Introdução
1. Todas as épocas tem suas singularidades.
a) Esta é a época marcada pela leviandade – época em que se multiplica a maldade em todos os níveis da sociedade.
b) Deus precisa de homens e mulheres para advertir a sociedade e conduzir pecadores ao arrependimento. Necessita de pessoas decididas, voluntárias e corajosas para anunciar as boas-novas da salvação.
I. Ele Contou Com Homens Ousados
1. Vamos à galeria bíblica e encontramos Paulo, um homem ousado, determinado a testemunhar de Cristo em tempos difíceis (I Tes. 2:2). Está em primeiro lugar nesta galeria.
a) Era destemido e preparado para as crises de seu século.
b) Enfrentou as situações mais variadas no seu árduo trabalho (I Cor. 9:19-22). Muito preconceito, intolerância e perseguições.
c) Estamos também preparados para derrubar as barreiras de nossos dias?
Temos coragem para dar a mensagem de salvação para uma geração que vive encantada pelo prazer barato e assustada com o crescimento da maldade?
2. Ezequias é outro personagem desta galeria de homens que Deus pôde usar.
a) Paramos diante do seu retrato, ao ler II Crôn. 29:1-11.
b) Se Ezequias não fosse firme teria recuado. O momento era crítico, mas ele provou ser um homem para aquela ocasião.
c) Motivou o povo a restabelecer os devocionais a Deus. O templo estava fechado, a idolatria era flagrante nas ruas da cidade e por todo o Reino, e o exército inimigo assírio era uma ameaça constante. Mesmo assim, ele não recuou.
d) Ezequias encara aquela situação desanimadora. O que faria você no lugar dele? Ezequias não recuou porque era o homem de Deus para o momento. Se Ezequias vivesse hoje, ele diria somente uma frase: “É tempo de voltarmos para Deus”.
e) Irmãos, o tempo exige de nós consagração e coragem. Somos pessoas para os desafios de nossa época ou não?
f) O que fez Ezequias? Ele conclamou os sacerdotes a agir e pôr a casa em ordem (II Cron. 29:11 e 5).
3. Neemias é mais um exemplo digno de ser imitado.
a) Ele, ao chegar a Jerusalém, contempla uma cena desoladora: os muros da cidade estavam no chão. Dolorosas reflexões enchem seu espírito e, durante parte da noite, com companheiros fiéis, ele vistoria aquela ruína. O resto da noite ele passa em oração.
b) Ele ora porque os homens de ocasiões especiais, são homens de oração. O momento atual também exige de nós oração fervorosa porque os muros da Jerusalém espiritual foram afetados... O momento é de dedicação total.
c) Haviam os que queriam atrasar o trabalho de Neemias (Nee 6:1-4). Que queriam ludibriá-lo e faziam de tudo para interceptar o trabalho do homem de Deus.
d) Eu imagino uma ocasião difícil aquela. Anima-me, no entanto, ver a resolução de Neemias. Homem adequado para uma ocasião de urgente necessidade. Aquela não era uma ocasião para covardes, indecisos, ou para se tomar meias medidas.
e) Neemias, em meio a grande desencorajamento, fez de Deus seu baluarte, sua segura defesa. Nele pôs toda a confiança. O mesmo Deus hoje promete nos sustentar (Rom. 8:31).
II. Para Uma Ocasião Como Esta
1. Paulo fora chamado para testemunhar em seu tempo.
2. Ezequias chamado para reavivar uma nação voltada para a idolatria.
3. Neemias chamado para reconstruir o que havia sido destruído.
4. Nós fomos chamados para testemunhar de Cristo, para reavivar nossa igreja e ajudar a reconstruir os muros espirituais das pessoas que nos cercam.
a) Para a ocasião presente, necessitam-se de pessoas como Paulo, Ezequias e Neemias.
b) Que tipo de pessoa você está permitindo que Deus faça?
c) Deus precisa de pessoas ousadas que não recuam diante dos obstáculos. Pessoas que tenham sabedoria ao manejar a Palavra de Deus, percepção para distinguir o que é certo e errado, e vigor e disposição para motivar outros a se firmarem ao lado de Cristo e dos princípios da verdade.
III. Diante de Grandes Desafios
1. Este é o tempo em que muitas mentiras estão sendo ensinadas como verdade.
a) Exigem-se homens da tarimba de Neemias. A Bíblia diz que no tempo do fim os filhos de Deus serão testados. Todos teremos de nos posicionar. Peçamos ao Senhor, com humildade e oração, que nos prepare para este tempo.
b) Ellen White escreveu: “Não está muito distante o tempo em que o povo de Deus será chamado para dar seu testemunho diante dos governantes da Terra. Nem um em vinte tem uma ideia dos passos rápidos que estamos dando rumo à grande crise de nossa história.
Os anjos de Deus estão segurando os quatro ventos, e isso leva muitos a clamarem: paz e segurança; mas não há tempo para a vaidade, para ninharias, para ocupar a mente com questões sem importância. Devemos esvaziar o Templo de Deus de toda contaminação, e deixar que o Espírito Santo de Deus tome plena posse do coração, para que o caráter possa ser transformado.” Review and Herald, 26/04/1892.
2. Ela diz ainda: “O fim de todas as coisas está às portas... angústia, crimes, afastamento de Deus... Irmãos e irmãs tendes vós força para suportar? Moços e moças estais crescendo até a plena estatura de homens e mulheres em Cristo, de modo que quando a crise vier, não sejais separados da fonte de vossa força!” Review and Herald, 03/05/1892.
Conclusão
1. Devemos dia após dia, ao ler a Palavra de Deus, aprender como no passado homens e mulheres fiéis a Ele se portaram diante das crises e aprender lições para nós hoje.
2. Fomos chamados também por Deus para testemunhar do Evangelho com ousadia e coragem.
a) É hora de confiar em Deus e assumir nossa posição ao Seu lado. Pela fé seremos vitoriosos no cumprimento de nossa missão!
Revista do Ancião - Abril – Junho 2004
Cortesia do Depto de Comunicações da UCB
Luís Carlos Fonseca
Sem comentários:
Enviar um comentário