domingo, 11 de novembro de 2012

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 8 – A IGREJA AO SERVIÇO DA HUMANIDADE


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 8 – A IGREJA AO SERVIÇO DA HUMANIDADE

VERSO ÁUREO: “Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te em breve; para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo.” I Tm 3:14 e 15.

INTRODUÇÃO: O que é a igreja? De acordo com o verso áureo da lição é a coluna e firmeza da verdade. Cuidado, pois a igreja não é um clube social!

Sobre que colunas da verdade está apoiada a igreja de Deus?
1)      Deus. “Mas o Senhor Deus é a verdade; ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno; ao seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação.” Jeremias 10:10. Ver os atributos de Deus: Só Deus é amor, I João 4:8. Só Ele merece adoração, Lucas 4:8. Só Ele pode perdoar, Marcos 2:7.


2)      Jesus. “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João 14:6. Ver os atributos de Cristo: Ele é nosso Mediador, I Timóteo 2:5. Ele é nosso Advogado, I João 2:1. Ele é nosso Salvador, II Timóteo 1:10.

3)      Espírito Santo. “Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade.” I João 5:6. “Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.” João 16:13

4)      A Bíblia. “Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.” João 17:17.

5)      A Lei. “A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade.” Salmos 119:142. “Tu estás perto, ó Senhor, e todos os teus mandamentos são a verdade.” Salmos 119:151

Sempre foi o propósito de Deus que a Sua mensagem de salvação fosse proclamada por seres humanos que aceitando a salvação, se tornassem o Seu povo, a Sua igreja. Assim, Israel foi organizado como nação para pregar a palavra de Deus às várias nações e a Igreja apostólica foi criada para concluir a obra de Deus.

Dentro deste panorama que papel você ocupa na proclamação da Palavra?

Veja este texto: Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.” I Pedro 2:9-10

DOMINGO (18 de novembro) A NATUREZA DA IGREJA - PARTE I - De acordo com palavra original de igreja -  Ecclesia, significa: “Chamada ou convocada para fora.” Desde Adão e Eva, que tinham o propósito de educar os seus filhos para manterem a fidelidade a Deus, depois passando pelo modelo patriarcal, depois pelas famílias descendentes de Abraão (o povo judeu), passando pela igreja cristã primitiva e até os nossos dias o propósito da igreja continua o mesmo, que é o de resgatar e salvar pessoas para o reino de Deus.

Como era a igreja nos dias apostólicos? “A igreja passava por um período de paz em toda a Judéia, Galiléia e Samaria. Ela se edificava e era encorajada pelo Espírito Santo, crescia em número, vivendo no temor do Senhor.” Atos 9:31.

Gosto de pensar na igreja como indivíduo. Eu sou a igreja. Você é a igreja. Assim sendo, quando falo em reavivamento, reforma e missão, isso deve começar comigo. Quando começa comigo e com você, ai a igreja também usufrui a mesma experiência.

Qual é o modelo bíblico de igreja “para fora?” A) Igrejas em lares. “Saudai também a igreja que está em sua casa. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Acáia em Cristo.” Romanos 16:5. Ver também I Cor. 16:9. B) Igrejas em cidades. “A igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.” I Coríntios 1:2. Ver também Gál. 1:2. C) A igreja em áreas mais vastas. “Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galiléia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo.” Atos 9:31. Ver também Mateus 28:18-20

Tendo em vista este ponto de vista, que atividades tenho realizado para mostrar o amor de Deus às pessoas?

SEGUNDA-FEIRA ( 19 de novembro) A NATUREZA DA IGREJA - PARTE IIQual é o objetivo porque existe a igreja na terra? Tanto no Velho Testamento, quando Deus escolheu Israel como povo de Sua propriedade, como no Novo Testamento, também chamando homens e mulheres para se dedicarem exclusivamente a Ele, sempre os responsabilizou com a missão de proclamar o Seu plano de libertação para o homem caído e escravo de Satanás e do pecado.

A natureza da igreja é preparar um povo santo para viver a eternidade com Deus depois da segunda vinda de Jesus. Este é o objectivo de Deus: “Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.” Efésios 5:27

Tendo isso em vista este objetivo o que é preciso fazer para que os pecadores alcancem a salvação em Cristo? A) Aceitar o convite de salvação. B) Arrepender-se dos seus pecados. C) Confessar os seus pecados. D) Ser batizado (pertencer ao reino.) E) Viver em união com os irmãos da igreja. F) Levar uma vida santificada pela Palavra de Deus.

Sobre a unidade temos este lindo texto: “Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo? E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo? Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato?” I Coríntios 12:12-17.

A Igreja foi eleita por Deus e a ele pertence. Tal como Deus é santo, ela deve também ser santa. Do mesmo modo o membro assume o compromisso de santidade em toda a sua maneira de viver. Isto somente é possível mediante o controle do Espírito Santo. “Se vivemos pelo Espírito, pelo Espírito pautemos também a nossa conduta.” Gál. 5:25.

TERÇA-FEIRA (20 de novembro) - A MISSÃO DA IGREJA – A Igreja tem uma missão. Disse Jesus: “Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos…” Mat 28:19.  A Igreja é serve de luz neste mundo de pecado para iluminar os corações que estão em trevas. Cada membro, dentro da Igreja, deve refletir a luz do amor de Cristo para os outros. O amor de Cristo deve envolver cada membro de tal modo que seu amor se espalhe pelo mundo como ondas de amor. Unidos em torno de Cristo e refletindo o amor de Cristo, podemos transformar o mundo. Como igreja, todos temos uma missão. Jesus confia a cada um que aceita seu convite, e, portanto, a cada membro, a sagrada tarefa de ser no mundo uma bênção. “E por meio de você todos os povos do mundo serão abençoados.” Gên 12:3

O mundo em angústia e desespero, aguarda e anseia desesperadamente uma revelação de amor genuíno. É o privilégio de cada membro consagrado a Cristo participar desta missão. Transmitindo amor e infundindo esperança, homens e mulheres serão preparados para um viver feliz aqui e habilitados para a eternidade.

Como podemos participar da missão? A) Dando um bom testemunho para a família, familiares, amigos, vizinhos, colegas de trabalho, colegas de escola, etc… b) Convidando um amigos para ir à igreja conosco. c) Oferecendo um folheto ou livro. d) Fazendo visitas nos hospitais, lares de idosos e de pessoas enfermas. e) Fazendo um estudo bíblico com alguém. F) Participando de um pequeno grupo de oração, testemunhos e estudo da Palavra. g) Participando de um grupo musical para cantar em lugares específicos.

O crente que está envolvido em alguma actividade missionária mantém a sua vida espiritual em ordem com Cristo. Os nossos dons que não são usados logo perdem a sua função.

O que estes textos nos dizem sobre o uso dos dons? “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo. Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo.” Efésios 4:11-13

“Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos. Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado.” Mateus 25:28-29

QUARTA-FEIRA (21 de novembro) - UNIDADE DA IGREJA – Este é o texto para hoje: “Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.” João 17:21-23

Conhecendo o coração humano Jesus orou em favor da unidade da igreja. Não existem dois seres humanos iguais, dois digitais iguais, duas folhas iguais mesmo na mesma árvore, dois flocos de neve iguais. Deus ama a unidade embora tenha criado a diversidade das espécies. Com a Igreja é assim também. Várias são as culturas e tradições de onde viemos e em Cristo formamos um só povo. Entre o  povo de Deus existe perfeita unidade na diversidade. Cada membro do corpo contribui com sua parte para o êxito do todo. Esta questão, muito importante, foi claramente compreendida pelos membros da igreja apostólica. Para eles a missão era da Igreja.

Em Atos 2 vemos que o Espírito Santo, à resposta das orações dos apóstolos e crentes, foi a fonte divina que moveu o coração das pessoas para a unidade: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração.” Atos 2:42-46

Veja estes outros textos: “Procurem aperfeiçoar-se, exortem-se mutuamente, tenham um só pensamento, vivam em paz. E o Deus de amor e paz estará com vocês.” II Cor. 13:11.

“Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer.” I Coríntios 1:10

QUINTA-FEIRA (22 de novembro) - O GOVERNO DA IGREJA – Há pelo menos três maneiras de governos entre as igrejas cristãs: 1) O Governo Congregacional - Nesta forma de governo eclesiástico, a igreja é aquela "comunidade local", formada de crentes unidos para a adoração e obediência a Deus, no testemunho público e privado do Evangelho, constitui-se em uma Igreja local que é autônoma e não está sujeita em termos de Igreja a qualquer outra entidade senão à sua própria congregação. O poder de mando de uma igreja congregacional reside em suas Assembléias. Os Batistas e congregacionalistas fazem parte deste tipo de liderança. 2) O Governo Episcopal - Neste sistema mais antigo, adotado como por exemplo pela Igreja Católica Romana e pela Igreja Ortodoxa, os ministros principais da igreja são os bispos. Outros ministros são presbíteros e diáconos. O Governo é centralizado na figura de um dirigente, responsável pelas decisões e destinos da igreja, mas que possui um grupo de subalternos, o Colégio Episcopal, responsáveis pela administração da gestão do sistema. Como denominação evangélica, a Igreja do Evangelho Quadrangular e Universal segue este governo, qual o bispo rege uma ou mais regiões eclesiásticas e há ainda os pastores, evangelistas e diáconos. 3) O Governo Representativo - Essa forma de governo, é caracterizada pela eleição de delegados, para voto em Assembléias, para escolha dos dirigentes por um determinado período de tempo. Essa é a forma de governo adotada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. 

A Igreja sempre é apresentada na Escritura como um corpo unido em todas as suas partes e como tal deve ser governado de forma representaviva. Tecnicamente dividida em departamentos e cada um despenhando uma tarefa específica, estes são administrados por uma liderança central que mantém todos os seus ramos unidos, formando um corpo harmônico e perfeito no cumprimento da missão da igreja.

Veja estes textos: “Deve-se ter grande cuidado de que a obra, em cada ramo da causa, esteja harmoniosamente unida com cada um dos outros ramos, fazendo assim um todo perfeito." Testemunhos Para a Igreja, vol. 9, 136.

“Portanto, em nosso trabalho e nas nossas dádivas à causa de Deus, não é seguro ser dominado pelos sentimentos ou pelo impulso. Dar ou trabalhar quando são despertadas as nossas simpatias, e reter nossas dádivas ou serviço quando as emoções não são estimuladas, é rumo inseguro e perigoso”. E orienta de modo enfático: “Devem os cristãos agir guiados por princípios fixos, seguindo o exemplo de abnegação e de sacrifício próprio do Salvador.” Conselhos Sobre Mordomia, 25.

SEXTA-FEIRA (23 de novembro) - CONTRIBUIÇÃO ADICIONAL - “Enquanto não houver unidade, Ele não moverá aqueles a quem confiou recursos e aptidões para o avançamento desta obra.” Test. Seletos vol. 2, 460.

“Muitos há que insistem com grande entusiasmo que todos os homens deviam ter participação igual nas bênçãos temporais de Deus. Mas isto não foi o propósito do Criador. A diversidade de condições é um dos meios pelos quais é desígnio de Deus provar e desenvolver o carácter.” Patriarcas e Profetas, 571.

 “Antes do dia de Pentecostes, os discípulos se reuniram e tiraram dentre eles todas as desinteligências. Estavam de um mesmo sentimento.” DTN, 615.

“Tirem os cristãos de meio delas as dissensões, e entreguem-se a si mesmos a Deus para a salvação dos perdidos. Peçam a bênção com fé, e ela há de vir.” DTN, 616.

“Irmão achar-se-á ligado a irmão, pelos laços áureos do amor de Cristo. O Espírito de Deus, unicamente, é que pode efetuar esta unidade… A Ele unidos, achar-se-ão também unidos entre si mesmos, na mais santa fé. Quando buscarmos esta unidade com o empenho que Deus deseja empreguemos, ela nos virá.” Test. Seletos, vol. 3, 246 e 247.

“Não há necessidade de duvidar, de estar temeroso de que a obra não seja bem-sucedida. Deus está à testa da obra, e porá tudo em ordem. Caso haja coisas necessitando serem ajustadas na direção da obra, Deus atenderá a isso, e trabalhará para endireitar todo erro. Tenhamos fé que Deus vai conduzir a nobre nau que transporta o Seu povo, em segurança, para o porto.” Mensagens Escolhidas, vol. 2, 390.

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário