quinta-feira, 29 de novembro de 2012

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 10 – A LEI E O EVANGELHO


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 10 – A LEI E O EVANGELHO

VERSO ÁUREO: “E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.” I João 2:3-4
INTRODUÇÃOPor que a lei e a salvação devem estar sempre juntas? Porque Deus que criou os dez mandamentos disse que eles jamais seriam mudados. Mesmo porque a lei de Deus expressa o Seu próprio carácter, e o Seu carácter é de amor. Os mandamentos foram criados para o nosso próprio benefício.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

A EXCELÊNCIA DO CRISTÃO


A EXCELÊNCIA DO CRISTÃO

INTRODUÇÃO - Hoje vivemos em um mundo muito competitivo, onde as pessoas buscam ser as melhores e obter os melhores resultados; pensando assim alcançarem o tão desejado sucesso e a felicidade. Mas para isso gastam horas de treino; estudo, suor e muita dedicação, seja em qualquer âmbito.

Por exemplo: nos esportes; um dos melhores goleiros que o Brasil já teve chama-se Rogério Ceni. Ele conta que até aperfeiçoar sua técnica de cobrança de faltas, era o primeiro a chegar aos treinos e o ultimo a sair. Conta também que chegou a treinar em torno de 2.500 a 3.000 cobranças de faltas por mês; e que antes de sua primeira cobrança oficial, treinou mais de 15.000 vezes. Hoje é o goleiro com mais gols marcados no mundo. São mais de 100 gols.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

"Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra."


"Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra."

Para se ter uma melhor compreensão desta bem-aventurança é bom ler o Salmo 37:1-11 onde encontramos como manter a mansidão diante das perseguições que os ímpios impingem contra os santos.

A mensagem de Jesus, com certeza, causou um impacto na mente dos Seus ouvintes; pois Moisés, o homem mais manso da terra não conseguiu herdar a terra da Canaã. Os discípulos e judeus tinham Moisés em grande consideração!

Como herdar a terra se os ouvintes não se consideravam maiores que Moisés? "E era o homem Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra." Núm. 12:3.

domingo, 18 de novembro de 2012

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 9 – A IGREJA, RITOS E RITUAIS


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 9 – A IGREJA, RITOS E RITUAIS

VERSO ÁUREO: “Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.” Atos 2:38

INTRODUÇÃO – As cerimônias e rituais da igreja foram instituídos por Deus para fazer-nos lembrar do Seu amor para conosco. Não há salvação nos ritos, é apenas uma boa lembrança dos cuidados de Deus para com os Seus filhos. Assim como no Velho Testamento havia necessidade da morte dos cordeiros e animais, e todo o ritual em torno disso, hoje Deus utiliza-se de alguns ritos para fazer-nos lembrar do Seu sacrifício e salvação que nos é oferecida.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Como Agradar a Deus


Como Agradar a Deus

Introdução
   1.    Que maravilhoso: desejo agradar a Deus!

   a)    Os heróis da fé na Bíblia viveram para agradar a Deus.

   b)    Esse também deve ser o nosso desejo.

2.    Esta mensagem tem o propósito de ajudá-lo a saber como agradar a Deus.

I.       Não é possível agradar a Deus sem fé
1.    Hebreus 11:6 afirma: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus.”

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Fidelidade na Observância do Sábado


Fidelidade na Observância do Sábado

Introdução
1.     A observância do sábado é de origem divina – Gên. 2:1 e 2; Êxo. 20:8-11.
a)     Foi instituído no Éden e deverá continuar na Nova Terra – Isaías 66:22 e23.

b)     “Grande júbilo presidiu a instituição do sábado.” Ao instruí-lo, Deus o declarou “muito bom” (Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 16).

c)     O sábado, além de proporcionar descanso físico, proporciona descanso espiritual, alegria, deleite e gozo no coração. (Ler Isaías 58:13).

Medicina Alternativa e o Ocultismo


Medicina Alternativa e o Ocultismo

Deus faz as Suas coisas sempre às claras. O diabo é que faz as escondidas.

O que é ocultismo? Desde a antiguidade, o ocultismo tem sido uma frequente e diabólica prática entre as mais diversas civilizações da terra. Como crentes em Jesus, não podemos passar este assunto por alto e muito menos praticar algumas formas de ocultismos, como sendo algo científico ou inofensivo. 

domingo, 11 de novembro de 2012

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 8 – A IGREJA AO SERVIÇO DA HUMANIDADE


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 8 – A IGREJA AO SERVIÇO DA HUMANIDADE

VERSO ÁUREO: “Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te em breve; para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo.” I Tm 3:14 e 15.

INTRODUÇÃO: O que é a igreja? De acordo com o verso áureo da lição é a coluna e firmeza da verdade. Cuidado, pois a igreja não é um clube social!

Sobre que colunas da verdade está apoiada a igreja de Deus?
1)      Deus. “Mas o Senhor Deus é a verdade; ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno; ao seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação.” Jeremias 10:10. Ver os atributos de Deus: Só Deus é amor, I João 4:8. Só Ele merece adoração, Lucas 4:8. Só Ele pode perdoar, Marcos 2:7.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

“Bem-aventurados os Humildes de Espírito…”


“Bem-aventurados os Humildes de Espírito…”

Não foi em vão que Jesus começou o Sermão do Monte dizendo: “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.” Mateus 5:3

Estar naquele monte e ter aquela visão dá uma sensação de grandeza! Quando lá estive subimos o monte, e lá de cima dá para contemplar o mar da Galiléia, as aldeias e as cidades ao redor com uma visão extraordinária! O Monte fica em uma cordilheira onde a parte mais baixa tem 700 metros e a parte mais alta 1350 metros de altitude.

As pessoas que hoje tem uma excelente saúde, emprego, bens materiais, família e amigos é muito difícil de manter-se humilde, se não estiver a viver com Deus.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 7 – ARMADOS PARA A VITÓRIA


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 7 – ARMADOS PARA A VITÓRIA

VERSO ÁUREO: “Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.” Efésios 6:13

INTRODUÇÃO - O cristão não pode negar a existência do diabo. Ele existe e é muito forte, mas Jesus é muito mais poderoso do que ele. E se estivermos vestidos com as vestes da salvação, estaremos protegidos contra os ataques deste inimigo insidioso. Estamos em um campo de batalha aberto. O conflito envolve dois poderes espirituais, Cristo e Satanás, e os combates são travados na mente de cada ser humano em torno de ideias que trazem características de certo ou de errado, de bom ou de mau, de justiça ou de pecado. Neste contexto, as armas também são espirituais com características de verdade, justiça, obediência, da parte de Cristo; ou engano, injustiça, desobediência, da parte de Satanás.

Cabe a você fazer a sua parte. Como Cristo já venceu Satanás, a promessa segura é: “Resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós.” Tiago 4:7. Para resistir aos ataques sutis de Satanás você precisa lançar mão de todas as poderosas armas de ataque e de resistência às investidas do inimigo. É sobre estas armas e seu poder de destruição de todo o mal e de vitória sobre toda a tentação do diabo, que Paulo orienta os filhos de Deus. O equipamento tem que estar completo, pois qualquer abertura pode ser fatal para você, será atingido e derrotado pelo inimigo.