RESUMO E COMENTÁRIOS A LIÇÃO 13 – A PROMESSA DA 2ª VOLTA DE JESUS
VERSO ÁUREO: “E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.” Apocalipse 22:12
INTRODUÇÃO: Muitas foram e são as previsões humanas para o fim do mundo; cito apenas algumas delas, e com certeza você conhece algumas outras.
Morte pelo Gelo - No seu livro de 1997, “Gelo: O último desastre”, o autor Richard Noone previu que em 05 de maio de 2000, os planetas iriam alinhar-se perfeitamente e trariam o fim do mundo, enviando o gelo na direção do Equador da Terra. Noone argumenta, no livro, que a deslocação do eixo da terra, anteriormente ocorrida, tinha coincidido com tremendas mudanças climáticas, como as eras glaciais e que tais ”resultados quase inimagináveis” aconteceriam de novo. Nenhuma calamidade ocorreu, e muitos cientistas estão agora preocupados com gelo por um outro motivo: As temperaturas de aquecimento estão progressivamente a causar o degelo.
A profecia dos Maias - Basicamente a ideia é que os Maias, que tinham um calendário mais preciso, mais complexo e muito mais holístico que o nosso, previram vários acontecimentos que, no entanto, se passaram com a chegada do homem branco; Hernan Cortez a 8 de Novembro de 1519. Este calendário Maia prevê que algo de muito grave se passará no solestício de Inverno, 21 de Dezembro, de 2012. Tão grave será o acontecimento, que o mundo tal como o conhecemos desaparecerá. Isto não quer dizer que o mundo acabará, quer simplesmente dizer que um grande acontecimento transformará o mundo.
O fim em 2014 - Para 2014, existem duas previsões de desastres que podem afetar parcial ou completamente a estrutura do planeta. Astrofísicos do Centro de Informação Britânico sobre Objetos Próximos da Terra descobriram que um asteróide poderá se chocar com a Terra no dia 21 de Março de 2014.
Asteróide em 2102 - Mais um asteróide pode colidir com a Terra em 4 de maio de 2102, causando uma destruição maciça no planeta, declarou em 2006 David Morrison, um especialista da Nasa, agência espacial Norte Americana. A probabilidade de impacto seria de uma em mil. O impacto do asteróide, que recebeu o nome de 2004 VD17, liberaria 10 mil megatons de energia, o equivalente à explosão de todas as armas nucleares existentes no planeta.
A volta de Jesus - A única certeza que tenho; é que a pedra predita em Daniel 2 destruirá os reinos deste mundo, e o reino de Jesus Cristo, nosso Senhor, será estabelecido para sempre, como vemos neste texto: “Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre.” Daniel 2:44. Amém?
DOMINGO(25 de Março) – O PRINCÍPIO E O FIM - “Eu sou o alfa e ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso”. – Apocalipse 1:8. Que linda declaração!
Jesus pronunciou estas palavras após a Sua ascensão e glorificação. João, estava na ilha-prisão chamada Patmos, não muito distante da cidade de Éfeso, e num dia glorioso recebeu a visita do Senhor. Cristo não estava mais ferido com os açoites, com os pregos da cruz, com os espinhos da coroa, com a espada do soldado. Nem mesmo com as vestes simples das muitas vezes que caminhou, comeu e repousou entre o grupo de amigos e discípulos. Ele estava ressurreto; o Seu rosto brilhava como o sol, a Sua voz era como as muitas águas das cachoeiras, os Seus cabelos eram brancos como a neve, os Seus olhos como de fogo, as Suas vestes eram brancas e compridas, os Seus pés eram como de bronze polido, Ele possuía um cinto de ouro na altura do peito e uma espada de dois fios saía de Seus lábios.
Suas primeiras palavras foram: “Eu Sou”. Nos Seus dias na terra, várias vezes usou deste termo para exprimir que, muito mais que ligado com os céus, era também Divino, Absoluto e Criador. Jesus esteve no princípio criando o mundo: “Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.” Colossenses 1:16-18
Ele prosseguiu afirmando: “Alfa e Ômega” a primeira e última letra do alfabeto grego. Estas palavras declaram que Jesus foi o agente iniciador e o detentor da vida, no universo e na terra, e que também será o responsável pelo ponto final em qualquer dimensão de vida. Jesus é Deus!
Ele disse: “Que é, e que era, e que há de vir”. Isto que dizer que Cristo veio como homem, cumpriu a Sua missão, hoje Ele está no céu realizando o seu ministério em nosso favor, mas Ele virá para buscar os salvos. É importante meditar sobre o fim; não só sobre o fim do mundo com a volta de Cristo, mas também sobre o nosso fim. O mundo, conforme a concepção humana, pode até demorar; mas, e nós? Quanto tempo temos ainda sobre esta terra? Para onde estamos indo? Uma profunda reflexão como este ponto nos leva ao caminho da humildade e da dependência de Jesus. A verdade é que ao lado do Senhor, não importa quando se dará o fim do mundo, ou término da nossa vida, e se o futuro será melhor ou pior. Se Ele vive primeiro em nós, a nossa história terá um final feliz. Pouco importa quando Jesus retornará, o importante é recebermos a vida abundante oferecida por Ele. Ler também II Pedro 3:1-10.
SEGUNDA-FEIRA(26 de Março) – PROMESSA E EXPECTATIVA – Jesus e os profetas bíblicos, por várias vezes, fizeram a promessa da Sua 2ª volta, mas aquela que mais cantamos e falamos é esta: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” João 14:1-3
Por que demoras Senhor? Para que ficarmos mais tanto tempo nesta terra de sofrimentos? Será que a Tua promessa falhou? Com certeza já fizemos ou ouvimos essas perguntas algumas vezes. Quando ligamos a TV, lemos jornais na internet ou recebemos emails com notícias de crimes hediondos, catástrofes naturais, terrorismo e outras coisas mais, essas perguntas chegam até a tomar um “quê” de revolta contra Deus, por permitir que isso continue acontecendo. Pior ainda é quando essas desgraças nos atingem diretamente através da morte de um ser querido ou alguma outra tragédia pessoal. Deus nos deixou esta segurança: “Porque a visão é ainda para o tempo determinado, mas se apressa para o fim, e não enganará; se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará.” Habacuque 2:3. "O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se." II Pedro 3:9
Este é o texto para hoje: “Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.” II Pedro 3:13.
É bem verdade que o Senhor Deus não nos poupa dos sofrimentos, das dores, das contradições da vida, que nos fazem sofrer. O fato de sermos discípulos do Cristo ressurreto, não nos isenta, nem nos livra de problemas. Mas é justamente nessa hora que a nossa fé faz a diferença. Faz toda a diferença! Por mais vacilante que seja a nossa fé, Deus permite que experimentemos como o apóstolo Paulo disse : "Muitas vezes estamos em dificuldades, mas não somos derrotados.
Algumas vezes ficamos em dúvida, mas nunca desesperados... Às vezes feridos, mas não destruídos" II Coríntios 4.8-9. O crente, filho de Deus, vive na esperança como confessa o apóstolo Paulo: "essa pequena e passageira aflição que sentimos vai nos trazer uma enorme e eterna glória, muito maior do que o sofrimento" II Cor. 4:17. "Porque nós não fixamos a nossa atenção nas coisas que se vêem, mas nas que não se vêem, pois são eternas "v.18
“Sabendo que o que ressuscitou, e o Senhor Jesus nos ressuscitará também por Jesus, e nos apresentará convosco.” II Coríntios 4:14. Como vai a sua fé e esperança?
TERÇA-FEIRA(27 de Março) – A NOSSA GRANDE CERTEZA – Tanto a história como a arqueologia comprovam a veracidade da Bíblia Sagrada, e as profecias Bíblicas concordam com a história, e esta com aquela. Os crentes em Cristo aceitam a segunda vinda de Jesus, porque Ele já veio a primeira vez. Já os incrédulos rejeitam qualquer ação espiritual de Jesus, em favor da humanidade. Alguns só aceitam o “cristo histórico.” Veja este verso: “Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.” I Coríntios 1:18
Que garantias temos de que Jesus irá voltar? “Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.” Hebreus 9:28. O pagamento do resgate através do sangue de Cristo não é o fim da história. Gosto muito de relacionar a esperança da volta de Jesus com a estátua de Daniel 2. Assim como tudo se cumpriu direitinho; desde Babilônia até hoje, pois estamos vivendo nos pés da estátua, a pedra que foi enviada por Deus será a volta de Jesus para recompensar a todos. Os salvos receberão a coroa da vida e terna e os descrentes; desobedientes e ímpios sofrerão a perda eterna.
Que eventos terão lugar com a volta de Cristo?
A MORTE DOS ÍMPIOS – Em II Tessalonissenses 1:8 menciona que os ímpios que estiverem vivos serão destruídos quando Jesus voltar. Serão destruídos e ficarão mortos e inconscientes durante os mil anos. “Como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder.”
A RESSURREIÇÃO DOS JUSTOS –A Bíblia menciona que os mortos justos, isto é, os que forem salvos, serão ressuscitados no momento da volta de Jesus: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.” I Tessal. 4:16. Ver também I Cor. 15:51 e 52
A ASCENÇÃO DOS JUSTOS PARA O CÉU – Em I Tessal. 4:17 menciona que após a ressurreição dos salvos, os justos serão transformados e levados ao céu. “Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.”
QUARTA-FEIRA(28 de Março) – ONDE ESTÁ A PROMESSA DA SUA VINDA? Este é o texto para hoje: “Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências, e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.” II Pedro 3:3-4.
É mesmo! Se você olhar para o céu vai ver o sol, as estrelas, a lua. Se comparar a vida, desde o ínicio da humanidade, vai ver que tudo acontece do mesmo jeito e obedecendo a mesma rotina; levantar de manhã, sair para o trabalho, voltar para casa, casar, comer, beber, dormir, passear etc...O próprio Jesus falou desta rotina: “E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem. Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos.” Lucas 17:26-27. É pena que muitos desistem de seguir Cristo porque agem mais pela vista do que pela fé!
A verdade é que Deus não tem pressa. Você já imaginou; Jesus, os salvos e os anjos celestiais demorando 1000 anos para julgarem os perdidos e os demônios? “Um dia para Deus é como mil anos, e mil anos como um dia” É que no final Deus quer deixar claro para todo o universo que Ele é amor, e que não tem culpa. Muitos queriam que Deus destruísse Lúcifer, e que a possibilidade de pecar não fosse introduzida na terra. Nos planos da Divindade, está sendo melhor permitir o sofrimento, de mais de seis mil anos, para salvar o máximo de pessoas; inclusive você e eu, e não deixar nenhumas dúvidas sobre o lindo caráter de Deus em nos conceder o livre arbítrio.
Como temos nos portado diante de tamanho amor? "Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno" Hebreus 4.16.
"O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se" II Pedro 3.9.
“As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.” Lam. Jerem. 3:22 e 23.
QUINTA-FEIRA(29 de Março) – CERTAMENTE CEDO VENHO – Hoje, mais do que nunca, estamos vivendo mais próximos da segunda volta de Jesus, pois vemos o cumprimento exato das profecias diante dos nossos olhos. Seguem estas duas promessas:
“Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.”
Apocalipse 3:11 - “E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.” Apocalipse 22:12
Apocalipse 3:11 - “E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.” Apocalipse 22:12
Veja os conselhos da inspiração de Paulo e João em relação a volta de Cristo:
1) Continuar a aguardar a volta de Cristo - “Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele, que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto.” II Tessalonicenses 2:1-2.
2) Cuidar com o aparecimento do anticristo - “Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, o qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.” II Tessalonicenses 2:3-4. - “E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; a esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira.” II Tessalonicenses 2:8-9
3) Cuidar com o Diabo e seus ministros querendo imitar as obras de Jesus. “Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.” II Coríntios 11:13-15. - “E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi sair três espíritos imundos, semelhantes a rãs. Porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis da terra e de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso.” Apocalipse 16:13-14
Percebeu a tríplice aliança formada? É o papado, o protestantismo apóstata e o espiritismo. Isso tudo já aconteceu e está diante dos nossos olhos. Agora estamos mais próximos da volta de Cristo do que quando aceitamos a fé.
4) Permanecer firmes na fé – “Então, irmãos, estai firmes e retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa.” II Tessalonicenses 2:15
SEXTA(30 de Março) – Quer as pessoas aceitem ou não, quer queiram ou não, quer estejam preparadas ou não, Jesus irá voltar. Aquele evento será tão certo como o nascer do sol de cada dia!
Qual deve ser a nossa atitude diante deste importantíssimo assunto? - “Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.” II Pedro 3:11-13
“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.” Isaías 55:6-7
“Se de algum modo negligenciastes o vosso dever, arrependei-vos diante de Deus e retornai ao caminho de onde vos desviastes. Lembrai-vos de que o período de vida que vos é concedido é breve. Não sabeis com que brevidade a porta da graça se poderá fechar. Não digais presunçosamente: hoje ou amanhã vamos a tal cidade...A vida não é mais do que uma névoa que aparece por um breve tempo e depois se desvanece.!” Review and Herald, 23/12/1902.
Luís Carlos Fonseca
Sem comentários:
Enviar um comentário