terça-feira, 20 de maio de 2014

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 11: OS APÓSTOLOS E A LEI

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 11: OS APÓSTOLOS E A LEI

VERSO ÁUREO: “E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.” Romanos 7:12

INTRODUÇÃO (sábado 7 de junho) – Os discípulos ou apóstolos de Cristo tiveram uma relação muito estreita com o mestre Jesus e, consequentemente, com a Sua lei. A palavra apóstolo significa “enviado”. Os discípulos tornaram-se em apóstolos quando Jesus os enviou de dois em dois. Eles tornaram-se em apóstolos depois da morte e ressurreição de Cristo. Alguns que não foram discípulos de Jesus também receberam o nome de apóstolo, como é o caso de Paulo. A lição desta semana vai abordar a obediência irrestrita à lei de Deus que os apóstolos obedeceram.

Hoje temos três argumentos mais usados, por pessoas que se dizem cristãs, em relação a lei dos 10 mandamentos: 1) Alguns dizem que os 10 mandamentos não são obrigatórios para aqueles que estão vivendo no Novo Concerto. Usam o típico argumento: Jesus resumiu a lei em dois mandamentos; amor a Deus e ao próximo. 2) Outros cristãos, para anular o 4º mandamento que requer a santificação do sábado, dizem que todos os mandamentos foram crucificados com Cristo na cruz. Dizem eles; basta não matar, não roubar, etc… e fazer o bem que Deus aceita. 3) Outros dizem que nove mandamentos continuam com efeito, mas que o sábado foi substituído pelo domingo por Cristo no momento da Sua ressurreição. E hoje, tanto católicos como evangélicos ou protestantes, guardam o domingo e não o sábado; ou simplesmente transgridem o sábado bíblico.

A lição desta semana pretende mostrar que os apóstolos continuaram a guardar a lei de Deus mesmo depois da morte e ressurreição de Jesus. Se a lei tivesse sido mudada, os apóstolos ao menos teriam sido avisados para escreverem sobre a alteração da lei. Mas, com certeza, a Palavra de Deus afirma que a lei de Deus não sofreu nenhuma alteração, pois Deus não muda: Veja estes textos: “Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.” Malaquias 3:6.

“E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei.” Lucas 16:17

Os 10 Mandamentos não podem jamais ser mudados. Veja o que Jesus mesmo diz em Mateus 5:17 e 18 “Não penseis que vim revogar a Lei ou os profetas; não vim revogar, vim cumprir. Porque em verdade vos digo: que até que o céu e a terra passem, nem um í ou um til jamais passará da lei até que tudo se cumpra”. 

Você percebeu que Jesus jamais falou contra a Lei? Ele disse:“Se me amardes guardareis os Meus Mandamentos” João 14:15. E Jesus ainda continua dizendo que “Aquele que tem os Meus Mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele”. João 14:21

“Se guardardes os meus Mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo como eu tenho guardado os Mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor”. João 15:10

Você viu que Jesus chama a lei de “Meus Mandamentos” e de Mandamentos de Meu Pai.  Sabe porquê? Porque foi o próprio Deus que escreveu com as suas próprias mãos. Portanto os 10 Mandamentos não são Leis de Moisés, mas sim Lei de Deus e também de Jesus. Em Êxodo 31:18 encontramos: “E tendo Deus acabado de falar com ele no monte Sinai, deu a Moisés as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo próprio dedo de Deus”

DOMINGO (8 de junho) O APÓSTOLO PAULO E A LEI – O apóstolo Paulo foi o escritor que mais contribuiu para a compreensão da relação entre o evangelho e a lei de Deus. Dos 27 livros do Novo Testamento ele escreveu 13 cartas, e sua ênfase está na salvação que é pela fé e graça. Paulo dá ênfase no tema “justificação pela fé” que, em palavras simples, significa o pecador ser perdoado pelo grande amor de Jesus. Na verdade Paulo tornou-se um doutor neste tema. E, com certeza, não há tema mais lindo e importante para os pecadores filhos de Deus do que este. 

Parece que Paulo se contradiz em algum momento quando fala da lei de Deus, mas é só entender o contexto, que tudo se esclarece. Em um momento ele diz que o cristão não está debaixo da lei, mas também diz que o cristão está sob a obrigação de guardar a lei. Veja estes textos: Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.” Romanos 3:31

“Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum.” Romanos 6:15

“Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.” Romanos 7:7

“Logo, a lei é contra as promessas de Deus? De nenhuma sorte; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei. Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes.” Gálatas 3:21-22.

E Paulo obedeceu os mandamentos de Deus? Sim, pois ele não era hipócrita. Ele vivia aquilo que pregava. Para além de guardar os 9 mandamentos, que a maioria dos cristãos hoje guardam, Lucas menciona que Paulo também santificava o sábado. E ele o fazia não porque era um judeu, mas porque era cristão. Mesmo porque, ele guardava o sábado muitos anos depois da ressurreição de Jesus. Como os mandamentos de Deus não mudam, o sábado também não mudou; pois caso tivesse mudado, a bíblia mostraria Paulo guardando o domingo, mas não é isso que vemos. Veja estes textos: “E todos os sábados disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos.” Atos 18:4

“E no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram.” Atos 16:13

“E eles, saindo de Perge, chegaram a Antioquia, da Pisídia, e, entrando na sinagoga, num dia de sábado, assentaram-se.” Atos 13:14

“E no sábado seguinte ajuntou-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus.” Atos 13:44.

SEGUNDA-FEIRA (9 de junho) O APÓSTOLO PEDRO E A LEI – Pedro foi um dos apóstolos mais chegado de Jesus. Ele foi um dos primeiros a ser escolhido por Jesus. Ele exerceu um papel de liderança, junto aos discípulos, muito importante. Mesmo sendo temperamental e de difícil trato, ele foi transformado por Cristo e muito contribuiu para a implantação do Cristianismo. A relação de Pedro com a lei de Deus não foi diferente dos demais apóstolos. Pedro guardou a lei dos dez mandamentos, não porque era judeu, mas porque era filho de Deus e sabia que lei de Deus transcende a todos as gerações e épocas, pois é eterna. Como Jesus guardou a lei de Deus, Pedro também, como bom discípulo, imitou o Seu mestre.

Os primeiros cristãos tinham uma relação muito íntima com as raízes judaicas. A lição desta semana traz a visão que Pedro teve daquele lençol cheio de animais imundos e répteis, relatada em Atos 10:9-14. Pedro não comia alimentos imundos e Deus falou para matar e comer. Aquela visão não trata de alimentos, mas sim de preconceito; como vemos: E disse-lhes: Vós bem sabeis que não é lícito a um homem judeu ajuntar-se ou chegar-se a estrangeiros; mas Deus mostrou-me que a nenhum homem chame comum ou imundo.” Atos 10:28. Assim como Pedro era fiel aos princípios de saúde, ele também era fiel em obedecer aos mandamentos da lei de Deus.

Pedro tomou o cuidado de avisar aos leitores das suas cartas sobre o cuidado que deviam ter com os falsos mestres que não guardavam a lei de Deus. Veja estes textos: “Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado.” II Pedro 2:21.

“Para que vos lembreis das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas, e do nosso mandamento, como apóstolos do Senhor e Salvador.” II Pedro 3:2.

Nesta epístola, o Apóstolo Pedro está em luta contra falsos mestres. Fazendo isto, Pedro começa mencionando que nós temos “mui firme palavra” para confiar, mais do que até ouvir a voz de Deus dos céus como aconteceu na transfiguração de Jesus. II Pedro 1:16-21. Esta “mui firme palavra” é a escrita Palavra de Deus. Pedro diz à eles novamente para serem cuidadosos “das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas, e do nosso mandamento, como apóstolos do Senhor e Salvador”. II Pedro 3:2. Tanto as palavras dos santos profetas, quanto os mandamentos que Jesus deu aos apóstolos estão registrados nas Escrituras. Como determinamos se uma igreja está ensinando a correta doutrina ou não? O único padrão infalível que temos, segundo as Escrituras, é a Bíblia. Ver Isaías 8:20; II Timóteo 3:15-17; Mateus 5:18; João 10:35; Isaías 40:8; I Pedro 2:25 e Gálatas 1:6-9. A tradição faz parte de qualquer igreja, mas esta tradição deve ser comparada com a Palavra de Deus, sob pena de ir contra o que é verdadeiro.Ver  Marcos 7:1-13. Mesmo sendo verdade que os cultos e, às vezes, as igrejas cristãs torçam a interpretação das Escrituras para apoiar suas práticas, as Escrituras, quando tomadas em contexto e estudadas com fé, são capazes de guiar-nos à verdade.

Pedro não foi o primeiro papa como os católicos pretendem, por algumas razões muito simples. A igreja Católica pretende a sucessão papal através de Pedro; se assim fosse, devia imitar Pedro ao menos nos dois seguintes pontos: 1) Pedro pregava o evangelho original e defendia a lei de Deus, mesmo que isso implicasse na sua liberdade ou até a vida. Ele guardou o sábado, e a própria igreja romana, liderada pelos papas, trocou o sábado pelo domingo. Veja este texto: “Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.” Atos 5:29

2) Pedro não aceitava adoração e homenagens como vemos no caso de Cornélio que queria adorá-lo: “E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se a seus pés o adorou. Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem.” Atos 10:25-26. Nem sequer os anjos aceitam adoração: “E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que as mostrava para o adorar. E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.” Apoc. 22: 8 e 9.

TERÇA-FEIRA (10 de junho) O APÓSTOLO JOÃO E A LEI – João também teve uma ligação especial  de amizade com Jesus. Certa vez, depois da Sua ressurreição, Jesus apareceu aos discípulos na beira do mar de Tiberíades; e, enquanto os outros discípulos estavam preocupados com a missão, João começou a conversar com Cristo e Pedro perguntou à Jesus: “E o que o senhor diz de João? Jesus respondeu: “Quanto a ti segue-me” como que dizendo: “deixe João ficar comigo.”

João escreveu 5 livros; e nestes livros ele sempre enalteceu a lei de Deus. Veja os textos onde a lei de Deus recebe um destaque muito especial, inclusive na vida de Cristo:  “Se me amardes guardareis os Meus Mandamentos” João 14:15

“Aquele que tem os Meus Mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele”. João 14:21

“Se guardardes os meus Mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo como eu tenho guardado os Mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor”. João 15:10

Você viu que Jesus chama a lei de “meus Mandamentos” e de Mandamentos de meu Pai. Sabe porquê? Porque foi o próprio Deus que escreveu com as Suas próprias mãos. Portanto os 10 Mandamentos não são Lei de Moisés, mas sim Lei de Deus e também de Jesus. Em Êxodo 31:18 encontramos: “E tendo Deus acabado de falar com ele no monte Sinai, deu a Moisés as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo próprio dedo de Deus”.

João também escreveu dizendo que os fiéis filhos de Deus guardam os mandamentos de Deus e alguns sofrem duras perseguições: “E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.” Apocalipse 12:17

“Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.” Apocalipse 14:12.

João também disse que teve uma visão no dia do Senhor que é o sábado. Isso mostra que ele também guardava o sábado. “Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta.” Apocalipse 1:10.

João menciona que o amor a Deus, e o ser cristão verdadeiro está relacionado com a obediência aos 10 mandamentos. Veja este texto: “E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele. Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou. Irmãos, não vos escrevo mandamento novo, mas o mandamento antigo, que desde o princípio tivestes. Este mandamento antigo é a palavra que desde o princípio ouvistes.” I João 2:3-7

QUARTA-FEIRA (11 de junho) TIAGO E A LEI – Tiago é o mais direto em relação a necessidade que os cristãos têm de guardar a lei dos 10 mandamentos. Após o apedrejamento de Estêvão, não só os judeus convertidos ao cristianismo; mas, muitos cristãos em geral, foram perseguidos. Ver Atos 8:1 e 11:19. E Tiago escreveu a sua carta para estes filhos de Deus dispersos e realçou a necessidade de continuarem a guardar a lei de Deus.

Tiago conhecia a lei dos dez mandamentos e sabia que Deus a tinha escrito em duas tábuas de pedra como vemos. Tiago sabia que a lei dos mandamentos fala do amor a Deus e ao próximo. Veja este texto: “Porventura não blasfemam eles o bom nome que sobre vós foi invocado? Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis. Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redarguidos pela lei como transgressores.” Tiago 2:7-9.

Caso Jesus tivesse a intenção de anular a lei dos mandamentos, Tiago, que era irmão de Jesus, teria sabido disso. Tiago, como líder da igreja, não só guardou a lei como também a promoveu no seio da igreja. Veja estes textos sobre a necessidade de obedecer a lei: “Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei.” Tiago 2:10-11

“Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade. Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo.” Tiago 2:12-13.

Tiago dá ênfase as boas obras da lei; enquanto Paulo dá ênfase à salvação pela graça. Ambos não estão em contradição. Uma coisa depende da outra. O cristão que vive ligado com Jesus produz boas obras pois Tiago escreveu: “Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.” Tiago 2:14-17

“Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.” Tiago 2:26.

QUINTA-FEIRA (12 de junho) JUDAS E A LEI – Acredita-se que Judas, um dos livros mais curtos do Novo Testamento, terá sido escrito por um outro irmão de Jesus. Judas admite ser irmão de Tiago, que, por sua vez, era irmão de Jesus. Judas não faz referência direta à lei de Deus, mas fala da fidelidade a Deus e à Sua Palavra. Veja este verso: “Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo.” Judas 1:4.

Ao Judas mencionar a existência da graça de Deus, é porque existe a lei que aponta para Cristo o único que pode remover o pecado. Em Judas 5-7 encontramos a relação entre a fé e a obediência: “Mas quero lembrar-vos, como a quem já uma vez soube isto, que, havendo o Senhor salvo um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu depois os que não creram; e aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia; assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação como aqueles, e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno.” Judas 1:5-7.

Neste texto vemos Judas mencionando, aos seus leitores, a experiência dos israelitas que tinham sido libertados da escravidão egípcia. Deus mostrou que enquanto o povo foi fiel a Sua lei Ele o protegeu, mas após a desobediência sofreram as consequências. 

Judas também recebeu a influência direta de Jesus e de Maria que guardavam os mandamentos de Deus. Veja estes textos: “E era o dia da preparação, e amanhecia o sábado. E as mulheres, que tinham vindo com ele da Galiléia, seguiram também e viram o sepulcro, e como foi posto o seu corpo. E, voltando elas, prepararam especiarias e unguentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento.” Lucas 23:54-56.

“Se guardardes os meus Mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo como eu tenho guardado os Mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor”. João 15:10.

SEXTA-FEIRA (13 de junho) LEITURA COMPLEMENTAR DA LIÇÃO  - A obediência é o princípio áureo que todo o cristão deve seguir. Sua importância é tão explícita que alguns a enfatizam mencionando que o “abc” do cristão é: “obedecê”. É o dever de todo cristão que dá ouvidos à voz de Deus. O sábio Salomão também deixou-nos a recomendação à obediência como finalidade da vivência cristã: “De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. Porque Deus há-de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.” Eclesiastes 12:13-14

Os servos de Deus, que assumem o novo compromisso de viver piamente em Cristo Jesus, devem trilhar o caminho da obediência, como vemos: “Pelo qual recebemos a graça e o apostolado, para a obediência da fé entre todas as gentes pelo seu nome, entre as quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo.” Romanos 1:5-6. Numa nova dimensão de vida os crentes, transformados e libertos do pecado, submetem-se, em primeira instância, a Deus, aos irmãos em Cristo, às autoridades eclesiásticas e também políticas. Ver Heb. 13:17 e  Rom. 13:1.

A desobediência de Adão foi a razão de nossa condenação, ao passo que a obediência de Cristo foi o motivo de nossa justificação. Ver Rom. 5:19. Jesus Cristo foi o maior exemplo de obediência, pois cumpriu toda a justiça, aniquilando-Se a Si mesmo para morrer na cruz. Ver  Mat. 3:15 e  Filip. 2:5-8. Portanto, os servos de Deus devem ser obedientes. Ver I Ped. 1:14. Os filhos de Deus não devem se conformar com as concupiscências mundanas.

Os anjos de Deus também cumprem as ordens transmitidas pelo Pai. Veja este texto: “Bendizei ao Senhor, todos os seus anjos, vós que excedeis em força, que guardais os seus mandamentos, obedecendo à voz da sua palavra.” Salmos 103:20. A obediência aos mandamentos do Senhor se constitui num compromisso assumido de todo o coração, alma e entendimento. Não é uma responsabilidade que pode ser tomada como obrigação, mas como uma aliança de amor. Ver Deut.  11:13 e  Rom. 6:17. É por isso que precisamos prestar obediência à Palavra, de forma voluntária e sem reservas. Tal obediência, constituída de atitudes sinceras, está centrada em Deus que tudo vê, sonda e conhece. Vivamos, pois, de forma irrepreensível! Os obedientes receberão grandes bênçãos do Senhor, porque não se deram por esquecidos e atentaram para a lei perfeita da liberdade. Ver Deut. 11:27 e Tiago 1:25.

Os desobedientes, por sua vez, serão punidos, devorados pelo fogo e lançados fora da presença de Deus. Ver II Tes. 1:8 e 9


Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário