RESUMO DA LIÇÃO 5 – A JUSTIFICAÇÃO E A LEI
VERSO ÁUREO: “Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.” Romanos 3:31
Nesta semana estudaremos Romanos 4; mas daremos uma breve atenção ao último versículo do 3º capítulo, que é o verso áureo.
ALVOS DA LIÇÃO:
1) Compreender que, desde a entrada do pecado e sempre, a justificação pela fé é o método de Deus para a salvação humana.
2) Infelizmente, ainda hoje há os dois conceitos(na mente humana) da salvação. Os judeus nunca deixaram de pensar que a salvação era pelas obras da lei.
3) A cruz de Cristo é a maior evidência de que a lei não pode salvar.
4) A lei deve ser guardada como prova de que o cristão foi salvo e agora, obedece por amor.
DOMINGO: A LEI CONFIRMADA
De acordo com o verso áureo desta semana, a lei foi estabelecida e confirmada pelo apóstolo Paulo. Há necessidade de obedecer os 10 mandamentos.
Embora a lei fosse confirmada, a salvação continuava a ser ensinada e entendida por Paulo como sendo, somente pela fé e graça. E ainda bem que assim é.
Em Romanos 4:1-8 é confirmado que a salvação, no antigo testamento, assim como no Novo, era pela fé. “Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai, segundo a carne? Porque se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus.” Rom 4:1 e 2
Era como se Paulo estivesse a dizer: “Se alguns estão dizendo que a salvação é pelas obras, isso não vem de Deus, pois Ele não pensa assim.”
O Verso 3 diz: “...Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.”
Nos versos 6 e 7 Paulo cita David e citou o Salmo 32:1 onde diz: “Bem aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos. Bem aventurado o homem a quem o senhor não imputa o pecado.”
A Salvação é pela fé, mas é necessário guardar a lei.
SEGUNDA-FEIRA: GRAÇA OU DÍVIDA?
O que aconteceu na cruz foi a troca de condenados, com uma dívida à pagar. Em vez de morrer o homem, o pecador; morreu Jesus, o Santo. A dívida que devia ser paga pelo homem, foi paga por Cristo.
Jesus Salva pelo amor e misericórdia que lhe é inerente, não pela lei. Como vimos, a lei tem a função de mostrar o pecado, e o remédio para o pecado, que é Cristo.
Como podemos pagar nossa dívida à Deus? Nós passamos à Jesus nossos pecados, e Ele nos passa o Seu perdão e Sua justiça. E com essa troca ficamos sem a dívida.
“Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça." I João 1.9
O tema de hoje é nada mais do que aceitarmos pela fé a salvação que nos é oferecida pela graça.
TERÇA-FEIRA: PROMESSA E LEI
Por que Paulo insiste tanto no ponto da justificação pela fé, e não pelas obras?
É que naqueles tempos, os judeus se intitularam o povo de Deus como tendo o privilégio da lei. Era sua exclusividade perante os outros povos, classificados como gentios; ou seja: espiritualmente inferiores. Eram orgulhosos de ter a Lei, a Torá. E se tornou uma obsessão, pois pregavam abertamente que só quem possuía a Lei e a obedecia é que se salvava. Coitados!
Dai foi necessário Paulo explicar. “Porque, a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo, não foi feita pela lei à Abraão, ou à sua posteridade, mas pela justiça da fé.” Rom. 4:13
Uma promessa sempre requer fé. Quando Deus disse que faria de Abraão uma grande nação, como a areia do mar, ou como as estrelas do céu; esta promessa exigiu fé e não a guarda da lei.
Paulo citou o exemplo da circuncisão, rito que alguns judeus diziam, ser necessário obedecer.
“Como lhe foi imputada(a Justiça a Abraão)Estando na circuncisão, ou na incircuncisão? Não na circuncisão, mas na incircuncisão.” Rom 4.10
Para alguém ser justificado, sua situação inicial deve ser de pecador. Só depois da confissão e do perdão, é que se torna justificado. Tão simples quanto isto.
A promessa requer fé e não a guarda da lei. A guarda da lei vem depois de tudo. É o resultado da fé
QUARTA-FEIRA: LEI E FÉ
O que compete à lei e o que compete à fé?
De certa forma já estudamos este tema e parece repetir, mas sempre temos o que aprender.
Qual é a primeira finalidade de toda e qualquer lei? É orientar para uma vida correta, justa, digna e feliz. Os 10 mandamentos da lei de Deus também tem esta função.
O que é a justiça da Lei? É condenar o pecador à morte.
Em havendo transgressão, o que compete a toda e qualquer lei? Aplicar a devida punição. Isso acontece em todos os níveis da sociedade. O ladrão capturado é preso. O motorista infractor é punido. Etc..
O pecador, quando capturado em seus actos pecaminosos, também fica condenado à destruição. Só que, quando ele aceita pela fé a graça salvadora de Deus e confessa seus pecados, é justificado e fica perante Deus , como se nunca tivesse cometido pecado. Isso é no mínimo maravilhoso!
Em Gálatas 3: 21-23 mostra que nem a lei de Deus podia conceder vida. Para que qualquer lei tenha forças e possa ser respeitada, é necessário que seja obedecida. Como a lei de Deus não podia salvar, Jesus veio e salvou a humanidade com Sua morte na cruz. Quando aceitamos esse sacrifício pela fé, somos salvos.
QUINTA-FEIRA: LEI E PECADO
A relação entre a lei e o pecado é definida em 1 João 3:4: “O pecado é a transgressão da lei”. A guarda dos mandamentos é a maior evidência de que uma pessoa deu as costas para o pecado, e agora conhece Jesus, como resultado de íntima comunhão com Ele. “Aquele que diz que permanece nEle, esse deve também andar assim como Ele andou” I João 3:6
A lei exerce três principais funções em relação ao pecado:
a) Mostra os pecados e condena o pecador. “Eu não teria conhecido a concupsência se a lei não dissesse: não cobiçarás.” Rom 7:7
b) Conduz o pecador à Cristo. Em Tiago 1:23 e 24 menciona que a lei serve de espelho
c) Serve de padrão moral.
A lei de Deus tem sofrido alguns ataques no decorrer dos séculos. Alguns dizem que ela foi abolida e que não precisamos mais obedecê-la. Este argumento é ridículo, pois todas as igrejas dizem ter a lei de Deus e pregam sobre ela.
"Que diremos, pois? É a Lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não conheci o pecado senão pela Lei; porque eu não conhecia a cobiça, se a Lei não dissesse: Não cobiçarás".Rom. 7:7
Bom estudo.
Luís Carlos Fonseca
Sem comentários:
Enviar um comentário