terça-feira, 24 de abril de 2018

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 7 (II trimestre 2018) MATEUS 24 E 25


COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 7 (II trimestre 2018) MATEUS 24 E 25

VERSO ÁUREO: “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.” Mateus 24:24

INTRODUÇÃO (Sábado 12 de maio) – A lição desta semana aborda as profecias de Mateus 24 e 25. O capítulo 24 fala dos sinais que precedem a volta de Cristo e o capítulo 25 menciona o nosso preparo para a volta de Cristo. Veja este verso

“E, quando Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo. Jesus, porém, lhes disse: “Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada.” Mateus 24:1,2


Tendo como base a predição de Cristo, de que o templo seria em breve destruído, os quatro discípulos tinham três perguntas para o Jesus: 1) Quando isso, destruição do templo, ocorrerá? 2) Qual será o sinal de Tua vinda? 3) Qual será o sinal da chegada do fim dos tempos? Em Mateus 24:1, o motivo que faz Jesus anunciar a destruição do templo é pelo fato dos discípulos se admirarem do templo e lhe mostrarem suas estruturas. Então o Senhor prontamente lhes diz que, de tudo o que viam, não haveria de ficar pedra sobre pedra que não fosse derrubada. E, assim os discípulos lhe interrogam: Quando serão essas coisas e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo? Mateus 24:3

E o Senhor lhes respondeu através dos sinais; a) Viria muito engano: "E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane.” Mat. 24:4. b) Falsos cristos e falsos profetas se levantariam aos montes: "Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos." Mat. 24:5. c) Guerras e rumores de guerras se multiplicariam: "E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim." Mat. 24:6.  d) Haveria guerra entre as nações: Nação contra nação e reino contra reino: "Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino.” Mat. 24:7 e) Haveria fome, pestes, e terremotos em vários lugares: "e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares." Mat. 24:7

Outro texto bíblico declara que a segunda vinda de Cristo seria precedida por um grande terremoto, bem como por sinais cósmicos no sol, na lua e nas estrelas. ver Joel 2:31; Mat 24:29; Mar 13:24, 25; Luc 21:25 e Apoc. 6:12, 13. Nós, os Adventistas cremos que estes sinais se cumpriram, respectivamente, com o terremoto de Lisboa, no dia 1º de novembro de 1755; o escurecimento do sol e a lua em cor de sangue, em 19 de maio de 1780; e a queda dos meteoritos, na noite de 13 de novembro de 1833.

Destas profecias mencionadas por Cristo, vemos o cumprimento exato de cada uma delas. A destruição de Jerusalém e do santuário, que estava dentro do templo, ocorreu no ano 70 d.C, pelos romanos, e aconteceu mesmos! Vemos fome, pestes, terremotos, muitas igrejas se multiplicando, etc… Se tudo quanto foi anunciado na profecia, ocorreu conforme predito, então podemos ter plena certeza de que estamos próximos da volta de Cristo.

Jesus proferiu várias parábolas para esclarecer o que significa estar pronto para Seu retorno e corno devemos viver até a Sua vinda.. Na parábola das dez virgens, relatada em 25:1-13, Jesus ensina-nos que cada um de nós é responsável por nossa condição espiritual. Na parábola dos talentos, em Mateus 25:14-30, mostra a necessidade de usarmos bem os dons espirituais que Deus nos confiou. Na parábola das ovelhas e dos bodes, Mateus 25:31 46, enfatiza a importância de atendermos aos necessitados, especialmente levando-lhes o evangelho. Cada parábola descreve a nossa preparação para a volta de Cristo.

DOMINGO (13 de maio) UMA PODEROSA CONFIRMAÇÃO DA PROFECIA – A lição de hoje aborda especialmente a profecia relacionada aos falsos cristos que ensinam doutrinas de homens. Os homens procuram enaltecer as filosofias humanas e a ciência, em lugar de colocar Deus e Sua palavra em primeiro lugar. E, quando isso acontece, o inimigo introduz falsas doutrinas e distorce as que foram dadas por Cristo. 

Na época de Jesus havia apenas 3 religiões principais: O Judaísmo, o Mitraísmo e o Cristianismo, que tinha o seu início. Hoje existem mais de 33 mil religiões, somente no Cristianismo. O esoterismo, amplamente espalhado, e que se tornou socialmente aceitável, apresenta-nos o seu cristo afirmando que tudo é divino. Por isso, seus adeptos adoram todas as coisas, como pedras, animais, espíritos demoníacos, etc. Esses falsos cristos, evidentemente, oferecem um falso evangelho, que na verdade não é evangelho e, portanto, também não pode ajudar as pessoas. E, com isso, Jesus é colocado à margem por essas pessoas.

O que diz a Bíblia? "Amados, não deis crédito a qualquer espírito: antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora"  I João 4.1.
  
"Porque os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo. E não é de admirar; porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras." II Coríntios 11.13-15.

Aceitar filosofias baratas, criadas por mentes humanas, é colocar-se no terreno do inimigo e desprezar a Palavra de Deus. A Palavra de Deus diz assim: "Mas, ainda que nós, ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema. Assim como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema" Gál 1:8-9.

Todo cuidado é pouco quando se trata da nossa salvação, pois não se brinca com a vida eterna. Jesus preveniu-nos que nos últimos dias, haveriam falsos cristos que se fariam passar pelo Messias e pretender ser o salvador do mundo. A Bíblia diz em Mateus 24:4-5: "Respondeu-lhes Jesus: Acautelai-vos, que ninguém vos engane. Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; a muitos enganarão."

Jesus preveniu-nos que um dos sinais que aconteceria no final dos tempos, antes da Sua segunda vinda, seria o surgimento dos cristos falsos. A Bíblia diz em Mateus 24:23-26 "Se, pois, alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! ou: Ei-lo aí! não acrediteis; porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Eis que de antemão vo-lo tenho dito. Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto; não saiais; ou: Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis."

Paulo avisa os crentes que tenham cuidado com os apóstolos falsos que pregam sobre um jesus que não é o verdadeiro Jesus da Bíblia. A Bíblia diz em II Coríntios 11:3-4: "Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cristo. Porque, se alguém vem e vos prega outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, de boa mente o suportais!"

O que podemos retirar dos textos mencionados que vem reafirmar a nossa fé e confirmar-nos nas doutrinas de Cristo?

SEGUNDA-FEIRA (14 de maio) RESISTINDO ATÉ O FIM – A lição de hoje mostra que devemos permanecer do lado da Verdade até o fim. Jesus é a Verdade. e tem as Suas doutrinas que são verdadeiras. Em meio a tantos falsos ensinos os filhos de Deus, fiéis, obedecem as doutrinas de Cristo mesmo em face de perseguições. Veja os textos para hoje e trace o paralelo entre o que Cristo disse o o que João pronunciou: “Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão.” Mateus 24:10

“E vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como o dragão. E exerce todo o poder da primeira besta na sua presença, e faz que a terra e os que nela habitam adorem a primeira besta, cuja chaga mortal fora curada. E faz grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer do céu à terra, à vista dos homens. E engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta, dizendo aos que habitam na terra que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia. E foi-lhe concedido que desse espírito à imagem da besta, para que também a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta. E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas, para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome.” Apocalipse 13:11-17.

Encontramos na Bíblia a terceira mensagem angélica de forma clara: “E seguiu-os o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão, também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro.” Apocalipse 14:9,10.

Aqueles que não atenderem esta clara advertência enfrentarão o julgamento e punição. Note a palavra “adoração”. Adorar a besta em lugar de Deus é fornicação espiritual. A marca da besta é um sinal de fornicação e queda espiritual. Essa queda vem como resultado da rejeição da mensagem do terceiro anjo. A adoração da besta e a recepção de sua marca envolverão controvérsia com o sábado. A observância do sábado está baseada no relato bíblico da criação. Adorando no sábado, de forma coletiva, testemunhamos que aceitamos a Bíblia como autoridade máxima. Adorando no sábado testificamos que aceitamos a salvação somente pela graça, baseada apenas nos méritos do sacrifício de Jesus e rejeitamos qualquer doutrina falsa, de homens. Aceitando o sábado bíblico também defendemos a criação de Deus em seis dias literais e rejeitamos a teoria da evolução. Amém?

Mas, não só a doutrina do sábado deve ser obedecida, também a mediação única através de Cristo deve ser enaltecida. “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” Atos 4:12. Ver também João 14:6

Babilônia é o falso sistema religioso dos últimos dias, representado, primeiramente, pela igreja Católica Apostólica Romana e também por todas as suas afiliadas, que transferiu o descanso do sábado para o domingo, ensina que o homem pode interceder e perdoar pecados, como vimos, mas que também ensina outras falsas doutrinas, ver Apoc 18:1-5, como a imortalidade da alma e um inferno a arder para sempre, pontos defendidos por evangélicos e protestantes, mas que não são defendidos pela Palavra de Deus.

Jesus disse: “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus.” Mt 5.10. Esta bem-aventurança nada mais é do que a consequência da genuína vivência da fé cristã, tal como foi exposta por Jesus no Sermão do Monte. Se você vive o cristianismo de frma verdadeira, nem todos vão gostar de você, você sofrerá perseguições. Foi assim em todo o período da história que compreende as Sagradas Escrituras. Foi assim em toda a história da igreja, e não será diferente conosco hoje. Mas, a esperança é que os perseguidos são felizes e ganharão a vida eterna!  Amém?

Vamos lembrar que para resistirmos até o fim devemos conhecer a Palavra de Deus e tê-la no nosso interior

“Os que se esforçam por obedecer a todos os mandamentos de Deus defrontarão oposição e escárnio. Apenas em Deus ser-lhes-á possível subsistir. A fim de suportarem a prova que diante deles está, devem compreender a vontade de Deus como se acha revelada em Sua Palavra; poderão honrá-Lo, unicamente, tendo uma concepção correta de Seu caráter, governo e propósitos, e agindo de acordo com estes. Pessoa alguma, a não ser os que fortaleceram o espírito com as verdades da Escritura, poderá resistir no último grande conflito. A toda alma  virá a inquiridora prova: Obedecerei a Deus de preferência aos homens? A hora decisiva está mesmo agora às portas. Estão nossos pés firmados na rocha da imutável Palavra divina? Estamos preparados para permanecer firmes em defesa dos mandamentos de Deus e da fé de Jesus?” O Grande Conflito, 593 e 594.

TERÇA-FEIRA (15 de maio) A “ABOMINAÇÃO DA DESOLAÇÃO”O que significa a abominação da desolação? Jesus citou o texto de Daniel que diz: “E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador.” Daniel 9:27.

“E braços serão colocados sobre ele, que profanarão o santuário e a fortaleza, e tirarão o sacrifício contínuo, estabelecendo abominação desoladora.” Daniel 11:31.

Jesus disse assim: “Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, entenda.” Mateus 24:15,

Esse texto é parte da profecia das 70 semanas, com sua predição da vinda do Messias e da destruição do templo e da cidade de Jerusalém no ano 70 d.C. A destruição é a associada com “a abominação desoladora.” Em Daniel 9:27 designa a força abominável que, depois da morte do Messias, causa desolação por destruir a cidade, e especialmente o templo. Foi precisamente assim que Jesus entendeu a passagem quando ele a aplicou a uma destruição futura literal tanto da cidade quanto do templo pelos exércitos romanos no ano 70. d.C

O ponto que torna esta profecia especialmente intrigante (abominação desoladora) é que Jesus a identifica como um sinal específico de que o fim está próximo. Foi em resposta à pergunta dos discípulos: “Quando sucederão estas coisas e qual será o sinal da tua vinda e do fim do mundo?” que Jesus falou da abominação da desolação. então devemos entender como algo que está acontecendo hoje, e já vamos ver isso!

Alguns ensinam que esta profecia foi cumprida quando Antíoco Epifânio I interrompeu o serviço de sacrifícios do santuário entre 168 e 165 a.C. A abominação eles apontam para o porco que Antíoco tinha oferecido sobre o altar no templo. Outros acreditam que a abominação da desolação refere-se a um tempo futuro quando um anticristo ateu irá subverter o templo de Jerusalém e usá-lo como seu trono. Depois há aqueles que acreditam que a abominação da desolação eram as normas romanas que foram adoradas em Jerusalém em 70 dC, no tempo de sua destruição por pelo general romano Tito.

Na verdade, o templo sempre teve os seus serviços de sacrifícios interrompidos por povos pagãos que perseguiram o povo judeu no passado. No ano 587 a.C o templo foi destruído por Nabucosonosor, o segundo templo, que foi reconstruído por Zorobabel, rei de Judá, foi maculado pelo Rei Antíoco Epifânio em 168 a.C, depois o templo de Herodes foi destruído no ano 70. D.C. Mas, Jesus coloca a abominação desoladora paro o tempo do fim. E agora?

O que Cristo quis dizer quando falou da abominação desoladora? O cumprimento histórico aconteceu no início do quarto século, no chamado Cesar papismo, que foi um sistema inaugurado pelo imperador romano Constantino I, que unificou as relações entre a igreja e o estado, e que inicialmente foi exercido pelos imperadores. Depois, com o declínio do poder imperial e a ascensão do poder papal, este poder passou a ser exercido pelos papas romanos. Foi nessa época que as verdades do Evangelho Eterno foram lançadas por terra e o poder apóstata e abominável prosperou. Ver Daniel 8:10-11.

Abominação é algo que causa repugnância, repulsa e até espanto e que “provoca um sentimento misto de desprezo, ódio e horror”. E a profecia menciona que o poder papal lançaria a verdade por terra. O que a igreja romana fez? Houve a substituição do sábado pelo domingo. O Concílio de Laodiceia, em 364, determinou que o sábado bíblico do quarto mandamento fosse excluído dos mandamentos de Deus e a sua guarda proibida e considerada não cristã e anatematizada como “judaizante”. Houve a introdução dos santos mediadores no lugar de Cristo. Existe a pretensão do papa perdoar pecados. Existe a doutrina falsa da consciência na morte e oração aos mortos. É pregado um inferno a arder eternamente. Tudo isso é uma ofensa e abominação às doutrinas de Cristo, e é pena que as igrejas evangélicas e protestantes seguem alguns desses erros.

Deus convida as pessoas à saírem deste sistema religioso falso: “E depois destas coisas vi descer do céu outro anjo, que tinha grande poder, e a terra foi iluminada com a sua glória. E clamou fortemente com grande voz, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia, e se tornou morada de demônios, e coito de todo espírito imundo, e coito de toda ave imunda e odiável. Porque todas as nações beberam do vinho da ira da sua fornicação, e os reis da terra fornicaram com ela; e os mercadores da terra se enriqueceram com a abundância de suas delícias. E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas. Porque já os seus pecados se acumularam até ao céu, e Deus se lembrou das iniquidades dela.” Apocalipse 18:1-5. 

Já abandonamos essas crenças e práticas abomináveis e estamos a pregar para as pessoas também abandonarem e obedecerem a Palavra de Deus?

QUARTA-FEIRA (16 de maio) AS DEZ VIRGENS – A lição de hoje aborda a parábola das 10 virgens relatada em Mateus 25:1-13. As dez virgens estavam hospedadas próximas ao lar da noiva. Todas aguardavam o esposo. Houve uma tardança e dormiram. Ouviu-se o clamor: “Ai vem o esposo! ” Cinco noivas tinham as lâmpadas acesas e cinco tinham as lâmpadas apagadas. O noivo veio e cinco delas ficaram do lado de fora.

“Quando Cristo, sentado no alto da colina com Seus discípulos, contemplava o grupo que aguardava a chegada do noivo, contou-lhes esta história, ilustrando o que aconteceria com a igreja que viveria justamente antes da Sua segunda vinda.” Parábolas de Jesus, 406

Existem duas classes de pessoas que, no mesmo grupo, dizem estar à espera do Senhor. São virgens porque professam fé pura. Por isso, são qualificadas como povo de Deus. Possuem coisas em comum: Servem-se de lâmpadas. A lâmpada representa a Palavra de Deus. Sal. 119:105. Servem-se de óleo. O óleo representa o Espírito Santo. Zac. 4:1-14. Assim como a lâmpada não brilha sem óleo, a Palavra de Deus também não brilha sem o Espírito                                                                                                                                                                                          As noivas esperavam a vinda do noivo. Todas estavam munidas de reservatório para óleo. E aparentemente não havia diferença entre elas. Assim acontece com a igreja hoje: Todos têm e dizem conhecer, confiar e obedecer às Escrituras Sagradas. Todos ouviram que o Senhor está vindo e esperam o Seu aparecimento. Há um tempo de espera. A fé é provada nos fogos da aflição, e as preocupações da vida envolvem o povo de Deus. Quando se ouvir o clamor: “Aí vem o esposo, sai-lhe ao encontro”, muitos ficarão para trás.

“Sem o óleo do Espírito de Deus de nada vale o conhecimento da Palavra. A teoria da verdade não acompanhada do Espírito Santo, não pode vivificar a alma, nem santificar o coração. Pode-se estar familiarizado com os mandamentos e promessas da Bíblia, mas se o Espírito do Senhor não introduzir a verdade no íntimo, o caráter não será transformado. E sem essa transformação, seremos presa fácil de Satanás.” Parábolas de Jesus, 408.

Como filho de Deus estamos aguardando o Noivo voltar nas nuvens do céu?
“Deus não aceitará os talentos dos homens mais inteligentes ou mais eloquentes, se a lâmpada interior da alma não estiver preparada e brilhando. Deve haver um coração e alma consagrados”. SDABC, vol. 5, 1075.

Não podemos viver separados de Cristo aqui e ainda estar aptos para a Sua companhia no céu. Amém? Lembremos que a teoria da verdade não acompanhada do Espírito Santo, não pode vivificar a mente, nem santificar o coração.

“O Espírito trabalha no coração do homem de acordo com o seu desejo e consentimento, nele implantando natureza nova; mas a classe representada pelas virgens loucas contentou-se com uma obra superficial. Não conhecem a Deus; não estudaram Seu caráter; não tiveram comunhão com Ele; por isso não sabem como confiar, como ver e viver. Seu serviço para Deus degenera em formalidade.” Parábolas de Jesus, 411

QUINTA-FEIRA (17 de maio) USANDO OS SEUS TALENTOS – Hoje vamos lembrar a parábola dos talentos. Esta parábola está em Mateus 25:14-30 e conta a história de um senhor que concedeu talentos aos seus servos e ausentou-se para bem longe, e depois voltou para reajustar as contas com os servos. Os dois primeiros servos, da parábola, tinham uma relação de amor e confiança para com seu Senhor. O Senhor acreditava neles e eles o amavam, respeitavam e admiravam. Então, quando o Senhor foi embora, eles trabalharam com os talentos que o Senhor lhes deixou. E quando voltou, eles tinham o dobro, como fruto do trabalho das suas mãos. Já o servo com medo nunca poderá ser um servo produtivo. A primeira coisa que um servo precisa para produzir, é sentir-se amado, compreendido, aceito. O fruto do sentimento maravilhoso de sentir-se aceito, será a produtividade. O servo com medo enterrou o talento.

Esta Parábola encerra uma das mensagens mais solenes que o cristão precisa entender: o tipo de relacionamento que Deus quer ter com o ser humano. Às vezes nós nos unimos a uma Igreja pensando que estamos tornando-nos cristãos. No entanto, nunca descobrimos o que é cristianismo verdadeiro. Passamos a vida toda frequentando uma igreja chamada cristã, mas nunca experimentamos alegria da vida cristã. É por isso que poucos conseguem trabalhar para Deus.

Eu gosto muito de comparar a lista dos dons espirituais com a parábola dos talentos. O uso dos talentos ou dons espirituais vai depender do tipo de relacionamento que o crente tem com Jesus.

Veja este texto: “Ninguém que possa viver de egoísmo, e então, tendo servido aos próprios interesses pode entrar no reino do Senhor. Não se adaptariam às cortes celestes. Não poderiam apreciar a pura atmosfera de amor que impregna o Céu. As vozes dos anjos e as músicas de suas harpas não Ihes agradaria...No grande dia do juízo, aqueles que não trabalharam para Cristo, que vagaram sem ter responsabilidade alguma, pensando em si próprios, e agradando-se a si mesmos, serão postos pelo juiz de toda a Terra com aqueles que obraram mal. Receberão a mesma recompensa.” Parábolas de Jesus, 364 e 365

O que você está fazendo com os talentos que lhes foram confiados por Deus? Todos temos talentos, habilidades e dons espirituais e devemos usar para glória de Deus. Amém?

SEXTA-FEIRA (18 de maio) LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO 7 (II trimestre 2018) MATEUS 24 E 25 – As últimas palavras de Cristo são avisos de juízo sobre a terra. Desde que proferiu aquelas palavras já se passaram quase dois milênios. Os sinais da volta de Jesus já se cumpriram todos. Falta apenas a nossa adaptação para o céu, que significa o preparo da nossa vida santificada e escondida em Cristo. Tendo isso em mente devemos estar preparados para a eternidade.

Veja estes textos: “Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convêm ser em santo trato, e piedade, aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?” II Pedro 3:11-12

“Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão. Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas. Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios. Porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embebedam, embebedam-se de noite. Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação. Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo. Que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele. Por isso exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis.” I Tessalonicenses 5:4-11

“Cristo aguarda com fremente desejo a manifestação de Si mesmo em Sua igreja. Quando o caráter de Cristo se reproduzir perfeitamente em Seu povo, então virá para reclamá-los como Seus.” Parábolas de Jesus, 69.

É-nos dito que Jesus passava momentos preciosos em comunhão com o Pai. Veja estes textos: “E, levantando-se de manhã, muito cedo, fazendo ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava.” Marcos 1:35

“Naqueles dias, Jesus foi para o monte fazer oração e passou a noite a orar a Deus. Quando nasceu o dia, convocou os discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de Apóstolos.” Lucas 6: 12-13.

Assim também devemos nós fazer. Devemos vigiar e orar e manter uma íntima comunhão com Deus para estarmos prontos para a Sua segunda volta. Podemos e devemos ser espirituais no nosso lar, na igreja e na sociedade; mas precisamos, como os discípulos, também obedecer as doutrinas como estão na bíblia, para além e passarmos momentos em íntima comunhão com Jesus. Eu o desafio a dedicar, diariamente, 30 minutos para ler a sua Bíblia e fazer orações particulares. Faça planos para isso ou continue no seu programa de comunhão! A ato de vigiar também nos livra de cairmos na tentação e a obediência produz felicidade. Amém?

Luís Carlos Fonseca

2 comentários:

  1. Muito agradeço,pelos comentários enviados,são para mim uma grande ajuda para compreender melhor as palavras de Jesus.

    ResponderEliminar