sexta-feira, 10 de abril de 2020


Um Deus Distante

Quando as coisas estão bem é mais fácil os cristãos acreditarem no Deus, Criador e Mantenedor, e os outros acreditarem nas suas divindades. Mas, quando aparecem as crises, a existência de Deus pode ser contestada por muitos.

A Bíblia Sagrada, em algumas partes, apresenta Deus distante dos Seus filhos, e os textos mais evidentes são estes: “Até quando te esquecerás de mim, SENHOR? Para sempre? Até quando esconderás de mim o teu rosto?” Salmo 13:1

“E esperarei ao Senhor, que esconde o seu rosto da casa de Jacó, e a ele aguardarei.” Isaías 8:17.

“E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” Mateus 27:46

Por que razão sentimos Deus distante de nós em alguns momentos da nossa vida? Ao meu ver, Jó tem a melhor resposta: “Eis que Deus é grande, e nós não o compreendemos, e o número dos seus anos não se pode esquadrinhar.” Jó 36:26.

E curioso que os mesmos personagens da bíblia que disseram que Deus parece estar distante de nós, apresentam Deus próximo e pronto para nos atender. Menciono os seguintes textos: “Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade. Ele cumprirá o desejo dos que o temem; ouvirá o seu clamor, e os salvará. O Senhor guarda a todos os que o amam; mas todos os ímpios serão destruídos.” Salmo 145:18-20

“Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos.” Isaías 57:15.

As crises humanas, como o Covid 19, testam a fé de muitas pessoas, e alguns são tentados a imaginar um Deus ausente e despreocupado com tudo o que está acontecendo no mundo. Mas sabemos tudo o que acontece debaixo do sol tem um propósito e que: “agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.” I Coríntios 13:12.

No meio desta pandemia e outros conflitos da vida, pessoas indagam: Deus realmente existe? Pessoas comuns e eruditos do mundo como Descartes, filósofo, físico e matemático francês, tem uma filosofia correta sobre Deus, e elas dizem: “Deus existe pelo simples facto de a sua ideia existir em nós.” Este argumento pode parecer simples, mas está revestido de uma grande importância moral e religiosa.

Em uma época onde vemos o aumento acentuado de filósofos, cientistas e ateus proclamando a inexistência de Deus, existem argumentos fortes em favor da existência do Deus Criador e Mantenedor de todas as coisas, sistemas e pessoas:

1 – Todas as culturas mundiais, cristãs ou não cristãs clamam por uma divindade. Este argumento apela para um Criador.

2 – A complexidade da nossa galáxia e universo apela para a existência de um Designer (um Arquiteto e Controlador do universo. Por exemplo: A terra está localizada na distância exata do sol. A água; incolor, inodora e insípida sendo necessária para todo o universo da vida, o cérebro humano e a iris dos olhos, apelando para a existência de um Criador.

3 – O mero acaso não é uma explicação adequada. O evolucionista acredita que tudo veio do acaso. A partir de uma minúscula poeira cósmica que explodiu; é o tal Big Bang, o mundo começou a evoluir e chegou até hoje, mas ainda continuará a evoluir até o infinito no tempo. Já o modelo bíblico da criação ensina que o mundo veio a existência através do ato Criador de Deus, e que o homem e a mulher “foram feitos à imagem do próprio Deus.” Hoje temos mais provas arqueológicas, históricas e científicas para acreditar na criação do que na evolução.

4) A noção da moralidade, do que é certo ou errado, vem de Deus. Até o ladrão sente-se ofendido e desmoralizado se alguém o rouba.

5) Deus revelou-Se através da Natureza, da Bíblia Sagrada e do próprio Jesus Cristo. Jesus veio ao mundo para revelar o Pai. Jesus disse que é “a Luz do mundo”, “o Pão do céu” “a Água da vida” e o único “Caminho” que leva ao Pai.

Deus parece estar distante de alguns, por dois grandes motivos:

1) Por causa dos pecados: “Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.” Isaías 59:1,2.

2) Por falta de uma experiência pessoal com Ele: “E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. E serei achado de vós, diz o Senhor, e farei voltar os vossos cativos e congregar-vos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei.” Jeremias 29:13,14.

Deus está próximo de nós em todos os momentos. Você sente Deus em sua vida?

Luís Fonseca

2 comentários:

  1. Excelente reflexão! Deus sem dúvida única explicação e salvação ����
    Até hoje cientistas dão voltas e mais voltas e tem coisas que os deixa a pensar... ��
    Deus somente Deus!!����

    ResponderEliminar