segunda-feira, 31 de março de 2014

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 3: CRISTO E A TRADIÇÃO RELIGIOSA

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 3: CRISTO E A TRADIÇÃO RELIGIOSA

VERSO ÁUREO: “Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens”. Mateus 15:8, 9.

INTRODUÇÃO (sábado 12 de abril) - As pessoas têm o direito de professar a religião de sua escolha. A tolerância religiosa é extensiva a todos. Isto não significa, porém que todas as religiões são boas. 

quarta-feira, 26 de março de 2014

Bíblia Sagrada: O Livro mais Vendido e Lido

Bíblia Sagrada: O Livro mais Vendido e Lido

No ranking dos livros mais vendidos a Bíblia fica em primeiro lugar, e mantém esta posição nos últimos 50 anos. O escritor inglês James Chapman reuniu os dados das vendas dos últimos 50 anos e fez uma lista com os dez livros mais vendidos. A pesquisa revela um dado, que muito agrada Deus, é o fato de que a cada ano mais e mais pessoas conseguem ter a Bíblia traduzida na sua língua materna. 

terça-feira, 25 de março de 2014

Esboço de Sermão: Nem Eu Te Condeno

Nem Eu Te Condeno

Introdução - João 8:1-11
1.Jesus aceita-nos como somos e estamos. O amor de Jesus é incomparável. "Deus prova o Seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecado-res" (Rm 5:8).
2. Assim é o amor de Jesus. Ele nos ama não porque sejamos merecedores, mas por Sua graça e misericórdia.
3. Com isso em mente, convido-os a considerar o exemplo de Jesus para o êxito no evangelismo. Cristo é o modelo a ser seguido.

I. A mulher acusada

segunda-feira, 24 de março de 2014

O Valor do Abraço e do Toque

O Valor de um Abraço

Morrem mais pessoas por falta de atenção, abraços e carinho do que por doenças do corpo.

O Dr. Eduardo Lambert, clínico geral diz que o simples apertar das mãos pode aliviar a dor e que o beijo pode proteger o coração de infartos e o cérebro de derrames. "Ao beijar é como se você desse uma parte sua ao outro."

Toques sutis soltam os bloqueios da mente e do corpo. Já ficou comprovado, através de estudos e pesquisas, que todos necessitamos de contatos físico para nos sentirmos bem; mesmo que venha de um estranho; mas quando feito por uma pessoa querida, os resultados são muito evidentes que vão desde a redução do estresse ao efeito analgésico. Ultimamente se fala muito sobre a terapia do toque.

Esboço de sermão: Prega a Palavra - Façamos a Obra

Prega a Palavra - Façamos a Obra

Introdução - João 9:4

1.Como cristãos, precisamos fazer a diferença, testemunhando de Cristo para as pessoas que nos rodeiam.
2. Cristo nos chamou para atuar em nossa comunidade como o sal da Terra.
3. Nossa vida precisa ser uma ponte para boas amizades na vizinhança, na universidade, na empresa.
4. As redes sociais encurtam distâncias, proporcionam cenário adequado na comunicação, porém, o testemunho personalizado é algo insubstituível.
5. Esta é a obra! Por meio da amizade, apresentar Cristo às pessoas em nosso cotidiano. Como fazer essa obra? Como desenvolver amizades que podem transformar vidas?

I. Caminhando com Jesus

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 2: CRISTO E A LEI DE MOISÉS

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 2: CRISTO E A LEI DE MOISÉS

VERSO ÁUREO: “Se, de fato, crêsseis em Moisés, também creríeis em mim; porquanto ele escreveu a meu respeito” João 5:46.

INTRODUÇÃO (sábado 5 de abril) – Uma coisa está ligada com a outra. O Novo Testamento está ligado ao Velho Testamento e o Velho aponta para o Novo. Não há como separar um do outro. É como o próprio Jesus disse: “Se, de fato, crêsseis em Moisés, também creríeis em Mim.”. A questão toda aqui é sabermos separar a lei dos dez mandamentos; que é a lei moral e eterna, das leis que eram apenas para a época de Moisés. Por exemplo. Na época de Moisés o homem podia divorciar-se por qualquer motivo banal, como por exemplo; se a mulher não soubesse cozinhar um prato que o marido pedisse. Jesus moralizou este ponto dizendo: “Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim. Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.” Mateus 19:8-9

terça-feira, 18 de março de 2014

Esboço de Sermão: Amizade Com Propósito

Amizade Com Propósito

Introdução

1. Os que experimentaram o poder da graça de Cristo têm uma história para contar. Muitos crêem que trazer pessoas para Cristo é apenas dar estudos bíblicos, bater à porta de desconhecidos ou dirigir evangelismo público. Se não o fazem, sentem-se desanimados, culpados e não são felizes.

2. Os adventistas precisam seguir o método de Cristo que, além de ter sido o maior evangelista, é a cabeça e o fundamento da igreja (ver Cl 1:18; Ef 2:20).

I. O Método de Cristo

segunda-feira, 17 de março de 2014

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 1 – LEIS NOS DIAS DE CRISTO

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 1 – LEIS NOS DIAS DE CRISTO

VERSO ÁUREO: “Quando, pois, os gentios, que não têm lei, procedem, por natureza, de conformidade com a lei, não tendo lei, servem eles de lei para si mesmos”. Romanos 2:14

INTRODUÇÃO (sábado 29 de março) – Um novo trimestre se abre diante de nós e estudaremos sobre a relação de Jesus com a lei, nos tempos antigos e no Seu tempo. Nesta semana vamos ver as principais leis dadas ao povo de Israel que foram abolidas e as que ainda estão em vigor. 

terça-feira, 11 de março de 2014

Como Resolver Conflitos no Casamento?

Como Resolver Conflitos no Casamento?

Os problemas, divergências e conflitos no casamento fazem parte da vida dos casados. Quando duas pessoas se unem em matrimônio, é garantido que terão alguns conflitos. A origem cultural de cada um leva-os a terem experiências de vida diferentes, e quando se casam tem que ajustar essas diferenças. E não só isso; há muitos outros fatores que levam o casal a terem, no decorrer da vida, alguns conflitos. Portanto, cada pessoa vai reagir de forma diferente diante dos desafios da vida.

Esboço de sermão: Evangelismo da Amizade

Evangelismo da Amizade

Introdução – Ler João 1:32-42

1. Quando se fala sobre os discípulos de Jesus, que nome lhe vem a mente? Posso ver as mãos levantadas para: Pedro? Mateus? João? Judas? Tiago? André?

2. Entre os discípulos, André não era o mais famoso. Porém, é conhecido como Protocletos (o “primeiro [a ser] chamado”), por Jesus no evangelho de João.

segunda-feira, 10 de março de 2014

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 13: O PREÇO DE FAZER DISCÍPULOS

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 13: O PREÇO DE FAZER DISCÍPULOS

LEITURA COMPLEMENTAR PARA O ESTUDO DA SEMANA: Lucas 12:49-53; Deuteronômio 21:15; I Coríntios 9:24-27; Mateus 18:8 e 9; João 14:1-3 e Hebreus 11:32-12:4

VERSO ÁUREO: “A nossa esperança acerca de vós é firme, sabendo que, como sois participantes das aflições, assim o sereis, também, da consolação.” II Coríntios 1:7

INTRODUÇÃO (sábado 22 de março) - Ao longo da história, incontáveis milhões sacrificaram, voluntariamente, a vida por Cristo. Foram presos, torturados e até executados. Milhões perderam empregos, sofreram escárnio, suportaram a expulsão do seio da família e perseveraram no meio de perseguição religiosa, em vez de renegarem Cristo. Só Deus sabe a plena dimensão do sofrimento que os Seus fiéis têm suportado.

sábado, 8 de março de 2014

Os Dez Mandamentos do Namoro Cristão

Os Dez Mandamentos do Namoro Cristão

Namoro é uma fase muito bonita. É a época de conhecer, galantear, cortejar e procurar inspirar amor em alguém. O namoro cristão, tenha a idade que tiver, deve ser uma convivência afetiva e preliminar que amadurece e prepara o casal para um possível compromisso mais profundo. O contrário disso, longe dos princípios de Deus, pode resultar em uma experiência nociva e traumática.

Observe alguns princípios que ajudam a manter o seu namoro dentro do ponto de vista de Deus:

1. Não namore por lazer: namoro não é passatempo; e o cristão consciente deve encarar o namoro como uma etapa importante e básica para um relacionamento duradouro e feliz. Casamentos sólidos decorrem de namoros bem ajustados.

quarta-feira, 5 de março de 2014

Carta de uma mãe que sente saudades do filho

Carta de uma mãe que sente saudades do filho 

Rui Pedro desapareceu, em Portugal, há precisamente 16 anos. Era apenas um menino. E passados todos estes anos, a mãe, Filomena Teixeira, nunca deixou de o procurar. Foi por isso que, para marcar esta data, escreveu uma carta ao seu filho de paradeiro incerto.

"Carta de uma mãe ao filho desaparecido", foi o título que Filomena deu ao texto que publicou no Facebook. Esta carta leva-me a pensar no amor de Deus que nos espera até que voltemos para Ele. Leia a carta na íntegra:

domingo, 2 de março de 2014

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 12: A CEIFA E OS CEIFEIROS

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 12: A CEIFA E OS CEIFEIROS

VERSO ÁUREO: “Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.” João 15:8

INTRODUÇÃO (sábado 15 de março) – Jesus disse que “grande é a seara e poucos são os ceifeiros”. Ele disse também que “se nós não pregarmos as pedras o farão”. O verso áureo desta semana está dentro do contexto da conversão de cada um de nós. Quando estamos ligados à “Videira Verdadeira” produzimos frutos para o reino de Deus.