domingo, 7 de julho de 2013

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 3 – A PALAVRA: O ALICERCE DO REAVIVAMENTO

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 3 – A PALAVRA: O ALICERCE DO REAVIVAMENTO

VERSO ÁUREO: “Pleiteia a minha causa e livra-me: vivifica-me, segundo a tua palavra.” Salmo 119:154

INTRODUÇÃO – O estudo sério da palavra de Deus tem levado pessoas a um compromisso, também sério, com Deus. A lição desta semana vai mostrar que o estudo diário da Bíblia faz uma diferença muito grande na vida dos filhos de Deus. 


Os reavivamentos que houve, em todos as épocas, tiveram início porque pessoas responsáveis lançaram mãos do braço do onipotente Deus. Os crentes encontram graça salvadora em Deus, através da Sua palavra. Já aqueles que procuram levar uma vida sem o apoio das Escrituras, fatalmente vão perecer na fé. 
Deus já declarou: “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.” Oséias 4:6

O vigor e a vibração da vida espiritual começam com a Palavra e a oração. A começar comigo, eu devo dedicar momentos preciosos para a leitura e estudo da palavra de Deus. Segundo as estatísticas, a Bíblia Sagrada ainda é o livro mais lido em todo o mundo com quase 4 bilhões de cópias. O conteúdo que hoje está à disposição da população, em praticamente todos os países, foi escrito originalmente em três idiomas principais que são; hebraico, grego e aramaico por mais de 40 autores. A Bíblia Sagrada contém biografias, crônicas, poesias, cartas, narrativas históricas e profecias. Já foram registradas publicações do texto bíblico em 2.539 diferentes línguas diferentes.

O que é a Bíblia? A palavra “bíblia” vem do latim e grego e significa “conjunto de pequenos livros”, um nome apropriado, já que a Bíblia é o Livro para todas as pessoas, de todos os tempos. É um livro sem igual, sozinho em sua classe. Sessenta e seis livros fazem parte da Bíblia. Eles incluem livros da lei, tais como Levítico e Deuteronômio; livros históricos, tais como Esdras e Atos; livros de poesia, tais como Salmos e Eclesiastes; livros de profecia, tais como Isaías e Apocalipse; biografias e evangelhos, tais como Mateus e João; e epístolas, cartas formais, tais como Tito e Hebreus.

O que adianta tudo isso se eu não me alimento da Palavra diariamente? Como vai a sua vida de comunhão com Deus?

DOMINGO (14 de julho) REAVIVADOS PELA PALAVRA - A lição de hoje menciona que o profeta Davi encontrava forças na palavra de Deus. Não só Davi, mas todos os profetas do passado, e pessoas do presente, são reavivadas pelo contato com a palavra de Deus. A vida espiritual de Davi foi rica em ensinamentos sobre o poder da palavra. Quando lançado ao pó pelo poder destruidor do inimigo; quando aflito, envolvido por circunstâncias de perigo; quando não enxergava nenhuma alternativa de escape, ele encontrava na palavra de Deus novo vigor e renovação espiritual.

Nos salmos, Davi fala das bênçãos da palavra de Deus em sua vida. Veja estes textos maravilhosos: “A minha alma está pegada ao pó; vivifica-me segundo a tua palavra.” Salmos 119:25

“Estou aflitíssimo; vivifica-me, ó Senhor, segundo a tua palavra.” Salmos 119:107

“Olha para a minha aflição, e livra-me, pois não me esqueci da tua lei. Pleiteia a minha causa, e livra-me; vivifica-me segundo a tua palavra.” Salmos 119:153-154.

Davi esteve aflito, pelo menos por três motivos: 1) Porque era perseguido por Saul. 2) Por causa do adultério com Batseba 3) E pela morte de Urias. Quando ameaçado por seus pecados, Davi apegou-se à promessa de livramento de Deus: “Busquei ao Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.” Salmos 34:4

A que Jesus Se compara? “Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.” João 6:53 - “Este é o pão que desceu do céu; não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre.” João 6:58.

Quando lemos, ouvimos e estudamos a Bíblia nossa alma fica alimentada com o próprio Jesus Cristo que habita em nós. E isso constitui num grande privilégio, e é no mínimo, maravilhoso! Quando temos este contato diário com Deus, através da Sua palavra, participamos alegremente, não só da santa-ceia, mas de todas as atividades religiosas e missionárias. Tornamo-nos ativos no reino de Deus. Aquele que não se alimenta de Cristo não gosta de testemunhar.

SEGUNDA-FEIRA (15 de julho) O PODER CRIATIVO DA PALAVRAEste é o texto principal de hoje: “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” Hebreus 4:12

A Bíblia tem o poder de mudar o modo de vida das pessoas porque ela as ajuda a ver quem realmente são, e não o que imaginam ser. Assim, os que estão em contato direto com a bíblia, e são sinceros com Deus, acabam concluindo que precisam fazer mudanças, e essas mudanças acontecem automaticamente. Por exemplo, Paulo disse o seguinte sobre os que faziam parte da antiga congregação cristã em Corinto e que haviam sido ladrões, beberrões, adúlteros e coisas similares: “Isso é o que fostes alguns de vós. Mas vós fostes lavados . . . com o Espírito de nosso Deus.” Ver I Coríntios 6:9-11.

Em Hebreus 4:12, é declarado que a Palavra de Deus é viva e eficaz, capaz de penetrar nos mais íntimos cantos da alma. Esta é apenas uma maneira de demonstrar o poder da palavra de Deus agindo no coração humano. A palavra de Deus, agindo em nós, faz a cirurgia devida e necessária eliminando o pecado da nossa vida e criando nova disposição espiritual. É o poder desta palavra que conduz o crente individual, e a igreja toda ao verdadeiro movimento de reavivamento e reforma espirituais.

Veja este outro texto: “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça. Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” II Timóteo 3:16-17

O que dizer dos cristãos que não lêem a bíblia mas passam horas vendo Tv, jogos eletrônicos,  filmes e internet?

TERÇA-FEIRA (16 de julho) JESUS E A PALAVRAComo a palavra de Deus e o Espírito Santo são semelhantes para Jesus? Veja estes textos: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.” João 5:39

“Ele me glorificará, porque há-de receber do que é meu, e vo-lo há-de anunciar. Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há-de receber do que é meu e vo-lo há-de anunciar.” João 16:14-15

Tanto a Bíblia como o Espírito Santo testificam de Jesus. Jesus tinha a noção de que estava acima da Bíblia, pois Ele mesmo a compôs. E até certo ponto Ele disse que o Espírito Santo, que inspirou os profetas à escreverem a Bíblia, também dá testemunho dele. Portanto, o testemunho da palavra, a Escritura conduz para o conhecimento de Jesus. O testemunho do Espírito Santo também conduz para o conhecimento de Jesus. Jesus é o fundamento, o centro da vida espiritual poderosa e da vibrante esperança e certeza de salvação para todos os que crêem.

Mesmo Jesus sendo Deus, qual era o Seu relacionamento com a Palavra do Pai e que exemplo Ele nos deixou? Veja estes textos: “E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.” Lucas 24:27.

“Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.” João 15:10

"E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler. E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração. A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor.” Lucas 4:16-19

Jesus é o personagem principal da Bíblia; o livro inteiro menciona Jesus. O Velho Testamento prediz Sua vinda e prepara o palco para a Sua entrada ao mundo. O Novo Testamento descreve Sua vinda e Seu trabalho para trazer salvação a nosso mundo pecaminoso. Jesus é mais do que uma figura histórica; na verdade, Ele é mais do que um homem. Ele foi Deus em carne, e Sua vinda foi o evento mais importante da história do mundo. Deus Se tornou homem para nos dar um retrato claro e compreensível de quem Ele é. 

Como é Deus? Ele é como Jesus; Jesus é Deus na forma humana. Ver João 1:14; 14:9. Ele sendo Deus manteve o contato com a Sua palavra porque lhe dava prazer e também para nos deixar o exemplo.

QUARTA-FEIRA (17 de julho) - REAVIVAMENTO, FÉ E A PALAVRA – A lição de hoje faz uma forte ligação entre a Palavra e a fé genuína, que geram o reavivamento.

Como desenvolvemos a fé? “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” Romanos 10:17. A leitura, estudo e consequente compreensão das Escrituras geram a fé e levam a pessoa à harmonizar a vida de acordo com a palavra de Deus.

Veja estes outros textos: “Pelo qual recebemos a graça e o apostolado, para a obediência da fé entre todas as gentes pelo seu nome.” Romanos 1:5

“Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.” Romanos 1:17.

“Unicamente o Espírito de Deus pode criar um entusiasmo sadio. Deixai que Deus opere, e ande o instrumento humano silenciosamente diante dele, vigiando, orando, olhando a Jesus a todo momento, conduzido e controlado pelo precioso Espírito que é luz e vida.” Mensagens Escolhidas, vol. 2, 16 e 17.

Portanto, o verdadeiro reavivamento espiritual é o fruto da obediência que vem pela fé em Deus através da Palavra. Portanto meu amigo, é mesmo necessário estudar diariamente a bíblia; caso contrário, não haverá vida espiritual em nós.

Quão importante é ouvir, ler, obedecer e praticar a palavra de Deus? Veja estes textos: “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.” João 5:24

“Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” Apocalipse 1:3

Qual é o perigo em não atender para o estudo da Bíblia? “Pois as boas novas foram pregadas também a nós, tanto quanto a eles; mas a mensagem que eles ouviram de nada lhes valeu, pois não foi acompanhada de fé por aqueles que a ouviram.”  Heb. 4:2

QUINTA-FEIRA (18 de julho) A PALAVRA: GUARDIÃ E SALVAGUARDA DO REAVIVAMENTO – Este é o texto principal para o estudo de hoje: "Porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus. Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho. E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si. Portanto, vigiai, lembrando-vos de que durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar com lágrimas a cada um de vós. Agora, pois, irmãos, encomendo-vos a Deus e à palavra da sua graça; a ele que é poderoso para vos edificar e dar herança entre todos os santificados.” Atos 20:27-32

Paulo anunciou o evangelho em muitos lugares difíceis e desafiadores. Atenas era uma cidade dominada por idolatria e superstição. Corinto era um antro de perversão sexual. Éfeso somava tudo isso e mais outras corrupções que conspiravam contra a mudança radical de vida. Paulo apelou para permanecerem com a palavra de Deus afim de não caírem em apostasia. Depois que Paulo deixou a cidade de Éfeso, em suas palavras de despedida, ele encomendou-os à Deus e à Palavra de Sua graça, com a certeza que por Deus e por Sua Palavra seriam santificados e preparados para a herança dos salvos. Lindo não é?

Que mudanças a bíblia têm operado em sua vida? Qual é a sua intimidade com a palavra de Deus? Você tem vencido as tentações e o pecado?

Veja estes textos: “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” Salmos 119:11

“Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.” I João 2:14

“Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.” I João 5:4

SEXTA-FEIRA (19 de julho) LEITURA ADICIONALO que o seguinte verso sugere?: “Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.” I Pedro 1:23. A palavra de Deus que “permanece para sempre” passou pelo teste do tempo e sobreviveu. A arqueologia e os milagres na vida de tantas pessoas são provas reais da veracidade e do poder da Bíblia. Mas ela precisa permanecer na nossa vida para que o seu efeito seja sentido. Todos que se rendem, ao poder da palavra atuando na sua vida, são transformados e são gerados para a vida eterna pelo poder do Espírito Santo, e já não vivem na prática dos mesmos pecados de anteriormente.Vivem reavivados no Espírito!

O que tem tirado de nós a disponibilidade e qualidade de tempo para o estudo da bíblia? O excesso de trabalho que leva ao cansaço, as novelas, as séries de filmes, os jogos eletrônicos, a internet, o cuidado dos filhos e netos, o lazer, etc… são sérios fatores que distraem muita gente boa para não ler e nem estudar a Palavra; e muita gente vai se perder por “falta de conhecimento.”

Veja este texto: “Quando todas as outras vozes silenciam e em sossego esperamos perante Ele, o silêncio da alma torna mais distinta a voz de Deus. Ele nos manda: aquietai-vos, e sabei que Eu sou Deus. Somente assim se pode encontrar o verdadeiro descanso. E é essa a preparação eficaz para todo trabalho que se faz para Deus." Desejado de Todas as Nações, 363.

Para resistir aos ataques do diabo precisamos empunhar a palavra da verdade. A palavra é a espada com a qual podemos destruir todas as setas inflamadas do maligno.

Veja estes textos:  “Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.” Efésios 6:13

“Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.” Efésios 6:17

“Satanás bem sabe que todos quantos ele puder levar a negligenciar a oração e o exame das Escrituras, serão vencidos por seus ataques.” Conflito dos Séculos, 562


Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário