quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Onesíforo, um Amigo Consolador.

Onesíforo, um Amigo Consolador.

Introdução:

Quem foi Onesíforo? Onesíforo significa “aquele que é útil”, ou que “traz vantagens”. 

Onesíforo conheceu a Palavra de Deus na cidade de Éfeso onde viveu a maior parte da sua vida. 

Ele contribuiu grandemente com a propagação do evangelho auxiliando a igreja cristã na obra missionária.

Onesíforo, aparece apenas duas vezes nas Escrituras Sagradas; uma citação está no início de II Timóteo e a outra no final do capítulo desta carta pastoral de Paulo.

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 5 (1º trimestre de 2015) AS BÊNÇÃOS DO JUSTO

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 5 (1º trimestre de 2015) AS BÊNÇÃOS DO JUSTO

VERSO ÁUREO: “Bênçãos há sobre a cabeça do justo, mas a violência cobre a boca dos perversos.” Provérbios 10:6.7

INTRODUÇÃO (sábado 24 de janeiro) - Há muitas promessas de Deus em favor dos justos. 

Veja mais estas promessas: “A obra do justo conduz à vida, o fruto do perverso, ao pecado.” Provérbios 10:16

“E será que, se ouvires a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus: Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo. Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais; e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas. Bendito o teu cesto e a tua amassadeira. Bendito serás ao entrares, e bendito serás ao saíres.” Deuteronômio 28:1-6

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Mensagem de Ano Novo!

Que nesse Ano Novo possamos Renovar.”...Transformai-vos pela renovação do vosso entendimento...” Romanos 12:2.

 Renovar e acreditar que podemos realizar cada um dos nossos sonhos. Que esses sonhos possam ser repartidos para ajudar os outros. E que eles tenham forças para transformar velhos inimigos em novos e verdadeiros amigos.

Que neste Ano Novo possamos Esquecer. “...Esquecendo-me das coisas que para trás ficam, prossigo...” Filipenses 3:13.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 4 (1º trimestre de 2015) SABEDORIA DIVINA

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 4 (1º trimestre de 2015) SABEDORIA DIVINA

VERSO ÁUREO: “O Senhor me possuiu no princípio de seus caminhos, desde então, e antes de suas obras.” Provérbios 8:22

INTRODUÇÃO (sábado 17 de janeiro)Assim é a sabedoria de Deus: “A sabedoria de cima é primeiramente casta, depois pacífica, razoável, pronta para obedecer, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, sem hipocrisia.” Tiago 3:17.

É curioso que Salomão, inspirado por Deus, dá a entender que a sabedoria descrita no verso áureo é o próprio Jesus. Diferentes teorias foram propostas ao longo da história do Cristianismo para identificar a “sabedoria” mencionada em Provérbios 8:22-31. Alguns teólogos do 2º século d.C. a viam como sendo o Espírito Santo. Já no 3.º século, essa interpretação deu lugar a uma generalizada identificação dela com Cristo, a segunda pessoa da divindade. Comentaristas mais recentes continuam discutindo se ela foi realmente uma companheira do Senhor em Sua obra criadora ou meramente um atributo do Deus Pai.

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

JESUS; O VERDADEIRO MOTIVO DO NATAL

JESUS; O VERDADEIRO MOTIVO DO NATAL

“E dará à luz um filho e chamarás o seu nome Jesus; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.” Mateus 1:21

JESUS HOMEM - No Natal surgiu em meio a história mundial um Homem totalmente integrado nela, mas em muito superior a história; Jesus Cristo. Ele é inteiramente diferente, singular. Jesus movimentou o mundo como ninguém antes ou depois dele o fez. A Enciclopédia Britânica utiliza 20.000 palavras para descrever a pessoa de Jesus. Sua descrição ocupa mais espaço que as biografias de Aristóteles, Cícero, Alexandre Magno, Júlio César, Buda, Confúcio, Maomé ou Napoleão Bonaparte.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 3 (1º trimestre de 2015) UMA QUESTÃO DE VIDA OU MORTE

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 3 (1º trimestre de 2015) UMA QUESTÃO DE VIDA OU MORTE

VERSO ÁUREO: “Porque o mandamento é lâmpada, e a lei é luz; e as repreensões da correção são o caminho da vida.” Provérbios 6:23

INTRODUÇÃO (sábado 10 de janeiro) – A lição desta semana vai tratar do assunto da obediência e da disciplina. Quando uma criança obedece, ela não necessita de receber a disciplina dos pais. Deus também usa a Sua vara disciplinar para nos corrigir quando trilhamos por caminhos errados. Existe muita sabedoria em guardar os mandamentos de Deus, pois “este é o dever de todo o homem” Eclesiastes 12:13. A função da disciplina de Deus é trazer o pecador para perto de Si e de Sua Palavra. Deus diz: “Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te”. Apocalipse 3:19

Disciplinar os filhos pode ser uma tarefa difícil de aprender, mas é de importância crucial! Alguns afirmam que a disciplina física, como a palmada ou vara, seja o único método que a Bíblia apoie. Outros insistem que "castigos" e outras punições que não envolvam a disciplina física são muito mais eficazes.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Calamidades Naturais. Atos de Deus ou de Satanás?

Ao tentarmos compreender o papel de Deus nas calamidades naturais, devemos nos precaver contra a armadilha forjada por Satanás, no sentido de que os desastres dos últimos dias provêm de um Deus insultado e irado. É exatamente assim que Satanás tem pintado a Deus desde o Éden, e antes mesmo. Milhões de pessoas hoje, em nosso planeta, assim o creem. Entretanto, de acordo com a Bíblia, estamos nas últimas horas do Conflito Cósmico, o Grande Conflito, que contaminou o Universo desde que “houve peleja no céu” (Apocalipse 12:7).

Não Despertar Preconceito Doutrinário

Não despertar preconceito doutrinário - "Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora." João 16:12


Seleção muito interessante de textos inspirados sobre o cuidado que devemos ter no contato com pessoas de outras religiões. 

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 2 (1º trimestre de 2015) DOS OUVIDOS ATÉ AOS PÉS

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 2 (1º trimestre de 2015) DOS OUVIDOS ATÉ AOS PÉS

VERSO ÁUREO:  “Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados! Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.” Provérbios 4:26-27

INTRODUÇÃO (sábado 3 de janeiro) – A lição desta semana vai apelar-nos para que prestemos muita atenção aos conselhos e admoestações do Senhor Deus para que os nossos pés possam trilhar caminhos retos e seguros. Os pais quando estão ensinando seus filhos a andar, seguram nas suas mãozinhas e dizem: cuidado! Deus também faz a mesma coisa. Veja este texto: “E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda.” Isaías 30:21.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 1 (1º trimestre 2015) O CONVITE DA SABEDORIA

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 1 (1º trimestre 2015) O CONVITE DA SABEDORIA

INTRODUÇÃO (Sábado 27 de dezembro) -Durante este trimestre vamos estudar o livro de Provérbios que traz-nos ensinamentos muito edificantes e que apelam à sabedoria que vem de Deus.

Quem escreveu Provérbios? O Rei Salomão é o principal escritor de Provérbios. Seu nome aparece em Provérbios 1:1, 10:1 e 25:1. Podemos também presumir que Salomão coletou e editou provérbios de outros escritores, pois Eclesiastes 12:9 diz: “O Pregador, além de sábio, ainda ensinou ao povo o conhecimento; e, atentando e esquadrinhando, compôs muitos provérbios.” Na verdade, o título hebraico Mishle Shelomoh é traduzido como Provérbios de Salomão.