quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 10 (1º trimestre 2017) O ESPÍRITO SANTO, A PALAVRA E A ORAÇÃO

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 10 (1º trimestre 2017) O ESPÍRITO SANTO, A PALAVRA E A ORAÇÃO

VERSO ÁUREO: “E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.” Romanos 8:26,27


INTRODUÇÃO (sábado 4 de março) – A lição desta semana vai tratar da íntima ligação entre a oração dos crentes e o Espírito Santo. Não existe vida espiritual sem oração e estudo da Palavra de Deus. Não existe espiritualidade em nós sem comunhão diária com Jesus Cristo. Muitos crentes tentam seguir Cristo sem comunhão com Ele, mas sentem-se frustrados. Pois Ele nos disse: “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” João 15:5.

A oração é como um combustível que faz o crente ir além do que ele considera possível. Para o crente a oração é como a respiração. Você não tem que pensar para respirar, pois a atmosfera exerce pressão nos seus pulmões e leva você a respirar automaticamente. Por isso, é mais difícil prender a respiração do que respirar. Da mesma maneira, quando nascemos de novo passamos a fazer parte da família de Deus e entramos em uma atmosfera espiritual que nos impulsiona para fazer o bem. Uma vida de oração deve ser algo natural e automático na vida daqueles que aceitaram Jesus como Salvador e, como resultado se envolvem no trabalho de Deus, cumprindo a missão de evangelizar.

A oração desenvolve e aumenta a nossa fé em Deus e a oração da fé capacita-nos a recebermos as prometidas bênçãos de Deus, pois: “O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.” Filipenses 4:19. O crente é chamado a orar com entendimento e não de forma poética, contemplativa e vazia como é ensinado em alguns mosteiros e igrejas.

A oração contemplativa é semelhante a forma de meditação que encontramos em religiões orientais e seitas da Nova Era. Deus diz que devemos orar com entendimento: “Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.” I Coríntios 14:15.

A oração contemplativa ou centrante, como é conhecida em alguns meios religiosos, é uma prática meditativa onde o religioso focaliza-se em uma palavra ou frase curta e fica repetindo-a por toda a duração do exercício para limpar a mente. Esse exercício pode parecer inocente, mas não tem nenhuma sustentação bíblica. Na verdade, é o contrário da definição bíblica de oração. “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.” Filipenses 4:6.

O Espírito Santo nos assiste em nossas orações, pois existe uma forte ligação entre a oração e o Espírito Santo. Veja alguns textos: Efésios 6:18 diz: “Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos”. Judas v. 20 menciona: “Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo”. E o Verso áureo diz: “E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.” Romanos 8:26.

Orar no Espírito não se refere as palavras que estamos dizendo, pois cada um tem a sua cultura e vocabulário próprio, na verdade; refere-se às intenções do coração, grau de fé e o desejo de receber o que pedimos. Orar no Espírito é orar de acordo com a liderança do Espírito e de acordo com a Sua vontade e não a nossa. Você não pode dar ordens ao Espírito, Ele é que deve ser honrado e obedecido por você. 

Existe uma ligação muito íntima entre o Espírito Santo, a oração e Palavra de Deus. A Bíblia nos ensina a orar sem cessar e a sermos perseverantes na oração. Ver I Tessalonicenses 5:17 e Romanos 12:12. Jesus disse também que os homens devem "orar sempre e nunca esmorecer.” Lucas 18:1. A obediência aos mandamentos de Deus é uma condição para o Espírito Santo habitar em nós e nos atender as orações. Veja este texto: “E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.” Atos 5:32. A oração do filho de Deus pode ser abominável aos olhos do Senhor: “O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável.” Provérbios 28:9.

“Unicamente vivendo em obediência a Sua palavra podemos pedir o cumprimento das promessas que nos faz. O salmista diz: “Se eu atender à iniquidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá”. Salmos 66:18. Se Lhe prestamos apenas uma obediência parcial, com a metade do coração, Suas promessas não se cumprirão em nós.” Conselhos para a Igreja, vol 1, 311

DOMINGO (5 de março) - A ORAÇÃO QUE AGRADA A DEUS – Geralmente as nossas orações são egoístas. Preste atenção nos pedidos de oração que são feitos na igreja ou nos grupos de oração que frequentamos. As pessoas pedem em favor do filho, do trabalho, da compra da casa, do namorado, do novo emprego, etc… Geralmente são orações egoístas.

Qual é a principal condição para as nossas orações serem atendidas? Devemos estar em Jesus: “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.” João 15:7. Quando buscamos o reino de Deus, logo valorizamos as coisas que Deus valoriza, e uma das coisas que Deus mais valoriza é a vida humana. Ele deseja ver os seus filhos com ele para toda a eternidade. De nada vale vivermos uma vida inteira dentro da igreja e ao final dela não apresentarmos frutos dignos de arrependimento; e o arrependimento, confissão e conversão vem através da ligação com Deus através da oração e estudo da Bíblia.

Um crente que não ora não produz frutos, e Deus quer nos usar, Ele quer uma igreja ativa na pregação do evangelho. E o Espírito Santo é quem pode nos ajudar nesta tarefa: “Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras.” Rom 8:26.

Então, qual é a oração que agrada a Deus ou quais as condições para sermos atendidos na oração? Deus está muito disposto em atender as nossas orações. Veja este outro texto: “Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?” Mateus 7:11.

Deus convida-nos a encontrar um lugar sossegado para a oração e para O buscarmos cada dia com todo o nosso coração: “E, levantando-Se de manhã, muito cedo, fazendo ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava.” Marcos 1:35. Ver também Jeremias 29:13. É necessário termos um lugar calmo e um horário para a oração diária.

Devemos levar à Deus tudo aquilo que nos perturba ou nos preocupa de alguma maneira. Devemos abrir totalmente o nosso coração a Deus, e contar tudo o que se passa conosco: “Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós.” I Pedro 5:7 e  “Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e Ele te susterá: nunca permitirá que o justo seja abalado.” Salmo 55:22.

Devemos incluir na oração louvor, gratidão e ação de graças, além dos pedidos: “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus, em Cristo Jesus, para convosco.” I Tessalonissenses 5:18.  e  “A Palavra de Cristo habite em vós  abundantemente... com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vossos corações.” Colossenses 3: 16

Vejas algumas condições para as nossas orações serem atendidas:

1) Eliminar os pecados. "Se eu acalentasse o pecado em meu coração, o Senhor não me ouviria.” Salmo 66:18. Pecados acariciados impedem a atuação do poder de Deus em nossa vida; isso nos separa de Deus Ver Isaías 59:1, 2. Você não pode agarrar o pecado com uma mão e buscar a ajuda divina com a outra. Uma confissão e arrependimento sinceros solucionam esse problema. Se não estivermos dispostos a permitir que Deus nos liberte dos pensamentos, palavras e atos maus, nossas orações não serão eficientes.

2) Não orar por motivos egoístas. Devemos eliminar tudo que seja contra a vontade de Deus e devemos harmonizar nossa vida de acordo com a Sua Palavra. "Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres.” Tiago 4:3. Deus não vai responder "sim" às suas orações egoístas.

3) Guardar a lei de Deus. Mantenha os ouvidos abertos à lei de Deus e à Sua vontade, e Ele manterá os ouvidos abertos às Suas petições. "Se alguém se recusa a ouvir a lei, até suas orações são detestáveis.” Provérbios 28:9.

4) Orar de acordo com a vontade de Deus. “E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve” I João 5:14

“Deleita-te, também, no Senhor e Ele te concederá o que deseja o teu coração.” Salmo 37:4.

5) Ter fé. Outro elemento da oração genuína é a fé. ‘É necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que O buscam.” Heb. 11:6.

“O suplicante sincero e humilde junto ao trono da graça pode saber que está comungando com Deus, mediante o meio divinamente designado, e que é seu privilégio compreender o que Deus é para a pessoa crente. Precisamos ter uma compreensão de nossas necessidades. Precisamos ter fome e sede da vida em Cristo e por meio de Cristo. Então nos acercaremos dEle com humildade e sinceridade, e Ele nos dará a fé que atua pelo amor e purifica a alma.” Meditação  - O Cuidado de Deus, 272.

SEGUNDA-FEIRA (6 de março) O FUNDAMENTO DA ORAÇÃO BÍBLICA: PEDIR A DEUSEm meus estudos bíblicos, que faço com as pessoas interessadas, ensino a ordem simples da oração em 4 passos:  1) Devemos nos dirigir ao Deus Pai, 2) Agradecer-lhe e louvá-lo pelas bênçãos recebidas, 3) Fazer-lhe os pedidos, incluindo a presença do Deus Espírito Santo em nós e, 4) Terminar em nome de Jesus. O próprio Cristo disse: “E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.” João 14:13. Todas as orações que fazemos seguem este mesmo padrão.

Por que devemos pedir a Deus em oração, mesmo Ele sabendo de tudo o que necessitamos? Quando pedimos, revelamos o nosso desejo de receber a dádiva pretendida e a nossa confiança em Deus. Assim acontece nos vários níveis humanos de relacionamentos. Os pais sabem as coisas que os filhos necessitam mas gostam de sentir o interesse dos filhos. Os patrões sabem que os empregados necessitam de um aumento no salário, mas desejam que o empregado peça. Com Deus não é diferente! Sem contar que Deus respeita a nossa vontade. Se não desejamos uma vida de santidade, como Ele a dará? 

A oração é uma forma de servirmos a Deus. Ver Lucas 2:36-38. Oramos porque Deus nos ordena que o façamos, veja Filipenses 4:6-7. A falta de oração demonstra a falta de fé e falta de confiança na Palavra de Deus. Nós oramos para demonstrar nossa fé em Deus, que Ele fará assim como prometeu em Sua Palavra, e que abençoará nossas vidas abundantemente mais do que podemos pedir ou esperar. Ver Efésios 3:20. A oração é uma demonstração de que amamos Deus e queremos manter um bom relacionamento com Ele. E temos Sua promessa de que “A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos” Tiago 5:16-18.

Podemos pedir tudo à Deus pois, para Ele todas as coisas são possíveis de serem atendidas. Ele atende as coisas, obedecendo algumas condições; que são para o nosso próprio bem, que esteja de acordo com a Sua vontade e se confessarmos os nossos pecados. Veja estas promessas: “E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos.” I João 5:14,15

“Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis.” Marcos 11:24.

“Se eu atender à iniquidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá.” Salmos 66:18.

Eu costumo dizer que Deus responde a todas as orações que lhe fazemos. Ele responde com um “sim”, com um “não”, com um “espere um pouco” e pede para consultarmos e oramos sobre a Sua resposta já confirmada na Bíblia. Logo, Deus tem 4 maneiras de responder as nossas orações e; devemos ser humildes para aceitarmos qualquer que seja a Sua resposta. Aqueles pontos já declarados na Bíblia constituem-se na resposta que já temos, e já podemos seguir os caminhos traçados por Deus.

Cito dois exemplos: Deus disse para o crente não fazer sociedade com os incrédulos: “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?” II Coríntios 6:14. Neste caso o crente não deve orar para que Deus abençoe qualquer sociedade com descrentes, mas sim para que ele consiga fazer uma sociedade com os crentes. O outro exemplo é em relação a ter amizades com pessoas que desprezam Deus e Sua palavra: “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” Salmo 1:1.

Devemos sim nos aproximar de todas as pessoas para lhes pregar a Palavra, mas nunca para ouvir os seus escárnios e sermos influenciados por elas.  Devemos orar para sermos amigos das pessoas e para sermos usados por Deus para Ele converte-las de seus pecados.  

“As providências do Senhor têm a intenção de que Lhe peçamos justo as coisas de que necessitamos. A graça para amanhã, não nos será dada hoje. A necessidade dos homens é a oportunidade de Deus. ... A graça de Deus nunca é dada para ser esbanjada, mal aplicada ou pervertida, ou para ficar enferrujando pela falta de uso. Enquanto vos estais desempenhando diariamente de responsabilidades no amor e temor de Deus, como filhos obedientes andando em toda humildade de espírito, força e sabedoria de Deus serão providas para enfrentardes toda circunstância difícil. Cumpre-nos manter-nos achegados dia a dia à Fonte de nossa força, e ao vir o inimigo como uma inundação, o Espírito do Senhor erguerá contra ele sua bandeira em nossa defesa. É certa a promessa de Deus, de que a força será proporcional aos nossos dias. Só podemos está confiantes quanto ao futuro na força que nos é dada para as necessidades presentes. ... Não tomeis emprestadas ansiedades para o futuro. É hoje que nos encontramos em necessidade.” Manuscrito 22, 1889. Meditação – A Maravilhosa Graça de Deus, 262.

TERÇA-FEIRA (7 de março) O FUNDAMENTO DA ORAÇÃO BÍBLICA: ACREDITAR – Além de pedirmos as coisas à Deus em oração, devemos acreditar que Ele vai nos conceder. O seguinte verso mostra muito bem este princípio bíblico: “Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis.” Marcos 11:24.

A fé é o requisito básico para sermos atendidos em oração. Eis dois textos esclarecedores: “Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos.” Tiago 1:6-8.

“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” Hebreus 11:6.

Nas curas e milagres que Jesus realizava, Ele gostava de desafiar a fé dos enfermos e o seu interesse de obter a cura. No caso do paralítico do tanque de Betesda, Jesus perguntou-lhe. “Queres ser curado”. Claro que ele queria, mas era necessário demonstrar o interesse que conduz à fé verdadeira. No caso da mulher cananéia, que tinha a filha endemoninhada, depois de ter a sua fé provada várias vezes, Jesus disse-lhe: “Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã.” Mateus 15:28.

No caso da mulher cananéia, ela era estrangeira e, por não fazer parte da raça judaica, era considerada uma mulher sem nenhum valor para os judeus. Quando lemos a sua história e olhamos para nós mesmos, sentimos vontade de ser como ela; uma mulher humilde e cheia de fé. É bom analisarmos algumas características de verdadeira fé e a mulher cananéias é um bom exemplo: 

1) Uma grande fé resiste e enfrenta o problema instalado. Essa mulher era estrangeira e isso constituía um sério problema para ela ser curada. Sua filha, que talvez tivesse se envolvido com o ocultismo, tornou-se uma vítima de possessão demoníaca. A mulher teve fé que o Mestre judeu pudesse atender o pedido de uma estrangeira, e foi atendida!

2) A fé verdadeira requer muita perseverança. Quando a mulher implorou a libertação da filha à Cristo, Ele ficou em silêncio. Nenhuma palavra de encorajamento saiu dos lábios de Cristo. Isso já aconteceu com você? Abraão suportou 17 anos de silêncio antes do filho da promessa nascer. Moisés suportou 40 anos de silêncio de Deus, no deserto seco, quente e estéril na terra do Sinai antes de Deus chama-lo na sarça ardente.

3) A fé verdadeira resiste ao teste da humildade. A Bíblia diz que “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” Tiago 4:6. Jesus deu uma resposta que deixou-a humilde. Jesus colocou-a em seu lugar. "Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel" na verdade até o ano 34 d.C os Judeus eram o povo que representava Deus na terra, mais depois todas as pessoas puderam receber e transmitir os oráculos de Deus. Ver I Pedro 2:9

Como é a sua fé em Deus quando tem que tratar com assuntos complicados na sua vida pessoal, familiar, relacional e profissional?

A fé deve ser acompanhada de obediência e de boas obras. “Sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que Se torna galardoador dos que O buscam”. Hebreus 11:6. No mundo cristão há muitos que alegam que tudo quanto é necessário para a salvação é ter fé; as obras não são nada; a única coisa essencial é a fé. Mas a Palavra de Deus nos diz que a fé, se não tiver obras, por si só está morta. Muitos recusam obedecer aos mandamentos de Deus; dão, porém, muita importância à fé. Mas a fé precisa ter um fundamento. Todas as promessas de Deus são feitas sob condições. Se fazemos Sua vontade, se andamos na verdade, então podemos pedir o que quisermos, e nos será feito. Enquanto procurarmos diligentemente ser obedientes, Deus ouvirá nossas petições; mas Ele não nos abençoará na desobediência. Se resolvemos desobedecer a Seus mandamentos, podemos exclamar: “Fé, fé, basta ter fé!”, e a segura Palavra de Deus dará a resposta: “A fé sem as obras é morta”. Tiago 2:20. Semelhante fé será apenas como o bronze que soa e como o címbalo que retine.” Reavivamento Verdadeiro, 34

Perceba a diferença entre crença é fé: “Quando falamos em fé, devemos ter em mente que existe uma distinção. Existe uma espécie de crença que é totalmente diferente da fé. A existência e o poder de Deus, a veracidade de Sua Palavra, são fatos que nem Satanás e suas hostes podem sinceramente negar. A Bíblia diz que “os demônios crêem e tremem”. Tiago 2:19. Mas isso não é fé. Onde existe não só a crença na Palavra de Deus, mas também uma submissão da vontade a Ele; onde o coração é entregue e as afeições são nEle concentradas, aí existe fé; uma fé que opera por meio do amor e que purifica o coração. Mediante esta fé, o coração é renovado à imagem de Deus. E o coração que, em seu estado não regenerado, não se submete à lei de Deus, nem o consegue, agora alegra-se nos Seus santos preceitos, e exclama como o salmista: “Quanto amo a Tua lei! É a minha meditação, todo o dia!”. Salmos 119:97. E a justiça da lei se cumpre em nós, “que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito”. Romanos 8:4. Caminho a Cristo, 40

QUARTA-FEIRA (8 de março) O FUNDAMENTO DA ORAÇÃO BÍBLICA: RECLAMAR AS PROMESSAS DE DEUS – Até aqui estudamos que devemos pedir a Deus e acreditar que vamos receber. A lição de hoje menciona que devemos reclamar as promessas de Deus. Mesmo ainda não tendo recebido a bênção, somos ensinados pelo Senhor a agradecermos a bênção que vamos receber. A lição de hoje traz o exemplo da ressurreição de Lázaro quando Jesus agradeceu o Pai antes mesmo da ressurreição acontecer. Ver João 11.

Outro ponto importante que deve ser lembrado é que nem tudo o que pedimos vamos receber da maneira como desejamos. Deve estar de acordo com a vontade de Deus, conforme o texto: “E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos.” I João 5:14,15

Este texto inspirado ilustra muito bem os pontos apresentados: “Ele deixa bem esclarecido que o nosso pedido deve estar de acordo com a vontade de Deus; devemos pedir as coisas que Ele prometeu, e o que quer que recebamos deve ser empregado no fazer a Sua vontade. Satisfeitas as condições, a promessa é certa. Podemos pedir o perdão do pecado, o Espírito Santo, um temperamento cristão, sabedoria e força para fazer Sua obra, ou qualquer dom que Ele haja prometido; então devemos crer que recebemos, e agradecer a Deus por havermos recebido.” Educação 258.

Para além dos nossos pedidos em oração somos convidados a suplicarmos os cuidados de Deus em nosso favor. Os nossos problemas podem parecer triviais quando comparados com muitos personagens bíblicos como Jó e outros, mas a promessa divina é: “Eles lutarão contra você, mas não o vencerão, pois Eu estou com você e o protegerei, diz o Senhor.” Jer 1:19.

Outras coisas que devemos pedir é o perdão de Deus e a nossa santificação. Nos assuntos espirituais Deus atende em 100%. Se já sentimos que Deus nos rejeitou em razão dos nossos pecados, devemos nos lembrar de Sua promessa aos israelistas. Veja estes dois textos: “Se os céus em cima puderem ser medidos, e os alicerces da Terra embaixo puderem ser sondados, então Eu rejeitarei os descendentes de Israel, por causa de tudo o que eles têm feito.” Jer. 31:37.

“Vinde então, e argui-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.” Isaías 1:18.

Quando desejamos viver a vida cristã, em santidade, Deus nos atende. Santidade engloba todos os aspectos da vida humana. O viver santo tem um significado muito mais abrangente do que simplesmente obedecer a uma longa lista de proibições. Deus quer que nos santifiquemos em tudo: Veja este texto: “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” I Tessalonicenses 5:23.

A adoração na igreja serve para reclamarmos as promessas de Deus: “Vinde, adoremos ao Senhor” Cristo disse: “Onde estiverem dois ou três reunidos em Meu nome, aí estou Eu no meio deles”. Mateus 18:20. Sempre que houver dois ou três crentes na mesma localidade, deverão eles reunir-se no sábado para reclamar as promessas do Senhor. O pequeno grupo reunido para adorar a Deus no seu santo dia, tem direito a reclamar as bênçãos de Jeová e pode estar certo de que o Senhor Jesus será honroso visitante em suas reuniões. Todo verdadeiro adorador de Deus, que santifica o sábado do Senhor, deverá reclamar para si a promessa: “Para que saibais que Eu sou o Senhor, que vos santifica”. Êxodo 31:13. Testimonies for the Church 6:360, 361. Conselhos para a Igreja, 270.

QUINTA-FEIRA (9 de março) PEDINDO O ESPÍRITO SANTO – Entre as várias coisas que pedimos a Deus deve estar o pedido do Espirito Santo para viver em nós. Veja os textos para hoje: “Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior.” Efésios 3:16.

“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.” Atos 2:38.

Os pedidos materiais, manchados pelo egoísmo e interesses humanos, não são atendidos por Deus. Mas, quando pedimos o Espírito Santo somos beneficiados com as demais bênçãos que nos são prometidas. Veja este maravilhoso texto: “Não podemos usar o Espírito Santo. Ele é que deve servir-Se de nós. Mediante o Espírito opera Deus em Seu povo “tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade”. Filipenses 2:13. Mas muitos não se submeterão a isso. Querem dirigir a si mesmos. É por isso que não recebem o celeste dom. Unicamente aos que esperam humildemente em Deus, que estão atentos à Sua guia e graça, é concedido o Espírito. O poder de Deus aguarda que o peçam e o recebam. Essa prometida bênção, reclamada pela fé, traz após si todas as outras bênçãos. É concedida segundo as riquezas da graça de Cristo, e Ele está pronto a suprir toda alma segundo sua capacidade para receber.” O Desejado de Todas as Nações, 672

É importante sabermos que as pessoas podem nos decepcionar, mas o Espírito Santo sempre está conosco atendendo-nos plenamente as nossas necessidades. Veja que linda promessa: “Em todos os tempos e lugares, em todas as dores e aflições, quando a perspectiva se figura sombria e cheio de perplexidade o futuro, e nos sentimos desamparados e sós, o Consolador será enviado em resposta à oração da fé. As circunstâncias podem-nos separar de todos os amigos terrestres; nenhuma, porém, nem mesmo a distância, nos pode separar do celeste Consolador. Onde quer que estejamos, aonde quer que vamos, Ele Se encontra sempre à nossa direita, para apoiar, suster, erguer e animar.” O Desejado de Todas as Nações, 669, 670

Quais são algumas condições para recebermos o Espírito Santo? A primeira condição é pedir a Deus a presença do Espírito Santo para viver em nós. Os seguintes textos mostram que isso é possível e necessário: “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” I Coríntios 3:16

“Uma vez que este é o meio pelo qual havemos de receber poder, por que não sentimos fome e sede pelo dom do Espírito? Por que não falamos sobre ele, não oramos por ele e não pregamos a seu respeito? Serviço Cristão 192

“O Espírito aguarda nosso pedido e recepção.” Parábolas de Jesus, 121

As outras condições  para recebermos o Espírito Santo são a unidade e humildade. Veja estes textos: “Ponham de parte os cristãos toda dissensão, e entreguem-se a Deus para a salvação dos perdidos. Com fé peçam a bênção prometida, e virá.” Testemunhos Seletos vol 3, 211.

“E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar....E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.” Atos 2:1 e 42-44.

Quando temos o Espírito Santo, vivendo em nós; somos recriados à imagem de Deus, sentimos a alegria da salvação, o senso da missão e desejamos pregar a Palavra de Deus aos familiares, amigos e à todas as pessoas.

“Quando o Espírito de Deus toma posse do coração, transforma a vida. Os pensamentos pecaminosos são afastados, renunciadas as más ações; o amor, a humildade, a paz tomam o lugar da ira, da inveja e da contenda. A alegria substitui a tristeza, e o semblante reflete a luz do Céu. Ninguém vê a mão que suspende o fardo, nem a luz que desce das cortes celestiais. A bênção vem quando, pela fé, a pessoa se entrega a Deus. Então, aquele poder que olho algum pode discernir, cria um novo ser à imagem de Deus.” O Desejado de Todas as Nações, 112.

SEXTA-FEIRA (10 de março) LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO 10 (3º trimestre 2016) O ESPÍRITO SANTO, A PALAVRA E A ORAÇÃO – A relação entre a Palavra de Deus e o Espírito Santo é perfeita, pois foi o Espírito que inspirou a Bíblia. A Bíblia menciona que o Espírito Santo é a verdade e como foi o Espírito Santo que inspirou os profetas a escreverem a Bíblia; a Bíblia é verdadeira: “O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.” João 14:17.

A relação de amizade e companheirismo entre o Espírito Santo e o crente acontece a partir do momento da nossa conversão. A oração é o método deixado e ensinado por Deus para alimentarmos a nossa comunicação com o Céu. A experiência do Pentecostes envolveu e envolve a responsabilidade humana. Aqueles que desejam a dotação do Espírito Santo em sua vida, devem colocar-se à disposição do mesmo Espírito através da oração. No caso do Pentecostes o Espírito desceu sobre os discípulos depois que oraram. Ver Luc 3:21,22 e  Atos 1.14 e  2:2-4. Após a morte e ascensão de Cristo, os discípulos e nós passamos a contar com a ajuda do Espírito Santo. Ver João 14:16,17 e podemos desfrutar da doce e permanente paz de Jesus através do Espírito Santo.

Deus anseia encher a nossa vida com o Espírito Santo. O Espírito Santo é o representante legal de Jesus, que ao dedicarmos tempo com Jesus, através da oração e estudo da bíblia, Deus vai nos encher com o Espírito Santo e produziremos o Seu fruto. Quando, de forma humilde, nos submetemos à vontade de Deus somos possuídos pelo Espírito Santo e vivemos na atmosfera da verdadeira paz do Céu.

“O Espírito Santo origina toda oração genuína. Tenho aprendido a estar ciente de que em todas as minhas intercessões o Espírito intercede por mim e por todos os santos; mas as Suas intercessões estão de acordo com a vontade de Deus, nunca em oposição a ela. “O Espírito... nos assiste em nossa fraqueza” (Romanos 8:26); e o Espírito, sendo Deus, conhece a mente de Deus; por isso, em todas as nossas orações pelos doentes, ou por outras necessidades, deve-se acatar a vontade de Deus. “Por que qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus.” 1 Coríntios 2:11. Se somos ensinados por Deus, oraremos de acordo com Sua vontade revelada, e em submissão a Sua vontade que não conhecemos. Devemos fazer nossas súplicas de acordo com a vontade de Deus, confiando na preciosa Palavra e crendo que Cristo não somente deu a Si mesmo por Seus discípulos, mas também a eles. O relato declara: “Soprou sobre eles, e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.” João 20:22. Meditação – E Recebereis Poder, 25

Como a vida de oração e comunhão com o Pai, que Jesus, levou pode ser um modelo para nós? Por que é importante conjugar o estudo da Bíblia com oração? Que papel desempenha a fé nas orações respondidas?

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário