quinta-feira, 30 de abril de 2015

AS DIVERSAS LEIS DA BÍBLIA

AS DIVERSAS LEIS DA BÍBLIA

Vejamos, as principais leis dadas ao povo de Israel que foram abolidas e quais ainda estão em vigor:

1) As Leis de Saúde - Entre as leis de saúde encontradas no Antigo Testamento, destacam-se as leis dos animais cujas carnes não devem ser comidas. Ver Levítico 11 e Deuteronômio 14.

Sangue e gordura - Encontramos também, e de forma muito importante, a ordenança para não se comer gordura e sangue, conforme Levítico 3:17, “Estatuto perpétuo será durante as vossas gerações, em todas as vossas moradas; gordura nenhuma nem sangue jamais comereis”.

Lepra - No caso de lepra e outras doenças havia as regulamentações de quarentena; a contaminação e purificação das pessoas, moradias e roupas, e seu exame por um sacerdote qualificado em caso de lepra. Ver Levíticos 13 e 14 e 19. A purificação devia ser com água e sangue.

A Lei de Deus, o Sábado e Domingo

A Lei de Deus, o Sábado e Domingo

Os 10 mandamentos da lei de Deus estão em Êxodo 20: 1-17 e estão repetidos em Deuteronómio 5:1-21. E podemos ver os mandamentos no Novo Testamento em vários versos, embora não de forma organizada como no V. T. Embora ninguém seja salvo por guardar a lei, no entanto, a lei exerce uma parte especial no processo da salvação. Pois, a fé sem as boas obras é morta. Alguém que esteja salvo, obedece os mandamentos com muita alegria, e sem reclamar. Ex: quem é salvo pelo sangue de Jesus não vai viver adulterando ou roubando, pois está já está transformado.

Quando Deus deu as duas tábuas da lei ao Moisés, escritas por Seu próprio dedo, Ele dividiu os mandamentos em duas categorias. Na primeira tábua, estavam os 4 primeiros mandamentos, referentes ao amor à Deus. Na segunda tábua, estavam os últimos 6 mandamentos, pertinentes ao amor ao próximo. Foi tendo em vista esta explicação que Jesus resumiu os dez mandamentos em dois: “E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.” Mateus 22:37-40.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Como Antecipar a Perseguição Papal?

Como Antecipar a Perseguição Papal?

Tenho notado, por parte de alguns, um ânimo quase incontido em apontar os erros doutrinários das igrejas Católica, evangélicas e outras religiões e filosofias. Há também pessoas e grupos que se especializam em temas escatológicos onde usam apenas os cumpridores da profecia e, na maioria das vezes, deixam de seguir os passos importantes para conquistar os corações dos ouvintes, até poderem dizer o que dizem.

domingo, 26 de abril de 2015

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 10 (2º trimestre de 2015) COM JESUS NA VIDA DIÁRIA

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 10 (2º trimestre de 2015) COM JESUS NA VIDA DIÁRIA

VERSO ÁUREO: “Disseram então os apóstolos ao Senhor: Acrescenta-nos a fé.” Lucas 17:5

INTRODUÇÃO (sábado 30 de maio) - Podemos viver sem Jesus? Contrário das afirmações de ateus e outras filosofias humanas, o homem não pode viver sem Deus. O homem consegue ter uma existência mortal sem confessar que Deus existe, mas não vive de verdade! Na concepção da criação, dizer que o homem pode existir sem Deus é dizer que um relógio pode existir sem o fabricante de relógios, ou que uma história pode existir sem ter acontecido. Devemos todo o nosso ser a Deus, em cuja imagem somos criados. Ver Gênesis 1:27. Nossa existência depende de Deus, quer as pessoas aceitem ou não.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Infidelidade Conjugal

Infidelidade Conjugal

Homens e mulheres traem por motivos diferentes. Mas, em qualquer de suas formas, a infidelidade continua causando sérios danos.

Ela está entre nós há muito tempo, mas nem por isso nos acostumamos com sua realidade. A notícia da infidelidade no casamento ainda choca, traumatiza, entristece e fragmenta famílias em todo o mundo. Porém, se ela é tão prejudicial, por que ainda faz parte do cotidiano da sociedade?

segunda-feira, 20 de abril de 2015

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 9 (2º trimestre de 2015) JESUS, O GRANDE MESTRE

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 9 ( 2º trimestre de 2015) JESUS, O GRANDE MESTRE

VERSO ÁUREO: “E admiravam a sua doutrina porque a sua palavra era com autoridade.” Lucas 4:32

INTRODUÇÃO (sábado 23 de maio) – Jesus surpreende porque foi o líder espiritual que ensinou por tão pouco tempo, mas impactou a vida de tantas pessoas! Foram 3 anos e pouco de ministério que fez de Cristo o maior mestre de todos os tempos. É claro que Ele veio ao mundo com o propósito de salvar a humanidade e isso faz toda a diferença! Mas quando comparamos com grandes líderes da história e da religião, vemos Jesus destacando-Se entre os outros mestres. Jesus não lecionou em nenhuma universidade e nem escreveu livros, mas os Seus ensinos revolucionaram e revolucionam o pensamento de grandes e pequenos ao redor do mundo.

terça-feira, 14 de abril de 2015

O Uso Indevido da Língua - Difamação, Calúnia e Fofocas

O Uso Indevido da Língua - Difamação

Cuidado com a difamação. Difamar é falar mal das pessoas. A pessoa que vai morar no céu não fala mal de ninguém. Se não pode falar bem, ela fica calada: "Quem, Senhor, habitará no teu tabernáculo? Quem há de morar no teu santo monte? (...) o que não difama com sua língua, não faz mal ao próximo, nem lança injúria contra o seu vizinho". Salmo 15:1-3

segunda-feira, 13 de abril de 2015

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 8 (2º trimestre de 2015) – A MISSÃO DE JESUS

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 8 (2º trimestre de 2015) – A MISSÃO DE JESUS

VERSO ÁUREO: “Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.” Lucas 19:10

INTRODUÇÃO (sábado 16 de maio) – Em termos gerais pode-se dizer que a missão de Jesus resume-se em três pontos: ensinar, pregar e curar: “E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.” Mateus 4:23.

terça-feira, 7 de abril de 2015

Voto Batismal da Igreja Adventista do 7º Dia


Voto Batismal da IASD

1. Crêem que há um só Deus: Pai, Filho e Espírito Santo, uma unidade de três Pessoas co-eternas?

segunda-feira, 6 de abril de 2015

COMO VIVE UM CRISTÃO EQUILIBRADO?

COMO VIVE UM CRISTÃO EQUILIBRADO?

Há um tempo atrás ouvi de alguém o seguinte: “eu vou orar no monte todos os dias porque lá receberei poder de Jesus”. A atitude de orar no monte é excelente, pois Jesus também o fazia, o problema dessa pessoa está em dizer que foi orar no monte. Jesus disse assim: “E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.” Mateus 6:5-6

Não é fácil ser cristão equilibrado nos dias de hoje, pois temos que conjugar a vida cotidiana com a vida devocional. Ter que trabalhar, trazer o sustento para a casa, cuidar da família, ter tempo para recreações e ainda ser seguidor de Jesus, pode ser difícil para algumas pessoas.

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 7 (2º trimestre de 2015) JESUS, O ESPÍRITO SANTO E A ORAÇÃO

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 7 (2º trimestre de 2015) JESUS, O ESPÍRITO SANTO E A ORAÇÃO

VERSO ÁUREO: “E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á.” Lucas 11:9-10

INTRODUÇÃO (sábado 9 de maio) – Na lição desta semana vamos estudar a relação entre Jesus, o Espírito Santo e a vida de oração de Jesus, incluindo a oração do “Pai Nosso”. Dos três evangelhos sinoticos Lucas é o que mais enfatiza a função do Espírito Santo. Entre os livros de Lucas e Atos, o seu autor menciona 57 vezes a terceira pessoa da Divindade.