quinta-feira, 18 de agosto de 2016

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 12 (3º trimestre 2016) MINISTÉRIO URBANO NO TEMPO DO FIM

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 12 (3º trimestre 2016) MINISTÉRIO URBANO NO TEMPO DO FIM

VERSO ÁUREO: “E procurai a paz da cidade, para onde vos fiz transportar em cativeiro, e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz vós tereis paz.” Jeremias 29:7

INTRODUÇÃO (sábado 10 de setembro) – No Brasil, 84% das pessoas vivem nas cidades, e em Portugal tem o índice de 65%, já a população urbana, a nível mundial, tem crescido rapidamente, passando de 746 milhões em 1950 para 3,9 bilhões em 2014. A Ásia, apesar de ter baixo nível de urbanização, aloja 53% da população urbanizada a nível mundial. 

Estima-se que em 2045 a população urbana mundial  vá ultrapassar a casa dos seis bilhões de pessoas. Muito do esperado crescimento urbano terá lugar nos países das regiões em desenvolvimento, particularmente na África.

O relatório da ONU mostra uma população mundial cada vez mais urbanizada. Hoje, as grandes cidades, com mais de 10 milhões de habitantes, estão crescendo no mundo. O relatório refere que em 1990, havia 10 megacidades com 10 milhões de habitantes ou mais cada. Hoje existem 28 megacidades no mundo que alojam 453 milhões de pessoas ou cerca de 12 por cento dos habitantes a nível mundial. Por aí temos uma ideia de que cada dia que passa a igreja cristã tem um grande desafio de evangelizar estas cidades.

De acordo com o relatório da ONU, “Tóquio continua a ser a maior cidade do mundo com 38 milhões de habitantes, seguida de Deli com 25 milhões, Xangai com 23 milhões e a Cidade do México, Mumbai e São Paulo, cada uma com cerca de 21 milhões de habitantes. Osaka com 20 milhões, seguida de Pequim com ligeiramente menos de 21 milhões de habitantes. As áreas de Nova Iorque e do Cairo completam o top 10 das áreas com mais população com cerca de 18.5 milhões de habitantes cada.”

A Bíblia menciona que as três mensagens angélicas requerem que o evangelho seja pregado ao mundo todo. Veja o texto: “E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo.” Apocalipse 14:6. Tendo isso em vista, onde quer que as pessoas vivam, a mensagem deve ser pregada. E a igreja deve criar métodos para atingir as pessoas não só no interior, mas especialmente onde está inserida a maioria das pessoas, nas grandes cidades.

O auto da lição menciona que em algumas cidades grandes muitas pessoas não sabem da existência da igreja Adventista do 7º Dia. Na verdade, oferecer a mensagem de esperança à um mundo caracterizado pela vida agitada e materialismo  é uma das formas mais práticas de cumprir a missão de levar o conhecimento do amor de Deus às pessoas. Para cumprir essa missão, entende-se que é justo e necessário não apenas chegar a lugares distantes e pequenos, mas também às grandes cidades, considerando que são locais onde se encontram milhares de pessoas sob realidades de desespero.

Como atingir as grandes cidades com o evangelho? Com certeza hoje está mais fácil evangelizar do que há 40 anos atrás. Hoje temos igrejas, escolas, casas publicadoras, colportores, hospitais e clínicas Adventistas, inseridas nas grandes cidades. Com certeza, o maior evangelista é cada membro da igreja que deve pregar através da sua vida. Mas, para além dos métodos já mencionados, o método das comunicações, como; rádio, TV, internet, consegue cumprir, com maior velocidade, a mensagem do evangelho nas grandes e pequenas cidades.

Qual é o grande sinal que precisa se cumprir para Jesus voltar? Este é o grande sinal. O fim virá quando o evangelho for pregado à todo o mundo. Ver Mat. 24:14. O grande sinal da vinda de Jesus é a pregação do Evangelho. Temos um compromisso pessoal no processo da comunicação das boas novas de salvação ao mundo. Existem hoje bilhões de pessoas que nunca ouviram falar de Jesus. É urgente que o Evangelho seja pregado à todas as pessoas. Neste processo, precisamos estar envolvidos e utilizar todos os meios de comunicação que nos são oferecidos. Devemos aproveitar os sinais de rádio, TV e internet para a pregação do evangelho. Ao fazermos isso, guiados pelo Espírito Santo, seremos parte do cumprimento do grande sinal da volta de Jesus, quer nas cidades grandes, pequenas e entre os nossos amigos, familiares e vizinhos.

“Há grande obra a realizar em proclamar a mensagem do evangelho para este tempo nessas grandes cidades, mas a construção de grandes prédios para alguma obra aparentemente maravilhosa, foi um erro. O Senhor quer que os homens andem humildemente diante dEle. A mensagem de advertência deve ser proclamada nas cidades grandes e ímpias.”  Manuscrito 20, 1903. Evangelismo, 406

DOMINGO (11 de setembro) A NATUREZA DAS CIDADES - O World Migration Report 2015, Relatório sobre a Migração Mundial de 2015, mostra que 83% das pessoas que vivem no Dubai nasceram em outros países. Bruxelas, que é a casa de inúmeras instituições chave para a União Europeia, bem como a sede da NATO, cerca de 6 em cada 10 residentes vêm de outro país. Toronto é a cidade que ocupa o terceiro lugar na lista dos países mais cosmopolitas com 46% da população residente nascida no exterior. Das cidades mais conhecidas; Londres e Nova York também são cidades bastante cosmopolitas, recebendo quase 40% das pessoas nascidas em outros países.  

As cidades cosmopolitas recebem negros, asiáticos, coreanos, chineses, árabes, turcos, persas, brasileiros, brancos, góticos, cabeças raspadas, nacionalistas, racistas, mexicanos, hispânicos, caucasianos e outros povos. Quando estes vários grupos culturais se reúnem em um país, não é fácil respeitarem as leis do país onde estão inseridos e passam a gerar algumas desvios de comportamento tribais, pois a construção de uma identidade nacional é ultrapassada por diversas identidades .

É aí que a igreja cristã pode tirar alguma vantagem com sua mensagem de amor, consolo, união e paz aos indivíduos, famílias e grupos étnicos. Em Atos 18:1-28 mostra os métodos que Paulo usava para implantar igrejas nas cidades.

Como podemos aprender com Paulo? No 1º século, Corinto era uma das principais cidades, não somente da Grécia, mas do mundo. Gregos, judeus e romanos, comerciantes e viajantes de todas as terras se apinhavam nas ruas intensamente entregues as atividades e aos prazeres. Corinto, situada com fácil acesso à todas as partes do império romano, era um lugar muito importante para o estabelecimento de uma igreja cristã. Entre os judeus que haviam fixado residência em Corinto achava-se Áquila e Priscila, que distinguiram posteriormente como zelosos da religião judaica. Paulo observou neste casal o mesmo zelo que nele havia; zelo que chamou a atenção do Senhor Jesus Cristo. Ver Atos 9:1-16; Filip. 3: 5 e 6; Gál. 1: 13 e 14 e Atos 22: 1-3.

Paulo, como fabricante de tendas, ver Atos 18:3, tentou usar de todas as maneiras para salvar os judeus, para libertar os judeus da religião legalista deles. Ver I Cor. 9: 19 -22. Em Atos 18:7 e 8, Paulo deu início a igreja de Corinto, em uma residência bem ao lado da sinagoga dos judeus, onde começou a formação do corpo de Cristo naquela cidade. Ver I Cor. 12: 12 -31; Rom. 12:3-8. Igreja não é um templo de quatro paredes, igreja é a reunião de um grupo de pessoas que aceitaram Jesus Cristo como seu único Salvador, ver Rom. 10: 9-13, que acreditam na salvação pela graça. Ver Efésios 2: 4 e que estão dispostas a obedecer os mandamentos de Cristo e em anunciar o evangelho.

Como se inicia uma igreja em uma cidade sem presença adventista? Reunindo algumas famílias interessadas na casa de um irmão ou interessado. À esta reunião chamamos de pequeno grupo. Por que participar de pequenos grupos? Os pequenos grupos nasceram na mente de Deus. Em todas as épocas Deus valorizou a família e aquilo que ela podia fazer em favor dos amigos, familiares e vizinhos. No sistema patriarcal Deus chamava as famílias fiéis a Ele para influenciar, instruir, conduzir à Deus e santificar os povos vizinhos.

O que são pequenos grupos? Pequenos grupos são ajuntamentos de 3 a 12 pessoas, com afinidades, e comprometidas entre si, que buscam aprofundar os seus relacionamentos com Cristo e com o próximo, e experimentar a realidade do corpo de Cristo, a partir de reuniões regulares, semanais. Veja este texto: “Convidai os vizinhos para vossa casa, lede-lhes partes da preciosa Bíblia, e de livros que lhes explicam as verdades. Convidai-os a se unirem convosco em cânticos e orações. Nessas pequenas reuniões, o próprio Cristo estará presente, segundo prometeu, e os corações serão tocados pela Sua graça.” C.B.V, 152.

Quando e com que frequências devem se reunir? As reuniões devem ser desenvolvidas semanalmente na casa de um dos membros do pequeno grupo para fins, essencialmente; espirituais e de comunicação da Bíblia. O dia e a hora deve ser de acordo com a possibilidade dos membros do pequeno grupo. Veja estes textos do Espírito de Profecia: “Haja em toda igreja grupos bem organizados para trabalharem nas vizinhanças dessa igreja.” Serviço. Cristão,  72.

“Que pequenos grupos se reúnam ao anoitecer ou de manhã cedo para estudar a Bíblia por si mesmos. Tenham um período de oração a fim de que sejam fortalecidos, iluminados e santificados pelo Espírito Santo... Se fizerdes isso, vos advirá grande bênção daquele que dedicou toda sua vida ao serviço dAquele que nos remiu com sua própria vida.” Recebereis Poder, 151.

“Se houver grande número na igreja, os membros devem ser divididos em pequenos grupos, a fim de trabalharem não somente pelos outros membros, mas também pelos descrentes.” Evangelismo, 115.
“Pequenas reuniões em casas particulares, é muitas vezes, mais bem-sucedida em atrair almas para Jesus do que sermões feitos ao ar livre, às turbas em movimento, ou mesmo em salões ou igrejas.” O. Evangélicos, 193.

SEGUNDA-FEIRA (12 de setembro) O LUGAR DE SOFRIMENTO - A Bíblia é bastante realista quando se dirige ao problema do sofrimento. Por um lado, Deus dedica um livro inteiro em como lidar com o problema. Nem Jó, nem seus amigos compreenderam, naquele momento, as razões para o seu sofrimento. Na verdade, quando Jó foi finalmente confrontado pelo Senhor, ele ficou em silêncio. Nós também ficamos sem argumentos sobre o tema do sofrimento, o que sabemos é que a terra e os seus habitantes sofrem, mas que Deus restaurará a alegria do universo.

Davi suportou muito sofrimento em seu tempo, e isso se reflete em muitos dos seus poemas coletados no livro dos Salmos. No Salmo 22, ouvimos a angústia de Davi: "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” Continuou a ser um mistério para Davi por que Deus não interveio e acabou com o seu sofrimento e dor. Ele via Deus como entronizado e Santo, o louvor de Israel. Deus vive no céu, onde tudo é bom, onde não há choro nem medo, nem fome e nem ódio. O que Deus sabe de tudo o que o ser humano suporta? Davi continuou a queixar-se: "Cães me cercam; uma súcia de malfeitores me rodeia; traspassaram-me as mãos e os pés. Posso contar todos os meus ossos; eles me estão olhando e encarando em mim. Repartem entre si as minhas vestes e sobre a minha túnica deitam sortes." O Salmo 22 também é um Salmo messiânico.

A terra é o único lugar do universo que está infectada pelo pecado e que, em consequência disso, sofre muito. Um dos efeitos imediatos da queda foi a separação da humanidade de Deus. No Jardim do Éden, Adão e Eva tinham perfeita comunhão com Deus. Quando se rebelaram contra Ele, essa comunhão foi quebrada. Adão e Eva se tornaram conscientes do seu pecado e ficaram envergonhados. Um outro efeito da queda é que os humanos perderam de vista a finalidade para a qual foram criados. O propósito principal do homem e o maior objetivo na vida é glorificar a Deus e desfrutar a Sua doce companhia para sempre, ver Romanos 11:36, I Coríntios 6:20, I Coríntios 10:31 e Salmo 86:9.

A queda produziu no homem um estado de depravação. Paulo falou daqueles "cujas consciências estão cauterizadas", ver Timóteo 4:2, e aqueles cujas mentes estão espiritualmente escurecidas como resultado de rejeitar a verdade. Ver Romanos 1:21. Neste estado, e longe da graça divina, o homem é absolutamente incapaz de fazer ou escolher aquilo que é aceitável a Deus. "Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser.” Rom. 8:7.

A terra está gemendo e talvez os seus ouvidos físicos não estejam escutando, mas a criação está gemendo. Os nossos ouvidos espirituais perderam um pouco da sensibilidade de ouvir tal gemido. Percebe que os noticiários estão abordando as questões ambientais, o aquecimento global e as agressões à natureza a cada dia? Percebe que nestes dias se vê e ouve notícias de violência e mortes em grande escala? Deus sabe tudo o que se passa com o planeta, embora muitas pessoas não percebam!

Deus disse: “A terra pranteia e se murcha; o mundo enfraquece e se murcha; enfraquecem os mais altos do povo da terra. Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores; porquanto têm transgredido as leis, mudado os estatutos, e quebrado a aliança eterna. Por isso a maldição tem consumido a terra; e os que habitam nela são desolados; por isso são queimados os moradores da terra, e poucos homens restam.” Isaías 24:4-6

“Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.” Romanos 8:22,23.

Embora a terra seja um lugar de sofrimento, em Mateus 9:36 mostra a necessidade das multidões em terem um pastor. Toda ovelha sem pastor vive aflita e desamparada. O maior benefício que você pode fazer em favor de uma pessoa aflita e desamparada é apresentar-lhe Jesus; o Supremo Pastor, e fazer discípulos: “Porque éreis como ovelhas desgarradas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas.” I Pedro 2:25-25. O discipulado é o ministério que nós exercemos uns sobre os outros, dirigidos por Jesus. Através do discipulado você ensina a ovelha a comer de pastos verdejantes e a beber de águas tranquilas. Ver Salmo 23.

Veja nos exemplos bíblicos, as mensagens que encontramos relacionadas ao tema de hoje: Êxodo 2:23-25; Salmo 12:5; Rom. 8:22 e Jó 24:12

O que você tem feito para aliviar o sofrimento das pessoas ao seu redor?

TERÇA-FEIRA (13 de setembro) SEMEAR E COLHER NAS CIDADES - Você sabe quais são as estratégias que sua igreja utiliza para levar as pessoas à Jesus? Você é capaz de convidar pessoas de seu agregado família e amizades para participar de programas e atividades da sua igreja? Os líderes de evangelismo de sua igreja sabem o que você está fazendo em seu campo missionário pessoal? Você sabe que cargos ou ministérios gosta de realizar?

Quando Jesus disse que “um semeia, e outro ceifa”, Ele não estava dizendo que somos apenas semeadores ou ceifeiros. Embora a ênfase maior esteja na colheita  é verdade que, se não houvesse semeadores, os ceifeiros esperariam em vão pela colheita. Não é mesmo? Todos nós somos chamados à semear e colher, e no contexto de toda a igreja, há muitas combinações das atividades de semeadura que levam até a colheita de pessoas para o reino de Deus. Considerando que cada crente contribui para o todo do corpo de Cristo, ver I Cor 12:12-27, a agricultura nos lembra de que, mesmo antes que a semente seja semeada, alguém limpou o solo e lavrou a terra.

Para conseguirmos algum êxito na evangelização das cidades devemos seguir os métodos de Cristo, como já vimos em lições anteriores, mas, se analisarmos os métodos de evangelismo de Paulo vamos ver que eram muito semelhantes aos de Cristo. Paulo sempre buscou as sinagogas para alcançar os religiosos. Sempre que Paulo chegava em uma cidade, procurava ali uma sinagoga. Sabia que nesse ambiente religioso, judeus e pessoas tementes a Deus se reuniam para estudar a lei e orar. Devemos também desenvolver bom relacionamento com os religiosos da nossa cidade.

Paulo sempre aproveitava os lugares seculares para evangelizar as pessoas não religiosas. Tanto em Éfeso como em Corinto, Paulo lançou mão desse recurso. Nós também não podemos limitar o ensino da Palavra de Deus apenas aos locais religiosos. Em Corinto Paulo ensinou na casa de Tício Justo, e em Éfeso, ensinou na escola de Tirano. Paulo ia ao encontro das pessoas, onde elas estavam. Paulo sempre utilizou os lares como lugares estratégicos para a evangelização e o ensino. Paulo ensinava publicamente e também de casa em casa, testemunhando tanto a judeus como a gregos o arrependimento e a fé em Cristo Jesus.

Paulo sempre fundou igrejas em cidades estratégicas, como vimos na lição de domingo, no caso; Corinto. Paulo rejeitou a sabedoria humana, mas não a sabedoria divina. Ele não confiou nos recursos da sua oratória, mas usou todos os argumentos lógicos e racionais, e dependia do Espírito Santo para alcançar as pessoas com o evangelho. Hoje, à semelhança de Paulo, precisamos nos envolver na pregação do evangelho, usando os métodos que nos são possíveis.

Como a parábola do semeador, contada e explicada por Cristo em Mateus 13:1-23, nos ajuda a alcançarmos as pessoas onde elas se encontram, incluindo as cidades?

Quem deve encontrar atividades para os membros de igreja? É a liderança, a começar pelo pastor e anciãos, que devem estar em sintonia com o departamento missionário e de evangelismo da igreja. Há lugar para todos aqueles que estão dispostos a pregar a Palavra do Senhor Deus.

Que iniciativas missionárias podem desenvolver na igreja? Uma excelente maneira de envolver toda a igreja é através dos ministérios da igreja. O ministério da música, por exemplo, pode agendar lugares para o coral ou grupos irem e desenvolverem o evangelismo; em um lar para a terceira idade, em um orfanato, em um lugar público; e com isso angariar amizades e interessados para visitar a igreja e receber estudos bíblicos. O ministério da saúde e temperança pode realizar rastreios de saúde, e também angariar pessoas para estudos da Bíblia. O ministério da mulher pode envolver as senhoras para, durante o ano, encontrar três amigas e oferecer uma bíblia com um guia de estudos bíblicos. E assim outras iniciativas podem ser desenvolvidas com os jovens, diáconos, diaconisas e os demais ministérios da igreja. Tem trabalho para toda gente.

Pastores e membros devem partilhar responsabilidades missionárias: “Não é o desígnio do Senhor que se deixe aos pastores a maior parte da obra de semear a semente da verdade. Homens que não são chamados ao ministério, devem ser animados a trabalhar pelo Mestre segundo suas várias aptidões. Centenas de homens e mulheres agora ociosos poderiam fazer uma obra digna de aceitação. Levando a verdade à casa de seus amigos e vizinhos, poderiam fazer uma grande obra para o Mestre” Test. Sel. Vol 3, 83, 84.

“Que os pastores e membros leigos saiam para os campos a amadurecer. Encontrarão sua seara onde quer que proclamem as esquecidas verdades bíblicas. Acharão pessoas que aceitem a verdade, e devotem sua vida a ganhar almas para Cristo.” The Signs of the Times, 3/8/1903

No passado, o trabalho missionário foi desenvolvido em áreas rurais,  agora, o desafio se encontra nas grandes cidades e nelas há um número reduzido de missionários. Muitos deles acabam por ficar tão perturbados pelo barulho, tráfico, poluição, problemas sociais, criminalidade e lugares muito habitados, que preferem trabalhar em áreas rurais ou pequenas cidades do interior. Mesmo com muitos problemas precisamos avançar com a mensagem nas cidades. Necessitamos do Espírito Santo, pois, sem a Sua atuação é impossível sermos eficazes na pregação do Evangelho. Sem o Espírito Santo, o que falamos se torna apenas um ensaio moral, um discurso político, um desabafo de frustrações emocionais. O Espírito é aquele que nutre e que comunica vida à mensagem. Através do Espírito é que a mensagem pode e consegue transformar corações de pedra em corações de carne. Ver Ezeq. 36:26. Por isso é necessária a pregação do Evangelho no poder do Espírito Santo.

QUARTA-FEIRA (14 de setembro) FOQUE O ESFORÇO NAS PESSOAS - ADEQUAR OS OBREIROS À SEARA – As amizades podem construir pontes, transformar vidas e atrair pessoas para Cristo. Prova disso é um exemplo que aconteceu na cidade de Campo Grande – MS, com a auxiliar jurídica Thaís de Oliveira, de 23 anos. Ela disse: “Eu estava passando por um momento muito difícil. Tinha acabado de sair de um noivado e muitos anos de relacionamento. Com isso, entrei em depressão e comecei uma série de tratamentos médicos, quando o Christian apareceu.” O desfecho dessa história tem muito a ver com a amizade sincera. O auxiliar de T.I., Christian Benites, estava em um momento de sua vida onde as reflexões sobre a vida espiritual tornaram-se constantes. Cristiam disse: “Certo dia, fui à igreja e ouvi algo que mexeu muito comigo. O pastor disse o seguinte: ‘Se você não está levando alguém para o céu, então provavelmente você não está indo para lá’. E isso ficou gravado em mim. Quando cheguei em casa orei e pedi a Deus que me trouxesse alguém que eu pudesse ajudar nessa caminhada espiritual e reencontrei a Thaís”.

A jovem Thaís de Oliveira, após um período que estava afastada da igreja, os amigos foram parte fundamental no apoio ao seu retorno. Os dois já se conheciam há algum tempo, mas quando se reencontraram o momento na vida de ambos era outro: Ele disposto a ajudar alguém e ela, precisando de um amigo. “A resposta de Deus foi quase imediata e isso me impressionou muito. Basta a gente se dispor que Deus nos usa.” Concluiu Cristian.

Tendo em vista que todos os crentes, independentemente da idade e cultura, podem se ocupar de alguma atividade missionária, cabe à liderança da igreja trabalhar para distribuir as tarefas a cada irmão. Todos podem trabalhar, tendo cargos efetivos ou não. Aqueles que têm cargos são indicados pela comissão de nomeações e empossados pela igreja, antes no final de cada ano eclesiástico.

Como os apóstolos adequaram a obra de Deus no seu início? Ver Atos 6:1-8. Em 1876, Ellen White recebeu de Deus uma visão que apresentava um modelo de igreja ideal. Ativa, dinâmica, envolvente, empolgante e, acima de tudo, realizadora da Sua vontade. O tempo passou e a visão ficou guardada. Em um sábado, dia 10 de novembro de 1900, vinte e quatro anos mais tarde, Ellen White foi visitar uma grande congregação na Califórnia e chegando lá, maravilhou-se com a contagiante atividade de todos os irmãos. Era a igreja de São Francisco, uma das duas visões, que agora, brilhava em sua mente como no dia em que havia sido mostrada. Imediatamente a figura de uma colmeia, onde abelhas laboriosas entram e saem de forma agitada, mas organizada, cada uma para sua função, se lhe apresentou: aquela era a igreja que o Senhor Jesus Cristo gostaria que O representasse na terra e que levasse a cabo a missão de “buscar e salvar”.

Não havia uma só frente de trabalho descuidada. Pessoas de todas as idades e das mais diversas condições, estavam unidas em distintas áreas de atuação, procurando alcançar os ainda não alcançados e levá-los aos pés da cruz.

Qual é o melhor método de evangelismo nas cidades? É a realização de pequenos grupos de oração, louvor e ensino da Palavra. O que são pequenos grupos? Pequenos grupos são ajuntamentos de 3 a 12 pessoas, com afinidades, e comprometidas entre si, que buscam aprofundar os seus relacionamentos com Cristo e com o próximo, e experimentar a realidade do corpo de Cristo, a partir de reuniões regulares, semanais.

Veja estes textos: “Convidai os vizinhos para vossa casa, lede-lhes partes da preciosa Bíblia, e de livros que lhes explicam as verdades. Convidai-os a se unirem convosco em cânticos e orações. Nessas pequenas reuniões, o próprio Cristo estará presente, segundo prometeu, e os corações serão tocados pela Sua graça.” Ciência do Bom Viver, 152.

“Pequenas reuniões em casas particulares, é muitas vezes, mais bem-sucedida em atrair almas para Jesus do que sermões feitos ao ar livre, às turbas em movimento, ou mesmo em salões ou igrejas.” O. Evangélicos, 193.

Ontem falamos sobre semear e colher, e dentro do contexto da lição de hoje, o melhor método para envolver toda  a igreja é através dos ministérios da igreja. O ministério da música, por exemplo, pode agendar lugares para o coral ou grupos irem e desenvolverem o evangelismo; em um lar de terceira idade, em um orfanato, em um lugar público; e com isso angariar amizades e interessados para receber estudos bíblicos. O ministério da saúde e temperança pode realizar rastreios de saúde, expo-saúde e também angariar pessoas para estudos da Bíblia. O ministério da mulher pode envolver as senhoras para durante o ano encontrar duas ou três pessoas e oferecer uma bíblia com um guia de estudos bíblicos. E assim outras iniciativas podem ser desenvolvidas com os jovens, diáconos, diaconisas e os demais ministérios da igreja. Tem trabalho para toda gente.

Cada crente só vai participar de alguma coisa em prol da cidade se o serviço for valorizado pela própria igreja. Portanto, a igreja e os pastores têm a função de serem gestores no sentido de incentivar os crentes a se envolverem com a ação na cidade. A missão da igreja é muito maior do que apenas pregar na igreja Como portadora das boas novas que já se ouviu, a igreja deve também testemunhar viva e eficazmente a Cristo através de seu envolvimento com a ação na cidade. Sem esse envolvimento, seremos simplesmente como “bronze que soa” ou como “címbalo que retine” I Cor 13:1.

QUINTA-FEIRA (15 de setembro) EVANGELIZANDO AS CIDADES – Os versos para hoje abordam a importância da evangelização de uma forma geral: “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” II Pedro 3:9

“Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.” I Timóteo 2:4.

Embora a lição de hoje dê ênfase ao evangelismo nas cidades, sabemos que as pessoas onde se encontram necessitam de ser advertidas. Jesus Cristo deu à Sua Igreja uma responsabilidade e uma missão específica em cumprimento de Seu plano. Qual é a missão especial da Igreja? É pregar o evangelho do reino de Deus e fazer discípulos em todo o mundo, vivendo e ensinando-lhes exatamente o que Jesus viveu e ensinou. Ver Marcos 16:15, Mateus 24:14 e 28:19-20. Quando os primeiros discípulos morreram o trabalho de Deus não parou, foi passado para as gerações sucessivas. No início, a missão da Igreja, foi passada à cada geração do povo de Deus. Jesus prometeu estar com Seus seguidores até o final.

A Igreja de Cristo desempenha algumas funções ao levar a salvação para o mundo. Ela levanta-se como a luz do mundo, ver Mateus 5:14, a igreja é casa ou família de Deus, ver Efésios 2:19 e I Pedro 4:17, é a mãe que nutre os filhos e filhas de Deus, ver Gálatas 4:26, ela atua como a coluna e firmeza da verdade em um mundo espiritualmente confuso. Ver I Timóteo 3:15.

Paulo descreve a responsabilidade da Igreja como o ministério da reconciliação, porque; “Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, e pôs em nós a palavra da reconciliação” II  Coríntios 5:18-19 .O propósito final de Deus é reconciliar toda a humanidade para Si mesmo, e a Igreja desempenha um papel importante nesse nobre esforço. Deus comissionou a igreja para pregar o evangelho e conduzir pessoas ao batismo. É claro que a igreja também reconcilia alguns já batizados e que necessitem.

As pessoas, em suas casas, nas grandes e pequenas cidades, estão envolvidas em suas atividades que, muitas vezes, excluem Deus da vida delas. Apenas algumas pessoas estão dispostos a aceitar o convite da salvação e a cumprir todos os ensinamentos de Jesus Cristo, quando os ouve e compreende-os. O povo de Deus nunca foi uma força popular ou poderosa. Jesus disse: “Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.” Mateus 7:13-14.

Como pregar? “Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.” Romanos 10:14,15.

O primeiro caminho a trilhar deve ser a nossa consagração individual. Veja este texto: “Se nos humilhássemos perante Deus, e fôssemos bondosos, corteses, compassivos, piedosos, haveria uma centena de conversões à verdade onde agora há apenas uma”. Beneficência Social, 86. Depois devemos estar envolvidos com os planos e atividades da igreja. O discipulado é o método usado por Cristo e que surte efeito positivo na evangelização. Encontre um amigo para falar de Jesus, tirar-lhe algumas dúvidas sobre; fé, religião e Deus e para ensinar-lhe a Bíblia.

Geralmente as pessoas estão mais abertas a estudar a Bíblia com um amigo do que com um desconhecido em uma igreja. Depois podemos e devemos usar o método das literaturas para as pessoas lerem a mensagem do evangelho. O folheto e pequenos livros é uma forma interessante de dar uma pequena porção da mensagem do evangelho à alguém e, quem sabe, aprofundar essa mensagem em encontros de discipulado.

O método de convidar seu amigo para lhe acompanhar em uma lanche na sua casa e em uma reunião específica da igreja, também é uma forma de evangelizar. Há pessoas que não podem ir à igreja com você no dia de sábado, por isso esteja disponível para levá-las à uma reunião de oração. O importante é não ficar forçando, exigindo, cobrando das pessoas. Esse contato inicial com Deus precisa ser espontâneo. Jesus era alguém que fazia muitos convites para que as pessoas O seguissem e, mesmo sendo Deus, obteve vários nãos de muitas pessoas. Esteja preparado para receber muitos nãos. Quem faz a obra na vida da pessoa é o Espírito Santo, nós somos apenas instrumentos.

 Nem sempre as pessoas reagem positivamente ao evangelho. Existe uma infinidade de outras formas de evangelizar. Acho muito importante você orar pedindo à Deus para lhe usar da forma que Ele quiser. Ore por pessoas do seu círculo de amizades, não desista delas, e esteja preparado para evangelizar.

“A importância de abrirmos nosso caminho nas grandes cidades ainda é mantido diante de mim. Por muitos anos o Senhor nos tem imposto este dever, e contudo vemos comparativamente pouca coisa realizada em nossos grandes centros de população. Se não assumirmos este trabalho de modo resoluto, Satanás multiplicará dificuldades que não serão vencidas facilmente. Estamos muito aquém na obra que devia ter sido feita nessas cidades há muito negligenciadas. O trabalho será agora mais difícil do que teria sido alguns anos atrás. Mas se assumirmos a tarefa em nome do Senhor barreiras serão derribadas, e decididas vitórias nos pertencerão. Nesta obra necessitam-se médicos e ministros do evangelho. Precisamos levar com insistência nossas petições ao Senhor, e fazer o melhor de nossa parte, forçando a marcha com toda a energia possível, de modo que se faça uma abertura nas grandes cidades. Tivéssemos trabalhado no passado segundo os planos do Senhor, e muitas luzes que agora se apagam estariam brilhando com fulgor.” Medicina e Salvação, 301 e 302

Assim como Jesus veio para servir às pessoas, seus discípulos também são chamados para O servir através do serviço às pessoas. Recebemos para isso a unção do Espírito Santo como Cristo foi ungido. Ver Lucas 24:49 e Atos 2:1-4. Somos chamados para pregar boas novas aos mansos; a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes. Isaías 61:1-3.

SEXTA-FEIRA (16 de setembro) – LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO 12 (3º trimestre 2016) MINISTÉRIO URBANO NO TEMPO DO FIM – Na verdade, as cidades são o principal campo missionário da atualidade. As cidades não crescem apenas em população, mas também em problemas, económicos, políticos e sociais. Problemas como; pobreza, violência, fome, doenças, guerrilhas urbanas, violência, brutalidade, miséria, drogas, impunidade, corrupção, falta de amor, tragédias, desigualdade social, pais se levantando contra filhos e filhos contra pais e aglomerados de gente aumentam grandemente nas cidades.

A igreja cristã sempre esteve presente nas cidades e teve um papel fundamental no curso da história humana. Quando Jesus e Seus seguidores fundaram a igreja, ela expandiu-se nas cidades, nas vilas e nas zonas rurais de todo o mundo, principalmente no Oriente próximo e Ocidente. E isso agora é uma realidade em todo o globo. Precisamos conhecer os habitantes das cidades antes de realizarmos o evangelismo efetivo nela. Conhecer a cidade e suas culturas, suas faces e as pessoas. Precisamos ser um explorador da cidade. Por que? Porque só conhecendo a cidade e seus habitantes podemos ser efetivos na proclamação do evangelho de Jesus.

Como deve estar a nossa vida espiritual para desenvolvermos o evangelismo? “Um mau traço de caráter que seja, um só desejo pecaminoso, acariciado persistentemente, acabará neutralizando todo o poder do evangelho. Toda condescendência pecaminosa fortalece a aversão da alma para com Deus. O homem que manifesta uma incredulidade obstinada ou uma estulta indiferença para com a verdade divina, está apenas colhendo aquilo que ele mesmo semeou. Em toda a Bíblia não existe advertência mais terrível contra o brincar com o mal do que as palavras do sábio, de que o pecador "com as cordas do seu pecado, será detido". Prov. 5:22. Cristo está pronto para libertar-nos do pecado, mas não força a vontade; e se pela persistente transgressão a própria vontade estiver inteiramente inclinada ao mal, e não desejarmos ser libertados, não querendo aceitar a Sua graça, que mais poderá Ele fazer? Nós mesmos nos destruímos, por nossa deliberada rejeição de Seu amor. "Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação." II Cor. 6:2.” Caminho a Cristo, 35.

Que benefícios recebem os crentes quando evangelizam? Só sente vontade de pregar o evangelho as pessoas que nasceram no reino de Cristo. O desejo de pregar o evangelho surge a partir do momento que o crente sente gratidão pela salvação que Cristo operou em sua vida. Embora não devamos nos envolver nas atividades missionárias da igreja com o pretexto de vermos melhoras na nossa vida espiritual, mas o próprio envolvimento acaba por nos proporcionar profundas alegrias espirituais. Uma coisa leva à outra. É bom ressaltar que há muitos crentes renascidos no reino de Deus e que não pregam porque são tímidos ou porque lhes falta treinamento e oportunidades. A liderança da igreja deve proporcionar-lhes incentivo, treinamento e trabalho.

Como os seguintes versos dizem que o fazer a vontade de Deus desenvolve o crescimento espiritual? “Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo.” João 7:17.

“E o que ceifa recebe galardão, e ajunta fruto para a vida eterna; para que, assim o que semeia como o que ceifa, ambos se regozijem.” João 4:36

Nestes versos Jesus apresenta uma verdade que ajusta todos os que desejam O seguir. Há pelo menos dois benefícios em trabalhar para Deus: somos abençoados com um relacionamento mais profundo com Jesus; e emocional e espiritualmente somos enriquecidos, pois estamos sempre em contato com as pessoas. O trabalho missionário deve ser algo contínuo, sem deixarmos espaço para a preguiça: “Semeia a tua semente desde a manhã, e não deixes tuas mãos ociosas até a noite, pois não sabes o que acontecerá, se esta ou aquela produzirá, ou se as duas serão igualmente boas”. Eclesiastes 11:6.

A alegria de pregar: “Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.” Atos 20:35

Paulo faz o seguinte apelo aos cristãos: “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos. Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé” Gál. 6:9-10.

Luís Carlos Fonseca


Sem comentários:

Enviar um comentário