sexta-feira, 21 de abril de 2017

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 8 (II trimestre 2017) JESUS NOS ESCRITOS DE PEDRO

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 8 (II trimestre 2017) JESUS NOS ESCRITOS DE PEDRO

VERSO ÁUREO: “Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.” I Pedro 2:24

INTRODUÇÃO (sábado 13 de maio) – Jesus é o tema principal dos escritos de Pedro, e o apóstolo faz questão de salientar o amor de Cristo em nos salvar, desde o primeiro verso. Embora o tempo de perseguição em que os livros de Pedro foram escritos tenha sido muito violento, Pedro revela que era, na verdade, um tempo de regozijo. Ele disse que sofrer pelo amor de Cristo, assim como Seu Salvador sofreu por eles, devia ser encarado como um privilégio.

Pedro conhecia, por experiência própria, o que era negar, escarnecer e jogar contra o reino de Deus e, depois da sua conversão, ele conseguiu administrar as perseguições no meio do grande conflito até a sua morte. Ele pode dizer sobre o grande conflito em seus escritos, e somos beneficiados com a inspiração bíblica!
Pedro tornou-se uma grande testemunha do reino de Deus e foi um grande pregador do evangelho de Cristo, e Deus realizou, através de Pedro, alguns atos sobrenaturais: A cura do homem coxo, ver Atos 3:6 e 7, a morte de Ananias e Safira, ver Atos 5:5 e 10, alguns doentes foram curados com a sombra de Pedro, ver Atos 5:15 e 16, a ressurreição de Dorcas, ver Atos 9:36,37 e 40 e Enéias curado da paralisia, ver Lucas 9:33 e 34.

A grande transformação na vida de Pedro revela a conversão experimentada por todo aquele que conhece o poder de Deus em sua vida. A história de vida de Pedro nos mostra que é possível mudar. A Rocha, que é Cristo, operou a transformação em Pedro e, como resultado; ele analetceu o amor de Cristo em suas cartas.


Veja alguns textos maravilhosos onde Pedro enaltece a missão de Cristo e a esperança que o crente deve ter. Esse conhecimento da esperança viva em Jesus foi a sua mensagem, assim como seguir o exemplo de Cristo: "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos." I Pedro 1:3

"Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz."
I Pedro 2:9

"Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados."
I Pedro 2:24.

Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, o qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós; e por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus.” I Pedro 1:18-21.

Na Segunda Carta de Pedro ele também exalta a pessoa e ministério de Cristo. Veja os seguintes textos: “Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude; Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.” II Pedro 1:3-4

“O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.”
II Pedro 3:9

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.” II Pedro 3:18.

Desde o princípio Pedro crera que Jesus era o Messias. Muitos outros que foram convencidos pela pregação de João Batista, e aceitaram a Cristo, começaram a duvidar da missão de João quando ele foi preso e morto; e agora duvidavam de que Jesus era o Messias, a quem há tanto tinham aguardado. Muitos dos discípulos que haviam esperado ardentemente que Jesus tomasse Seu lugar no trono de Davi, deixaram-nO ao perceber que Ele não tinha essa intenção. Mas Pedro e seus companheiros não se desviaram de sua fidelidade.” O Desejado de Todas as Nações, 289.

DOMINGO (14 de maio) JESUS, O NOSSO SACRIFÍCIO – A lição de hoje mostra a remissão dos nossos pecados através do sangue de Cristo. Veja os textos principais para hoje: “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado.” I Pedro 1:18 e 19.

O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados.” Colossenses 1: 13 e 14.

A nossa condição natural de pecadores é caracterizada pela culpa: “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus.” A redenção de Cristo nos libertou dessa culpa: “sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus.” Romanos 3:23-24. A palavra redimir significa comprar os direitos. O termo era usado em referência à compra da liberdade de um escravo. A aplicação desse termo à morte de Cristo na cruz é bem interessante, pois mostra Jesus nos libertando da escravidão do pecado.

Quando somos redimidos, logo a nossa condição anterior era de uma de escravidão. Deus comprou nossa liberdade, e não somos mais escravos do pecado e da lei cerimonial do Velho Testamento. Encontramos a metáfora dessa redenção em Gálatas 3:13 e 4:5. Jesus pagou o preço da nossa liberdade do pecado. Ver Mateus 20:28 e I Timóteo 2:6. Sua morte foi uma troca por nossa vida. A Bíblia deixa claro que redenção só é possível pelo sangue, conforme Colossenses 1:14. Amém?

O que faz o sangue de Cristo? Tem o poder de expiar por um número infinito de pecados cometidos por um número infinito de pessoas ao longo dos tempos, e todos cuja fé repousa nesse sangue e o aceitam, serão salvos. O sangue de Cristo redime os crentes do pecado e da morte ou separação eterna, o sangue de Deus também "purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, de modo que sirvamos ao Deus vivo!.” Hebreus 9:14.

Esta realidade tem o significado de não só estarmos agora livres de oferecer sacrifícios desnecessários para obter a salvação, mas somos livres para agradar a Deus. Porque o sangue de Cristo nos redimiu, somos agora novas criaturas em Cristo. Ver II Coríntios 5:17. Pelo sangue de Jesus somos libertos do pecado para servir ao Deus vivo, para glorificá-lo e desfrutar Sua presença e bênçãos para sempre.

O sangue de Cristo é a base da nova aliança. Na noite antes de ir para a cruz, Jesus ofereceu o cálice de vinho aos discípulos e disse: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês.” Lucas 22:20. Derramar o vinho na taça simbolizava o sangue de Cristo que seria derramado por todos os que chegariam a crer nele. Amém?

Cito o exemplo do Calvário. Lá havia três cruzes: no centro, estava Jesus com seus braços abertos; como que abraçando o mundo todo. Lá havia outras duas cruzes, além da de Jesus. Em um dos lados, um homem pendurado na cruz zombou e rejeitou Cristo e morreu sem fé, sem esperança e sem Deus, mas do outro lado estava Dimas que aceitou o sacrifício de Cristo e foi salvo. Amém? 

Cada um de nós é colocado numa posição de escolha: ou aceitamos a salvação que nos é oferecida em Cristo ou a rejeitamos . Tudo depende de nossa escolha; mas sobre nós repousam as consequências de vida ou morte eterna.

De que forma Jesus morreu em nosso lugar? A Palavra de Deus, sobejamente, ensina que Cristo morreu vicariamente, como nosso substituto, em nosso lugar, pagando por nosso pecado e recebendo a nossa punição: “Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” Isaías 53:4 e 5.

Em palavras simples, a morte de Jesus libertou-nos da condenação eterna, pois todos os que aceitam Jesus, como Salvador e Senhor, têm a vida eterna e não entram em condenação. Quando tomamos consciência que o pecado é a razão de nossa condenação e morte, sem nenhum vislumbre de esperança, a maldição nos conduz ao desespero, angústia e morte eterna. O pecado é uma maldição tão terrível, que separa o homem de Deus. Que Deus nos ajude a estarmos sempre ligados à Videira verdadeira para recebermos somente a seiva celestial. Amém?

SEGUNDA-FEIRA (15 de maio) A PAIXÃO DE CRISTO - O seguinte texto é muito apropriado para a lição de hoje:Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.” Romanos 5:6-10.

Veja como Pedro descreve o sofrimento de Cristo: “Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas. O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano. O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente; levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados. Porque éreis como ovelhas desgarradas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas.” I Pedro 2:21-25

A Bíblia diz assim: E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” Mateus 27:46. Quando Jesus entrou na Sua hora de agonia Ele não conseguiu enxergar o Pai, pois os pecados de todos O separaram da Luz. Muitas pessoas também quando sofrem, suas lágrimas impedem de enxergar o amor de Deus, mas Ele permanece do lado delas. Deus nunca nos abandona. Amém?

Veja como o seguinte texto mostra o sofrimento de Cristo: “Satanás torturava com cruéis tentações o coração de Jesus. O Salvador não podia enxergar para além dos portais do sepulcro. A esperança não Lhe apresentava Sua saída da sepultura como vencedor, nem Lhe falava da aceitação do sacrifício por parte do Pai. Temia que o pecado fosse tão ofensivo a Deus, que Sua separação houvesse de ser eterna. Cristo sentiu a angústia que há de experimentar o pecador quando não mais a misericórdia interceder pela raça culpada. Foi o sentimento do pecado, trazendo a ira divina sobre Ele, como substituto do homem, que tão amargo tornou o cálice que sorveu, e quebrantou o coração do Filho de Deus.” O Desejado de Todas as Nações, 753

Tendo em vista tanto amor demonstrado por nós, que resposta vamos dar a Deus? O que me impressiona, no plano da salvação, é que Deus vai à procura do pecador. Isso é inerente no carácter da Divindade. A reconciliação do homem com Deus não acontece por que o homem vai a Deus e suplica perdão e uma segunda oportunidade, mas;  porque “quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com Ele mediante a morte de seu Filho.”

Eu sou apaixonado por Jesus Cristo. Explico: é porque todas as vezes que necessitei do Seu perdão, fui aceito, lavado e purificado dos meus pecados. É o amor eterno de Deus, imutável, que nos atrai para a reconciliação. A morte de Jesus é a manifestação suprema do amor de Deus. Amém?

Deus nunca deixa o ser humano desamparado. No processo da salvação e santificação do homem Deus sempre toma a iniciativa. Adão e Eva pecaram e separam-se de Deus. Deus revelou-lhes o plano da salvação por meio de Sua graça, e para ensinar-lhes o processo da graça; Deus usou um método simples, mas dramático; que foi matar o primeiro cordeiro diante dos seus olhos. Imagine a cena!

Como Deus tem Se manifestado na nossa vida para impressionar-nos dos pecados? Como fomos criados à imagem e semelhança de Deus, não só no aspecto físico mas também no espiritual, Deus quer criar em nós um novo coração e mente. Ele coloca diante de nós a possibilidade de aceitá-Lo de forma espontânea e livre, mas quando isso não é possível Deus utiliza-Se do sofrimento para impressionar e salvar alguns dos Seus filhos, pois eles entendem apenas esta linguagem. É pena ter que sofrer para aprender!

TERÇA-FEIRA (16 de maio) A RESSURREIÇÃO DE JESUS – Os textos de hoje apontam para a ressurreição de Cristo como sendo a garantia para a esperança da ressurreição dos salvos em Cristo. Eis os textos: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós.” I Pedro 1:3 e 4

E por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus.” I Pedro 1:21

Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo.” I Pedro 3:21. Ver também Filipenses 3:10 e 11 e Apoc. 20:6.

Enquanto Jesus não vem, onde estão e o que fazem os mortos?  Estão na sepultura e inconscientes e, definitivamente, não podem se comunicar; conforme os textos a seguir:“Sai-lhes o espírito, e eles tornam para a sua terra, naquele mesmo dia perecem todos os seus pensamentos.” Salmo 146:4

Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem ao silêncio.” Salmo 115:17.

Porque na morte não há lembrança de Ti; no sepulcro quem Te louvará? Salmo 6:5.

Tal como a nuvem se desfaz e passa, aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir.”Jo 6:9

Porque não pode louvar-te a sepultura, nem a morte glorificar-te; nem esperarão em Tua verdade os que descem à cova.” Isaías 38:18 .

Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma,…mas a sua memória ficou entregue ao esquecimento.” Eclesiastes 9:5

A morte é um fim total da vida, é um estado de inconsciência no qual não existem nem pensamentos, nem emoções. A pessoa só vai retornar à consciência depois da ressurreição. A ressurreição de Cristo dá-nos a garantia de que os salvos retornarão a vida aquando da segunda vinda de Cristo.

A ressurreição de Jesus Cristo é testemunho do poder de Deus para nos dar a vida eterna.  A ressurreição de Cristo é importante por alguns motivos: Primeiro, é um testemunho do imenso poder de Deus. Acreditar na ressurreição é acreditar em Deus. Se Deus realmente existe, e se Ele criou o universo e tem poder sobre o mesmo, então Ele tem poder de ressuscitar os mortos. Se Ele não tivesse tal poder, Ele não seria um Deus digno de nossa confiança e louvor. Apenas Aquele que criou a vida pode ressuscitá-la depois da morte; só Ele pode reverter o horror que é a morte, e só Ele pode remover o aguilhão que é a morte e a vitória que pertence ao túmulo. Ao ressuscitar Cristo dos mortos, Deus nos faz lembrar de Sua absoluta soberania sobre a morte e vida.

Em segundo lugar a ressurreição de Jesus é um testemunho da ressurreição de seres humanos. Ao contrário de outras religiões, o Cristianismo possui um fundador que transcende à morte e promete que os Seus seguidores farão o mesmo. Como cristãos, podemos nos confortar com o fato de que Deus Se tornou homem na terra, morreu pelos nossos pecados, foi morto e ressuscitou no terceiro dia. O túmulo não podia segurá-lo. Ele vive hoje e Se assenta à direita do Pai no Céu. A igreja de Cristo tem um Cabeça vivo! Amém por isso?

A inspirada Palavra de Deus garante a ressurreição do crente na segunda vinda de Cristo e tal esperança e segurança são ilustradas em uma grande canção de triunfo que Paulo escreve em I Coríntios 15:55: “Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?”

Quando acontecerá a ressurreição dos salvos?  Será por ocasião da segunda vinda de Jesus.
Veja estes textos tão claros falam apenas da ressurreição dos salvos: “Mas, quando fizeres convite, chama os pobres, aleijados, mancos e cegos, e serás bem-aventurado; porque eles não têm com que to recompensar; mas recompensado te será na ressurreição dos justos.” Lucas 14:13-14.

Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com Ele mil anos.” Apocalipse 20:6.

Em Apocalipse 20:4-6, menciona as duas ressurreições que mencionadas juntas, com o importante acréscimo do tempo que, se interpõe entre a ressurreição dos salvos e dos perdidos. “Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram.”

Vivemos nos momentos finais da história da terra e poderemos até presenciar a volta de Cristo. Se Deus nos der a graça de vivermos até a volta de Cristo; podemos; ou ser transformados e arrebatados, ou destruídos. Vai depender da nossa escolha. Qual é a sua escolha?

QUARTA-FEIRA (17 de maio) JESUS COMO MESSIAS - Jesus é o Messias predito no Velho Testamento. Cada citação onde menciona Jesus Cristo está se referindo a Jesus como o Messias, já que Cristo significa Messias ou Ungido. O Novo Testamento revela que o Messias é Jesus de Nazaré. Jesus cumpriu as exigências do Messias por ser um hebreu da tribo de Judá, ver Lucas 3:30, Ele nasceu em Belém,ver Lucas 2:4-7 e de uma virgem. Ver Lucas 1:26-27

Jesus era
da tribo de Judá, a tribo real, tanto é que quando Jesus nasceu, magos vieram do oriente procurando o rei dos judeus. Ver Mateus 2:1-2. Jesus ensinou que um dia iria sentar-Se em um trono glorioso. Ver Mateus 19:28 e 25:31. Muitas pessoas em Israel viram Jesus como o seu rei há muito aguardado, e esperavam que ele estabeleceria o seu governo imediatamente, ver Lucas 19:11, embora o reino de Jesus não seja atualmente deste mundo, ver João 18:36, no final da vida de Jesus, durante o Seu julgamento, diante de Pilatos, Jesus não Se defendeu, exceto para responder afirmativamente quando Pilatos perguntou se era o Rei dos Judeus. Ver Marcos 15:2.

Encontramos, no Velho Testamento, várias referências sobre a vinda do Messias. Veja algumas delas em Salmo 2:2; 18:50; Daniel 9:25 e Isaías 45:1. Quanto ao nascimento do Messias , encontramos em Isaías 7:14 e nos demais texto mencionados: "Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel."

"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz." Isaías 9:6:

"Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena para estar entre os milhares de Judá, de ti é que me sairá aquele que há de reinar em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade." Miquéias 5:2:

Quanto ao ministério e morte de Jesus, Zacarias 9:9 menciona: "Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que vem a ti o teu rei; ele é justo e traz a salvação; ele é humilde e vem montado sobre um jumento, sobre um jumentinho, filho de jumenta."

"Pois cães me rodeiam; um ajuntamento de malfeitores me cerca; transpassaram-me as mãos e os pés. Posso contar todos os meus ossos. Eles me olham e ficam a mirar-me. Repartem entre si as minhas vestes, e sobre a minha túnica lançam sortes." Salmo 22:16-18:

Pedro confessou Cristo destemidamente: “E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem? E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas. Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.” Mateus 16:13-17.

O diálogo de Cristo com os discípulos e a resposta de Pedro pode ser comparado com a nossa vida de oração. Somos convidados a termos essa liberdade de comunicação com Cristo, e mais do que isto; devemos confessar a Divindade ou Messianidade de Cristo, Sua capacidade de perdoar os nossos pecados e de nos restaurar. Estamos dispostos a isso? Amém?

Os discípulos e muitos outros judeus fiéis não tiveram dúvidas da Messianidade de Cristo. Veja estes textos inspirados: “Era André, irmão de Simão Pedro, um dos dois que ouviram aquilo de João, e o haviam seguido. Este achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo).” João 1: 40 e 41

Desde o princípio Pedro crera que Jesus era o Messias. Muitos outros que foram convencidos pela pregação de João Batista, e aceitaram a Cristo, começaram a duvidar da missão de João quando ele foi preso e morto; e agora duvidavam de que Jesus era o Messias, a quem há tanto tinham aguardado. Muitos dos discípulos que haviam esperado ardentemente que Jesus tomasse Seu lugar no trono de Davi, deixaram-nO ao perceber que Ele não tinha essa intenção. Mas Pedro e seus companheiros não se desviaram de sua fidelidade. “ O Desejado de Todas as Nações, 289

QUINTA-FEIRA (18 de maio) JESUS, O MESSIAS DIVINOA lição de hoje menciona sobre a Divindade de Cristo. Veja os seguintes textos: “Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa pela justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo.” II Pedro 1:1

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” João 1:1

E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!” João 20:28.

Pedro tinha certeza da Divindade de Cristo e reconhecia Jesus como Senhor. Pedro distinguiu Jesus do Pai e do Espírito Santo. Veja I Pedro 1:3, II Pedro 1:17; I Pedro 1:12 e II Pedro 1:21.

Ário, era um professor do início do 4º século da nossa era, e defendia que Jesus foi criado por Deus com alguns atributos divinos, mas que não era divino em Si mesmo.

Ário engana-se ao interpretar algumas passagens bíblicas sobre Jesus com por exemplo; Jesus Se cansava, ver João 4:6 e Jesus não sabendo a data do Seu retorno. Ver Mateus 24:36. A outra má interpretação do Arianismo é o significado de primogênito, ver Romanos 8:29 e Colossenses 1:15-20. Os arianos interpretam primogênito, nesses versículos, como se dissessem que Jesus nasceu ou foi criado como o primeiro ato de Criação do Pai. Esse não é o caso. Jesus mesmo proclamou a Sua auto-existência e eternidade, ver João 8:58 e 10:30. Depois de mais de um século de debates, em vários conselhos da igreja primitiva, a igreja cristã oficialmente denunciou o arianismo como uma doutrina falsa. Desde então, o arianismo nunca mais foi aceito como uma doutrina viável da fé Cristã.

Sabemos que Jesus possuía os privilégios e prerrogativas do Deus Messias. Somente Deus pode criar algo, receber adoração e perdoar pecados; como vamos ver nas seguintes referências:

1) Em Colossenses. 3:16 encontramos: “Porque nEle foram criadas todas as coisas que há, nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades: tudo foi criado por Ele e para Ele.”

2) Ele era o “Eu Sou” de João 8:58. Querendo dizer que existia por Si próprio, Ele disse: “Antes que Abraão existisse Eu Sou.”

3) O profeta Isaías chama-O de: “Pai da eternidade”. Ver Isaías 9:6. Miquéias declara que a Sua origem é: “desde a eternidade.” Ver Miquéias 5:2. Eterno é alguém que não teve início e nem terá fim.

4) João afirma que Jesus estava no princípio de tudo e que tudo foi criado por Ele. Ver João 1: 1-3. Jesus era Deus, e criou todas as coisas.

5) Paulo menciona que Jesus tendo a forma de Deus não teve por usurpação o ser igual a Deus, mas aniquilo-Se a Si mesmo tomando a forma de homem. Menciona ainda que Jesus é o Senhor e que merece adoração. Ele deixou os privilégios divinos para Se tornar o nosso Salvador. Ver Filipenses 2: 6-11. Somente Deus pode receber adoração.

6) Jesus perdoava pecados, coisas que só Deus pode fazer. Ver Lucas 5.20-24. Aqui menciona Jesus curando um paralítico e perdoando os seus pecados.

7) Jesus é o primeiro e o último, Aquele que possui a chave da sepultura. Apoc. 1:18

8) Em Hebreus 1:5-9, o Pai dirige-Se ao filho como Deus.

9) Em João 20:28 Tomé testificou que Jesus era Deus e Senhor.

10) “Jesus... é o único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores. Aquele que tem Ele só a imortalidade e habita na luz inacessível, a quem nenhum homem viu, nem pode ver...” I Timóteo 6:15 e 16

Somente Deus podia vir a este mundo e operar a redenção da humanidade através da Sua morte.

SEXTA-FEIRA (19 de maio) LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO 8 (II trimestre 2017) JESUS NOS ESCRITOS DE PEDRO - Pedro menciona Jesus em todos os temas principais das suas cartas. Pedro coloca Cristo como o Messias do Velho Testamento para redimir os crentes para a vida eterna concedia à todos os que crêem  em Jesus e aceitam o Seu sacrifício de amor. Pedro ainda enfatiza a esperança da vida eterna concedida aos fiéis. Mediante a expiação por meio do de Cristo, Deus voluntariamente assumiu o custo da justiça pelo pecador, de modo que o pecador pode abandonar a rebelião e transformar-se em um cidadão leal do céu. Amém?

O livre arbítrio sempre foi e sempre será um ponto determinante do carácter de Deus. Infelizmente Lúcifer, seus anjos, Adão e Eva desobedeceram, e o planeta ficou arruinado. No céu, por toda eternidade, exerceremos a capacidade da livre escolha, com a grande diferença de que “a angústia não se levantará pela segunda vez.” Naum 1:9.

O evangelho é poderoso para transformar vidas e por causa do evangelho, os cristãos são beneficiados em vários aspectos: A)Tornaram-se novas criaturas. Ver II Coríntios 5:17. B) São perdoados e ficam livres da culpa. Ver Efésios 1:7 C) Podem conceder o perdão aos seus semelhantes, assim como Cristo nos perdoou. Ver Efésios 4:32. Nada, feito contra nós, se compara ao nosso pecado contra Deus. Portanto, toda ofensa, hostilidade, e amargura entre cristãos podem ser completamente perdoadas e removidas. D) São aceitos por Deus. Ver Romanos 15:7. E) Tem acesso à Deus através de Cristo. Ver Hebreus 4:14-16. F) Tem esperança. Ver Romanos 5:1-4. G) Por causa do evangelho, Cristo habita em nós por meio do Espírito Santo. Ver Gálatas 3:13-1. H) Por causa do evangelho, temos o poder para lutar e superar o pecado remanescente, que continua a habitar e guerrear dentro de nós. Ver Romanos 7:19-21, 24-25 e Gálatas 5:16-17

Alguns são os motivos porque o pecado não será reintroduzido na eternidade: A experiência desastrosa do pecado no planeta por alguns milénios, a observação atenta dos seres criados que não caíram em pecados sobre o amor de Deus, o juízo Divino dividido em três fases distintas, o tempo dilatado do juízo e a maneira carinhosa que Deus terá tratado do caso de cada pessoa e anjos caídos; serão motivos suficientes para os redimidos desejaram viver eternamente do lado de Deus, sem sentir o desejo de deixar o colo amoroso de Jesus.

Como devemos viver? “Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça. Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz.” II Pedro 3:11-14

Andre buscou comunicar o júbilo que lhe enchia o coração. Indo à procura de Simão, seu irmão, exclamou: “Achamos o Messias”. João 1:41. Simão não esperou segundo convite. Também ele ouvira a pregação de João Batista, e apressou-se em ir ter com o Salvador. Os olhos de Jesus pousaram nele, lendo-lhe o caráter e a história. Sua natureza impulsiva, o coração amorável e compassivo, a ambição e confiança próprias, a história de sua queda e arrependimento, seus labores e a morte de mártir — o Salvador leu tudo, e disse: “Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas (quer quer dizer Pedro). “No dia seguinte quis Jesus ir à Galiléia, e achou a Filipe, e disse-lhe: Segue-Me”.” João 1:42 e 43. Filipe obedeceu à ordem, tornando-se também, desde logo, obreiro de Cristo.” O Desejado de Todas as Nações, 88

Luís Fonseca


Sem comentários:

Enviar um comentário