus 2:14

Parece contraditório ler na Bíblia que o Senhor Jesus saiu vitorioso na cruz. Foi rejeitado pelo povo, traído por um dos Seus discípulos, abandonado por  quase todos os outros, e sentenciado à morte por decisão de um governador romano. Aparentemente todas as esperanças dos que criam nEle estavam perdidas. Porém, de fato, Ele que estava ali na mais profunda fraqueza, cravado no madeiro, obteve a vitória definitiva.

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 5 – A SANTIDADE DE DEUS


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 5 – A SANTIDADE DE DEUS

VERSO ÁUREO: “Exaltai ao Senhor nosso Deus e adorai-o no seu monte santo, pois o Senhor nosso Deus é santo.” Salmo 99:9

OBJETIVOS DA LIÇÃO – Comparar as reações à santidade de Deus por parte dos anjos caídos(demônios), das pessoas e dos anjos não caídos. Perceber a grande diferença que há entre o Deus Criador que é santo com a  humanidade caída. Adorar diariamente o Deus maravilhoso que é o nosso Pai.

INTRODUÇÃO – Muitas são as tentativas das pessoas para perpetuarem a vida, e consequentemente alcançarem a imortalidade. Se algumas pessoas ricas e poderosas pudessem;  por elas mesmas, perpetuariam a vida. Os Faraós da antiguidade, os Césares Romanos e reis de outras culturas, se proclamaram deuses. E um dos atributos que diziam ter é a imortalidade. Todos os que aceitam Cristo, e procuram viver conforme à Sua Divina vontade,  alcançarão a imortalidade. Mas, longe dos Faraós do antigo Egito, dos Césares de Roma e de quaisquer pessoas está a possibilidade de se tornar em santo, sem a presença de Deus na vida.

Mas, Deus além de ser Incriado, Criador do universo, Imortal, Onipresente, Onisciente, Onipotente, Restaurador; “Ele é Santo!” E todas as criaturas são convidadas à louvar o “Criador Santo.” Os animais, instintivamente louvam a Deus, os astros louvam ao Senhor:  “Louvai-O, vós, todos os Seus anjos: louvai-O, vós, todo o Seu exército; louvai-O, sol e lua; louvai-O, vós, todas as estrelas brilhantes; louvai-O, vós, os mais altos dos céus, e vós, as águas que estais sobre os céus. Que eles louvem o nome do Senhor, pois Ele mandou, e foram criados. Ele os estabeleceu para todo o sempre; fixou leis que não passarão” Salmo 148:2-6

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

ESBOÇO DE SERMÃO - O CRENTE FOFOQUEIRO/LINGUARUDO


O CRENTE FOFOQUEIRO/LINGUARUDO

Conta-se que um homem riquíssimo tinha convidado muitas pessoas para uma festa. Ele enncarregou o seu cozinheiro-chefe para comprar os melhores alimentos. Este foi ao mercado e comprou línguas; somente línguas, e nada mais. Apresentou-as como primeiro prato, segundo prato, etc., servindo somente línguas aos hóspedes. Os convivas elogiaram a composição da refeição e a idéia original do cozinheiro. Mas, aos poucos começaram a ficar saturados de tanto comer línguas. O anfitrião se irritou e mandou chamar o cozinheiro: “Não mandei que você comprasse o que há de melhor no comércio?” Ele respondeu: Existe algo melhor do que língua? Ela é o vínculo na vida social, a chave para todas as ciências, o órgão que proclama a verdade e a razão. Graças ao poder da língua, edificam-se cidades e as pessoas se tornam letradas e cultas. É verdade, concordou o dono da casa. E mais uma vez encarregou o cozinheiro de preparar outro banquete para o dia seguinte, com a ressalva de comprar o que de pior houvesse na feira. Novamente este comprou línguas, somente línguas. Preparou-as das mais variadas maneiras para o banquete. Já que os convidados eram os mesmos, enojaram-se rapidamente do cardápio. O anfitrião sentiu-se ridicularizado e envergonhado, e gritou com seu chefe de cozinha: “Não mandei que você preparasse o que há de mais ruim? O que você está pensando? Por que serviu línguas outra vez?” Ele respondeu: “A língua também é o que há de pior no mundo, a mãe de todas as contendas e discórdias, a fonte de todos os processos judiciais, das diferenças de opinião e o instrumento que incita à guerra e à destruição. Ela é o órgão que propaga enganos e difamações. Pessoas são levadas ao mal, cidades são destruídas e vidas são aniquiladas pelo poder da língua”.
  

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

O PODER MARAVILHOSO DO EVANGELHO


O PODER MARAVILHOSO DO EVANGELHO

“Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê… Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.” Romanos 1:16 e 17

Ainda bem que a salvação depende totalmente de Deus, pois se dependesse do ser humano, ele estaria vendendo a salvação. Você se lembra das indulgências que eram vendidas na Idade Média? Martinho Lutero quando estava metido naqueles enganos, revoltou-se contra a tentativa de conseguir a salvação através de dinheiro. Um dia quando Lutero pagava penitências na Basílica de São Pedro, ele lembrou-se do texto de hoje: “Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.” Depois disso, ele abandonou a batina; e, não só seguiu Jesus que salva, mas pregou esse lindo evangelho contribuindo para o reavivamento cristão.
  

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 4 – O DEUS DA GRAÇA E DO JUÍZO


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 4 – O DEUS DA GRAÇA E DO JUÍZO

VERSO ÁUREO: “Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.” Eclesiastes 12:14

OBJETIVOS DA LIÇÃO: Lembrar como os dois aspectos do caráter de Deus; a misericórdia e a justiça, caminham de mãos dadas, e sem ser contraditórias. Esses atributos do caráter de Deus são vistos desde o Gênesis até o Apocalipse. É lindo ver que a graça liberta o pecador  penitente do poder do pecado, e erradicará o pecado do universo aquando do juízo final, após o milênio. Apegar à graça de Jesus para viver livre da condenação e do poder do pecado na vida. A Justificação nos liberta da condenação do pecado, a santificação do seu poder e a glorificação  da presença do pecado.

INTRODUÇÃO – Em Salmo 85:10 encontramos este interessante texto sobre o caráter de Deus: "A misericórdia e a verdade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram.” Alguém disse que “misericórdia sem justiça é anarquia, e justiça sem miseiricórdia é tirania.” Interessante não é? Em uma aula que tive, um professor disse que se pudesse descrever estes dois aspectos do caráter de Deus, ele diria: “Deus é, em essência, 99,9% amor e misericórdia e  00,1% Justiça. Deus caminha com o pecador por muito tempo, dando oportunidades para que este se arrependa e mude de atitudes, mas quando não se arrepende; no juízo, ele será condenado. “E Ele deu ao Filho autoridade para julgar, pois Ele é o Filho do Homem”. João 5:27

Li a história de um rapaz que estava sentado pacientemente diante de um juiz esperando pelo seu veredito. E, embora o resultado pudesse significar liberdade ou prisão, durante todo o julgamento o rapaz não conseguiu manter-se concentrado no caso. Ele só conseguia pensar no fato de o juiz parecer muito familiar. Onde será que ele teria visto aquele juiz antes? “Eu tenho certeza que eu já vi este homem antes”, pensou o rapaz. E, então, de repente, tudo ficou claro para ele. Ele lembrou-se. Quando ele era criança estava brincando perto de um lago. A bola caiu na água, e, ao tentar pegá-la, ele caiu no lago e estava se afogando. Ele começou a gritar por socorro, e um homem que o viu lutando para sobreviver, saiu do carro, correu para o lago e salvou a vida dele. Aquele homem era o juiz. Maravilha! Ele não conseguiu acreditar nisso, aquilo deveria ter acontecido a uns quinze anos. Na hora que o juiz estava pronto para ler o veredito, o rapaz gritou: “Excelentíssimo juiz! Espere, espere! O senhor se lembra...” O rapaz contou toda a história ao juiz. O juiz lembrou de quando tinha salvo a vida do garoto e ele também não poderia acreditar que ali estava o mesmo garoto amedrontado. “Senhor juiz”, gritou o rapaz. “O senhor me salvou-me aquele dia, por favor, salve-me agora”. “Eu sinto muito, jovem”, respondeu o juiz: “Aquele dia eu era o seu salvador, agora eu sou o seu juiz!.”

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A BELEZA DE JESUS


A Beleza de Jesus Cristo

Em Isaías 53 encontramos a descrição de Jesus como “ o Sofredor.”  E a seguinte descrição dá a entender que Jesus era de feia aparência ou aspecto físico:Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.” Isaías 53:2. 

Sabemos, perfeitamente que Jesus foi um homem de linda aparência física. A descrição de Isaías está relacionada com Jesus, na Cruz, quase perto da Sua morte.

Já em Cantares 5.16 lemos: "...Ele é totalmente desejável". Isso não pode ser dito a respeito de nenhum outro a não ser de Jesus Cristo. Qualquer outra grandeza é corrompida por pequenez, qualquer outra sabedoria é arrasada por tolice, qualquer outra bondade vem maculada por imperfeição. Jesus Cristo é o único, do qual se pode afirmar que nEle tudo é amável e belo.

sábado, 14 de janeiro de 2012

LAVA-PÉS - A PRÁTICA DA HUMILDADE


A PRÁTICA DA HUMILDADE

“E, acabada a ceia, tendo o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse, Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus, levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.” João 13:2-5.

Você participa da ceromônia da comunhão, através do pão e do vinho, da Santa Ceia? Que bom! Mas na sua igreja tem a cerimônia do Lava-Pés? Tanto quanto eu tenha conhecimento, apenas na igreja Adventista todos os membros são convidados à participar. Talvez tenha uma outra igreja que adota a mesma pratica com todos os seus membros.


quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 3 – DEUS COMO REDENTOR


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 3 – DEUS COMO REDENTOR

VERSO ÁUREO: “E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares, que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.” Apocalipse 5:11-12

OBJETIVOS DA LIÇÃO: Avaliar a cruz como centro da salvação que é o ponto principal da Bíblia. Desde o Velho Testamento Jesus era apontado como o Salvador do mundo. Perceber que os nossos sofrimentos não podem ser comparados com o sofrimento do Pai ao ver o Filho sendo morto para salvar a humanidade. Alegrar nas tribulações sabendo que Deus está do nosso lado.

INTRODUÇÃO: O tema da Cruz tem levado alívio para alguns, e preocupação para outros. Alívio porque todos os que se curvam diante da Cruz são perdoados, lavados do seu passado de pecados e redimidos. Aqueles que não aceitam a cruz são, até certo ponto frustrados e o senso de culpa os acompanha. Mesmo as religiões não cristãs sofrem por não aceitarem Jesus. Dentro deste raciocínio veja o que Paulo disse:  “Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.” I Coríntios 1:18
O apóstolo Paulo ainda disse: “E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria. Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado.” I Coríntios 2:1-2

E para você, que peso tem a cruz? Dentro do Cristianismo pode haver aqueles que se tornaram profissionais de igreja; como alguns pastores e líderes de igrejas, em seus departamentos. O fato de irem cada dia de culto à igreja, podem ter se acostumado com os ritos, e aquilo não tocar suas vidas. Há também alguns crentes que, por já serem membros de igreja há vários anos, já perderam aquele entusiasmo com Jesus e Sua igreja.  Alguns já não participam da Santa-Ceia; e quando participam, podem não ser beneficiados com a mensagem inerente nos ritos.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O MANÁ


O MANÁ

“Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Deu-lhes a comer o pão do céu... E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome.” João 6:31 e 35.

Por quarenta anos, os Israelitas que contavam com 600 mil homens, fora mulheres e crianças, viveram nos desertos de Israel e do  Sinai. Como puderam sobreviver? Eu estive naquelas terras, e pude ver que existe apenas pouca vegetação, impossível de alimentar tanta gente! Foi graças a um milagre: todos os dias Deus lhes dava um alimento chamado maná. 


terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A GRANDE MURALHA DA CHINA


A GRANDE MURALHA DA CHINA

“Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, que faz debaixo do sol?” Eclesiastes 1:3

“Sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” I Coríntios 15:58.

domingo, 8 de janeiro de 2012

OS PENSAMENTOS DOS HOMENS E OS PENSAMENTOS DE DEUS


OS PENSAMENTOS DOS HOMENS E OS PENSAMENTOS DE DEUS

“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.” Isaías 55:8-9.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 2 – NO PRINCÍPIO


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 2 – NO PRINCÍPIO

VERSO ÁUREO: “Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.” Colossenses 1:16

OBJETIVOS DA LIÇÃO: Aprender a analisar até que ponto a crença em Deus como Criador afeta a maneira como compreendemos outros ensinos bíblicos, como a Cruz, a Salvação e a Nova Terra. Aquele que elimina Deus como Criador, logo não aceita as doutrinas bíblicas. Sentir a diferença que faz na vida das pessoas crer em um Deus de amor que Se interessa por nós. Aceitar Deus como Criador, mantenedor e Redentor.

INTRODUÇÃO: Há dois pontos de vista relacionados com a origem do universo: a) O modelo bíblico da criação e b) O modelo evolucionista ateu.

Em qual modelo é mais difícil de acreditar? Nos dois, pois ninguém esteve presente no momento em que o universo veio a existência, ou para chegar no patamar em que se encontra hoje. Para aceitar, tanto um como outro modelo, a pessoa tem que exercer muita fé. O evolucionista acredita que tudo veio do acaso. A partir de uma minúscula poeira cósmica que explodiu; é o tal Big Bag, o mundo começou a evoluir e chegou até hoje, mas ainda continuará a evoluir até o infinito no tempo. O modelo evolucionista atua com base na premissa de que não há nenhum objetivo final. Os evolucionistas aceitam que as mutações e a seleção natural operam cegamente em conjunto, mantendo aquilo que funciona, e eliminando aquilo que não serve. Já o modelo bíblico da criação ensina que o mundo veio a existência através do ato criador de Deus, e que o homem e a mulher “foram feitos à imagem do próprio Deus.”

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Reflexões de Ano Novo


Reflexões de Ano Novo
Salmo 90:12

Introdução
Das palavras desse texto podemos entender que somente Deus vê o fim desde o princípio; entretanto, devemos orar em busca de sabedoria e graça a fim de nos conduzirmos como se pudéssemos ver esse fim. Necessitamos meditar na brevidade da vida, para podermos empregar sabiamente o tempo que nos é concedido por Deus.

Na contagem dos nossos dias, chegamos ao final de mais um ano. Uma ocasião especial para todos nós. Charles Lamb afirmou certa vez que ninguém encara esse momento com indiferença. E isso é verdade, porque ele nos coloca diante dos portais do futuro e da oportunidade para recomeçar.

O poeta inglês Alfred Tennyson lembrou que, em seus dias infantis, ao deitar-se cedo na véspera do Ano Novo, pedia à sua mãe: “Acorde-me e me chame cedo. Amanhã será o momento mais feliz de todo o alegre Ano Novo.”

Charles Dickens comparou o Dia do Ano Novo a “um pequeno herdeiro do mundo inteiro, aguardando com boas-vindas, presentes e regozijos”. Outro poeta, em tom de reflexão compreendeu esse momento como “viver de novo velhos desejos” quando a “alma pensativa em solidão se recolhe”.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

MODÉSTIA OU EXAGERO NO VESTIR?


Modéstia no Vestir.

Tenho o blog “Criacionismo” de Michelson Borges como um dos favoritos; e estes dias deparei-me com o seguinte artigo:  “Mulher agora usa uniforme de biscate” 

Passo a descrever o depoimento de Marco Antônio Araújo do Portal R7.

“Estou ficando velho. Ou meu senso estético se aprimorou com o tempo. O que eu acho é que a moda para mulheres virou uma biscatice prêt-à-porter. A maioria das moçoilas cismou de usar uniforme de vadia. Sei. Vou parecer um misógino falocrata, uma azêmola moralista, um beócio reacionário, um brucutu. Podem procurar no dicionário, estou dizendo coisas horríveis sobre mim mesmo. Admito que não foi fácil chegar a essa conclusão. Sim, estou generalizando. Ok, me refiro àquelas produções das minas para baladas, festas e barzinhos. Nos ambientes corporativos e em alguns velórios a situação ainda não é tão crítica. Ainda. Há exceções.

Não aguento mais ver todas as moças bonitas ou feias ou medianas se vestindo como bailarinas do Faustão, marias-chuteiras, rainhas de bateria ou garotas de programa. Seja no show sertanejo, na churrascada de domingo ou no aniversário da prima. Tá dominado.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O CRESCIMENTO ESPIRITUAL DO CRISTÃO


CRESCENDO EM CRISTO

INTRODUÇÃO - Deus quer que Seus filhos vivam vitoriosamente, em crescimento espiritual constante, até alcançarem o objetivo final que é a estatura perfeita em Cristo Jesus. Isso certamente acontecerá quando a Igreja estiver com Ele. É preciso que cada cristão procure, constantemente, os meios para crescer na graça e no conhecimento do Senhor Jesus Cristo, permanecendo fiel até o fim para alcançar a plenitude.

CUIDADOS NECESSÁRIOS AO CRESCIMENTO - Tanto na vida física como na espiritual, o crescimento é um processo. É algo gradativo, contínuo, vagaroso e precisa de ajuda. Assim como há necessidade de cuidados alimentares, asseio, sono tranqüilo e exercícios, para o crescimento físico; da mesma forma, acontece com o crescimento espiritual. Desde o nascimento, o indivíduo conta com pessoas que o ajudam a tornar saudável, a crescer harmoniosamente, a chegar à maturidade; da mesma maneira, é preciso ajuda para o crescimento espiritual.

O Primeiro Passo Para o Crescimento: Santificação - Após a conversão, conforme foi dito anteriormente, inicia-se uma nova vida, bem diferente. É como se o novo convertido fosse um bebê que necessita de cuidados especiais para crescer e desenvolver-se. Então, começa a ser instruído para viver em santificação. O que isso significa? A santificação consiste em deixar o pecado e viver para Deus. Significa ser separado. É uma tomada de posição séria que cada um, individualmente, precisa decidir; ou o crente é santo, separado do mundo e vive para Deus; ou ele vive no pecado, separado de Deus. Nessa questão, não existe meio termo. É uma necessidade absoluta que deve acompanhar o crente, dia a dia, de modo crescente. Ler II Pedro 1:15,16. O apóstolo Pedro faz advertências contundentes àqueles que querem servir a Jesus.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

A SEDUÇÃO DAS FALSAS FILOSOFIAS.


A SEDUÇÃO DAS FALSAS FILOSOFIAS.

Entre outras profecias de Jesus encontramos esta:  "Vede que ninguém vos engane. Porque virão muitos em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos" Mt 24: 4-5.

Na época de Jesus havia apenas 3 religiões principais: O Judaísmo, o Mitraísmo e o Cristianismo, que tinha o seu início. Hoje existem mais de 33 mil religiões, somente no Cristianismo. O esoterismo, amplamente espalhado, e que tornou-se socialmente aceitável, apresenta-nos o seu cristo afirmando que tudo é divino. Por isso, seus adeptos adoram todas as coisas, como pedras, animais, espíritos, etc. Esses falsos  cristos evidentemente oferecem um falso evangelho, que na verdade não é evangelho e, portanto, também não pode ajudar as pessoas. E com isso Jesus, infelizmente, é colocado á margem.

O inimigo tem tentado desacreditar na bíblico e colocado heresias no lugar daquilo que é sagrado. Dois cientistas americanos conseguiram, segundo suas próprias afirmações, descobrir no mínimo seis evangelhos considerados perdidos. Eles conteriam, muito provavelmente, relatos autênticos dos ensinos de Cristo no primeiro e segundo séculos.

Na opinião desses cientistas, além dos quatro Evangelhos haveria pelo menos mais seis relatos de discípulos de Cristo. Por último havia sido redescoberto em 1945, no Egito, o evangelho de Tomé. O manuscrito foi escrito em língua copta, usando o alfabeto grego, disse Paul Mirecki, cientista religioso da Universidade de Kansas. O copta era falado na época principalmente no Egito, disse o especialista em manuscritos antigos. O autor teria sido, provavelmente, um membro da minoria cristã dos gnósticos, dos conhecedores.

QUAL É O SEU VALOR?


QUANTO VOCÊ VALE?

“Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”Romanos 5:8.

As vezes nos assombramos ao ouvir que gigantescas somas são pagas pelos clubes na compra de jogadores de futebol. Essas pessoas realmente valem tanto? Talvez o atleta que muda de clube esteja convencido que sim.

Cada um de nós se dá determinado valor também. Para certos indivíduos, o dinheiro que ganham é o padrão pelo qual medem sua importância. Outros usam como medida a posição que ocupam no campo profissional ou na sociedade. Outras pessoas se valorizam por seus méritos, conquistas ou serviços prestados aos demais.

Quando Jesus expulsou os demônios de um homem, Ele não se importou em destruir uma vara de quase 2000 porcos para salvar uma alma!