“Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento.” Ecle. 12:1
O Comandante norte americano Douglas Mac Arthur, dando instruções ao seu batalhão, certa vez disse:
“A juventude não é um período da vida; ela é um estado de espírito, um efeito da vontade, uma qualidade da imaginação, uma intensidade emotiva, uma vitória da coragem sobre a timidez, do gosto da aventura sobre o amor ao conforto. Não é por termos vivido um certo número de anos que envelhecemos; envelhecemos porque abandonamos nosso ideal. Os anos enrugam o rosto; renunciar ao ideal enruga a alma. As preocupações, os temores, as dúvidas e os desespero são os inimigos que lentamente nos inclinam para a terra e nos tornam pó antes da morte. Jovem é aquele que se admira, se maravilha e pergunta, como a criança insaciável: e depois? Que desafia os acontecimentos e encontra alegria no jogo da vida. És tão jovem quanto a tua fé. És tão velho quanto a tua descrença. Tão jovem quanto a tua confiança em ti e a tua esperança. Tão velho quanto o teu desânimo. Serás jovem quanto te conservares receptivo ao que é belo, bom e grande. Receptivo às mensagens da natureza, do homem e do infinito. E se um dia o teu coração for atacado pelo pessimismo e corroído pelo cinismo, que Deus então, se compadeça da tua alma de velho.”
Eis os 10 conselhos para se manter jovem:
1) Procure rodear-se de amigos alegres. Os tristes deprimem e desanimam. Cuidado para não ser um destes deprimidos.
2) Nunca deixe o cérebro desocupado. Continue a aprender sempre. Aprenda mais sobre o mundo, a vida e sobre as coisas de Deus. Lembre-se de que uma mente vazia é o ambiente propício para a instalação do mal.
3) Nunca deixe de apreciar as coisas belas e simples.
4)Ria com frequência. Solte gargalhadas. Se tem amigos que gostam de rir, passe mais tempo com eles.
5) Se em algum momento surgirem as lágrimas, isso é natural. Resista. Recupere e siga em frente. Lembre-se que a única pessoa que vai viver consigo a vida toda é você mesmo.
6)Cerque-se de pessoas e animais que você ama. Procure ler e ouvir músicas que enobrecem sua alma. Escolha plantas e flores que agradam. A sua casa é o seu refúgio!
7)Cuide da sua saúde. Se ela está bem, preserve-a. Se está instável, melhore-a. Procure o seu médico e dentista periodicamente. Faça exercícios físicos
8) Não frequente lugares onde não se sinta bem. Procure os lugares que lhe tragam animo; como o campo, a praia ou a cidade. Evite os lugares que trazem tristezas.
9) Não se esqueça de dizer às pessoas do seu convívio que as ama, e que se sente bem com elas.
10) Perdoe aqueles que lhe fizeram sofrer. Você pode não ter uma segunda oportunidade. Perdoe a si e peça perdão à Deus e às pessoas a quem ofendeu.
Continue jovem!
Luís Carlos Fonseca
Sem comentários:
Enviar um comentário