Educação Cristã
Genesis 18:19
Introdução
1.
Deus chamou Abraão
com um propósito especial, isto é, ser pai de uma grande nação (ver Gn 12:2).
2.
O cumprimento
desse propósito estava diretamente relacionado à sua vida familiar no contexto
educacional (ver Gn 18:19).
3.
A principal função
de Abraão era conduzir seus filhos de modo coerente e sábio. O estilo de vida
de sua posteridade estaria relacionado com a filosofia de educação que ele
haveria de ministrar a seus filhos.
I.
O conceito de Educação Cristã
1.
Russel
Champlim,
teólogo norte-americano especialista em Teologia do Novo Testamento, escreveu:
“Educação é o desenvolvimento e o cultivo sistemático das capacidades
naturais, por meio do ensino, do exemplo e da prática. Inclui tanto o
conhecimento teórico quanto a experiência no desenvolvimento de habilidades
diversas” (Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia, v. 2, p. 268).
a)
Nessa
definição três aspectos são relevantes: ensino, exemplo e prática.
2.
O conceito secular
de educação busca apenas alcançar o aspecto intelectual do homem. Assim, o
homem é informado, mas não transformado, como escreveu Ellen G. White: “Nossas
ideias acerca da educação têm sido demasiadamente acanhadas. Há a necessidade
de ter um objetivo mais amplo e mais elevado. A verdadeira educação significa
mais do que avançar em certo ramo de estudos. É muito mais do que a preparação
para a vida presente. Visa ao ser todo, e a todo o período da existência
possível ao homem” (Educação, p. 13).
a)
A verdadeira
educação é aquela que transforma o ser humano em todas as suas dimensões.
II.
Trinômio da Educação Cristã
1.
A família
a)
O processo
educacional tem início no seio da família.
b)
Ellen G. White
escreveu: “É no lar que a educação da criança deve ser iniciada. Ali está sua
primeira escola. Ali, tendo seus pais como instrutores, a criança terá de
aprender as lições que a devem guiar por toda a vida - lições de respeito,
obediência, reverência, domínio próprio. As influências educativas do lar são
uma força decisiva para o bem ou para o mal. São, em muitos sentidos, silenciosas
e graduais, mas sendo exercidas na direção devida, tornam-se fator de grande
alcance em prol da verdade e justiça” (Orientação da Criança, p. 17).
c)
A família é o cenário em que os valores
religiosos, morais, intelectuais e sociais são desenvolvidos e cultivados.
2.
A igreja.
a)
A
igreja é um centro educativo. O culto em sua liturgia contribui para o
conhecimento de Deus como Criador, Redentor e Mantenedor.
b)
Ellen G. White afirma:
“Os cânticos de louvor, a oração, a palavra ministrada pelos embaixadores do
Senhor, são os meios que Deus proveu para preparar um povo para a assembleia lá
do alto, para aquela reunião sublime à qual coisa nenhuma que contamine poderá
ser admitida” (Testemunhos Seletos, v. 2, p. 193).
c)
Os pais devem instruir os filhos em todos os
aspectos da vida espiritual.
3.
A Escola.
a)
Atualmente, a sociedade promove uma educação
meramente acadêmica tendo como pressuposto a competição no mercado de
trabalho.
b)
Da perspectiva divina, a educação que transforma o
ser humano vai além do aspecto acadêmico.
c)
Deus tinha isso em mente quando orientou o
estabelecimento das escolas dos profetas: “Essas escolas se destinavam a servir
de barreira contra a corrupção prevalecente, a fim de prover à necessidade
intelectual e espiritual da juventude, e promover a prosperidade da nação,
dotando-a de homens habilitados para agir no temor de Deus como dirigentes e
conselheiros. Para tal fim, Samuel reuniu grupos de rapazes piedosos,
inteligentes e estudiosos. Eles foram chamados os filhos dos profetas.
Enquanto estudavam a Palavra e as obras de Deus, Seu poder vivificante
despertava neles as energias da mente e do coração, e os estudantes recebiam
sabedoria do alto. Os instrutores não só eram versados na verdade divina, mas
tinham pessoalmente experimentado comunhão com Deus, e obtido concessão
especial de Seu Espírito. Desfrutavam o respeito e a confiança do povo, tanto
pelo seu saber como pela sua piedade” (Educação, p. 46).
III.
Resultados da Educação Cristã
1.
A
educação cristã, através de princípios morais e espirituais fundamentados na
Bíblia:
a)
Habilita
o
homem para boa conduta (ver 2Tm 3:16,17).
b)
Transforma
o
senso de valor do homem, transferindo-o daquilo que é transitório para aquilo
que é permanente (ver Fp 3:7,8; Hb 11:24-27).
c)
Desenvolve
no
educando a consciência de exercer a cidadania com direitos e deveres na
sociedade em que ele está inserido (ver Mt 22:21; Lc 2:1-4).
2.
Estatutos
e
orientações divinas mantidas na vida humana têm reflexos na vida social (Dt
6:6,7; Dn 1:8; Rm 13:1 -7).
Conclusão
1.
O significado do
chamado de Deus a Abraão estava associado à educação que ele daria aos filhos.
2.
Entre as três
instituições educacionais (a família, igreja e escola), é o lar que desempenha
papel fundamental. Conclui Ellen G. White: “A sociedade compõe-se de famílias,
[...] do coração ‘procedem as saídas da vida’ (Pv. 4:23), e o coração da
sociedade, da igreja e da nação, é o lar. A felicidade da sociedade, o êxito
da igreja, a prosperidade da nação, dependem das influências domésticas” (O Lar
Adventista, p. 15).
Revista do Ancião - Abr - jun 2012. Of. Depto da Comunicações da UCB
Luís Carlos Fonseca
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