sexta-feira, 9 de maio de 2014

As Duas Grandes Ressurreições

Duas Grandes Ressurreições

A Palavra de Deus ensina, em termos claros e positivos, que todos os mortos serão ressuscitados em algum momento. Nenhuma doutrina da fé cristã repousa sobre um mais literal e enfático corpo de autoridade das Escrituras como essa, nem é mais vital para o cristianismo. Veja este texto fundamental para o tema: ”E, se não há ressurreição de mortos, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.” I Co 15:13-14.

É importante observar que as Escrituras não ensinam que todos os mortos serão ressuscitados ao mesmo tempo. Uns ressuscitarão para a vida e, outros para a morte. A Bíblia deixa-nos bem claro que haverá duas ressurreições e em momentos distintos.


Cito alguns textos que mencionam a ressurreição dos salvos: “Mas, quando fizeres convite, chama os pobres, aleijados, mancos e cegos, e serás bem-aventurado; porque eles não têm com que to recompensar; mas recompensado te será na ressurreição dos justos.” Lucas 14:13-14.

“Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com Ele mil anos.” Apocalipse 20:6

“Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.” I Coríntios 15:22-23

“Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.” I Tessalonicenses 4:16

Evidentemente, por ocasião da volta de Cristo, só ressuscitarão os justos, pois viveram uma vida de amizade e companheirismo com Jesus. Os textos acima falam de uma primeira ressurreição da qual só participarão os justos. Acontece que, por ocasião da volta de Cristo, os remidos vivos e os justos ressuscitados serão transladados para o Céu. Os ímpios vivos morrerão com o resplendor do rosto de Cristo e a terra ficará desolada. Veja agora como o profeta Jeremias descreve a situação da Terra durante o milênio: “Olhei para a Terra, e ei-la sem forma e vazia; para os céus, e não tinham luz. Olhei para os montes, e eis que tremiam, e todos os outeiros estremeciam. Olhei, e eis que não havia homem nenhum, e todas as aves haviam fugido. Olhei ainda, e eis que a terra fértil era deserto, e todas as suas cidades estavam derribadas diante do Senhor, diante do furor de Sua ira.” Jeremias 4:23 a 26. A prisão de Satanás é simbólica. Ele não estará literalmente atrás das grades. Mas, ao não ter mais a quem tentar na Terra, simbolicamente estará acorrentado às circunstâncias, num planeta destruído fisicamente e com montanhas de cadáveres por todo lado.

Quando ressuscitarão os perdidos? Versos que falam da ressurreição dos ímpios: “Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.” João 5:28-29

"E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo. E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição.” Apocalipse 20:1-5

Finalmente quando esse período de mil anos acabar, acontecerão algumas coisas interessantes. Em primeiro lugar, os mortos ímpios de todos os tempos juntos com os mortos perdidos, por ocasião da volta de Cristo, ressuscitarão. O Apocalipse é claro ao dizer: “Os restantes dos mortos não reviveram até que se completassem os mil anos.” E menciona que o número dos perdidos ressuscitados será como areia do mar. Veja este texto: “E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, e sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha.” Apocalipse 20:7-8. Evidentemente mais serão os perdidos do que os salvos.

Em Apocalipse 20:4-6, as duas ressurreições são novamente mencionadas juntas, com o importante acréscimo do tempo que se interpõe entre a ressurreição dos salvos e dos perdidos Dos salvos: “…viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Dos perdidos: “Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram.” Percebeu?

Vivemos nos momentos finais da história da terra e podemos presenciar a volta de Cristo. Se Deus nos der a graça de vivermos até a volta de Cristo; podemos ou ser transformados e arrebatados, ou destruídos. Vai depender da nossa escolha. Veja estes textos: Salvos vivos. “Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” I Tessalonicenses 4: 17. Perdidos vivos: “Com labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo; os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, longe da face do Senhor e da glória do seu poder.” I Tessalonicenses 1:8-9.

Caso venha a falecer, antes do fim do mundo, em que ressurreição vai estar?


Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário