Como Desenvolver uma Boa Saúde Mental?
Todos tem sombras e ruídos mentais, mas nem todos sabem que tem.
Em III João v. 2 encontramos um texto interessante: “Amado, desejo que te vá bem, em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai à tua alma.”
A vida espiritual de Gaio era muito boa, como está descrito no verso 3, mas ele não gozava de uma boa saúde física.
A relação entre nossa mente e nosso corpo é grande. A mente exerce um poder muito grande sobre o corpo. Uma boa parte das doenças orgânicas são provenientes da mente. A maneira como pensamos e reagimos, em face das situações da vida, podem desencadear doenças físicas.
Todas as pessoas tem sombras mentais, mas nem todos sabem que as tem. Como se diz no popular: “Todos tem uma ou mais pancadas”. O tema das emoções é interessante e sempre chamou-me a atenção.
John Hatei e Catarina Jonson, pesquisadores Norte- Americanos, escreveram um trabalho com o título: “Síndromes silenciosas”. Eles mencionam que pequenas coisas que vão acontecendo na nossa vida como: o cuidado dos filhos,o trabalho excessivo, o streesse e as pressões do dia a dia, vão nos afectando, e não nos apercebemos. Quando nos apercebemos, já é tarde, pois estamos stressados, ferindo os outros e, alguns ficam até com depressão. Por causa da somatória dos pequenos actos negativos vamos desenvolvendo sombras mentais.
Como vai sua alma? Como vai o seu interior? O que está acontecendo em sua mente? O seu interior está bem? Quando nosso interior não vai bem, isso vai afectar toda a estrutura da nossa vida. Ainda bem que os outros não conseguem ver ou conhecer o que está dentro da nossa mente. Não conseguem enxergar nossos conflitos, lutas e pensamentos. Só Deus conhece os nossos pensamentos. Imagine se soubessem aquilo que pensamos!
Se pequenos actos negativos que fazemos nos afectam tanto, imagine o resultado de milhares de anos de pecado na vida do ser humano! O que o pecado não provocou na vida do homem? Quando vemos pessoas sujas, maltrapilho , mal cheirosas a mendigar, logo vem à nossa mente: “Vai trabalhar vagabundo”. Hoje pouco se pensa sobre o efeito do pecado sobre o nosso cérebro. Geralmente falamos do pecado apenas no nível espiritual. As vezes vemos pessoas com seu jeitão meio esquisito, e não avaliamos sua origem; seus pais, avós, bisavós e ascendentes. Deixamos de avaliar suas dificuldades, seus vícios e problemas de vida. Tudo foi descarregado naquela pessoa através da sua genética, e a pessoa ficou meio esquisita. Por isso, é bom termos paciência com algumas pessoas. É bom darmos atenção e prestarmos alguma ajuda também.
Nosso cérebro é o mais complexo órgão que temos. Há pelo menos 100 biliões de ligações. Cada neurónio tem um ligação com outros 10 mil neurónios. Até hoje a ciência já conseguiu mapear muito do cérebro, mas ainda há mais perguntas do que respostas a respeito do nosso cérebro.
Alguns que querem fazer os outros rir, dizem que o cérebro do homem é diferente do cérebro da mulher. Dizem eles que o cérebro do homem é perfeito, e está composto por milhares de pequenas caixinhas perfeitamente organizadas e cheias de coisas maravilhosas. Mas, entre estas caixinhas, há uma caixinha vazia. Quando cai nesta caixinha, o homem não consegue pensar e nem reagir. Fica parado, estático. Isso é reflectido quando ele está diante da TV com o comando na mão, e não adianta ninguém falar com ele. Ele não escuta; ou quando ele sai a pescar logo de manhã e retorna de noite tendo se isolado de tudo e de todos. Já o cérebro da mulher é diferente: está ligado com tantos fios que vive em curto circuito. Por isso falam de mais.
A definição de saúde que a OMS dá, está mais ligada ao bem estar geral do que a ausência de saúde. “É estar bem consigo mesmo em todos os níveis” Incluindo o aspecto mental.
John Ratei e Cataria Johnson, mencionam que todos nós temos uma espécie de armários na alma, armários com prateleiras e repartições, e que tudo deve estar bem organizado para gozarmos de uma boa saúde emocional e mental.
Nem tudo que devemos colocar no armário da alma deve ser espiritual. Devemos ter momentos de recreação, horas de passeio com amigos e familiares, horas de desporto, boa leitura, etc... Com o passar dos anos, podemos estar a colocar coisas ruins no armário da alma. Na hora de removermos essas coisas ruins, dói, e muita gente não quer. Quando alguém é chocado com a verdade e tem que decidir pelo que é honesto e puro, estando acostumado a praticar o mal, não deseja. A transformação é grande, e a pessoa não quer pagar o preço da transformação. Certa vez Agripa ficou frente à frente com Paulo e foi confrontado com a verdade, e teve que decidir remover ou não as sujeiras da sua alma. Ele optou em permanecer com as sujeiras da tradição e trapaças, ficou com seus pecados.
Há pessoas que são viciadas na raiva, no ódio e na mentira, e não conseguem remover da alma esses lixos. Este é o aspecto espiritual. Outras pessoas são viciadas no álcool, no tabaco, na cafeína ou outras drogas, este é o aspecto físico. Outros não conseguem se libertar dos vícios do mundo electrónico. Este é o nível emocional.
Como parar com um comportamento de base biológica? Humanamente é impossível. Só mesmo com a graça de Deus. “... A minha graça te basta, o poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza.” II Cor. 12:9
A depressão é uma das piores sombras mentais que existe. Geralmente e depressivo gostaria de agir diferente, mas não consegue.
Como agem os deprimidos? Os deprimidos não são os mais queridos pelos outros. Quando você tenta ajudá-los , geralmente eles não aceitam. Os deprimidos e tristes permanentes, atraem a rejeição para eles. Sem perceber, se comportam de maneira a rejeitar os outros. Eles passam a ideia de que são rudes. Economizam sorrisos. Respondem com poucas palavras. Tem a expressão carregada. Geralmente as pessoas assim, não sabem que são assim, até serem diagnosticadas. E nós dizemos: “mas que tipinho de gente é essa pessoa!” “ Que peça estragada!”
As pessoas assim não colocam metas de vida negativas como por exemplo: Vou ser complicado! Vou viver deprimido! Vou casar-me, mas vou infernizar a vida do marido/mulher! Vou mudar para aquele apartamento, só para estragar a vida dos vizinhos. A pessoa é assim, porque tem um baixo nível de serotonina que é a hormona da alegria. Aqui entram dois aspectos importantes: a) essas pessoas devem procurar se auto-ajudar exercendo a força de vontade em buscar a Deus. Em Filipenses 4:4 encontramos: “Regozijai-vos sempre no Senhor, outra vez digo, regozijai-vos.” b) Buscar auxílio profissional. Assim como o médico receita remédio para o corpo, o médico psiquiatra receita para a mente. É certo que é melhor prevenir para não necessitar tomar medicamentos para a mente, mas se necessário for, eles são necessários para o tratamento. Certa vez, um pregador pregava entusiasmado em sua igreja: “Ninguém necessita de remédio para a mente. Jesus é o nosso psiquiatra e pode curar-nos de todas as mazelas mentais.” Havia uma estudante de psicologia na igreja, que educadamente chamou o tal pregador à parte e perguntou: “Se Jesus cura todas as doenças então não há necessidade de profissionais nenhuns, nem cristãos e nem não cristãos?” O equilíbrio é bom, e faz bem em todos os níveis da vida.
Em 1939 David Wesler criou o primeiro teste do Q I. O famoso Quociente Intelectual. Em 1943 Howard Gardner aperfeiçoou este teste e, desenvolveu a estrutura da mente relacionada ao teste do Q I. O mundo todo ficou sabendo deste teste; e os empresários, universidades e escolas aplicavam este teste para avaliar as pessoas. Foi a época do QI. Quem tinha um Q I privilegiado , logo era colocado em cargos de chefia. Geralmente quem tem um Q I elevado, não consegue desenvolver tão bem cargos de comando. Depois estudaram e descobriram o Q E. O Quociente Emocional. Daniel Goulleman nos anos 90 aperfeiçoou este tema e aplicou nas instituições. Descobriu-se que os que melhor se relacionam, devem ser colocados em cargos de comando. Recentemente foi desenvolvido o Quociente Espiritual. A essência desta vertente é que; aqueles que tem sua religião e a segue direitinho, são mais equilibrados e felizes.
Os psiquiatras mencionam que todos nós temos um ruído interno e este ruído pode se bom ou ruim. Se o ruído é mal, é por que o cérebro dá uma resposta às circunstâncias difíceis da vida; ou pela biologia defeituosa, o que chamamos da carga genética herdada. As pessoas tem ruídos negativos especialmente por causa de algumas situações da vida: a) Por que alguém da família fica doente, e a pessoa tem que passar a vida no hospital, ou em casa, para cuidar do ente querido. b) Pela perda precoce de alguém querido da família. c) por ter que trabalhar excessivamente para tratar de outros membros da família. d) por viver em ambiente barulhento com músicas agitadas e altas.
Algumas pessoas quando ultrapassam o limite suportável, tornam-se em doentes mentais. Pois, são mil pensamentos, emoções e sensações ao mesmo tempo que levam as pessoas à loucura e desespero. Estas pessoas quando estão assim agem pelo reflexo e não pela razão.
Não é pecado ficar depressivo, o problema se torna grave quando o doente não quer sair da situação em que se encontra. Como cristãos, as vezes somos cobrados, e somos criados dentro da cultura tradicional religiosa: “o crente não fica depressivo”. Mas fica sim. Veja o exemplo de Elias, o grande profeta do Senhor de Israel. Após ele ter sido usado por Deus para auxiliar na destruição dos profetas de Baal, ele foi ameaçado de morte pelo rei Acabe e, caiu em uma profunda depressão. Isto está relatado em I Reis 19:1-8. Vale a pena ler este episódio.
Os ruídos e sombras mentais e as pressões do dia a dia, são tão fortes que achamos que não vamos suportar. Em uma escola de aviação um piloto aprendiz estava realizando seu segundo voo sozinho. O primeiro vôo tinha corrido muito bem. Mas no segundo voo, o avião apresentou um pequeno problema. O piloto pediu ajuda à torre através do seu rádio. A torre o ouviu, o tranquilizou e o orientou em tudo; mas, não teve jeito, quando o piloto tentava aterrissar, a a aeronave caiu e o piloto morreu. Por que? O que aconteceu? Ele apertou o botão tão forte que não soltava para ouvir a torre. Só a torre o ouvia, mas ele não ouvia a torre.
Quando temos ruídos e sombras mentais negativos, podemos não ouvir aquilo que as pessoas querem nos dizer. Os amigos, o cônjuge, os vizinhos, etc... sempre tem algo positivo para nos dizer. Devemos ouvi-los. Deus tem algo para nos dizer. Em Isaías 30:21 encontramos: “ E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho andai nele, sem vos desviardes, nem para a direita e nem pela esquerda.”
O que Deus quer dizer-nos? Resta saber se estamos dispostos para ouvi-Lo. Os ruídos e sombras mentais que temos, podem ser diminuídos e eliminados, se colocarmos em prática as dicas de Deus para nós como seguem:
a)Afastem-se do mundo.
O escritor Maya Angelon escreveu. “Todas as pessoas tem necessidade de um dia de folga em que não tem que enfrentar nenhum problema, em que não tem que procurar nenhuma solução. Cada um tem necessidade de afastar-se das preocupações que não querem afastar-se de nós. Qual é a recomendação de Deus? I João 2:15-17 “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há... Porque tudo o que há no mundo. A concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos, e a soberba da vida... o mundo passa, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.”
b) Aprendam a oração da serenidade.
Em 1928 Reinhold Niebuhr escreveu sua famoso oração da serenidade que ficou popular: “Senhor, dai-me a bênção de aceitar com serenidade as coisas que não posso mudar, a coragem de mudar as que devem ser mudadas e a sabedoria de as saber distinguir.” Em João 16:33 encontramos nas palavras de Jesus sobre a serenidade que necessitamos: “Tenho-vos dito isto, para que em Mim tenhais paz, no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”
c) Façam orações logo pela manhã.
Muitas pessoas descobriram que orar logo de manhã permite começar o dia da melhor maneira. A oração da manhã torna-se numa âncora espiritual que nos mantém em equilíbrio durante o dia. Francisco Sales disse: “Todo cristão tem necessidade de meia hora de oração todos os dias; excepto nos dias em que está muito ocupado, nessa altura precisa de orar uma hora.”
Jesus levantava de madrugada e orava. Marcos 1:35. David gostava de orar pela manhã: “Pela manhã, ouvirás a minha voz ó Senhor; pela manhã, me apresentarei a Ti, e vigiarei.” Salmo 5:3
d) Deixem de se preocupar.
Robertson Brown declarou certa vez: “preocupar-nos é miopia espiritual, uma maneira inábil de encarar as pequenas coisas e de aumentar a sua importância. As preocupações são as ervas daninhas da alma. Qual é a melhor maneira de ficarmos livres das preocupações? a) Buscarmos a Deus em primeiro lugar b) procurarmos resolver as coisas para ficarmos livres das preocupações. isto é visto de forma linda e clara nas palavras de Cristo: “Não andeis, pois, inquietos, dizendo: que comeremos ou que beberemos, ou com que nos vestiremos, decerto vosso pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas. Mas, buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” Mateus 6. 31-34.
e) Tratem os outros com dignidade e sejam hospitaleiros.
Reagir com cortesia e consideração suscita em nós e nos outros a paz. Conta-se que em 1865, época em que o racismo e preconceito racial era forte em todo o mundo, um homem negro entrou em uma igreja de brancos na Virgínia, e no momento da comunhão, da Santa Ceia, percorreu todo o corredor e colocou-se de joelhos no altar para participar do serviço da comunhão. Tal atitude provocou preconceito nos brancos daquela igreja. “Como é que ele se atreve?” Essa foi a pergunta que não queria calar. Neste momento, um homem branco colocou-se do lado daquele negro no altar dirigiu-se à congregação com as palavras: “Todos os homens são irmão em Cristo. Não temos todos o mesmo pai?” Em Colossenses 3:11-13 há um texto lindo: “...Cristo é tudo em todos”. Nosso coração deve estar disponível para as necessidades dos outros. Especialmente para as pessoas que mais necessitam. Há muitas pessoas que sofrem e que estão do nosso lado. As vezes, os ruídos mentais impedem de enxergarmos tais necessidades. Como podemos ser hospitaleiros nos dias de hoje? Olhando para quem está ao nosso redor. Por que antes de julgarmos um mendigo, por exemplo, não nos aproximamos dele e procuramos iniciar um diálogo, dar bons conselhos e uma ajuda financeira? Mesmo que seja uma moeda para comparar um pão com manteiga? Quando na sua igreja porque não cumprimentar uma visita ou convidá-la para almoçar na sua casa? Por que não arranjar um pouco de alimentos e entregar para uma família que sofre, para ter mais folga a fim de pagar suas contas?
f) Cuidem da saúde.
Certo médico foi dar palestras para um grupo de pessoas, sobre como ter boa saúde. O Tal médico mencionou que fizeram testes com 100 pessoas durante 5 anos para avaliar a saúde daquelas pessoas. As pessoas avaliadas foram orientadas para seguir as seguintes prevenções:
a) Deviam dormir antes das 22h00
b) Deviam beber de 1 litro e meio a dois litros de água diariamente
c) Tinham que desenvolver alguma actividade física pelos menos três vezes por semana
d) A alimentação devia ser natural
e) Deviam viver em local com ar puro
f) Deviam desenvolver a paz de espírito com Deus e com os outros. Era a prática da religião.
Sem aquele médico saber, mencionou os remédios naturais oferecidos por Deus. Gosto muito da prevenção antes da medicação. Se investirmos nestes itens naturais, teremos, com certeza, uma boa saúde, e os ruídos e sombras mentais diminuirão, e, se eventualmente precisarmos de medicação, a suspensão será mais rápida. Em Filipenses capitulo 4.4-7 resume muito bem o tema que foi aqui apresentado: “ Regozijai-vos sempre no Senhor, outra vez digo regozijai-vos. Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com acções de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.”
Que Deus abençoe você para ouvir a voz de Deus e das pessoas. Que os ruídos mentais sejam eliminados da sua vida pela graça de Jesus.
Um forte abraço,
Pastor Luís Carlos Fonseca
Gostei imenso deste excerto.
ResponderEliminarManuel Fernandes.
Que bom amigo Manuel! Que Deus o abençoe ricamente
ResponderEliminarUma mensagem compreensiva, rica em sabedoria e verdade. Uma grande benção!
ResponderEliminarMuito grato amigo Hannibal. Desejo as ricas bênçãos de Deus na sua vida e queridos.
ResponderEliminar