quinta-feira, 15 de abril de 2010

O Anjo do Gueto de Varsóvia

Anjo do Gueto de Varsóvia

Quando o seu país foi ocupado pelo exército alemão em Setembro de 1939, Irena Sendler era uma jovem enfermeira assistente social na cidade de Varsóvia.
Os alemães criaram um gueto na capital polaca, aonde foram amontoados em condições miseráveis milhares de judeus. Vinham de todas as partes. Rapidamente as condições ficaram muito difíceis, logo passaram a ser insuportáveis . O tifo era uma grande preocupação, e o comando alemão imediatamente encarregou os polacos da tarefa de conter a doença.


Irena Sendler, viu nisto uma oportunidade para poder ter livre acesso ao gueto a fim de ajudar quem ali vivia.
No Departamento de Bem Estar Social, aonde Irena trabalhava, ficou estabelecido que o gueto seria uma prioridade dos esforços das assistentes sociais.
Inicialmente, a senhorita Sendler levava comida para as pessoas mais necessitadas. Mas quanto mais vezes ia ao gueto, mais consciente ficava da situação catastrófica que ali se vivia.
Rumores de que de uma deportação em massa para os campos da morte, levaram Irena Sedler a criar um plano ousado - tirar as crianças de dentro do gueto, tantas quantas lhe fosse possível.
As probabilidades eram quase nulas. Com o aproximar da data da deportação, a vigilância alemã era cada vez mais apertada, a dificuldade de encontrar famílias dispostas a receber crianças era cada vez maior. Mas o maior de todos os obstáculos estava em conseguir convencer os pais a deixarem partir os seus filhos!
O tentar convencer uma família a salvar as crianças era algo extremamente doloroso. Muitos pais em agonia perguntavam a Irena se ela lhes dava garantias de que os seus lhes que tudo daria certo.
Quando uma família hesitava em entregar uma criança para a fuga, normalmente na próxima vez que Irena a ia visitar , não encontrava mais ninguém. Todos tinham sido levados, e estariam certamente mortos.
Irena tornou-se obsecada pelo trabalho de resgatar crianças do gueto de Varsóvia. As crianças eram escondidas em sacos de batatas, retiradas em carrinhos de mão entre tijolos, dentro de caixões, em ambulâncias, até numa de caixas de ferramentas alguns recem nascidos foram transportados.
Durante um ano e meio, até à evacuação do gueto no verão de 1942, mais de 2 500 crianças foram resgatadas da morte.
Irena criou um "arquivo" dentro de um frasco de compotas, com o nome judaico da criança, a família a quem foi entregue e o nome cristão que lhe deram.
Raramente dois irmãos ficavam juntos, por causa da dificuldade que as famílias tinham durante a guerra de alimentar mais duas bocas. Mas existia uma outra razão -poderia acontecer de as crianças falarem entre si iidish, um dialecto judaico muito usada na Polónia, e assim denunciariam os seus hospedeiros cristãos.
Eram tempos difíceis, mas Irena Sendler olhava o futuro com esperança. Por isso criou aquele curioso arquivo para permitir que as famílias pudessem ser reunidas assim que a guerra terminasse. Infelizmente a grande maioria das crianças salvas por Irena acabaram por ficar órfãs…
Em Outubro de 1943 a Gestapo prendeu Irena. Foi torturando-a de forma tão brutal que lhe partiram as pernas e os pés. Apesar da crueldade com que foi tratada nunca revelou nada sobre as crianças que salvou, acabou por ser condenada à morte por fuzilamento.
A historia de como foi salva é interessante.
Esperava para ser executada quando um soldado a retira para um falso interrogatório. Enquanto caminhavam por um espaço aberto o soldado alemão gritou-lhe em polaco "corra".
No dia seguinte o seu nome aparecia na lista dos executados.
Até o fim da guerra, Irena continuou a trabalhar nas suas actividades "subversivas", com uma identidade falsa.
A sua historia só foi revelada ao mundo em 1999, por um grupo de estudantes americanos que faziam uma pesquisa sobre os heróis do holocausto. Á medida que a vida de Irena Sendler se tornava conhecida muitas pessoas a identificaram como aquela que tinha sido a sua salvadora. As crianças que Irena Sendler salvara, não lhe conheciam o nome visto que ela era apenas chamada pelo cognome de Jolanta.

Reconhecimento
O governo de Israel, atribui-lhe em 1965 o titulo de "Justo entre as Nações", o mesmo que foi dado a Óscar Schindler.
Em 2007 o seu nome foi proposto ao Prémio Nobel da Paz, perdendo naquele ano para All Gore.
Durante toda a sua vida Irena, lamentou o facto de não ter conseguido salvar mais crianças. Apesar disso não vivia amargurada. Era-lhe conhecido um sereno sorriso com que acariciava todos aqueles que a conheciam.
Profundamente religiosa, Irena acreditava que ajudar alguém necessitado não deveria ser uma acto espasmódico de vacilante caridade, mas um imperativo moral ao qual nenhum cristão se podia negar.
Já faz dois anos que Irena Sendler faleceu. Foi no dia 12 de Maio de 2008, e no seu funeral estiveram muitas das "crianças" salvas por ela assim como os seus descendentes.

Uma frase que lhe era conhecida:
"Não se plantam sementes de comida. Plantam-se sementes de bondade e amor. Tratem de fazer um círculo de bondade e estas sementes crescerão mais e mais... muito mais".
(Irena Sendler)


O que motivou Irena…
Intensa religiosidade - levou esta jovem a por em pratica o amor de Deus.
Respeito pela vida humana - deu-lhe coragem para ir contra todos os perigos que se viviam durante o período da guerra.
Espírito pratico - permitiu a Irena fazer a escolha de salvar as crianças judias.

Isto dá o que pensar! (Perguntas para reflexão)
1. Já viste perto da tua casa alguém que precise da tua ajuda? Uma pessoa idosa que precise de companhia, alguém que esteja doente ou uma criança que parece não ter amigos?
2. O que estarias disposto a fazer para ajudar nestes casos?
Desafio - conversa com Deus e com uma pessoa da tua família, que te possa ajudar a concretizar um projecto pessoal de auxilio a uma pessoa necessitada.

Dados biográficos
1. Nasceu a 15 de Fevereiro de 1910 em Varsóvia na Polónia
2. Faleceu a 12de Maio de 2008
3. Profissão - enfermeira e assistente social em Varsóvia, na Polónia
4. Notoriedade -resgatou do gueto judeu de Varsóvia mais de 2500 crianças entre 1941 e 1942

Para saber mais Na internet: http://pt.wikipedia.org/wiki/Irena_Sendler> ou no youtube procura por “Irena Sendler”
Podes também ver o filme "The Courageous Heart of Irena Sendler" de 2009 dos estúdios Hallmark Hal of Fame
Ou ler o livro "The Mother of holocaust children" de Anna Miezkowska

 Escrito Por Pr. Rui Bastos

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário