segunda-feira, 12 de julho de 2010


RESUMO DA LIÇÃO Nº 3 – TODOS PECARAM

VERSO ÁUREO: “Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.” Rom. 3.23

Os bebés também pecaram?


Alvos da Lição:

1) Já nascemos no pecado e, se ficarmos na situação original, estaremos fatalmente perdidos.


2) Devemos desenvolver as habilidades sociais, de tolerância, respeito e amor para com todas as pessoas, especialmente, com os domésticos na fé.


3) Devemos estar sempre abertos para o arrependimento e recomeços em nossa vida


4) A Graça de Deus, na vida do crente, trás de volta a glória que foi perdida.


DOMINGO: NÃO NOS ENVERGONHAMOS DO EVANGELHO.

“Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu , e também do grego.” Rom. 1:16

Normalmente ficamos com vergonha daquilo que fazemos , mas, que poucos pessoas fazem.

Para mim custava muito, quando juvenil e adolescente; levar a bíblia, o hinário e a lição para a igreja. Na minha mente, todos estavam a olhar, e estavam a gozar de mim.

Vejo que, hoje alguns crentes tem vergonha de dizerem que pertencem a uma religião diferente daquela que é, supostamente, seguida pela maioria.

Acho engraçado , e ao mesmo tempo fico triste, com o medo que algumas pessoas tem de dizerem que são Adventistas.

Já ,algumas vezes, fui apresentado para pessoas como professor. É curioso que tenho somente o curso de teologia.

Geralmente, a vergonha ou preconceito está na nossa cabeça. As pessoas estão cansadas de viver dentro de um esquema religioso que não satisfaz; e perdemos boas oportunidades de falar do puro evangelho.

Há também o outro lado; muitas pessoas não aceitam Jesus com medo do que os outros irão dizer.

Em Mateus 10:32 e 33 menciona que Jesus irá negar diante de Deus aqueles que O negarem.

Como é com você?


SEGUNDA-FEIRA :A CONDIÇÃO HUMANA

Eis que em iniquidade fui formado e em pecado me concebeu minha mãe.” Salmo 51:5

Alguns estudiosos afirmam que David foi gerado através do pecado de sua mãe com seu pai. Podendo ser David um fruto do adultério de Jessé.

Mas, o texto refere-se ao pecado de Adão e Eva. A condição natural de todos é, a de pecadores que são purificados por ocasião do baptismo bíblico, isto é por imersão.

Seguindo os preceitos bíblicos, não existe pecado pequeno ou grande, pois "todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus."Rom. 3.23. O pecado nada mais é do que a transgressão aos mandamentos de Deus. Segundo I João 3:4,” todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei.” O Pecado é um ato, pois "cada um é tentado, quando atraído e engodado pelo seu próprio desejo. Depois, havendo concebido o desejo, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte." Tiago 1:14 e 15.

Para que tenhamos salvação e desfrutemos da vida eterna, devemos tão somente crer. "Pela graça sois salvos, por meio da fé..." Efé. 2.8 , e confessar."Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça." I João 1.9.

Lembre-se também que, é necessário arrependimento, e não somente remorso.

Todos herdaram a herança maldita do pecado , e todos podem ser regenerados com o poder do Espírito Santo na vida.

Todo veneno deve ser combatido com algum antídoto. O nosso antídoto é a Palavra de Deus na nossa vida.

Como vai sua comunhão com Deus?


TERÇA-FEIRA:DO 1º SÉCULO ATÉ O SÉCULO 21

Era mais fácil seguir Jesus no início do cristianismo, ou nos dias de hoje?

A situação do mundo hoje, está mais pervertida do que nos dias de Jesus?

Rom. 1:22 “Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.” Quem conhece muito de ciência e tecnologia, mas despreza Deus, é maluco!

Rom. 1: 23 “ Mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homens incorruptíveis, e de aves, e de quadrúpedes e de répteis.” Quanta idolatria hoje!

Rom. 1.25 “Pois mudaram a verdade de Deus em mentira...” Quanta falsidade doutrinária entre as igrejas cristãs hoje em dia! Quanto vinho contaminado!

Rom. 1 26,27 e29 “ Deus os abandonou às paixões infames, porque até as mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza; E, semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade, uns com os outros, varão com varão, cometendo torpeza, e recebendo a recompensa que convinha a seu erro...Estando eles cheios de toda a iniquidade, prostituição, malícia, avareza, maldade, cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade...” Parece uma fotografia dos tempos de hoje.

Com o desenvolvimento da tecnologia do século 21 colhemos as vantagens da ciência e medicina , mas ganhamos o problema da poluição, desmatamento e consequente aquecimento global.

Devemos aguardar a volta de Jesus no contexto da degradação moral e rebaixamento das normas e princípios; mas devemos encontrar-nos incontaminado. Isso é possível.


QUARTA-FEIRA: JUDEUS E GENTIOS JUNTOS

Há um costume que se intrometeu entre os seres humanos desde aquele dia em que Adão e Eva pecaram. É o mau costume de acusar os outros. Acusação tem carácter de julgamento. Aliás, faz parte de julgamento. Em um tribunal precisa ter a acusação e a defesa. No tribunal celeste, em relação aos que se salvam, Jesus faz a defesa, e Satanás se encarrega da acusação.

Havia dois tipos de sentimentos entre os recém convertidos ao cristianismo. Os judeus pensavam: “somos o povo escolhido de Deus. Apenas passamos do velho para o novo concerto; logo, já estamos salvos e basta permanecermos como estamos. Desprezavam, portanto, a graça de Deus. Viviam ainda sob a lei.

Por outro lado estavam os gentios, encantados com a nova religião. O Cristianismo. Viviam sob a graça. Estavam a aprender a nova religião.

Os judeus julgavam os gentios conforme Rom 2.1-3. E Paulo os advertiu dizendo que, todos precisavam da graça salvadora de Deus.

Os Judeus desejavam impor alguns ritos do judaísmo, como a circuncisão e cerimónias judaicas. Como vimos em actos 15, o concílio de Jerusalém normalizou estas questões.

“Não pensem que são melhores que os outros, nem se arvorem em seus juízes...Ao criticá-los estamos a sentenciar-nos a nós mesmos; pois mostramos estar com Satanás, ao acusar os irmãos.” D.T.N, 258


QUINTA-FEIRA: ARREPENDIMENTO

O que é o arrependimento? Em uma definição simples; é a mudança da mente e do coração.

Embora o arrependimento preceda o ato de perdão, o pecador não consegue, mediante o arrependimento, fazer-se merecedor das bênçãos de Deus. Efectivamente, o pecador não pode, de si próprio, operar o arrependimento – este é um dom de Deus (Atos 5:31; cf. Rom. 2:4). O Espírito Santo conduz o pecador a Cristo, de modo que ele possa encontrar o arrependimento, ou verdadeira tristeza pelo pecado cometido." – Nisto Cremos, pág. 171.

O arrependimento envolve diagnóstico do que fez de errado. O arrependimento genérico, do tipo: “vamos nos arrepender dos nossos pecados”, na realidade não é arrependimento, é apenas um convite a que nos arrependamos.

O verdadeiro arrependimento vem de Deus, conforme actos 5:31. E ele é conseguido através da ligação com Deus.

O que é o remorso?

O remorso não é arrependimento, é senso de derrota. É perceber que fez algo que não devia se feito e que vai ser condenado, mas se pudesse, faria outra vez com mais cuidados, e para ninguém descobrir, e para não sofrer as consequências.

Cuidado com o arrependimento por impulso e com o diplomático. Por impulso é aquele que acontece nos momentos de apelos; o diplomático é aquele para agradar pessoas.

"O arrependimento compreende tristeza pelo pecado e abandono do mesmo. Não renunciamos ao pecado a menos que vejamos sua pecaminosidade; enquanto não o repudiarmos de coração, não haverá mudança real na vida".

O arrependimento é necessário para a salvação. Em Luc. 13:3 “ ...Se vos não arrependerdes, todos de igual modo perecereis.”

"Vinde a mim todos, os que estais cansados o sobrecarregados e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de Mim, porque Sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o Meu jugo é suave e o Meu fardo é leve". Mateus 11:28-30.

Bom estudo da lição.


Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário