segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Mulher Virtuosa: Atributos de uma Mulher Virtuosa

Mulher Virtuosa: Atributos de uma Mulher Virtuosa

Em Provérbios capítulo 31 menciona o ideal de Deus para a mulher: “Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.” Provérbios 31:10.

O rubi é muito valioso, e esta é a atual hierarquia das dez gemas minerais mais valiosas no âmbito comercial do Brasil:1 - Diamante. 2- Alexandrita 3- Rubi. 4 - Padparadscha. 5 - Safira Azul. 6 - Esmeralda. 7- Turmalina da Paraíba. 8 - Demantóide. 9 - Tsavorita. 10 – Benitoíta.

O rubi é uma pedra vermelha e é considerada como uma das pedras mais valiosas e duras do mundo.

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 13 (1º trimestre de 2015) MULHERES E VINHO

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 13 (1º trimestre de 2015) MULHERES E VINHO

VERSO ÁUREO: “Não dês às mulheres a tua força, nem os teus caminhos ao que destrói os reis. Não é próprio dos reis, ó Lemuel, não é próprio dos reis beber vinho, nem dos príncipes o desejar bebida forte.” Provérbios 31:3-4

INTRODUÇÃO (sábado 21 de março) – Esta é a última lição deste trimestre com o tema sobre a sabedoria que vem de Deus. Nesta semana vamos ver os conselhos que uma mãe dá ao seu filho. Lemuel, provavelmente é uma referência ao próprio Salomão. Assim sendo, a sua mãe o adverte de duas graves ameaças, não só para um rei mas para todos os cristãos fiéis a Deus; a bebida alcoólica e as mulheres carregadas de pecados. No contexto bíblico, a mulher que é séria e fiel, não se envolve sexualmente com homens de outras mulheres, a não ser com o seu marido, e vice-versa.

domingo, 22 de fevereiro de 2015

A Amendoeira e o Filho de Deus - Lições da Amendoeira

A Amendoeira e o Filho de Deus

A amendoeira, que veio da Ásia Menor e Nordeste de África é cultivada desde a Antiguidade ao redor do mar Mediterrâneo. A sua cultura é desenvolvida em lugares rochosos, beiras de estradas, limites de campos cultivados e terrenos próprios para cultivo. Em Portugal, a cultura de amendoeira é particularmente favorecida nos vales do Alto Douro e no Algarve.

O Algarve, onde vivo, é uma região de Portugal que tem muitas amendoeiras. Ao passar pelas estradas vemos as amendoeiras em flor.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 12 (1º trimestre de 2015) A HUMILDADE DO SÁBIO

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 12 (1º trimestre de 2015) A HUMILDADE DO SÁBIO

VERSO ÁUREO: “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.” Mateus 5:3

INTRODUÇÃO (sábado 14 de março) – Durante essa semana vai ser estudada, dentro do livro de Provérbios, sobre a humildade revelada pelas pessoas tementes a Deus.

A humildade é tida como o contrário do orgulho. Existem dois tipos de orgulho. Há o orgulho que Deus odeia, ver Provérbios 8:13 e o tipo de orgulho que sentimos por fazer algo bem feito. O tipo de orgulho que surge de consideramos justos aos nossos próprios olhos é pecado e Deus odeia, isso porque atrapalha a nossa aproximação dele. Salmo 10:4 explica que os orgulhosos vivem cheios de si e que os seus pensamentos estão longe de Deus: Eis o texto: “Pela altivez do seu rosto o ímpio não busca a Deus; todas as suas cogitações são que não há Deus”. 

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Carnaval ou Festa do Céu?

Carnaval; Festa da Carne - Bodas do Cordeiro; Festa do Céu.

Qual é a origem do Carnaval? O Carnaval surgiu a partir do século XI e XII através da igreja Católica Romana. Essa festa é sucedida por quarenta dias de suposto jejum, a quaresma. 

A palavra Carnaval deriva da expressão latina carne levare, que significa abstenção da carne. 
Este termo começou a circular por volta dos séculos XI e XII para designar a véspera da quarta-feira de cinzas, dia em que se inicia a exigência da abstenção de carne, ou jejum quaresmal.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

O Crente, De Imaturo para Maduro

O Crente, De Imaturo para Maduro

Assim como a árvore leva tempo para crescer e dar frutos, um prédio demora o seu tempo para ser edificado, um bebê leva tempo para crescer e tornar-se em um adulto responsável; assim também o crente leva algum tempo para amadurecer na vida espiritual. 

Por que alguns casamentos não dão certo? Em um levantamento estatístico do I.B.G.E, constatou-se que em cerca de cem casamentos no Brasil , trinta e quatro terminam em separação. 

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Quem São os Vinte e Quatro Anciãos?

Os Vinte e Quatro Anciãos

Apocalipse 4:4 menciona sobre a existência de 24 anciãos no céu. Eis o texto: "Havia também ao redor do trono vinte e quatro tronos; e sobre os tronos vi assentados vinte e quatro anciãos, vestidos de branco, que tinham nas suas cabeças coroas de ouro." Vinte e quatro tronos representam aqueles que reinam com Deus. Esta é uma descrição viva da igreja de Cristo e dos vencedores vestidos de branco que recebem suas coroas e reinam com o Senhor. Ver Apoc. 2:10, 26 e 27; 3:4-5, 11 e 21.

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 11 (1º trimestre 2015) VIVER PELA FÉ

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 11 (1º trimestre 2015) VIVER PELA FÉ

VERSO ÁUREO: “O temor do homem armará laços, mas o que confia no Senhor será posto em alto retiro.” Provérbios 29:25

INTRODUÇÃO (sábado 7 de março) – O ser humano tem a tendência de acreditar apenas naquilo que vê; em coisas e pessoas alcançáveis e visíveis. Como o produto do cristão é a fé e a esperança, somos desafiados a viver pela fé e não pelo que vemos. Alguns tendem a não aceitar o invisível. O cristão é chamado a viver pela fé em muitas circunstâncias e momentos da sua vida. Jesus teve que tratar com a falta de fé dos discípulos em vários momentos. Logo após eles terem sido chamados para o ministério e juntamente com algumas pessoas, Jesus proferiu palavras que inspiravam fé em Seus ouvintes.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Você é Único – Igual a Você é Só Você Mesmo!

Você é Único – Igual a Você é Só Você Mesmo!

Deus fez você diferente de todas as outras pessoas do mundo inteiro. Você é único, e igual a você é só você mesmo! Não há duas impressões digitais iguais porque tanto as estatísticas como a biologia nos garantem isso. 

Como não há duas pessoas absolutamente iguais, não há como ter uma pessoa com a mesma impressão digital da outra. Até os gêmeos idênticos ou univitelinos, que são clones perfeitos, eles têm o mesmo DNA ou ADN. Afinal são formados quando um único óvulo, fecundado por um espermatozóide, se divide em dois embriões. A princípio, esses irmãos deveriam ser idênticos até nas impressões digitais, mas não o são!

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

O Vazio da Alma – Por Que Alguns Saem Vazios Após o Culto?

O Vazio da Alma – Por Que Alguns Saem Vazios Após o Culto?

Há um tempo atrás participei de uma conversa que um grupo de pastores teve com um irmão da igreja. Fizemos uma visita de amizade àquela pessoa. Depois do irmão ter contado um pouco do seu percurso naquele novo país onde vivia e trabalhava, ele começou a soltar flechas contra a igreja, sua liderança e métodos de ensino e evangelismo que adotamos. E no final da conversa ele disse: “Quando vou à igreja saio de lá mais vazio do que quando lá entro”.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 10 (1º trimestre de 2015) POR DETRÁS DA MÁSCARA

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 10 (1º trimestre de 2015) POR DETRÁS DA MÁSCARA

VERSO ÁUREO: “Não te glories na presença do rei, nem te ponhas no lugar dos grandes.” Provérbios 25:6

INTRODUÇÃO (sábado 28 de fevereiro) – A lição desta semana vai tratar da hipocrisia e como podemos evitá-la. A palavra hipocrisia é uma transliteração do grego hypokrisis, que significa: a resposta de um ator, mas também descreve a pessoa não sincera, fingida, bajuladora. A hipocrisia, dissimulação, bajulação e engano são atributos que nasceram com Lúcifer e foi disseminado no coração humano. Somente as pessoas que vivem em íntima comunhão com Jesus é que conseguem viver de forma autêntica e verdadeira. O primeiro hipócrita que houve foi Satanás quando fingiu ser do bem e enganou Eva. A própria Eva disse: “A serpente me enganou, e eu comi.” Gênesis 3:13. De lá para cá, o ser humano, que vive sem Deus, tende a enganar e levar vantagens sobre os seus semelhantes.