quarta-feira, 6 de maio de 2015

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 11 (2º trimestre de 2015) O REINO DE DEUS

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 11 (2º trimestre de 2015) O REINO DE DEUS

VERSO ÁUREO: “E virão do oriente, e do ocidente, e do norte, e do sul, e assentar-se-ão à mesa no reino de Deus.” Lucas 13:29

INTRODUÇÃO (sábado 6 de junho) – O Reino de Deus é um conceito fundamental nas três principais religiões abraâmicas existentes: Judaísmo, Islamismo e no Cristianismo. Nesta última religião monoteísta, o Reino de Deus constitui o tema principal pregado por Jesus, através de parábolas.

Quando a Bíblia menciona o “reino de Deus” e o “reino dos céus” está se referindo a mesma coisa. A frase o reino de Deus ocorre 68 vezes em 10 diferentes livros do Novo Testamento, enquanto que o "reino dos céus" ocorre apenas 32 vezes, e só no evangelho de Mateus. Por exemplo, falando com o jovem rico, Cristo usa os termos "reino dos céus" e "reino de Deus" alternadamente. "Disse então Jesus aos Seus discípulos: Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no reino dos céus". Mateus 19:23. No versículo seguinte, Jesus menciona: "E outra vez vos digo que é mais fácil um camelo passar pelo fundo duma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus" v. 24. Jesus não faz distinção entre os dois termos, mas parece considerá-los sinônimos. Mateus usou a expressão "reino dos céus", enquanto Marcos e Lucas usaram "reino de Deus." Mas as duas expressões referem-se à mesma coisa.

O Reino de Deus é um governo real estabelecido por Deus. É chamado de o reino dos céus porque a sua sede fica no céu. Veja esses textos: “E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus, e dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho.” Marcos 1:14,15

“Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.” Mateus 4:17

O reino de Deus é diferente do reino dos homens. Na época de Jesus os discípulos pensavam que Jesus iria estabelecer um reino humano onde os judeus iam expulsar os romanos e governar no lugar deles. Como isso não aconteceu, eles ficaram decepcionados e desanimados. Depois da ressurreição de Cristo e do Pestecostes, eles passaram a proclamar o verdadeiro reino de Deus, que é o reino dos céus.

No reino de Deus, Jesus, Deus e o Espírito Santo governam. Deus comissionou Jesus Cristo como Rei do reino e lhe deu autoridade plena: “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.” Mateus 28:18. Jesus usa esse poder apenas para promover o reino de Deus no coração das pessoas. Jesus dará o direito de acesso do Seu reino aos fiéis e obedientes: “E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue nos compraste para Deus de toda a tribo, e língua, e povo, e nação. E para o nosso Deus nos fizeste reis e sacerdotes; e reinaremos sobre a terra.” Apocalipse 5:9 e 10

A duração do reino de Deus é para sempre: “Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre.” Daniel 2:

Qualquer pessoa que faz a vontade de Deus e obedece os Seus mandamentos pode ser súdito de Seu Reino, não importa sua raça ou nacionalidade: “E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas, mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo.” Atos 10:34,35. Os mandamentos de Deus elevam o caráter moral de seus súditos. O amor a Deus e ao próximo motiva os súditos do Reino de Deus a sempre pensar no bem das outras pessoas. Ver Mateus 22:37-39

Embora o reino de Deus estabeleça padrões elevados para seus súditos, ele também os ensina como viver à altura desses padrões: “Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar. Ah! se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos, então seria a tua paz como o rio, e a tua justiça como as ondas do mar!” Isaías 48:17,18

O objetivo do reino de Deus não é enriquecer os seus governantes às custas dos súditos. Em vez disso, ele realizará a vontade de Deus, o que inclui a promessa de que aqueles que O amam viverão para sempre num paraíso, sendo mil anos no céu e depois a eternidade na nova terra e novos céus. Ver Isaías 35:1, 5, 6; Mateus 6:10 e Apocalise 21:1-4.

DOMINGO: (7 de junho) CARACTERÍSTICAS DO REINO DE DEUS – PARTE I – A primeira característica do reino de Deus era desejar a mudança do coração das pessoas. Alguns fariseus chegaram a Jesus, perguntando quando havia de vir o reino de Deus. Mais de três anos tinham passado, desde que João Batista deu a mensagem que soou aos ouvidos das pessoas: “É chegado o reino dos Céus.” Mateus 3:2. E até então esses fariseus não tinham visto indicação alguma do estabelecimento do reino de Deus. E Jesus respondeu: “O reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Ei-lo ali! Porque eis que o reino de Deus está dentro de vós.” Lucas 17:20, 21. O reino de Deus começa no coração.

Veja a importância deste texto inspirado: “O governo sob que Jesus viveu era corrupto e opressivo; clamavam de todo lado os abusos, extorsões, intolerância e abusiva crueldade. Não obstante, o Salvador não tentou nenhuma reforma civil. Não atacou nenhum abuso nacional, nem condenou os inimigos da nação. Não interferiu com a autoridade nem com a administração dos que se achavam no poder. Aquele que foi o nosso exemplo, conservou-Se afastado dos governos terrestres. Não porque fosse indiferente às misérias do homem, mas porque o remédio não residia em medidas meramente humanas e externas. Para ser eficiente, a cura deve atingir o próprio homem, individualmente, e regenerar o coração.” O Desejado de Todas as Nações, 509.

Este é um texto sugerido para hoje: “E ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai-nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu.” Lucas 11:2. O reino de Deus nasceu no Seu coração e transcende a toda a bondade humana. Jesus operou muitos milagres, prodígios e sinais, ver Atos 2:22, que provam que Ele é o Messias anunciado, o Filho de Deus e o Salvador enviado pelo Pai e que o reino de Deus nasceu com Cristo, está presente nele e já está no nosso meio. Ver Luc. 17: 21. A operação dos sinais milagrosos, que pode ser ocasião de escândalo para alguns, tem por objetivo convidar as pessoas a crerem em Jesus e nas Suas palavras. O Reino de Deus pode ser interpretado também como o estado terminal e final da salvação, onde os homens irão transcender-se e viver eternamente com Deus, em Deus e junto de Deus. Lá, a lei do amor incondicional a Deus e ao próximo é finalmente estabelecida. Não haverá mais tempo, mais sofrimento, conflitos, ódio, e o céu e a terra unem-se finalmente, criando um novo céu e uma nova terra. Embora Deus seja o Todo-Poderoso, Ele quer que os humanos, dotados de inteligência e razão, participem também no Seu projeto. O Reino de Deus não é físico, nem geográfico e nem político. Jesus disse para Pilatos: “O meu reino não é deste mundo”.

A lição de hoje traz este texto: “Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.” Lucas 1:32 e 33. Aqui lembramos duas coisas: a) O Messias do Velho Testamento é o “Filho do altíssimo” do Novo Testamento. b) O reino do Messias não terá fim. Aqui está outra característica do reino de Deus, ele é eterno.

“O reino de Deus não vem com aparência exterior. Vem mediante a suavidade da inspiração de Sua Palavra, pela operação interior de Seu Espírito, a comunhão da alma com Ele que é sua vida. A maior manifestação de Seu poder se observa na natureza humana levada à perfeição do caráter de Cristo.” Maravilhosa Graça de Deus, 9

SEGUNDA-FEIRA (8 de junho) CARACTERÍSTICAS DO REINO DE DEUS – PARTE IIEis os textos sugeridos para hoje: Lucas 18:16-30 – Ver a história do jovem rico. Aqui Jesus deixou bem claro que para entrar no reino de Deus devemos obedecer os Seus mandamentos e não amar as coisas deste mundo.

“Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não temais, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino. Vendei o que tendes, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não se envelheçam; tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói.” Lucas 12:31-33

“E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai. Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus. Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa. E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.” Lucas 9:59-62

Podemos citar outras características do reino de Deus:

1.A porta de entrada do reino é o arrependimento e a fé: “E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho.” Marcos 1:15

2. Só entra no reino os que nascem de novo: “Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus…Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.” João 3: 3 e 5

3. O Reino está dentro de nós: “Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós.” Lucas 17:21

4. O Reino fala de uma qualidade de vida diferenciada dos infiéis: “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.” Romanos 14:17

5. Os súditos desse reino é constituído de pessoas transformadas. Ver as bem-aventuranças em Mateus 5:1-12

Donald Kreybel disse que o reino de Deus é virado de cabeça para baixo onde; o maior é o menor, o primeiro deve ser servo de todos, os que estão no topo da pirâmide vão para baixo, e os que estão em baixo fazem uma viagem para cima, onde Deus dispersa os que, no coração, alimentam pensamentos soberbos, derruba dos seus tronos os poderosos, exalta os humildes, enche de bens os famintos e despede vazios os ricos. No reino de Deus não existem preconceitos e todas as pessoas são alcançadas. O reino de Deus deve ser a pérola de grande valor e a nossa oração deve ser: “Venha o teu Reino”.

O Reino deve ser como um tesouro escondido. Quando você o acha, abre mão de tudo o que tem para comprar esse tesouro. Ficar fora do reino é ficar fora da festa do Rei, das bodas do Filho do Rei.

Você pertence ao reino de Deus?

TERÇA-FEIRA (9 de junho) O REINO DE DEUS: JÁ E AINDA NÃO - Strong divide o reino de Deus em três fases: A. O Reino de Poder. Este reino está relacionado ao universo onde Deus governa o cosmo, dirige as estrelas, os astros, a história e as nações. Ver Isaías 40. B. O Reino da Graça. Este reino está relacionado com a igreja militante que Jesus estabeleceu. A chegada deste reino é vista no momento da conversão do crente: “Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós.” Lucas 17:21. C) O Reino de Glória. Está relacionado com igreja triunfante. A igreja vai reinar com Cristo no novo céu e na nova terra onde teremos corpos glorificados, e será aquando da segunda vinda de Jesus:: “Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.” I Coríntios 15:51,52.

A lição de hoje aborda o reino da graça. Em Lucas 4:16-21, Jesus afirmou que tinha inaugurado o reino da graça salvadora: “E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração, a pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor.” Lucas 4:17-19.

O reino da graça começa no nosso coração no momento da nossa conversão. O tema do reino dos céus ocupa uma posição central no ensino de Jesus. Quanto ao reino dos céus, no Sermão do Monte, Mateus 5:3, Cristo fala aqui, não tanto do reino da graça como do reino da glória para o qual o reino da graça prepara o caminho que culminará com o reino da glória. A forma verbal empregada no grego apoia esta interpretação. Através dos séculos, a promessa de que os reinos deste mundo chegarão a ser o reino de nosso Senhor Jesus Cristo, ver Apocalipse 11:15, têm orientado os cidadãos do reino da graça a viverem vidas piedosas, ver I João 3:2 a 3, e a sacrificar-se para proclamar as boas novas do reino, ver Atos 20:24 e II Timóteo 4:6 a 8.

Sobre Jesus é-nos dito que “Ele será chamado pelo nome de Emanuel que quer dizer: Deus conosco.” Mateus 1:23. O conhecimento da glória de Deus vê-se na face de Jesus Cristo. Desde os dias da eternidade, o Senhor Jesus era um com o Pai; era a imagem de Deus, a imagem de Sua grandeza e majestade, o resplendor de Sua glória. Foi para manifestar essa glória que Ele veio ao mundo. Veio a terra entenebrecida pelo pecado, para revelar a luz do amor de Deus e para ser Deus conosco. Portanto, a Seu respeito foi profetizado: “Será o Seu nome Emanuel.” Isaías 7:14. Tendo Cristo vindo habitar conosco, Ele devia revelar Deus tanto aos homens como aos anjos. Ele era a Palavra de Deus e o pensamento de Deus tornado audível. Em Sua oração pelos discípulos Ele diz: “Eu lhes fiz conhecer o Teu nome, misericordioso e piedoso, tardio em iras e grande em beneficência e verdade, para que o amor com que Me tens amado esteja neles, e Eu neles esteja,” João 17:23.

Os que são nascidos no reino da graça de Deus são novas criaturas. “As coisas velhas  já passaram e tudo se fez novo” -  “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. II Cor. 5:17. Portanto se alguém diz ser um cristão mas não é uma nova criatura, ainda não é nascido de Deus. Alguns dizem que são cristãos mas não são de todo novas criaturas, porque a sua conduta dissoluta e malvada mostra que eles ainda são filhos da desobediência e escravos das concupiscências. João diz: "Quem comete o pecado é do diabo porque o diabo peca desde o príncipio". I João 3:8. Hoje há pessoas cristãs que adora ídolos, mas a Bíblia diz que "aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade". I João 2:4, portanto todos os que recusam obedecer ao Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo ainda não são introduzidos no reino da graça de Deus.

“O reino da graça foi instituído imediatamente depois da queda do homem. ... Contudo, não foi efetivamente estabelecido antes da morte de Cristo. Mesmo depois de entrar para o Seu ministério terrestre, o Salvador, ... poderia ter-Se recusado ao sacrifício do Calvário.” A maravilhosa Graça de Deus, 12

QUARTA-FEIRA (10 de junho) O REINO E A SEGUNDA VINDA DE CRISTO – O Reino de Deus não é implantado pela força, pela guerra ou pelo derramamento de sangue, mas pelo Espírito Santo. Lênin disse: “Os grandes problemas na vida das nações só podem ser solucionados com a força”, mas Deus diz: “Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito”. Zac. 4:6

Em Daniel capítulo 2 fala que os reinos deste mundo passarão e Apocalipse 11:15 diz: “O reino do mundo se tornou do nosso Senhor e do seu Cristo e ele reinará pelos séculos dos séculos”. Jesus ensinou-nos a orar o pai-nosso: e diz assim: “Venha o teu Reino”. Mateus 6:10

Quem são os herdeiros do reino de Deus? São todos os que aceitam ser submissos a Cristo. O reino de Cristo quebra as barreiras sociais; não há raças e nem classes, desde que cumpram os requisitos de cidadãos deste reino.

Verifique se você está praticando a verdadeira religião cristã: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.” Mateus 7:21-23.

"Não sabeis que os injustos não hão-de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus." I Corintios 6:9-10

"Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte." Apocalipse 21:7-8

Quando Jesus falou do Seu reino, Ele enfatizou duas certezas: a) A ação de Deus na história por meio de Jesus, tendo em vista a salvação de todos os que crêem e b) A conclusão da história com a volta de Cristo para recompensar os Seus fiéis.

Qual deve ser a nossa atitude diante do convite de salvação? “E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia. Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra. Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem.” Lucas 21:34-36

A segunda volta de Jesus será tão certa como foi a Sua primeira vinda. Os profetas anunciaram o local exato do nascimento de Jesus, que nasceria de uma virgem, e como Jesus deveria chamar, e assim aconteceu. A segunda vinda de Cristo é o assunto mais enfatizado em toda a Bíblia. Há cerca de 300 referências sobre a primeira vinda de Cristo no Velho Testamento e 8 vezes mais sobre a segunda vinda, ou seja, há mais de 2.400 referências sobre a segunda vinda em toda a Bíblia. As profecias bíblicas mostram que estamos muito próximos da volta de Jesus. Basta olharmos para as profecias de Jesus, para constatarmos essa realidade.

“A proclamação da vinda de Cristo deveria ser agora, como quando fora feita pelos anjos aos pastores de Belém, boas-novas de grande alegria. Os que realmente amam ao Salvador saudarão com alegria o anúncio baseado na Palavra de Deus, de que Aquele em quem se centralizam as esperanças de vida eterna, vem outra vez, não para ser insultado, desprezado e rejeitado, como se deu no primeiro advento, mas com poder e glória, para remir Seu povo. Os que não amam o Salvador é que não desejam sua vinda; e não poderá haver prova mais concludente de que as igrejas se afastaram de Deus do que a irritação e a animosidade despertada por esta mensagem enviada pelo Céu.” Conflito dos Séculos, 63

QUINTA-FEIRA (11 de junho) TESTEMUNHAS - Para um cristão ser verdadeiramente reavivado, deve trilhar três etapas espirituais importantes: oração contínua, estudo diário da Bíblia e testemunho constante e ativo. A missão de Jesus na terra, foi a de auxiliar as pessoas em suas necessidades. Mas, para conseguir cumprir sua missão, Ele tinha uma ligação muito íntima com o Pai. Assim também para andarmos com Deus, precisamos tornar-nos semelhantes a Ele; precisamos amá-lo tão profundamente que todas as outras coisas possam perder o seu valor. Cristo, e só Ele, precisa ser a nossa paixão. Precisamos da firme convicção de que necessitamos de poder, um poder que nos falta, um poder que nos abre a visão para o testemunho vibrante em favor de Jesus.

A lição de hoje traz três pontos importantes sobre o reino de Deus, enfatizados por Lucas: a) A certeza de que Jesus vai voltar outra vez. b) Devemos aguardar a volta de Jesus com muita alegria, e c) Devemos ser testemunhas de Cristo.

Como posso ser uma testemunha eficaz para Cristo entre os meus amigos, familiares e para um mundo perdido? Uma testemunha é alguém que atesta um fato, por isso, para ser uma testemunha eficaz para Cristo, é preciso ter um conhecimento de primeira mão dele. O Apóstolo João fala isso em I João 1:1-3, quando diz: "O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida e a vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada."

Hoje, nós que temos experimentado a vida nova em Cristo, narramos do Seu amor e perdão tanto verbalmente, quanto do testemunho de vida que damos. Isto é testemunhar. Para sermos eficazes em nosso testemunho, devemos receber o batismo diário do Espírito Santo. O poder do nosso testemunho é o Espírito Santo. É o Espírito que transforma a vida. Ver Tito 3:5. Uma vida transformada, torna-se evidente para todos. À medida que testemunhamos, devemos passar muito tempo em oração, apropriando-nos do poder do Espírito para que sejamos capazes de deixar nossa luz brilhar de tal forma que os outros vão reconhecer o poder de Deus em nós. Ver Mateus 5:16.

Veja alguns textos inspirados: “Ele nos incumbiu da realização duma grande tarefa. Façamo-la com exatidão e determinação. Mostremos por nossa vida o que por nós fez a verdade.” Testemunhos Seletos, vol. 3, 51.

“Todo verdadeiro discípulo nasce no reino de Deus como missionário. Aquele que bebe da água viva faz-se fonte de vida. O depositário torna-se doador. A graça de Cristo na alma é uma vertente no deserto, fluindo para refrigério de todos e tornando ansiosos de beber da água da vida os que estão prestes a perecer.” O Desejado de Todas as Nações, 195.

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso pai que está nos Céus.”  Mat. 5:16.

Momentos antes de Jesus subir junto ao Pai, Ele deixou-nos esta promessa: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.” Atos 1:8. O cumprimento foi maravilhoso! A igreja cristã cresceu de forma fenomenal. 

Em Atos encontramos estas declarações: “De sorte que foram batizados, os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas.” Atos 2:41

“Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram, e chegou o número desses homens a quase cinco mil.” Atos 4:4

O cumprimento da promessa do Espírito Santo em nossa vida será evidenciado pela frutificação em resultados espirituais. Lembrando a experiência apostólica depois do Pentecostes, a mensageira do Senhor declara: “Mas o Espírito Santo com divino poder convenceu o coração pelos argumentos. As palavras dos apóstolos eram como afiadas setas do Todo-Poderoso, convencendo os homens de sua terrível culpa em haverem rejeitado e crucificado o Senhor da glória… Com que abrasante linguagem vestiam suas ideias quando testificavam dEle.” Atos dos Apóstolos, 45 e 46.

Num tribunal não se espera que uma testemunha argumente, prove a verdade ou pressione o veredito; esse é o trabalho dos advogados. As testemunhas simplesmente dizem o que lhes aconteceu. Jesus disse, "Ser-Me-eis testemunhas." Atos 1:8. No testemunho evangelístico você pode fazer três coisas simples e muito eficazes: 1) Contar para os amigos e familiares aquilo que Jesus fez na sua vida. 2) Convidar alguém para ir à igreja consigo. 3) Oferecer um estudo da Bíblia. Simples não é?

“As verdadeiras testemunhas de Cristo jamais são postas de lado. Em saúde e na enfermidade, na vida e na morte, Deus ainda as usa. Quando, pela obra de Satanás, os servos de Cristo foram perseguidos, seu ativo trabalho embaraçado, quando lançados na prisão, ou arrastados ao cadafalso ou à fogueira, foi que a verdade pôde alcançar maior triunfo. Ao selarem essas fiéis criaturas seu testemunho com o próprio sangue, pessoas até então em dúvida e incerteza, foram convencidas da doutrina de Cristo, e corajosamente tomaram sua posição ao lado dEle. Da cinza dos mártires brotou abundante colheita para Deus.” Atos do Apóstolos, 261

SEXTA-FEIRA (12 de junho) LEITURA COMPLEMENTAR DA LIÇÃO: O REINO DE DEUS - A oferta do reino de Deus é para todos, mas nem todos estão dispostos a aceitar. O arrependimento que é a porta de entrada do reino, diz: “Arrependei-vos, porque o reino dos céus está próximo”. Mateus 3:2. O filho do reino é perdoador: “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso pai celestial vos perdoará a vós. Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.” Mateus 6:14,15.

Os súditos do reino de Deus serão recompensados: “Porque tive fome, e destes-me de comfilho do reino er; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver.” Mateus 25:35,36.

O reino de Deus promove salvação integral para o homem. Jesus curou os cegos, coxos, paralíticos, aleijados, hemorrágicos, leprosos e lunáticos. Jesus sempre alivia o sofrimento: “E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.” Mateus 4:23

O cristianismo foi o maior braço da misericórdia de Deus na história onde; hospitais, creches, escolas e leprosários são construídos para atender as necessidades das pessoas. Jesus veio para quebrar o jugo do pecado e para soltar as ligaduras e algemas do mal, onde pessoas são escravas do vício, do pecado, do mundo, da carne e do diabo. Quando o reino de Deus chega, a nova vida acontece. Não podemos viver no reino de Deus, comportando-nos como filhos do reino das trevas, pois somos livres, santos e novas criaturas.

“O reino da graça foi instituído imediatamente depois da queda do homem. ... Contudo, não foi efetivamente estabelecido antes da morte de Cristo. Mesmo depois de entrar para o Seu ministério terrestre, o Salvador, ... poderia ter-Se recusado ao sacrifício do Calvário. No Getsêmani, a taça de amarguras tremia-Lhe na mão. Ele poderia naquele momento ter enxugado o suor de sangue da fronte, abandonando a raça criminosa para que perecesse em sua iniqüidade. Houvesse Ele feito isto, e não teria havido redenção para o homem caído. Quando, porém, o Salvador rendeu a vida, e em Seu último alento clamou: “Está consumado”, assegurou-se naquele instante o cumprimento do plano da redenção. Ratificou-se a promessa de libertamento, feita no Éden, ao casal pecador. O reino da graça, que antes existira pela promessa de Deus, foi então estabelecido.” Maravilhosa Graça de Deus, 12

“Achamo-nos agora na oficina de Deus. Muitos de nós somos pedras rústicas da pedreira. Ao apoderar-nos, porém, da verdade de Deus, sua influência nos afeta. Eleva-nos, e tira de nós toda imperfeição e pecado, seja de que natureza for. Assim estamos preparados para ver o Rei em Sua beleza, e unir-nos afinal com os puros anjos celestes no reino da glória. É aqui que esta obra tem de ser efetuada por nós; aqui que nosso corpo e espírito devem ser habilitados para a imortalidade.”. Test. para a Igreja, vol 2, 355 e 356

Como conseguir pessoas para auxiliar?

1. Antes de sair de casa ore assim: “Senhor dá-me sabedoria para eu pregar o evangelho. Mostra-me Senhor, uma pessoa sincera e sedenta de ajuda e do Evangelho.”
2. Tena sempre e literaturas consigo.
3. Ao estar com alguém, não vá logo falando do evangelho, espere o momento certo. O importante é estar atento e encontrar a melhor oportunidade de abrir a boca e pregar. É igual pegar peixe. Saiba a hora de fisgar.
4. Após pregar ou ajudar, peça os contatos da pessoa para continuar o trabalho com ela.
5. Agradeça ao Senhor por ser usado e guiado para ajudar a salvar uma alma.
6) Convide a pessoa para ir à igreja consigo. Se ela for, é porque já eliminou os preconceitos e tudo fica mais fácil.
7. Faça um plano com o Senhor de evangelizar uma pessoa por ano durante um tempo, depois uma por semestre durante mais um tempo.


Luís Carlos Fonseca

1 comentário:

  1. Olá Luiz,

    Existe um outro conceito sobre o reino de Deus, baseado principalmente nas idéias do movimento latter rain, onde é enfatizado a idéia do reino no presente momento, ou seja, dentro desta visão, promessas como "não haverão mais doenças, sofrimentos, etc", podem ser alcançadas já, bastando para isso a inserção de cristãos dentro dos meios politicos, sociais, artísticos, etc.

    Poderia falar um pouco a respeito?

    ResponderEliminar