sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Corações Puros

Corações Puros
"E a si mesmo se purifica todo o que nEle tem esta esperança, assim como Ele é puro." I João 3:3.
Aqui está uma obra que o homem deve fazer. Ele precisa olhar-se ao espelho, a santa lei de Deus, discernir os defeitos do seu caráter moral, e afastar os seus pecados, lavando a vestidura do caráter no sangue do Cordeiro. Inveja, orgulho, malícia, dolo, conflitos e crimes serão excluídos do coração que é um recipiente do amor de Cristo e que acalenta a esperança de ser como Ele, quando O veremos tal qual é. A religião de Cristo refina e dignifica o seu possuidor, não importa quais sejam suas associações ou estágio de vida. Homens que se tornam cristãos iluminados erguem-se acima do nível de seu caráter anterior e entram em maior força moral e mental. Os caídos e degradados pelo pecado e o crime podem, mediante os méritos do Salvador, ser exaltados a uma posição apenas um pouco abaixo da dos anjos.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

ESBOÇO DE SERMÃO - Correr Até o Fim

Correr Até o Fim
Hebreus 12:1, 2

Introdução
A cada 31 de dezembro é realizada na cidade de São Paulo a famosa corrida de São Silvestre. É uma das corridas mais importantes do mundo

Nesse evento participam alguns dos melhores maratonistas. De modo geral, os atletas se esforçam para ganhar o prêmio.

Como cristãos, todos nós estamos envolvidos nessa corrida que requer perseverança, determinação e visão da linha de chegada.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

O Papel do Espiritismo

O Papel do Espiritismo
"Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora." I João 4:1.
"Muitos serão enredados pela crença de que o espiritismo seja meramente impostura humana; quando postos em face de manifestações que não podem senão considerar como sobrenaturais, serão enganados e levados a aceitá-las como o grande poder de Deus.
Sendo os ensinos do espiritismo aceitos pelas igrejas, removem-se as restrições impostas ao coração carnal, e o professar religião se tornará um manto para ocultar a mais vil iniquidade. A crença nas manifestações espiritualistas abre a porta aos espíritos enganadores e doutrinas de demônios, e assim a influência dos anjos maus será sentida nas igrejas. O Grande Conflito, 553, 603 e 604.

A Ressurreição Geral dos Justos

A Ressurreição Geral dos Justos

Despertai e exultai, os que habitais no pó, porque o teu orvalho, ó Deus, será como o orvalho de vida, e a terra dará à luz os seus mortos. Isa. 26:19.

O Rei dos reis desce sobre a nuvem, envolto em fogo chamejante. Os céus enrolam-se como um pergaminho, e a Terra treme diante dEle, e todas as montanhas e ilhas se movem de seu lugar. …

Por entre as vacilações da Terra, o clarão do relâmpago e o ribombo do trovão, a voz do Filho de Deus chama os santos que dormem. Ele olha para a sepultura dos justos e, levantando as mãos para o céu, brada: “Despertai, despertai, despertai, vós que dormis no pó, e surgi!” Por todo o comprimento e largura da Terra, os mortos ouvirão aquela voz, e os que ouvirem viverão. E a Terra inteira ressoará com o passar do exército extraordinariamente grande de toda nação, tribo, língua e povo. Do cárcere da morte vêm eles, revestidos de glória imortal, clamando: “Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?” I Cor. 15:55. E os vivos justos e os santos ressuscitados unem as vozes em prolongada e jubilosa aclamação de vitória.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

As Provações Educam, Purificam e Fortalecem

As Provações Educam, Purificam e Fortalecem
"Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós, … mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da Sua glória vos regozijeis e alegreis." I Ped. 4:12 e 13.
"A provação vem, não só para testar o nosso valor, mas para aumentá-lo; o carvalho não é apenas testado, mas enrijecido pelas tempestades." Lettie Cowman

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 12 (3º trimestre de 2014) MORTE E RESSURREIÇÃO

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 12 (3º trimestre de 2014) MORTE E RESSURREIÇÃO

VERSO ÁUREO: “ Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá” João 11:25.

INTRODUÇÃO (sábado 13 de setembro) – O ser humano não foi criado para morrer, mas sim para viver eternamente. O plano original de Deus era que o homem não necessitasse passar pela experiência da morte. A morte é uma intrusa que nunca devia ter entrado no universo, mas, devido a desobediência de nossos pais, colhemos o salário do pecado, mas Jesus promete restabelecer a vida eterna para todos os salvos. Veja o texto: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” Romanos 6:23

Como fomos criados por Deus? “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” Gên. 2:7 Corpo+fôlego(espírito)=alma vivente. Dentro desta declaração bíblica somos uma alma, e não temos uma alma que é separada do corpo. Logo, quando morremos a alma deixa de existir. Voltará a existir com a ressurreição.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

O CRISTÃO, A DÍVIDA E SUAS CONSEQUÊNCIAS

O CRISTÃO, A DÍVIDA E SUAS CONSEQUÊNCIAS

A honestidade deve fazer parte do caráter do cristão. Veja estes textos: “ Pois zelamos do que é honesto, não só diante do Senhor, mas também diante dos homens.” II Coríntios 8:21.

“A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.” Tito 2:5

“Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra. A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.” Romanos 13:7-8

Um Lar que Deus Possa Abençoar – A Religião no Lar

Um Lar que Deus Possa Abençoar – A Religião no Lar

Como a religião se apresenta em sua família? É algo enfadonho ou é uma bênção para o lar?

A presença da verdadeira religião, do estudo da Bíblia e da prática da vontade de Deus é o que prepara nossa família para o lar celestial! Muitos casais, ainda sem filhos, já não realizam o culto familiar, não estudam a Bíblia juntos, não conversam sobre as orientações divinas contidas na Bíblia e no Espírito de Profecia. Vão à Igreja, mas não vivem a religião que dizem seguir. Se não conseguem encontrar tempo ou ter disposição para levantar um altar ao Senhor em seu lar, quando ainda não têm filhos, imagine quando os filhos vierem! A vinda dos filhos, muitas vezes, torna-se desculpas para a falta de tempo para se achegar a Deus, conversar com Ele e estudar Sua Palavra no círculo familiar, contudo, esta negligência muitas vezes antecede os planos de se ter o bebê. Ellen White escreveu que “corações cheios do amor de Cristo nunca podem estar em desarmonia. Religião é amor, e o lar cristão é aquele onde o amor reina e encontra expressão em palavras e atos de solícita bondade e gentil cortesia.”  O Lar Adventista, 94.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Removendo a Crítica

Removendo a Crítica

Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e Este crucificado. I Cor. 2:2.

Não critiqueis a outros. O espírito de crítica está consumindo as partes vitais do povo de Deus. Não podemos dar-nos ao luxo de acumular entulho. O Céu observa a obra que está em andamento de acumulação do entulho de palavras. Que tal se decidirmos nada acrescentar a esta pilha de palavras vãs, tolas e desconsideradas. Temos uma obra soleníssima e sagrada a cumprir. …

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

O CRISTÃO, O VOTO E A POLÍTICA

O CRISTÃO, O VOTO E A POLÍTICA

Sempre quando este tema é abordado surgem opiniões diferentes. Como membro e pastor da igreja Adventista do 7º Dia deixo a minha opinião sobre este assunto, e não só, deixo também a posição da própria igreja. A igreja não incentiva a participação em partidos políticos, por parte de seus membros, mas reconhece o seu importante papel dentro da sociedade como filhos de Deus que são ativos e envolvidos com questões pertinentes à cidadania. A igreja incentiva o voto e também a participação dos seus membros para auxiliar o governo no atendimento às necessidades, físicas, sociais e espirituais das pessoas, independentemente da sua posição religiosa, social ou política.

domingo, 17 de agosto de 2014

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 11 (3º trimestre de 2014) O SÁBADO

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 11 (3º trimestre de 2014) O SÁBADO

VERSO ÁUREO: E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor.” Marcos 2:27-28

INTRODUÇÃO (sábado 6 de setembro) – Durante esta semana vamos analisar a relação que Cristo teve com o 4º mandamento que exige a observância do santo sábado.

Nos relatos evangélicos se registram sete curas realizadas por Cristo no sábado. Ver os milagres em  Lucas 4:33, 38-39; 6:6-10; 13:10-17, 14:2-4; João 5:5-10 e 9:1-14. Alguns pontos estão claros ao examinarmos tais relatos. Vejamos: 1) Sempre que Jesus curava alguém no dia de sábado, Ele era acusado de ser um transgressor do quarto mandamento. Ver o mandamento em Êxodo 20:8-11. 2. A defesa de Jesus era realizada de maneira enfática. Ele se defendia das acusações; como se Ele estivesse querendo provar aos fariseus que Ele não estava transgredindo o Sábado, e o que Ele estava fazendo era lícito fazer aos Sábados, o bem, e de fato Ele os convencia de que não estava transgredindo, tanto é que os Seus acusadores saiam em silêncio. 3) Jesus não Se considerava um transgressor do Sábado. Muito pelo contrário, Ele colocava a guarda do sábado em um nível superior ao dos judeus. Ele Se declarava Senhor do Sábado. Marcos 2:27 e 28. Ver também Mateus 12:12

domingo, 10 de agosto de 2014

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 10 (3º trimestre de 2014) - A LEI DE DEUS

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 10 (3º trimestre de 2014) - A LEI DE DEUS

VERSO ÁUREO: “Se me amardes, guardareis os meus mandamentos.” João 14:15.

INTRODUÇÃO (sábado 30 de agosto) – Durante esta semana vamos analisar os ensinos de Jesus relativamente à lei dos dez mandamentos e o impacto que os seus ensinos devem ter na nossa vida.

O que Jesus ensinou sobre a lei? Como Jesus relacionou-Se com a lei? O povo de Israel perdeu completamente a percepção da natureza espiritual da lei. Sua obediência não passava de uma mera observância de formas e cerimônias em vez de ser uma entrega do coração à soberania do amor de Deus. No sermão da montanha, Jesus disse: "Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não vim para revogar, vim para cumprir". São Mateus 5:17. Com este testemunho e outros mais encontrados nos Evangelhos, a mensagem de Cristo produziu uma fé que sustentou firmemente a validade dos dez mandamentos. Jesus, em Sua vida, demonstrou a mais alta consideração pela lei de Deus. 

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

A Necessidade do Culto Familiar

A Necessidade do Culto Familiar

Antes de eu nascer, os meus pais já tinham convidado os padrinhos para o meu batismo na igreja Católica Romana. Como eles estavam recebendo estudos bíblicos de irmãos da igreja Adventista do 7º Dia, logo foram batizados; e, com isso dispensaram os padrinhos com o argumento de que o bebê Luís Carlos Fonseca já não seria batizado na igreja Romana.

 Embora eu tenha nascido em lar Adventista, não recebi a importantíssima herança dos cultos familiares. Comecei a fazer os cultos domésticos apenas quando fui estudar em nossos internatos. Depois de casado, e especialmente com a chegada dos filhos, começamos a fazer alguns cultos em casa e hoje matemos o costume de nos reunir pelo menos uma vez por dia, em família, para a realização de um pequeno e agradável culto doméstico!

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

ESBOÇO DE SERMÃO: O Espírito e o Cumprimento da Missão

O Espírito e o Cumprimento da Missão

Mateus 24:14; Atos 1:8

Introdução

1. As palavras de Jesus registradas nos textos acima sintetizam bem nossa missão.
2. Maior número de batismos ou mais igrejas devem ser vistos como consequências do cumprimento da pregação evangélica.
2. Sem a atuação do Espírito Santo, a missão se torna tarefa impossível (ver At 1:4).
4. Ele é o coordenador das atividades da igreja no cumprimento da missão (ver At 16:6-10).

I. O Espírito e a Missão de Jesus

1. Ler Marcos 1:8.
2. Nesse texto, João Batista faz referência a Cristo ao cumprir Seu ministério.
3. Na sinagoga de Nazaré, Jesus descreveu o cumprimento de Sua missão por meio da atuação do Espírito (ver Lc 4:16-20).

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 9 ( 3º trimestre de 2014) – A MISSÃO DA IGREJA/A NOSSA MISSÃO

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 9 – A MISSÃO DA IGREJA

VERSO ÁUREO: “E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações, e então então, virá o fim.” Mat. 24:14.

INTRODUÇÃO (sábado 23 de agosto) A igreja é o lugar no qual somos preparados para viver juntos durante toda a eternidade. Só poderemos herdar tudo o que nos está prometido se aprendermos a nos relacionar conforme os requisitos do Céu. 

Pessoas problemáticas e que causam confusão, egoístas, ou mentirosas, correm o risco de não entrar lá, caso não mudem. O céu será composto de pessoas que tratam com respeito os outros e se esforçam para manter a unidade e a comunhão da família de Cristo.