sexta-feira, 24 de agosto de 2012

ESBOÇO DE SERMÃO: A Tua Fé te Salvou


Tua Fé Te Salvou
Marcos 5:24-34

Introdução
  1.    Milhões de seres humanos no mundo têm andado em desespero pelas situações extremas que têm vivido.

   2.    Em meio a todas estas situações, Deus tem demonstrado Sua disposição em atender a todos que O procuram em busca de refúgio.

I.       A Esperança do Milagre
1.    As circunstâncias do milagre (ver Marcos 5:24).
a)    Cristo estava indo para a casa de Jairo.
b)    Uma grande multidão O comprimia.
c)    A locomoção das pessoas se tornava cada vez mais difícil.
d)    No meio daquela multidão havia uma mulher que já não mais tinha esperança.

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 10 – A VIDA NA IGREJA


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 10 – A VIDA NA IGREJA

VERSO ÁUREO: “Não desprezeis as profecias. Examinai tudo e retende o bem.” I Tessalonicenses 5:20-21.

INTRODUÇÃO. A lição desta semana tem como base o texto de I Tessalonicenses 5: 12-28. Neste texto encontramos dezessete conselhos e uma oração. Na oração final, Paulo enfatiza a necessidade dos crentes tessalonicenses viverem uma vida de santidade, e estarem preparados para a segunda vinda de Cristo.

Os crentes na igreja local devem ser orientadores uns dos outros e nunca desanimadores. Devem viver de forma positiva, alegre e grata a Deus e aos irmãos. Ninguém pode parar para ouvir alguma crítica destrutiva de quem quer que seja. A igreja é lugar de pessoas com defeitos; mas que desejam, ardentemente, melhorar cada dia, com a graça de Jesus atuando na sua vida.

A igreja de Cristo deve ter os ouvidos bem atentos para ouvir, aceitar e anunciar as profecias bíblicas e de Ellen White. Diz a bíblia: 

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 9 – OS ACONTECIMENTOS FINAIS


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 9 – OS ACONTECIMENTOS FINAIS

VERSO ÁUREO: “Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação.” I Tessalonicenses 5:8

INTRODUÇÃO: A lição desta semana trata especialmente da bendita esperança que vai no coração de todos os cristãos sinceros; a 2º volta de Jesus. A Enfase de Paulo está no devido preparo que cada crente deve fazer para o encontro com Cristo. Esta  lição não trata dos pormenores da volta de Cristo.

O texto base da semana está em Tessalonicenses 5. 1-11. Como vimos na lição passada, os tessalonicenses compreenderam melhor a maneira da volta de Cristo e do destino dos salvos, então, agora, Paulo os motivou para estarem preparados para a Sua volta.

Estamos preparados para ver o Senhor nas nuvens dos céus? Estamos prontos para ser arrebatados vivos e transformados quando o Senhor vier?

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

O plano de Deus para o sexo: no namoro, no noivado e no casamento.


O plano de Deus para o sexo: no namoro, no noivado e no casamento.

Vivemos em uma era de liberdade de expressão e de um estilo "livre" de vida. Hoje vemos nos filmes, nas novelas, nas músicas, nas danças, nas roupas da moda, nas publicidades, etc…, uma comercialização do sexo. Em Gênesis 1:28, Deus disse ao homem: "E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra". Ou seja, o sexo tinha uma função procriativa e de prazer entre o casal. “E fez Deus uma mulher idônea para Adão para que, dela, ele desfrutasse e, com ela, enchesse a terra.” Gên 2:18.

Hoje em dia o sexo está tão banalizado que não há mais aquela expectativa dos noivos em se descobrirem aos poucos, em maravilharem-se um com o outro, vivendo a novidade de um toque, de uma fragrância, de surpresas que fortalecem o casamento e o amor. Com tamanha sobrecarga de "normal" e “relativismo”, as pessoas dizem: sexo antes do casamento é normal, homossexualismo é normal, filhos sendo pais prematuramente é normal, masturbar-se é normal. Normal?

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

O Vazio Existencial do Ser Humano


O Vazio Existencial

Hoje é feriado nacional em Portugal, e logo de manhã fui fazer uma caminhada na cidade onde vivo; Silves. Por ser uma região turística, muitas pessoas estavam no seu passeio, mas é curioso que encontrei várias pessoas simplesmente sentadas nos bancos da praça e cafés da cidade, apenas olhando para os lados.

O vazio existencial tornou-se, nos nossos dias, um desafio para o homem, E na ânsia de não senti-lo, o ser humano busca no consumismo, no individualismo e na falta de limites, a resposta para seu vazio.

Vivemos em uma corrida frenética contra o tempo e contra a competitividade, o que provoca grande instabilidade emocional. A continuar assim, caminharemos para uma identidade sem valores éticos como já se constata nas instâncias de poder, no trabalho, no exército, na família, na escola e nos partidos políticos. O presente está carregado de medos e de tensões que tiram o sentimento de liberdade.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 8 - OS MORTOS EM CRISTO.


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 8 - OS MORTOS EM CRISTO.

VERSO ÁUREO: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.” I Tessalonicenses 4:16

INTRODUÇÃO - I Tess. 4: 13-18 vividamente expressa a esperança cristã. Em primeiro lugar, precisamos entender: este assunto é crucial para uma compreensão de Deus e de Seus planos para você e para o futuro. Nós temos uma esperança (v. 13). Em segundo lugar, essa esperança tem por base o que já conhecemos: a morte e a ressurreição de Jesus, para que estejamos absolutamente certos de que faremos parte da ressurreição quando Jesus voltar. De outra forma, todo o plano que Deus concebeu para salvar o homem falharia (v. 14).

Para dar uma resposta às ansiedades dos tessalonicenses, Paulo deixa claro que Deus não faz acepção de pessoas, não tem favoritos: aqueles que permanecerem e ainda estiverem vivos não terão privilégios especiais, pois os mortos em Cristo se levantarão primeiro. Deus deseja que todos os Seus amigos estejam lá juntos! (v. 15-16).

domingo, 12 de agosto de 2012

Refletindo a Luz do Céu


Refletindo a Luz do Céu

Texto Bíblico: Isaías 60:1-3 - “Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti; Porque eis que as trevas cobriram a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti o Senhor virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti. E os gentios caminharão à tua luz, e os reis ao resplendor que te nasceu.”

Introdução
O ano de 2009 abriu suas portas para receber no mais importante palácio do mundo – a Casa Branca – a figura ilustre do homem que derrotou o republicano John McCain nas eleições que definiram quem seria o 42º presidente da nação mais poderosa da atualidade. Barack Obama passou então a escrever uma nova página na história dos Estados Unidos da América.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O Plano de Deus Para Uma Vida Próspera e Feliz


O Plano de Deus Para Uma Vida Próspera e Feliz

Introdução
Alguns creem que ser cristão significa tristeza, pobreza e uma vida sem satisfações. Esse não é o plano de Deus.

Deus deseja que sejamos felizes. “Rogozijai-vos sempre”.               1 Tess. 5:16

Deus deseja que tenhamos felicidade no casamento. Prov. 5:18

Deus quer que tenhamos uma vida alegre. Ecl. 3:11-13

Conselho para os jovens. Ecl. 11:9 – 12:1