domingo, 27 de setembro de 2015

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 5 (4º trimestre 2015) MAIS AFLIÇÕES PARA O PROFETA JEREMIAS

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 5 (4º trimestre 2015) MAIS AFLIÇÕES PARA O PROFETA JEREMIAS

VERSO ÁUREO: “Persuadiste-me, ó Senhor, e persuadido fiquei; mais forte foste do que eu, e prevaleceste; sirvo de escárnio todo o dia; cada um deles zomba de mim.” Jeremias 20:7

INTRODUÇÃO (sábado 24 de outubro) – Na semana passada já estudamos um pouco sobre a tristeza de Jeremias, por causa da dureza do ministério de profeta e da rejeição da sua mensagem e pessoa. A lição desta semana vai abordar as aflições que o profeta passou, no exercício do seu ministério, e qual foi a sua reação diante das provações.

O Livro de Jeremias anuncia, essencialmente, uma mensagem de julgamento sobre Judá por sua idolatria desenfreada. Ver Jeremias 7:30-34, 16:10-13, 22:9; 32:29 e  44:2-3. E a missão de Jeremias foi a de alertar Judá de que o julgamento de Deus estava próximo. Deus tinha libertado Judá da destruição em algumas ocasiões, mas a Sua misericórdia estava esgotada. Jeremias menciona o rei Nabucodonosor conquistando e dominando Judá. Ver Jeremias 24:1. Depois de mais rebelião, Deus trouxe Nabucodonosor e os exércitos da Babilônia de volta para destruir e desolar Judá e Jerusalém. Ver Jeremias capítulo 52. Mesmo no julgamento mais severo, Deus prometeu a restauração de Judá de volta à terra que Deus lhe tinha dado. Ver Jeremias 29:10.

O profeta Jeremias tinha uma mensagem muito difícil para ser entregue; a do julgamento de Deus. Jeremias amava Judá, mas ele amava mais a Deus. Por mais doloroso que tenha sido para Jeremias transmitir uma mensagem consistente de julgamento ao seu próprio povo, ele foi obediente ao que Deus lhe disse para fazer e dizer. O profeta esperava que o povo aceitasse as advertências divinas e se arrependesse, mas isso não aconteceu, e para piorar a situação, todos se voltaram contra ele. Coitado do profeta! Nós também devemos obedecer a Deus, mesmo quando for difícil, reconhecer a vontade de Deus como mais importante do que nossos próprios desejos, e confiar que Deus, em Sua infinita sabedoria e plano perfeito, vai proporcionar o melhor para os Seus filhos.

O mundo ama o pecado e aborrece a justiça de Deus, e foi essa a causa de sua hostilidade para com Jeremias, com Jesus e com todos os santos de Deus. Todos quantos recusam O infinito amor de Deus, acharão o Cristianismo uma oposição ao seu estilo de vida condescendente com o pecado. A luz de Cristo elimina as trevas que lhes cobrem os pecados, patenteando-se a necessidade do reavivamento espiritual. Ao passo que os que se submetem à influência do Espírito Santo começam lutar consigo mesmos, os que se apegam ao pecado combatem contra a verdade. Jesus disse: “Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus”. Paulo disse: “E também todos os que querem viver piedosamente em Cristo Jesus padecerão perseguição”. II Timóteo 3: 12. Mas aqueles que sofrem por causa de Cristo reinarão com Ele: “Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará.” II Timóteo 2:12.

Jeremias, depois de sofrer tanto pessoalmente e por causa dos pecados do povo, teve o vislumbre da libertação de Deus. Ele disse: “Porque assim diz o Senhor: Ouvimos uma voz de tremor, de temor mas não de paz. Perguntai, pois, e vede, se um homem pode dar à luz. Por que, pois, vejo a cada homem com as mãos sobre os lombos como a que está dando à luz? e por que se tornaram pálidos todos os rostos? Ah! porque aquele dia é tão grande, que não houve outro semelhante; e é tempo de angústia para Jacó; ele, porém, será salvo dela.” Jeremias 30:5-7

Veja este pensamento: “Deus permite que as provações assaltem Seu povo, a fim de que pela sua constância e obediência possam eles mesmos enriquecer espiritualmente, e possa o seu exemplo ser uma fonte de força aos outros. “Eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal.” Jeremias 29:11. As mesmas provações que da maneira mais severa provam a nossa fé, e fazem parecer que Deus nos abandonou, devem levar-nos para mais perto de Cristo, para que possamos depor todos os nossos fardos a Seus pés, e experimentar a paz que Ele, em troca, nos dará.” Patriarcas e Profetas, 128, 129.

DOMINGO (25 de outubro) SACERDOTES E PROFETAS ÍMPIOSÉ possível os líderes espirituais se afastarem de Deus ao ponto de cometerem impiedade? A lição de hoje mostra até que ponto chegou a liderança de Judá, em seus pecados. A começar pelos reis e a passar pelos sacerdotes e falsos profetas, vemos os pecados que cometiam. Dos últimos 5 reis de Judá, apenas Josias fez o que era reto aos olhos do Senhor, já os demais; Joacaz, Jeoaquim, Joaquim e Zedequias, fizeram o que era mal aos olhos de Deus.

Que pecados os líderes de Judá cometeram e Deus condenou através de Jeremias? Veja os textos de hoje: “Mas nos profetas de Jerusalém vejo uma coisa horrenda: cometem adultérios, e andam com falsidade, e fortalecem as mãos dos malfeitores, para que não se convertam da sua maldade; eles têm-se tornado para mim como Sodoma, e os seus moradores como Gomorra. Portanto assim diz o Senhor dos Exércitos acerca dos profetas: Eis que lhes darei a comer losna, e lhes farei beber águas de fel; porque dos profetas de Jerusalém saiu a contaminação sobre toda a terra.” Jeremias 23:14,15.

“Porque ímpios se acham entre o meu povo; andam espiando, como quem arma laços; põem armadilhas, com que prendem os homens. Como uma gaiola está cheia de pássaros, assim as suas casas estão cheias de engano; por isso se engrandeceram, e enriqueceram; engordam-se, estão nédios, e ultrapassam até os feitos dos malignos; não julgam a causa do órfão; todavia prosperam; nem julgam o direito dos necessitados. Porventura não castigaria eu por causa destas coisas? diz o Senhor; não me vingaria eu de uma nação como esta? Coisa espantosa e horrenda se anda fazendo na terra. Os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam pelas mãos deles, e o meu povo assim o deseja; mas que fareis ao fim disto?” Jeremias 5:26-31.

O falso profeta; Hananias apresentava uma mensagem maravilhosa ao do povo pecador e tinha a ousadia, e a insolência, de proclamá-la abertamente: Veja o texto: “No mesmo ano, no princípio do reinado de Zedequias, rei de Judá, isto é, no ano quarto, no quinto mês, Hananias, filho de Azur e profeta de Gibeão, me falou na Casa do Senhor, na presença dos sacerdotes e de todo o povo, dizendo: Assim fala o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, dizendo: Quebrei o jugo do rei da Babilônia. Dentro de dois anos, eu tornarei a trazer a este lugar todos os utensílios da Casa do Senhor, que daqui tomou Nabucodonosor, rei da Babilônia, levando-os para a Babilônia. Também a Jeconias, filho de Jeoaquim, rei de Judá, e a todos os exilados de Judá, que entraram na Babilônia, eu tornarei a trazer a este lugar, diz o Senhor; porque quebrei o jugo do rei da Babilônia” Jeremias 28:1-4. 

Jeremias retrucou a falsa profecia de Hananias e disse: “Disse, pois, Jeremias, o profeta: Amém! Assim faça o Senhor; confirme o Senhor as tuas palavras, com que profetizaste, e torne ele a trazer da Babilônia a este lugar os utensílios da Casa do Senhor e todos os exilados. ... O profeta que profetizar paz, só ao cumprir-se a sua palavra, será conhecido como profeta, de fato, enviado do Senhor” Jeremias 28: 6 e 9.

Jeremias enfrentou um outro problema que ainda perturba as pessoas que buscam o Senhor atualmente. Falsos profetas usavam seus próprios sonhos como se fossem revelações divinas, enganando as pessoas ingênuas. Deus disse: “Tenho ouvido o que dizem aqueles profetas, proclamando mentiras em meu nome, dizendo: Sonhei, sonhei. Até quando sucederá isso no coração dos profetas que proclamam mentiras, que proclamam só o engano do próprio coração? Os quais cuidam em fazer que o meu povo se esqueça do meu nome pelos seus sonhos que cada um conta ao seu companheiro....Portanto, sou contra esses profetas, diz o Senhor, que furtam as minhas palavras..., que pregam a sua própria palavra e afirmam: Ele disse! Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o Senhor, e os contam, e com as suas mentiras e leviandades fazem errar o meu povo; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem, e também proveito nenhum trouxeram a este povo, diz o Senhor” Jer. 23:25-32.

"Quanto maior é a responsabilidade, maiores são as exigências de Deus e as consequências do resultado do ofício. Todos os pastores, pais e líderes de igreja devem se esforçar por tornar sua família e igreja padrão de boas obras e perfeito Cristianismo. Os pais, os ministros de Cristo, os monitores da escola sabatina, os anciãos de igreja e todos os oficiais escolhidos para oficiarem perante o Senhor Deus, devem ser exemplos para o rebanho. “Aquele que falha no governo da própria casa não está qualificado para conduzir a igreja de Deus.” The S.D.A. Bible Commentary 2:1009. 10 de Novembro de 1881. Liderança Cristã, 32.

Como vemos em Jeremias 23:9-15, Jeremias sentiu o efeito da palavra de Deus e ficou doente por causa da maldade do povo. Ele viu o povo sofrendo o castigo merecido por ser adúltero e rebelde. Mas esta maldade não era apenas das multidões irreligiosas, que não se importavam com as coisas de Deus. Os líderes espirituais praticavam e incentivavam a iniquidade! “Pois estão contaminados, tanto o profeta como o sacerdote; até na minha casa achei a sua maldade, diz o Senhor” Jer. 23:11. Aqueles que tinham o dever de mostrar o caminho da luz iam tropeçar e cair no escuro. Ver Jeremias 23:12 e 15. Os falsos profetas de Judá eram piores do que os de Samaria. Ver Jer. 23:13 e 14, e Deus já havia destruído Samaria! Estes líderes apoiavam e incentivavam práticas erradas. Hoje, muitas pessoas que se dizem pastores e evangelistas fazem a mesma coisa. Pregando um evangelho impuro e adaptado para atrair pessoas carnais, continuam adulterando a palavra de Deus para manter a lealdade delas e para continuar recebendo o seu dinheiro. A palavra de Deus não deve ser alterada e atualizada pelo homem, porque já é perfeita e eterna. Cabe-nos aceitá-la como servos humildes do Senhor.

Como pastor, pai, mãe e líder de igreja, você tem obedecido ao Senhor ou tem escolhido seguir os seus próprios caminhos? Quando você percebe falhas e pecados na liderança da sua igreja o que faz, conta para os outros ou ora e vai falar com a pessoa envolvida?

SEGUNDA-FEIRA (26 de outubro) JEREMIAS CONDENADO AO TRONCO – O tronco era e continua a ser, em alguns lugares, um instrumento de tortura. No tronco havia cinco buracos, sendo um para a cabeça, dois para as mãos e dois para os pés, e a pessoa ficava presa em uma posição desumana. Eis o texto principal para hoje: “E Pasur, filho de Imer, o sacerdote, que havia sido nomeado presidente na casa do Senhor, ouviu a Jeremias, que profetizava estas palavras. E feriu Pasur ao profeta Jeremias, e o colocou no cepo que está na porta superior de Benjamim, na casa do Senhor. E sucedeu que no dia seguinte Pasur tirou a Jeremias do cepo. Então disse-lhe Jeremias: O Senhor não chama o teu nome Pasur, mas, Terror por todos os lados. Porque assim diz o Senhor: Eis que farei de ti um terror para ti mesmo, e para todos os teus amigos. Eles cairão à espada de seus inimigos, e teus olhos o verão. Entregarei todo o Judá na mão do rei de Babilônia; ele os levará presos a Babilônia, e feri-los-á à espada. Também entregarei toda a riqueza desta cidade, e todo o seu trabalho, e todas as suas coisas preciosas, sim, todos os tesouros dos reis de Judá entregarei na mão de seus inimigos, e saqueá-los-ão, e tomá-los-ão e levá-los-ão a Babilônia. E tu, Pasur, e todos os moradores da tua casa ireis para o cativeiro; e virás a Babilônia, e ali morrerás, e ali serás sepultado, tu, e todos os teus amigos, aos quais profetizaste falsamente.” Jeremias 20:1-6.

Por que Jeremias foi levado ao tronco ou cepo? Porque ele falou coisas muito certas e fortes à um grande oficial do templo; Passur. Jeremias disse apenas aquilo que Deus o havia comissionado a dizer. O que ele disse? Veja os textos: “E dirás: Ouvi a palavra do Senhor, ó reis de Judá, e moradores de Jerusalém. Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Eis que trarei um mal sobre este lugar, e quem quer que dele ouvir retinir-lhe-ão os ouvidos.” Jeremias 19:3.

“Porque dissiparei o conselho de Judá e de Jerusalém neste lugar, e os farei cair à espada diante de seus inimigos, e pela mão dos que buscam a vida deles; e darei os seus cadáveres para pasto às aves dos céus e aos animais da terra.” Jeremias 19:7.

E lhes farei comer a carne de seus filhos e a carne de suas filhas, e comerá cada um a carne do seu amigo, no cerco e no aperto em que os apertarão os seus inimigos, e os que buscam a vida deles.” Jeremias 19:9.

As palavras que Deus dirigiu à Jeremias se cumpriram com surpreendente exatidão. Isto certamente fortalece a nossa fé no poder de Deus de entender e aceitar as profecias. Veja, por exemplo, as profecias, cujo cumprimento o próprio Jeremias viu, tais como: o cativeiro de Zedequias e a destruição de Jerusalém, Jer .21:3-10 e 39:6-9, o destronamento e a morte no cativeiro do Rei Salum (Jeoacaz), Jer. 22:11,12; II Reis.23:30-34 e II Crô.36:1-4, a deportação do Rei Conias (Joaquim) para Babilônia, Jer. 22:24-27  II Reis. 24:15,16 e a morte, no espaço de um ano, do falso profeta Hananias. Ver Jer.28:16 e 17. Todas essas profecias, e outras mais, foram cumpridas exatamente como Deus havia dito. Profetas e servos posteriores do Senhor também acharam que as profecias de Jeremias tinham peso e eram proveitosas. Por exemplo; Daniel compreendeu, lendo os escritos de Jeremias, que a desolação de Jerusalém duraria 70 anos, e Esdras chamou atenção para o cumprimento das palavras de Jeremias no fim dos 70 anos.  Ver Dan. 9:2; II Crôn.36:20,21; Esdras 1:1; Jer. 25:11 e 12 e  29:10.

Os governantes e o povo conspiraram matar Jeremias. Ver Jeremias 26:1 até 28:17. O profeta fez a sua defesa, usando apenas o que tinha ouvido do Senhor Deus. Ele deixou bem claro, e as pessoas sabiam, que se ele fosse morto, estariam matando um homem inocente. Mas o veredito foi:  Inocente!. Os anciãos relembram os precedentes dos profetas Miquéias e Urijá, ao considerarem o caso de Jeremias. Hananias, um dos falsos profetas, opôs-se a Jeremias. Declarou que o jugo de Babilônia seria quebrado em dois anos, mas  Deus reforçou a sua profecia, mandando Jeremias fazer jugos de ferro e anunciar que Hananias morreria naquele ano e Hananias morreu mesmo!

A vida de Jeremias nos ajuda a encararmos os sofrimentos que surgem na nossa vida. Temos que suportar sofrimentos! O Cristianismo exige resistência e paciência por parte dos seus adeptos. Somente pessoas com coragem e determinação resoluta terão a força necessária para prosseguir no Caminho. As provações presentes têm o objectivo de nos preparar para as dificuldades que passaremos no leito da morte ou nas perseguições futuras.

Se nos rendermos agora, como é que superaremos os desafios maiores? A vontade do Senhor não é que paremos de sofrer nesta terra, mas que as angústias fortaleçam nossa fé ao ponto que fique muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo e que resulta em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado. Veja estes textos: “Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo.” I Pedro 1:7

“Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.” II Coríntios 4:17,18

Qual é a sua reação quando passa por provações, recebe críticas e oposição; fica desanimado ou reage positivamente?

TERÇA-FEIRA (27 de outubro) FOGO NOS SEUS OSSOSEste é o texto para o estudo de hoje: “Persuadiste-me, ó Senhor, e persuadido fiquei; mais forte foste do que eu, e prevaleceste; sirvo de escárnio todo o dia; cada um deles zomba de mim. Porque desde que falo, grito, clamo: Violência e destruição; porque se tornou a palavra do Senhor um opróbrio e ludíbrio todo o dia. Então disse eu: Não me lembrarei dele, e não falarei mais no seu nome; mas isso foi no meu coração como fogo ardente, encerrado nos meus ossos; e estou fatigado de sofrer, e não posso mais. Porque ouvi a murmuração de muitos, terror de todos os lados: Denunciai, e o denunciaremos; todos os que têm paz comigo aguardam o meu manquejar, dizendo: Bem pode ser que se deixe persuadir; então prevaleceremos contra ele e nos vingaremos dele. Mas o Senhor está comigo como um valente terrível; por isso tropeçarão os meus perseguidores, e não prevalecerão; ficarão muito confundidos; porque não se houveram prudentemente, terão uma confusão perpétua que nunca será esquecida. Tu, pois, ó Senhor dos Exércitos, que provas o justo, e vês os rins e o coração, permite que eu veja a tua vingança contra eles; pois já te revelei a minha causa. Cantai ao Senhor, louvai ao Senhor; pois livrou a alma do necessitado da mão dos malfeitores. Maldito o dia em que nasci; não seja bendito o dia em que minha mãe me deu à luz. Jeremias 20:7-14

Jeremias pensou que a solução seria abandonar o ofício de profeta. Abandonar a palavra profética. Reveja o verso 9:”Não me lembrarei dele, e não falarei mais no seu nome; mas isso foi no meu coração como fogo ardente, encerrado nos meus ossos; e estou fatigado de sofrer, e não posso mais.” Jeremias 20:9. Jeremias tentou abandonar o cargo de profeta, mas só a ideia de abandonar já o perturbou grandemente e ele continuou com a missão. Em seus momentos de desencorajamento e ira, o profeta considerava seriamente a hipótese de abandonar  a seu ofício profético, mas quando ele assim fazia, a palavra de Deus era abanada e se transformava em chama em seus ossos. Ele se cansava na tentativa de não falar, mas as chamas ficavam cada vez mais quentes, de modo que, finalmente, ele cedia e voltava a bradar acerca de condenação de Judá. Quando sua natureza rebelou-se contra a situação, ele resolveu permanecer em silêncio, descobriu que não podia fazer outra coisa senão profetizar, porque a palavra do Senhor era como um fogo queimando dentro dele.

No verso 10 Jeremias menciona que sua alma foi ferida pelas muitas vozes, pois pessoas de todos os lugares estavam difamando o profeta, e ele sofria terrores por todos os lados. E até seus amigos e parentes aliaram-se ao coro formado pela multidão hipócrita. Eles estavam traçando planos para o engana e o matar. Até o povo da sua própria terra natal, Anatote, tinha iniciado os planos do assassinato do profeta, mas essa atitude não demorou a generalizar-se, com os líderes de Jerusalém querendo o matar.

Em I Coríntios 9:16 Paulo disse: “Pois, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, porque me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!” Depois da sua conversão, Paulo começou a evangelizar de forma impressionante. Ele disse: “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.” Romanos 1:16. Queira Deus que todos os crentes em Cristo anunciem o evangelho com alegria e coragem como Paulo e Jeremias! Jeremias e Paulo pregavam com o poder do Espírito Santo na sua vida a assim devemos fazer também. Veja este texto: “E a minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder; para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.” I Coríntios 2:4 e 5

Veja este texto inspirado: “Cristo disse: “Se alguém tem sede, venha a Mim e beba.” João 7:37. Esgotastes a fonte? Não; pois ela é inesgotável. Assim que sentirdes vossa necessidade, podeis beber, e tornar a beber. A fonte está sempre cheia. E havendo uma vez bebido dessa fonte, não procurareis saciar a sede nas rotas cisternas deste mundo; não buscareis saber como podereis encontrar o maior prazer, divertimento, riso e folgança. Não; porque tendes bebido da corrente que alegra a cidade de Deus. Então vossa alegria será completa; pois Cristo será em vós a esperança da glória. — The Review and Herald, 15 de Março de 1892. Quando pensei: Não me lembrarei dEle e já não falarei no Seu nome, então, isso me foi no coração como fogo ardente, encerrado nos meus ossos; já desfaleço de sofrer, e não posso mais. Jeremias 20:9. Deus induzirá homens de posição humilde a proclamar a mensagem da presente verdade. Ver-se-ão muitos destes correndo para cá e para lá, constrangidos pelo Espírito de Deus a levar a luz aos que estão em trevas. A verdade é como um fogo a arder-lhes nos ossos, enchendo-os de um fervoroso desejo de iluminar os que jazem nas trevas. Muitos, mesmo entre os iletrados, proclamarão a Palavra do Senhor. Crianças serão impelidas pelo Espírito Santo a sair e anunciar a mensagem do Céu. O Espírito será derramado sobre aqueles que se submeterem a Suas insinuações. Rejeitando os estorvantes regulamentos e movimentos cautelosos dos homens, unir-se-ão ao exército do Senhor.” Recebereis Poder, 21

Os seus ossos estão incendiados com o desejo de pregar o evangelho ou estão apagados?

QUARTA-FEIRA (28 de outubro) “MALDITO O DIA” – Hoje vamos analisar mais um pouco sobre o sofrimento do profeta Jeremias. Veja o texto para hoje: “Maldito o dia em que nasci; não seja bendito o dia em que minha mãe me deu à luz. Maldito o homem que deu as novas a meu pai, dizendo: Nasceu-te um filho; alegrando-o com isso grandemente. E seja esse homem como as cidades que o Senhor destruiu e não se arrependeu; e ouça clamor pela manhã, e ao tempo do meio-dia um alarido. Por que não me matou na madre? Assim minha mãe teria sido a minha sepultura, e teria ficado grávida perpetuamente! Por que saí da madre, para ver trabalho e tristeza, e para que os meus dias se consumam na vergonha?” Jeremias 20:14-18

Os cristãos podem sofrer de depressão? Todos passam por tempos de grande tristeza que podem se tornar em depressão, mas isso não significa que estão perdidos e que não resta esperança para eles. Até as pessoas mais espirituais podem ficar com depressão. Deus quer libertar da depressão. A Bíblia menciona casos de pessoas fiéis a Deus que passaram por grande tristeza, apresentando sintomas de depressão. Jeremias mesmo é um desses casos. Ele sofreu perseguição e rejeição por muitos anos e isso o fez ficar desanimado e revelou o seu lado humano. Ele foi muito maltratado por obedecer a Deus e profetizar contra Jerusalém; ele sentiu muita depressão e desejou nunca ter nascido. Reveja Jer. 20:18.

Noemi, que era sogra de Rute, ficou muito deprimida quando seu marido e seus filhos morreram, perdendo toda a alegria de viver; o luto se transformou em depressão. Leia Rute 1:20-21. Todos conhecem o caso de Elias que ficou muito deprimido porque Jezabel o queria matar e ele se sentia só; Elias pediu a morte a Deus, e mesmo depois de quarenta dias sendo sustentado por Deus, ainda estava depressivo quando falou com Deus no monte. Ver Reis 19:3-4. Paulo também, mesmo sendo um grande otimista, teve ocasiões em que ficou abatido com todo seu sofrimento. Ver II Coríntios 4:8-9. 

Deus é especialista em transformar tristeza em alegria! Deus deu coragem à Jeremias para continuar a profetizar e o livrou do castigo do resto do povo de Judá. Ele restaurou a alegria de Noemi quando lhe deu uma nova família através da bondade de Rute e Boaz. Deus deu ânimo ao Elias, mostrando-lhe que não estava sozinho; ele ganhou um companheiro chamado Eliseu. Deus fortaleceu Paulo, enviando-lhe amigos com boas notícias do resultado do seu trabalho.

Os crentes em Cristo podem tomar remédios antidepressivos? Deus nos criou como pessoas completas, com um corpo e uma mente em sintonia. O corpo afeta a mente, e esta afeta o corpo. Por exemplo; ficar sem dormir, comer ou forçar o corpo além do normal, altera fortemente a maneira como alguém pensa ou se sente. Nós não temos um corpo ou uma mente. Nós somos um todo indivisível, fomos criados assim por Deus. Ver Gên 2:7. Quando a depressão ou a ansiedade é causada por razões não-psicológicas, a pessoa fica em uma situação tão prejudicial que a medicação é necessária para começar a realizar um tratamento. Mas, lembre-se que não há medicamento que resolva o problema psicológico. O que o medicamento faz é apenas dar condições para a pessoa controlar a dor da depressão e da ansiedade. Geralmente, os medicamentos antidepressivos são administrados ao doente e vão diminuindo a sua dosagem de acordo com o progresso do enfermo. 
Com certeza; os cristãos, que mantém uma íntima ligação com Deus, tem mais chances de ser curados da depressão do que quem não têm fé, esperança e a presença do Espírito Santo na vida.

Por que as pessoas tornam-se depressivas? É porque deixam de ter uma vida normal. A vida normal é a de Jesus de Nazaré, que resume em si mesmo tudo o que significa ser um homem e e uma mulher. A vida de Cristo apresentada nos evangelhos é uma vida de alegria, de comunhão, celebração, mas também de solidão, de profunda tristeza e e sofrimentos. Jesus sabia viver cada dia. Jeremias não teve uma vida normal, ele foi chamado para o ofício de profeta, e ser profeta é viver fora dos padrões humanos. Caso Jeremias tivesse descoberto que valia a pena aguardar o cumprimento das suas próprias profecias, mesmo que demorasse, ele não teria praguejado o dia do seu nascimento!

Há cristãos que rejeitam qualquer remédio psiquiátrico. Eu não sou um deles. Há outros cristãos que valorizam fortemente todas as indicações médicas para o seu tratamento, excluindo a religião do processo da cura. Eu não acredito nisso também. E sei de duas coisas; a vida emocional do ser humano, que exclui Deus da sua vida, é muito é complicada, e a vida emocional de um ser humano salvo por Cristo também é complicada. Veja este texto: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” João 16:33

Veja estes textos: “Os cristãos devem ser as pessoas mais alegres e felizes que existem. Podem ter a consciência de que Deus é seu Pai e Amigo constante.” Mensagens aos Jovens, 363

“Não deve faltar alegria ao lar. A satisfação de pertencer à família deve ser nutrida no coração dos filhos, para que eles possam volver os olhos ao lar de sua infância como a um lugar de paz e felicidade, parecido com o Céu. Então, quando se tornarem adultos, será a sua vez de proporcionar conforto e ser uma bênção aos seus pais.” Fundamentos do Lar Cristão, 12

QUINTA-FEIRA (29 de outubro) PLANOS CONTRA O PROFETAQuais eram os planos que as pessoas tinham contra Jeremias? “Então disseram: Vinde, e maquinemos projetos contra Jeremias; porque não perecerá a lei do sacerdote, nem o conselho do sábio, nem a palavra do profeta; vinde e firamo-lo com a língua, e não atendamos a nenhuma das suas palavras. Olha para mim, Senhor, e ouve a voz dos que contendem comigo. Porventura pagar-se-á mal por bem? Pois cavaram uma cova para a minha alma. Lembra-te de que eu compareci à tua presença, para falar a favor deles, e para desviar deles a tua indignação; portanto entrega seus filhos à fome, e entrega-os ao poder da espada, e sejam suas mulheres roubadas dos filhos, e fiquem viúvas; e seus maridos sejam feridos de morte, e os seus jovens sejam feridos à espada na peleja. Ouça-se o clamor de suas casas, quando de repente trouxeres uma tropa sobre eles. Porquanto cavaram uma cova para prender-me e armaram laços aos meus pés. Mas tu, ó Senhor, sabes todo o seu conselho contra mim para matar-me; não perdoes a sua maldade, nem apagues o seu pecado de diante da tua face; mas tropecem diante de ti; trata-os assim no tempo da tua ira.” Jeremias 18:18-23

O resumo do texto acima é que o povo elaborou projetos para combater as palavras de Jeremias. Todos afirmavam que, por terem seus próprios sacerdotes, sábios e profetas em Jerusalém, não precisavam dar ouvidos a Jeremias e o profeta lembrou como o Senhor havia intercedido pelo povo e pedido a Deus para desviar deles sua indignação e julgamento. Mas ao invés de monstrar seu apreço pela intervenção de Jeremias, o povo cavou uma cova já esperando a morte do profeta. E o clamor de Jeremias, por vingança, foi levado a Deus independentemente disso, ele havia sido falsamente acusado de representar, de forma errada, a verdade de Deus. Assim como Deus conhecia o coração Jeremias, v er Jer. 12:3 e  15:15, também estava ciente dos enganos do povo contra o profeta. O apelo de Jeremias era para que Deus condenasse, com ira e vingança em vez de perdoar os seus inimigos.
Em Jeremias 18:1-10 Deus comparou o povo de Judá como um vaso. Deus, literalmente, pediu para Jeremias ir até o oleiro, e o profeta viu um vaso sendo desfeito nas mãos do oleiro,  e Deus disse: “Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.” Jeremias 18:6. A lição é clara; Deus teria dado um outro fim ao povo, caso se arrependesse e, ao mesmo tempo, prometeu refazer o povo após o cativeiro.

Mesmo Deus dando uma esperança para o povo, eles rejeitaram a mensagem de Jeremias. A pregação corajosa da palavra do Senhor irritou muita gente que não queria que seus pecados fossem expostos e condenados. A pregação da palavra de Deus raramente conduz à popularidade. As pessoas que ficam ressentidas com a mensagem perturbadora geralmente recorrem a medidas ou para calar o mensageiro ou para acabar com ele. Não era diferente com Jeremias. O Senhor revelou para Jeremias que os homens estavam tramando para matá-lo e estes homens incluíram o pessoal da própria cidade dele, Anatote. Ver Jer. 11:18-23.

Jeremias chegou ao ponto de sentir-se muito solitário por causa da rejeição quase universal que passou. "Todos me amaldiçoam", Jeremias reclamou, e afirmou que não tinha feito nada para merecer tal horror. Ver Jer. 15:10-11. Veja este texto:"Jamais me sentei na companhia dos que se divertem, nunca festejei com eles. Sentei-me sozinho, porque a tua mão estava sobre mim e me encheste de indignação" Jer. 15:17. Foi bem duro para Jeremias ser excluído de tudo por causa da tarefa de profeta que ele possuía, a de anunciar a palavra do castigo. Ninguém queria a companhia de Jeremias. Por isso, ele voltou-se contra o Senhor: "Por que é permanente a minha dor, e a minha ferida é grave e incurável? Por que te tornaste para mim como um riacho seco, cujos mananciais falham?" Jer. 15:18. Antes, Jeremias havia pregado que Deus era "fonte de água viva" Jer. 2:13, mas agora chamou Deus de riacho seco. Como vimos na lição de ontem até mesmo grandes homens de Deus falham! 

Você é o tipo de cristão que reclama da vida e mostra um cristianismo triste; ou é o tipo que, mesmo em face das dificuldades, proclama bênçãos às pessoas?  

SEXTA-FEIRA ( 30 de outubro) LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO 5: MAIS AFLIÇÕES PARA O PROFETA – Os cristãos também ficam desanimados, em algum momento da sua vida. Nessas horas precisamos voltar para o Senhor e permitir que Ele nos ajude a superar a tristeza ou até a depressão, para que não nos enfraqueçamos e nos afastemos dele. E para nós, como para Jeremias, Elias e outros, as soluções são relativamente simples. Precisamos de mais confiança no Senhor, até mesmo quando não percebemos a presença de Deus conosco. Nesses momentos, precisamos nos levantar e ficar ocupados, deixando de pensar em nós mesmos. E precisamos buscar Deus com maior intensidade e ver o bem à volta de nós e passar mais tempo com nossos irmãos e ajudando pessoas que precisam de nós.

Deus ficou indignado contra os governantes de Judá. Ver Jeremias 21:1 até 22:30. Em resposta a uma pergunta de Zedequias, Jeremias lhe informou que a ira de Deus se acendeu contra a cidade: O rei de Babilônia a sitiaria, e ela seria destruída pela pestilência, pela espada, pela fome e pelo fogo. Deus disse que Salum (Jeoacaz) morreria no exílio, Jeoaquim seria sepultado como um jumento, e seu filho Conias (Joaquim) seria lançado fora de Judá para morrer em Babilônia.

Mas Deus sempre toma a iniciativa para salvar. Deus prometeu o “renovo justo”. Ver Jeremias 23:1 até 24:10. Deus prometeu que verdadeiros pastores substituiriam os falsos pastores e que um renovo justo, da descendência de Davi, um rei, haveria de reinar e agir com discrição, e executar o juízo e a justiça na terra. Qual seria o seu nome? Seria chamado: “Deus é Nossa Justiça”. Deus prometeu ajuntar o restante disperso, ver Jeremias 23:5,6, caso os profetas tivessem ficado no grupo íntimo de Deus e teriam feito o povo ouvir e desviar-se do seu mau caminho. Ao contrário, diz o Senhor, “fazem meu povo vaguear por causa das suas falsidades”. Jer. 23:22, 32 “Eis duas cestas de figos.” Jeremias usa os figos bons e os ruins para ilustrar que um restante fiel retornará à sua terra no favor do Senhor seu Deus, ao passo que outro grupo terá um fim desastroso. Ver Jer. 24:1,5,8-10.

Deus confirmou com o povo o pacto que fez com a casa de Davi. Ver Jer. 32:1-34:22. Durante o último cerco de Jerusalém, por parte de Nabucodorosor, Jeremias ficou sob restrição. Todavia, como sinal de que Deus haveria de restaurar Israel, Jeremias comprou um campo em Anatote e guardou as escrituras num vaso de barro. A palavra de Deus levou boas novas: “Judá e Jerusalém se regozijarão de novo”, e Deus cumpriria o seu pacto com Davi. Deus disse:  “Mas tu, ó Zedequias, fica avisado de que o rei de Babilônia incendiará esta cidade e tu mesmo irás ao cativeiro em Babilônia. Ai dos donos de escravos que concordaram em libertar seus escravos, mas violaram o seu pacto!”

Veja este texto: “As melhores coisas da vida; simplicidade, honestidade, veracidade, pureza, integridade sem mácula não se podem comprar nem vender; são tão acessíveis ao ignorante como ao instruído, ao negro como ao branco, ao humilde camponês como ao rei sobre o seu trono. Obreiros humildes, que não confiam em sua própria força, mas labutam com simplicidade, sempre confiando em Deus, participarão da alegria do Salvador. Suas orações perseverantes conduzirão almas à cruz. Em parceria com os seus abnegados esforços, Jesus influirá nos corações, operando milagres na conversão de almas. Homens e mulheres serão agregados à comunhão da igreja. Serão construídas casas de culto e estabelecidas escolas. O coração dos obreiros ficará cheio de alegria ao verem eles a salvação de Deus.”  Testimonies for the Church, vol 7, págs 26-28.


Luís Carlos Fonseca

2 comentários:

  1. Teve uma pequena parte desse estudo
    Falando do sofrimento de Jeremias
    Que era exatamente tudo que eu precisava ler hoje.

    ResponderEliminar