quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O Cordão Vermelho de Esperança.


O Cordão Vermelho de Esperança.

"Eis que, quando nós entrarmos na terra, atarás este cordão de fio de escarlata à janela pela qual nos fizeste descer; e recolherás em casa contigo teu pai, tua mãe, teus irmãos e toda a família de teu pai. Ao que ela disse: Conforme as vossas palavras, assim seja. Então os despediu, e eles se foram; e ela atou o cordão de escarlata à janela.” Josué 2:18-21


Onde morava Raabe? Morava nas proximidades dos muros da cidade de Jericó. Jericó era uma cidade localizada na margem oeste do Rio Jordão, mais precisamente hoje na região da Palestina, no cruzamento das estradas a Jerusalém - Beitt Shean. Fazia parte da chamada terra Prometida.

Quem era Raabe? O nome Raabe significa: "tempestade, arrogância, amplidão ou espaçoso". Isso talvez combine com a profissão por ela desempenhada. Raabe era prostituta.

Raabe vivia confortavelmente sobre os muros largos, além de entreter os homens da cidade, recebia hóspedes das várias caravanas, cujas rotas passavam por Jericó.      

Josué e Calebe quando foram sondar a terra, deram à Raabe um cordão escarlate, instruindo-a para atá-lo na janela do lado da casa construída no muro da cidade. Os israelitas, ao invadir o lugar, veriam o sinal e poupariam a todos os que estivessem dentro da casa.

O cordão escarlate simboliza o sangue de Jesus que perdoa os nossos pecados; o pecado que estava na vida de Raabe e também os nossos pecados. Mas, tanto quanto para aquela geração, Cristo veio e, por seu sangue, deu-nos a possibilidade de expiar os nossos pecados sendo Ele próprio o Cordeiro morto desde a fundação do mundo.

Há ainda uma lição muito sublime nesse episódio, que é o amor ao próximo. Quando a batalha de Jericó terminou, Raabe e seus entes queridos haviam sido poupados. Mais do que isso, as atitudes corajosas de Raabe pouparam não só a sua vida, como também a dos membros de sua família.

Faça como Raabe; guarde a fita vermelha do amor de Deus que hoje recebe, como sinal da promessa de Deus em sua vida, para que você e sua casa sejam salvos! Essa é a promessa da Palavra de Deus!

Tenha um bom dia!

Luís Carlos Fonseca

2 comentários:

  1. A paz texto estar edificante,mas o irmao falou Josue e calebe...e nao foi

    ResponderEliminar
  2. no capitulo js. 2.23 esses dois espias foram até Josué. Logo não foi Josué. Josué e Calebe foram fieis em suas investidas e em Nm. 13:14-16 eles anteriormente haviam espiados a terra.

    ResponderEliminar