segunda-feira, 30 de julho de 2012

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 7 – VIVER UMA VIDA SANTA


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 7 – VIVER UMA VIDA SANTA

VERSO ÁUREO: “Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação.” I Tessalonicenses 4:7

INTRODUÇÃO  - Santo significa algo ou alguém que é “separado para uso sagrado.”

O sábado foi designado um dia como santo. Ver Gênesis 2:3. Deus criou o mundo em seis dias, cada dia sendo peculiar em si mesmo. 
Mas o dia, após a criação ter sido completada se tornou o mais importante entre todos. Deus o separou como um dia santo, um dia de descanso para Si e para as pessoas que Ele tinha acabado de criar. Ele abençoou e santificou o sábado, como um dia especial, para as pessoas estarem com Ele de maneira especial. Ele estabeleceu que o sábado fosse santo através de todo o tempo e eternidade. A santidade do sábado aponta para a santidade de seu Criador.

Pessoas chamadas à santidade e ação:

domingo, 29 de julho de 2012

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 6 - AMIGOS PARA SEMPRE


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 6 - AMIGOS PARA SEMPRE

VERSO ÁUREO: “Para confortar os vossos corações, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo com todos os seus santos.” I Tessalonicenses 3:13

INTRODUÇÃO: Paulo e os Tessalonicenses fizeram uma linda amizade! Para além daquela que caracteriza bons amigos, eles tinham o mesmo objetivo espiritual. Como estudamos anteriormente, os tessalonicenses passaram a imitar Paulo na sua vida como um todo, e ele passou a viver com os pensamentos ligados àquelas pessoas maravilhosas. Ao enfrentarem dificuldades, ao serem perseguidos, ou ameaçados, Paulo procurava orientar para que não se desligassem da fé em Cristo. A verdadeira amizade é comprometedora e envolvente.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

SERMÃO - O DESERTO SEGUNDO A BÍBLIA


O Deserto segundo a Bíblia

O deserto, segundo a bíblia, sempre esteve ligado às provações e desafios. O deserto serviu de desafio ao povo de Israel que perambulou por quarenta anos no deserto. Também esteve ligado com o início do ministério de Jesus. No livro de Marcos, a palavra “deserto” é usada quatro vezes nos primeiros treze versículos; 3, 4, 12, 13 no original. Em diversas traduções portuguesas a palavra “deserto” não aparece no v. 13, mas aparece nos textos gregos, mas não é usada mais nenhuma vez depois.

Deserto - Lugar de improdutividade - João pregou no deserto, que preparou o caminho para a chegado de Cristo. Ver Isaías 40:3-5. O deserto foi o lugar lógico para o trabalho de João porque simbolizava os corações do povo, corações secos e mortos. Ele veio para tirar as barreiras espirituais do povo que poderiam impedir a vinda do Messias. Foi uma tarefa formidável: 

quinta-feira, 26 de julho de 2012

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 5 – O EXEMPLO APOSTÓLICO


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 5 – O EXEMPLO APOSTÓLICO

VERSO ÁUREO: “Mas, como fomos aprovados de Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações.” I Tessalonicenses 2:4

INTRODUÇÃO: Nesta semana vamos estudar I Tesalonicenses capítulo 2. Em I Tess. 2:1-12, Paulo faz uma revisão de sua experiência na companhia do povo de Tessalônica. Ele recorda como chegou ali, após o espancamento que sofreu em Filipos. Se desejar ver o contexto da história, está em Atos 16. Ele também se lembra, então, que não foi com nenhuma agenda pessoal ou motivos torpes. Não estava buscando benefícios ou elogios. Embora ele pudesse ter desejado receber seu sustento das pessoas que ele tinha ajudado a descobrir o evangelho, ele preferiu trabalhar. Acima de tudo, ele as tratou como filhos, agindo como seu pai.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

ESBOÇO DE SERMÃO - Perguntas difíceis


Perguntas Difíceis

Introdução

1. Na infância, algumas crianças são torturadas com perguntas difíceis. Se os pais estão na iminência de uma separação, as crianças ficam assustadas dentro de um lar que está desmoronando. Então, vem a pergunta torturante: “De quem você gosta mais, de seu pai ou de sua mãe?” A pergunta seguinte é ainda pior: “Com quem você quer ficar?” Perguntas assim alimentam a insegurança, trazem consequências terríveis e duradouras.

2. Existe uma pergunta que é feita do púlpito, em classes da Escola Sabatina, em conversas entre irmãos e até entre aqueles que estão se aproximando do conhecimento da mensagem. Ela lança dúvida sobre tudo o que o amor de Deus, o sacrifício de Jesus e o trabalho do Espírito Santo têm feito pela nossa salvação: “Se Jesus viesse agora, você estaria salvo?”

terça-feira, 24 de julho de 2012

Igreja Católica não colocou a igreja Adventista no tribunal por causa do livro "O Grande Conflito"


MENSAGEM TRADUZIDA (Afirmação da Conferência Geral)

O Advogado da Igreja comunica que os rumores da existência de uma ação legal para cessar a distribuição do Livro “O Grande Conflito”, são infundados.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia tem tido um grande alcance a nível mundial, excedendo, com sucesso, todas as expectativas.

“A mensagem do Grande Conflito está a ser espalhada e, tocando e mudando a vida de muitas pessoas”, refere o líder da Conferência Geral.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 4 – JUBILOSOS E AGRADECIDOS


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 4 – JUBILOSOS E AGRADECIDOS

VERSO ÁUREO: “Sempre damos graças a Deus por vós todos, fazendo menção de vós em nossas orações. Lembrando-nos sem cessar da obra da vossa fé, do trabalho do amor, e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai.” I Tessalonicenses 1:2-3

INTRODUÇÃO: Paulo foi, na realidade, um grande pastor do rebanho. A despeito dele não ter tido muito contato pessoal com a igreja de Tessalônica, pois teve que sair de lá por problemas relacionados com ciúmes e perseguição religiosa, e também lá havia problemas de relacionamentos e doutrinários; mas Paulo tomou todo o cuidado de enaltecer as boas qualidades da igreja. 

O apóstolo começa por realçar a oração que fazia por eles, o que revela o profundo interesse e amor espiritual que ele tinha pela igreja. Paulo também alegra-se porque a maioria dos membros da igreja estavam firmes na fé.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

BATALHA E MARCHA


Batalha e Marcha

Texto - 2 Samuel 23:1-12

Introdução

1. O texto deste sermão é fundamentado em um relato que Davi faz, no fim de sua vida, recordando sua origem, seus amigos e desafios que eles enfrentaram. Ele é um dos grandes personagens da Bíblia e tem seus motivos para ser considerado “o homem segundo o coração de Deus”. Nesta narrativa, Davi ressalta a coragem de um de seus companheiros de jornada.

I. Reconhecimento dos companheiros de luta

quarta-feira, 11 de julho de 2012

FORA COM A CRÍTICA


FORA COM A CRÍTICA

Por que surgem as críticas? O espírito crítico é gerado por mágoas não curadas, rejeição e algumas frustrações. Li, certa vez, que quando alimentamos estes sentimentos é como um veneno que tomamos com o fim de matar a outros. E isto é uma verdade, pois a crítica causa maior dano, não para quem é o alvo, mas para quem a desenvolve.

Quando o cristão sabe o seu lugar em Deus, e entende a sua importância no Seu reino, ele trabalha de alguma forma para o crescimento do mesmo, segundo o propósito de Deus para ele; enquanto que, aqueles que ainda não se acharam em Deus, não se encontraram no corpo, e nem tão pouco compreendem o Reino de Deus, e por suas frustrações, se colocam em posição de críticos. E isso faz bem para o seu “ego” magoado e ferido.

terça-feira, 10 de julho de 2012

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 3 – TESSALÔNICA NOS DIAS DE PAULO


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 3 – TESSALÔNICA NOS DIAS DE PAULO

VERSO ÁUREO: “Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais.” I Coríntios 9:19

INTRODUÇÃO: A conveniência política é bem expressa em João 11:48-50. Com o domínio dos romanos, Israel sofreu severas consequências de proibições e perseguições, e os romanos também estavam presentes em Tessalônica e isso afetou a situação com a qual Paulo teve que lidar ao apresentar o evangelho. A dura realidade de estar disposto a se sacrificar por causa das pessoas mostra o que acontece quando você também pensa dessa forma.

Em I Cor. 9:19-27, Paulo expõe sua estratégia de testemunho; ser todas as coisas para todas as pessoas de modo a ganhar alguns. Ele não se preocupava com qualquer outro objetivo, mas colocava o seu interesse naquilo que os outros estavam pensando e fazendo para que pudesse testemunhar a eles. Ele diz a mesma coisa, com outras palavras, em I Cor. 9:19. I Cor. 16:19 refere-se às igrejas da Ásia; e Tessalônica era vizinha dessas igrejas. Tratava-se, naturalmente, de igrejas que se reuniam nos lares, já que prédios de igreja ainda não tinham sido construídos. As pessoas se reuniam em seus respectivos lares, em íntima comunhão com Deus.
I João 2:15-17 nos conclama a não amarmos este mundo, porque ele é passageiro; uma importante mensagem para nós, como o era para as pessoas do mundo antigo. Embora pertençamos mesmo a este mundo, precisamos manter nossos olhos fixos nos aspectos espirituais, conforme disse Jesus a Nicodemos. Ver João 3:3-8.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

ACUSADOR OU CONSOLADOR?


Acusador ou Consolador?

Gosto de observar pessoas equilibradas. Pessoas que têm profundidade e se distinguem por sua fidelidade, produzindo espírito de união e harmonia por onde passam. Desse modo, refletem o carácter de Cristo. Afinal, o amor e a unidade são as maiores demonstrações do cristianismo verdadeiro e concretizam o sonho de Deus para Sua igreja (Mt 25 e Jo 17)

Gosto de olhar para Calebe, que, em um momento de divisão, pessimismo, falta de fé e crítica, ficou ao lado de seu líder e da vontade expressa de Deus. Sobre ele, Deus diz: “Porém o Meu servo Calebe, visto que nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-Me, Eu o farei entrar na terra que espiou, e a sua descendência a possuirá” (Nm 14:24). Quando a maioria tinha espírito de agitação, ele demonstrou espírito de paz, equilíbrio e confiança na liderança de Deus sobre Seu povo. Ele teve “outro espírito”.

O resultado desse espírito diferente deu às famílias de Calebe e Josué o privilégio de herdar a terra prometida. Observe que em Números 13 está a lista dos doze príncipes que foram espiar a terra. Destes, dez não são lembrados. Foram esquecidos pela história. Não há lugar para os críticos, pessimistas, independentes e agitadores nos registros do povo de Deus. Por outro lado, Josué se tornou líder do povo e Calebe, um conquistador vitorioso e destemido. Deus está ao lado dos que têm “outro espírito”.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

FELIZES PARA SEMPRE!


FELIZES PARA SEMPRE!

À luz do recente e extravagante casamento real entre o príncipe William e a plebéia Kate Middleton, muitos ainda se lembram do casamento do milênio: De Diana Spencer com o príncipe Charles.

Amplamente anunciada como uma história de conto de fadas de uma menina bonita que se casa com um príncipe, o casamento real foi transmitido para todo o mundo com uma audiência de 750 milhões de telespectadores, enquanto 600 mil pessoas tomavam as ruas apenas para terem um vislumbre de Diana à caminho da cerimônia.

Diana usou um vestido caro, e a lista de convidados era composta pelos cidadãos mais ricos e famosos do mundo.

Era uma imagem maravilhosa de esperança e promessa, mas um casamento luxuoso não faz dele um casamento amoroso. Como todos sabemos, dentro de uma década o “casamento do milênio” desemaranhou-se em somente mais um matrimônio miserável que terminou em histórias sórdidas de infidelidade e divórcio. O que o tornava ainda mais triste era que Diana tinha vindo de um lar desfeito. Sua mãe se divorciara de seu pai quando Diana era muito jovem. No dia em que a mãe de Diana saiu de casa, ela disse para sua filhinha: “Estarei de volta muito em breve.”

segunda-feira, 2 de julho de 2012

COMENTÁRIOS E RESUMO DA LIÇÃO 2 – PRESERVANDO OS RELACIONAMENTOS


COMENTÁRIOS E RESUMO DA LIÇÃO 2 – PRESERVANDO OS RELACIONAMENTOS

VERSO ÁUREO: “Porque, qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória? Porventura não o sois vós também diante de nosso Senhor Jesus Cristo em sua vinda?” I Tessalonicenses 2:19

INTRODUÇÃO: Paulo não ficou muito tempo em Tessalônica; foram apenas 3 semanas, mas foi o tempo suficiente para realizar um emocionante evangelismo e poder cativar a atenção e amor de novos conversos; mas também provocou uma oposição de várias pessoas e de líderes locais. Ele foi expulso de lá pelo conselho da cidade. O apóstolo não pôde mais retornar como vemos: “Nós, porém, irmãos, sendo privados de vós por um momento de tempo, de vista, mas não do coração, tanto mais procuramos com grande desejo ver o vosso rosto.” I Tessalonicenses 2:17

Como Paulo não conseguiu permanecer em Tessalônica por mais tempo, ele procurou estabelecer bons relacionamentos com os novos crentes, e desenvolveu o ministério através das cartas endereçadas aos tessalonicenses.

Paulo mostrou aos crentes a importância do amor de Deus e de uns para com os outros nos relacionamentos. Ele mostrou como Deus nos fez diferentes e como devemos comunicar-nos melhor com as pessoas. O apóstolo deixou dicas de como devemos nos relacionar bem com nossos familiares, autoridades, idosos, amigos crentes, amigos descrentes e demais pessoas com quem convivemos.
As cartas nos mostram como podemos conhecer a vontade de Deus quanto a como perdoar, compreender, cooperar, obedecer, respeitar, exortar, cuidar do que falar e influenciar bem as pessoas. Paulo mostra que o crente deve deixar a luz de Cristo brilhar e temperar com sal todos os seus relacionamentos.

domingo, 1 de julho de 2012

A NOIVA


A NOIVA

A NOIVA ESTAVA LINDA

Esperança para os desapontados com a igreja

Há um ar de desapontamento com a igreja em nossos dias. São muitas as vozes esmorecidas e muitos os olhares que não brilham mais. É o desencanto com a Noiva de Cristo. A desilusão vem pela tristeza ao ver cenários onde o louvor e a pregação se transformam em apresentações teatrais. O mais importante em certos cenários são os instrumentos, o som, o foguetório, os aplausos e o antropocentrismo. O desencanto também é provocado pela proliferação de grupos dissidentes. Tais grupos atacam a Noiva sem piedade, e em muitos casos os fiéis adventistas ficam chocados e desanimados. Perguntam eles: “Está a igreja perdida em matéria de fé e doutrina”? “Estão os pastores despreparados para enfrentarem os dissidentes”? “Por que tanta crítica e acusações contra a igreja adventista”?