domingo, 2 de dezembro de 2012

OS MISERICORDIOSOS


OS MISERICORDIOSOS…

“Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.” Mateus 5:7 Ler também Tiago 2:13

Há muitos anos, lá nos Estados Unidos da América, um casal desceu do trem, tomou um táxi e saiu à procura de hotel para passar a noite. Depois de muito andar, dirigiu-se para um pequeno hotel, mas muito limpo e decente. A cidade era Nova York; e como é até hoje, aquela cidade tinha todos os hotéis ocupados.


O homem perguntou para o recepcionista: - O senhor tem um quarto onde eu e a minha mulher possamos passar a noite? Já andamos por toda a cidade e não encontramos nenhum lugar. Por favor, já estamos cansados e amanhã teremos muitas atividades aqui.

- Bem, respondeu o encarregado, não temos um único quarto disponível no hotel; mas vocês poderão ficar no meu próprio quarto. Não é grande e nem tão bom como os quartos dos hóspedes, mas está limpo e para mim será um prazer hospedá-los esta noite.

Disse a mulher:  - Que Deus o abençoe! Descansaram a noite toda e na manhã seguinte, na hora do café da manhã, o homem pediu para que um dos garçons chamasse o funcionário da noite, pois tinha algo muito importante para falar-lhe. Quando já estavam sentados, disse ao homem: - Eu sou John Jacob Astor. Você é uma pessoa muito nobre para passar o resto da sua vida como porteiro noturno de um residencial.
Jacob Astor perguntou-lhe: - Você aceita ser gerente de um dos meus hotéis aqui na América? Ele aceitou e trabalhou para aquela rede de hotéis. Com o passar de alguns anos ele tornou-se o gerente da famosa rede de hotéis; Waldorf Astória.

Ser misericordioso compensa! Algumas pessoas recebem a recompensa ainda nesta vida, outras receberão na eternidade.

Que lição de amor e misericórdia Jesus nos ensinou? “Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me. Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” Mateus 25:34-40.

Qual é o significado da palavra misericórdia? No original tem duas palavras: Córdis=coração de Deus e Miseris=situação miserável e pecaminosa do homem.

Há um texto bíblico que retrata bem esta questão: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim. Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.” Lamentações 3:22-23. A misericórdia de Deus deve ser encarada no âmbito vertical. Já, os atos de misericórdia do homem devem ser praticados no sentido horizontal. Misericórdia no real sentido significa Deus abaixar-se até nós, e cuidar de nós como uma mãe cuida do seu bebé.

Eu vi as misericórdias de Deus em vários momentos da minha vida: Um momento que marcou-me muito foi quando; com a idade de apenas 7 anos, eu e meus irmãos mais velhos fomos buscar laranjas na quinta que meu pai tinha. A chácara ficava a uns 3 quilómetros de casa. Fomos pelo caminho normal; mas na volta, quisemos seguir um atalho por causa do peso das laranjas. E o caminho mais curto passava por um rio que transbordava por causa da chuva. Havia apenas um pau, colocado sobre o rio, para passarmos. Quando chegou a minha vez de passar pela ponte, eu perdi o equilíbrio e cai. Quando estava afogando-me, senti umas mãos fortes me erguendo e tirando-me de dentro da água, pois meus irmãos não conseguiam salvar-me. Com certeza foi um anjo disfarçado em um homem, pois ninguém conhecia aquele homem. Eu acredito na existência dos anjos. O ministério dos anjos é muito importante!

Alguém descrevendo um anjo disse assim: "É um guardião que cuida de nós. Nós não sabemos a forma que ele toma. Um dia um velho, no outro uma menina. Não podemos negar que os nossos anjos existem, eles aparecem de qualquer jeito, os lugares mais estranhos e nas horas mais estranhas. Eles podem falar de qualquer jeito.” Eu senti a presença de um anjo e fui salvo por ele. A bíblia diz assim: “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.” Salmos 34:7.

Jesus ensinou-nos que quando somos salvos por Deus, devemos retribuir os atos de misericórdia de Deus, ajudando os outros. Quando Jesus proferiu esta bem-aventurança: “Bem-aventurados os misericordiosos…”, Ele queria dizer: “Nós os judeus e também todos os cristãos vivemos oprimidos pelos romanos e mundanos, mas necessitamos realizar misericórdia, independentemente de sermos beneficiados ou não.

Esta bem-aventurança facilmente pode ser invertida. A nossa tendência é de sermos misericordiosos somente com aqueles que são bons para conosco. Sobre este ponto Jesus disse assim: “Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam. Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses; e dá a qualquer que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho tornes a pedir. E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também.” Lucas 6:27-31.
Sobre a misericórdia há dois principais pensamentos:

Pensamento humanista: Afirma que aquele que é misericordioso alcançará misericórdia das pessoas. Se você faz o bem às pessoas, consequentemente elas também farão o bem a você. A verdade é que isso nem sempre acontece. E, além disso, Jesus não está pensando nisso nesta bem-aventurança. Ele não está falando de alcançar misericórdia das pessoas. O que ele está nos ensinando nesta promessa é que os misericordiosos alcançarão a misericórdia de Deus. Deus é a fonte de toda misericórdia. As promessas das bem-aventuranças expressam a bondade de Deus em abençoar Seus filhos.

Pensamento judaico: Alcançar a misericórdia de Deus depende de você ser misericordioso. Isso significa que salvação está baseada nas boas obras do homem. Tal pensamento está totalmente errado, pois não encontra sustentação bíblica. Ele anula a doutrina bíblica da salvação pela graça de Deus conforme o ensino de Efésios 2:8-10.

Ellen White disse assim: “É o próprio Deus a fonte de toda a misericórdia. Seu nome é misericordioso e piedoso. Ele não nos trata segundo os nossos merecimentos. Não indaga se somos dignos de Seu amor, mas concede-nos as riquezas desse amor, a fim de fazer-nos dignos.”

Eu devo ser misericordioso porque fui salvo por Jesus e não para fazer troca com as bênçãos de Deus. 

Você realiza atos de misericórdia? As pessoas ao olharem para você dizem que você é alguém que atende as necessidades dos outros? Temos desenvolvido os nossos dons espirituais em favor do próximo?

Veja o pecado da omissão: “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando.” Tiago 4.17

Conta-se que Jorge Miller, um pastor evangélico na Inglaterra, começou por adotar crianças, e logo as pessoas perceberam a sua bondade e foram deixando bebês e crianças na sua porta. Com o passar dos anos, ele, a sua mulher e alguns voluntários cuidavam de quase duzentas crianças. As dificuldades financeiras foram surgindo ao ponto de faltar até o bem essencial; os alimentos. Um dia, na hora do café da manhã, eles não tinham nada para oferecer às crianças. O pastor fez a seguinte oração diante das crianças que já estavam na mesa para tomarem o pequeno-almoço: “Senhor Jesus. Abençoa os alimentos que vamos tomar, mas que ainda não chegaram. Amém.” Dentro de alguns instantes um senhor, tocado por Deus, que tinha uma quinta bem grande parou com a sua carruagem e deixou muitas frutas, pão e leite suficientes para todos.

Jorge Miller certo dia disse assim: “ Houve um dia que morri, morri totalmente. Morri para mim e para as minhas opiniões, preferências, gostos e vontades. Morri para o mundo. Morri para a aprovação ou condenação dos irmãos e amigos. E desde então tenho me esforçado tão-somente para buscar a Deus e atender as necessidades das crianças.”

No livro Beneficência social, 35 lemos este pensamento: “Que é a religião pura? Cristo nos diz que é o exercício da piedade, simpatia e amor no lar, na igreja e no mundo. Essa é a religião que deve ser ensinada aos filhos é artigo genuíno. Ensinai que onde quer que haja necessidade humana e sofrimento, aí há um campo de atividade missionária.

Em Tiago 1:25-27 encontramos: “A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.”

O grande exemplo de ser misericordioso é o nosso Senhor Jesus Cristo. Lendo os evangelhos, vemos o quanto ele foi misericordioso com as pessoas sofridas que solicitaram a Sua ajuda. Cegos, leprosos, aleijados, enfermos e aflitos iam até ele e clamavam-lhe: “Senhor, tem misericórdia de nós!” Ele teve misericórdia de todas estas pessoas sofridas e fez algo para ajudá-las. E mais do que tudo isso. Ele teve grande misericórdia de nós pecadores. Ele, dos altos céus, contemplou nossa terrível miséria como pecadores perdidos e dignos do castigo eterno e fez algo por nós; Ele agiu em nosso favor. Pois deixou Sua glória, humilhou-Se ao vir a este mundo para sofrer e morrer por nós e assim nos libertar da terrível miséria do pecado em que nos encontrávamos. Isso é ser misericordioso. Em Hebreus 2:17 lemos o seguinte acerca do nosso Senhor: “Por isso mesmo convinha que, em todas as coisas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo-sacerdote nas coisas referentes a Deus para fazer propiciação pelos pecados do povo.”

Que possamos buscar a misericórdia no trono de Deus e distribui-la para as pessoas que necessitam de nós. 

Amém.

Luís Carlos Fonseca.

Sem comentários:

Enviar um comentário