segunda-feira, 20 de agosto de 2012

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 9 – OS ACONTECIMENTOS FINAIS


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 9 – OS ACONTECIMENTOS FINAIS

VERSO ÁUREO: “Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação.” I Tessalonicenses 5:8

INTRODUÇÃO: A lição desta semana trata especialmente da bendita esperança que vai no coração de todos os cristãos sinceros; a 2º volta de Jesus. A Enfase de Paulo está no devido preparo que cada crente deve fazer para o encontro com Cristo. Esta  lição não trata dos pormenores da volta de Cristo.

O texto base da semana está em Tessalonicenses 5. 1-11. Como vimos na lição passada, os tessalonicenses compreenderam melhor a maneira da volta de Cristo e do destino dos salvos, então, agora, Paulo os motivou para estarem preparados para a Sua volta.

Estamos preparados para ver o Senhor nas nuvens dos céus? Estamos prontos para ser arrebatados vivos e transformados quando o Senhor vier?


A Palavra preparado envolve a ação da transformação do caráter semelhante ao de Jesus. E esta ação é a aceitação da Espada do Espírito Santo em nossa vida, e esta espada é o cumprimento da poderosa Palavra de Deus em nossa vida, na hora da tentação; que é a revelação da justiça de Cristo em nossa pessoa, que leva-nos ao batismo nas águas e no Espírito Santo; que envolve e a santificação diária necessária, pois sem esta ninguém poderá ver a Deus. Sendo assim então, ''estar preparado’’ não é ficar somente na questão teórica, mas de fato coloca a preparação em ação contínua, até o dia glorioso da volta de Jesus.

Muitos cristãos entendem que estar preparados é conhecer todas as profecias, todas as datas, e todos os eventos e personagens bíblicos, mas isto não é suficiente, para colocar alguém nos céus.

DOMINGO (26 de agosto) – OS DOIS LADOS DO JUÍZO – Talvez somos levados a conhecer melhor o juízo final, depois da morte, ou mesmo em vida; mas no sentido escatológico. Refiro-me as três etapas juízo: a) pré-advento, b) durante o milénio c) e no final deste período.

Esquecemos portanto, que no dia a dia somos julgados pelos olhares das pessoas, dos anjos e de Deus, pois: “ Porque tenho para mim, que Deus a nós, apóstolos, nos pôs por últimos, como condenados à morte; pois somos feitos espetáculo ao mundo, aos anjos, e aos homens.” I Coríntios 4:9.

O apóstolo Paulo dá ênfase no juízo perscrutador do Espírito Santo na vida do crente. Cada pessoa faz as suas escolhas boas ou más, positivas ou negativas;  e como consequência das nossas escolhas, Deus dá o veredito final.

A natureza dupla do Juízo é evidente nas primeiras histórias da bíblia. Ver Gênesis 3:15-24.

1ª) Juízo da misericórdia - Deus deu instruções claras ao casal de que não deviam comer do fruto proibido; isto denota amor e misericórdia por parte do Senhor. Paulo mostra algo parecido quando escreveu: “Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo.” I Tessalonicenses 5:9.

Deus providenciou peles de animais para Adão e Eva se vestirem. Este foi o símbolo da salvação oferecida por Cristo à todos os que O aceitassem futuramente. No caso de Caim, Deus mostrou misericórdia quando colocou um sinal nele para a sua proteção. Este juízo leva-nos a lembrar na absolvição que os salvos terão quando iniciarem a eternidade com Cristo em Sua volta.

2ª) Juízo punitivo – Aconteceram várias coisas; Adão e Eva foram expulsos do jardim do Éden, tiveram que trabalhar arduamente para conseguir a sua manutenção, foram subtraídos da presença visível de Deus, Eva teve filhos com muitas dores e ambos passaram pela experiência de presenciar um filho matar o outro. Este juízo reporta-nos para a destruição final e definitiva dos ímpios, depois do milênio.

SEGUNDA-FEIRA (27 de agosto) - REPENTINA E INESPERADAMENTE – Este é o texto para hoje:

“Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva. Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite. Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão.” AI Tessalonicenses 5:1-3.

Jesus disse que ninguém sabe o dia e a hora da Sua volta; por isso: “devemos estar preparados como se Ele voltasse ainda hoje, e anunciar o Seu reino como se Ele retornasse daqui há 100 anos, ou mais.” Porque fomos criados para a imortalidade, quase não lembramos que um dia vamos morrer, mas quando se trata do assunto do juízo e da volta de Cristo, devemos sempre lembrar que depois da morte já não haverá oportunidade de salvação: “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo.” Hebreus 9:27.

Hoje, mais do que nunca, estamos vivendo no final dos tempos. Já não há profecias, relacionadas com o tempo, para se cumprir. Note que Paulo disse: “Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão.” I Tessalonicenses 5:3.

Como a queda do totalitarismo comunista, dos ditadores de vários países, o combate contra fome, o desarmamento, o controle Norte-Americano mundial; está relacionado com as palavras: “quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição?

TERÇA-FEIRA (28 de agosto) A VANTAGEM DO CRENTE – “Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão. Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas. I Tessalonicenses 5:4-5

Quais são algumas vantagens do crente em relação ao descrente?

1) O crente não vive nas trevas - Em II Coríntios 4:2-6 menciona que o cristão renuncia aos procedimentos secretos e vergonhosos; pois Deus que disse: "Das trevas resplandeça a luz", Ele mesmo brilhou em nossos corações, para nos dar a luz do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.

Em Efésios 5:8-14 diz que antes: “vocês eram "trevas" mas agora, como cristãos, vocês são "luz". Vivam, pois, como filhos da luz. A luz produz no homem tudo o que é bom, justo e verdadeiro. Deixem suas vidas serem provas vivas das coisas que agradam a Deus. Afastem-se das atividades infrutíferas das trevas; deixe a vida de vocês expor sua futilidade.” O descrente pratica as obras da carne. Ver em Gálatas 5:19-21

2) O crente conhece o tempo - O verdadeiro crente está o tempo todo preparado. Estar o tempo todo preparado, em si, traz outra vantagem importante; leva a um estilo de vida superior, sob o princípio do amor. Não estar preparado leva facilmente a cair nas tentações desse mundo, e a vida é apenas aparentemente boa, mas vazia. O filho de Deus sabe o que vem pela frente, e tem certezas, mas o ímpio vive apenas de conjecturas. Ser crente, caso haja sofrimento, é ter certeza de que um dia esse sofrimento será recompensado com maravilhas, e estas não serão temporárias, mas eternas.

A grande vantagem do crente sobre o incrédulo é o cumprimento da promessa da segunda vinda, e a vida que terá na eternidade.

QUARTA-FEIRA (29 de agosto) – VIGILÂNCIA CONSTANTE “Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios; Porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embebedam, embebedam-se de noite. Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação.” I Tessalonicenses 5:6-8

O dia está associado com atividades lícitas; e a noite com a embriagues e sensualidade. O cristão deve estar sempre desperto, como um soldado, para combater as forças do mal e encontrar-se puro para o dia do Senhor Jesus.

Veja estes textos: “Há necessidade de vigilância. O nosso próprio coração é enganoso; estamos rodeados de fraquezas e imperfeições da humanidade, e Satanás está atento para destruir. Podemos estar prevenidos, mas o nosso adversário jamais estará ocioso. Conhecendo a sua incansável vigilância, não durmamos pois como os demais, mas vigiemos e sejamos sóbrios.” Test. igreja vol. 5, 409

“ A maior parte dos professos cristãos… está a viver para o mundo. A sua fé não tem senão uma pequena influência em restringir-lhes os prazeres; conquanto professem ser filhos da luz, andam nas trevas, e são filhos da noite e das trevas.”Test. Igreja vol. 1 404

“O mundo, que age como se não houvesse Deus, absorto em empreendimentos egoístas, cedo sofrerá repentina destruição, e não escapará…Danças e pagodeiras, bebedices e o vício de fumar, a satisfação de paixões animais, tudo leva os homens como bois que são levados ao matadouro.” Evangelismo, 26.

QUINTA-FEIRA (30 de agosto) – EXORTAI-VOS UNS AOS OUTROS – Este é o texto para hoje: “Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação; porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo. Que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele. Por isso exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis.” I Tessalonicenses 5:8-11

Ninguém gosta de repreensão, mas é impossível crescer em sabedoria se buscarmos sempre esquivarmos dela. Repreender alguém pede da nossa parte honestidade, sinceridade e muita estima pelo outro. Quando Deus nos confronta, Ele o faz porque nos ama e porque Ele quer que progridamos em certos aspectos, para que superemos as nossas fraquezas. Quando for necessário exortar um irmão, faça-o com muito amor e sempre no temor do Senhor.

Veja alguns princípios que devemos observar neste sentido:

1- Fale direitamente com a pessoa, sem revelar nada para os outros. Repreender seu irmão ou irmã exige uma aproximação direita e privada. É proibido qualquer tipo de publicidade.

2- Seja preciso, dando exemplos, sem exagerar e sem sentimentalismo. Deixe passar tempo suficiente entre o pecado e a repreensão para acalmar, em oração, toda ira que poderia ter nascido dentro do seu coração.

3- Mostre o caminho a seguir! Não deixe seu irmão ou irmã sem conselho preciso para que ele possa superar as suas dificuldades. Caso contrário, você pode piorar a situação e sua exortação não servirá em nada. Identifique o mau ou o problema antes de sugerir como essa pessoa terá que sair dessa situação. Seu objetivo é ajudar e não de agravar com sentimentos de culpabilidade.

4- Faça prova de compaixão e compreensão para que você não se torne um acusador como satanás. Seja sincero, simpático e empático!

“O que ama a instrução ama o conhecimento, mas o que odeia a repreensão é estúpido.” Provérbios 12:1.

SEXTA-FEIRA (31 de agosto) – No texto bíblico desta semana, o apóstolo Paulo apela a uma entrega total à preparação para a segunda vinda de Jesus. Quando aceitamos o evangelho, tornamo-nos filhos da luz. Ao vivermos o evangelho na fé, esperança e amor, crescemos mais e mais à imagem de Jesus. Se estivermos prontos a morrer em Cristo hoje, estaremos prontos se Jesus vier hoje.

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário