domingo, 22 de agosto de 2010

RESUMO DA LIÇÃO 9 – LIBERDADE EM CRISTO

SEMANA 22-28/08/10


“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” João 8:32

“...Eu sou o Caminho , e a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao pai senão por Mim.” João 14:6

ALVO DA LIÇÃO:

1) A liberdade plena só vem através de Jesus Cristo.

2) A lei não pode salvar, quem salva é Jesus.

3) Viver no Espírito é possível para aqueles que mantém comunhão plena com Cristo.

4) Viver praticando as obras da carne é prova que ainda não experimentamos a conversão.

DOMINGO: LIBERTADOS DA CONDENAÇÃO. O que significa nenhuma condenação? Em alguns países, o presidente da república tem autoridade para conceder liberdade para alguém que esteja preso por ter cometido algum delito. O facto do presidente dar tal liberdade, não quer dizer que o condenado tenha pago a pena. Ele apenas recebe o acto de bondade isolado do Sr. presidente. Aquilo que Jesus Cristo fez por nós é igual. Merecíamos morrer, mas nosso Senhor morreu em nosso lugar. “Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.” Rom 8:1. Não temos nenhuma condenação até o momento em que andamos na esfera do Espírito.

SEGUNDA-FEIRA: O QUE ERA IMPOSSÍVEL Á LEI. O que a lei não podia fazer? Não podia salvar. Até antes de Jesus morrer na cruz, as pessoas confiavam no sistema judaico de salvação; que envolvia o sistema sacrifical, a Toráh, que envolvia as leis civis, da saúde e também os 10 mandamentos. Quando Jesus apareceu, e foi o Cordeiro pascal, todo aquele sistema antítipo encontrou o tipo. “Portanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus enviando o Seu filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne.” Rom 8:3. A lei é santa, justa e boa, mas ela não salva. Só jesus pode salvar a humanidade. Cuidado para nos dias de hoje você não desejar ser salvo pela lei. A lei nos põe restrições, ela nos mostra o pecado e aponta a solução para o pecado que é Cristo.

TERÇA-FEIRA: CARNE ou ESPÍRITO. Quem vencerá a luta? As inclinações da carne é seguir os hábitos que formamos, que se originam do mundo, e que não estão em harmonia com o Reino de Deus. Ver filmes de origem satânica como o Harry Potter e outros filmes espiritualistas, de terror, etc...Ver novelas, beber bebidas com Álcool, cometer impurezas sexuais e cometer a glutonaria, tudo isso é evidência de que a pessoa ainda vive na esfera da carne. Dizer que vai só dar uma pequena olhada; e que isso não vai contaminar, é como dizer que vai conseguir separar os 5% de veneno colocado nos alimentos ou nas bebidas. “O pendor da carne é inimizade contra Deus.” “Porque, os que são segundo a carne, inclinam-se para as coisas da carne, mas os que são segundo o Espírito, para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte, mas a inclinação do espírito é vida e paz.” Rom 8:5e6. O melhor negócio é viver no nível do Espírito.

QUARTA-FEIRA: O ESPÍRITO EM NÓS. O que acontece com aqueles que se entregam totalmente a Cristo? Ou estamos em Jesus, ou estamos com o diabo. Não há lugar para a neutralidade. O Espírito Santo é divino; e Ele tem a função de atender toda a humanidade. Ele pode estar actuando na vida de muitas pessoas ao mesmo tempo; a isto chamamos de Omnipresença. O Espírito Santo é Deus. Imagine! O mundo já tem, potencialmente, 7 biliões de habitantes. Imagine se o Espírito actuasse na vida das pessoas, uma de cada vez. Ele não terminaria a obra nunca, e mostraria que ele não é Deus. “Vós, porém, não estais na carne mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Deus , esse tal não é dEle.” Rom 8:9. Em Ezequiel 37:14 lemos: “E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra; e sabereis que eu, o Senhor, disse isto, e o fiz, diz o Senhor. Em Efésios 5:18 encontramos: “ Não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito.” Como alguém fica cheio do Espírito? Tanto Satanás como Cristo desejam controlar nossa vida. A quem vamos atender?

QUINTA-FEIRA: ADOPÇÃO X ESCRAVIDÃO. “Porque não recebemos o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o espírito de adopção de filhos pelo qual clamamos. Aba, Pai. E o mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” Rom 8:15 e 16. O filho adoptado passa a ter direito à herança. Assim é com o filho de Deus. O escravo serve de forma forçada. O livre serve voluntariamente. “O espírito de escravidão é gerado pela tentativa de viver de acordo com a religião legal, através do esforço para cumprir os requisitos da lei pela nossa própria força...Só há esperança para nós...no concerto da graça pela fé em Cristo.” SDABC vol 6. P.1077. Ao conhecermos e vivermos na esfera do Espírito Santo, somos livres. Com Deus somos livres, pois Deus não nos força a vontade.

Bom estudo.

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário