quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 10 (1º trimestre 2018) O PAPEL DA MORDOMIA


COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 10 (1º trimestre 2018) O PAPEL DA MORDOMIA
VERSO ÁUREO: Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação.” I Tes. 4:7
INTRODUÇÃO (sábado 3 de março)A mordomia deve exercer um papel muito importante na nossa vida. O Ministério da Mordomia Cristã tem como base os seguintes textos: “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.” Marcos 12:30
Da cruz do calvário Cristo pede uma consagração sem reservas. Tudo que temos, tudo que somos deve ser dedicado a Deus.” Fé Pela Qual Eu Vivo – Meditação Matinal, 1959, pág 144.

Portanto, Mordomia não é somente, talento, templo, tesouro e tempo, como falava-se no passado, Mordomia significa a entrega que cada crente deve fazer a Deus. A missão do ministério da mordomia é apoiar ativamente a igreja por meio de mordomos fiéis e espiritualmente reavivados diariamente. A mordomia tem como objetivo a promoção do crescimento espiritual da comunidade de fiéis mordomos e tem como propósitos: Capacitar os membros e líderes à implementar os princípios da mordomia cristã, apresentar o estilo de vida no qual a pessoa vive em união e sociedade com Deus, de acordo com a Bíblia, animar os membros e ministérios a crescer na comunhão habitual com Deus, de forma a permitir ao Espírito Santo conduzi-los na adoração, dedicando seu corpo, mente, tempo, talentos, dons espirituais, relacionamentos, influência, linguagem, meio ambiente e bens materiais, mostrar o papel do Espírito Santo como guia, no contexto da comunhão para a prática da beneficiência sistemática e apresentar as verdades bíblicas quanto aos dízimos e as ofertas como elementos de adoração que são devolvidos a Deus, e que Ele destina como recursos para prover o sustento financeiro da igreja, como corpo de Cristo.
A Mordomia Cristã, é responsável em promover e enfatizar o cuidado da vida espiritual para mantermos uma experiência habitual, diária com Deus, a fim de de cumprirmos a missão. Contribui para termos uma renovação espiritual diária através da comunhão com Cristo. Ajuda-nos a mantermos confiança na organização da igreja. Contribui para a gestão sábia da vida pessoal. Auxilia cada um a desapegar das coisas materiais e do secularismo. A forma como as pessoas ganham e usam o dinheiro reflete o grau de intimidade com Deus. O amor ao dinheiro, para alguns, pode ser um substituto de Deus e somos ajudados com a visão de que os dízimos e ofertas pertencem a Deus e sãos os meios para manutenção do ministério, da missão e dos templos.
Qual é a base da Mordomia Cristã? Veja os seguintes textos inspirados: “Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia.” Salmo 37:4-6.
Se a Palavra de Deus é nutrida no coração como princípio permanente, e mantida sob todas e quaisquer circunstâncias, o homem é, com as capacidades que lhe foram confiadas, levado à sujeição ao Senhor Jesus Cristo. Suas faculdades indivisíveis, e mesmo seus pensamentos, são levados cativos a Cristo. Isso é verdadeira santificação. Todas as partes da experiência se entrosam em harmonia completa. Ele está ‘sem faltar em coisa alguma’ Tiago 1:4. Não conserva para si mesmo uma parte, para proceder com ela justamente como lhe agrada.” Meditação Matinal - Nos Lugares Celestiais, 190.
Qual é uma grande razão que torna o mordomo cristão brilhar neste mundo?
Ninguém busque o proveito próprio; antes cada um o que é de outrem.” I Cor. 10:24
A abnegação, que é o princípio do reino de Deus, é o princípio que Satanás odeia; ele nega até a existência do mesmo. Desde o início do grande conflito, tem-se ele esforçado por provar que os princípios pelos quais Deus age são egoístas, e da mesma maneira ele considera a todos os que servem a Deus. A obra de Cristo e a de todos os que adotam o Seu nome tem por fim refutar essa pretensão de Satanás. Foi para dar com Sua própria vida um exemplo de abnegação que Jesus veio em forma humana. Todos os que aceitam este princípio devem ser coobreiros Seus e demonstrar na vida prática esse princípio. Escolher o que é reto porque é reto, estar pela verdade ainda que isto importe no sofrimento e sacrifício, ‘esta é a herança dos servos do Senhor e a sua justiça que vem de Mim, diz o Senhor’ Isaías 54:17.” Educação), Págs 154 e 155.
No Céu, ninguém pensará em si mesmo, nem buscará o próprio prazer; mas todos, movidos por puro e genuíno amor, buscarão a felicidade dos seres celestes que os rodeiam. Caso desejemos fruir a sociedade celeste na Terra renovada, precisamos ser aqui regidos por princípios celestes.” Testemunhos para a Igreja, vol. II, 132 e 133.
DOMINGO (4 de março) CRISTO NO CENTRO – Cada mordomo deve reconhecer a importância do sacrifício de Cristo na cruz como o preço pago pela nossa salvação. Deus, em Seu infinito amor pelo mundo, “deu Seu Filho Unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna.” João 3:16. Ele prova o Seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.” Rom 5:8, e convida-nos a aceitar esse sacrifício de amor, a entregar-Lhe totalmente a vida e a nascermos de novo em Cristo. Ver João 3:3-15.
O crente que passou pela experiência com Jesus, deve andar em “novidade de vida”, entregando-Lhe todo o seu ser e todos os aspectos de sua vida. Ver Rom 6:1-11. “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” Cor 5:17. Uma vida renovada leva o cristão a um alto padrão de comportamento através de um estilo de vida que O glorifique e que evidencie publicamente a fé e o compromisso que ele tem com Cristo Jesus. Dois ensinos bíblicos fundamentam a importância da Mordomia para o cristão: 1) A restauração da imagem de Deus no ser humano; e 2) A missão de levar o evangelho de Cristo ao mundo.
A lição de hoje traz os seguintes textos sobre a soberania de Cristo na vida do verdadeiro mordomo:Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.” Col 1:16-18
Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.” Romanos 8:21
E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” Cor 5:17.
Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” Gál. 2:20
Na verdade, não existe verdadeira mordomia sem que Cristo ocupe o melhor lugar na nossa vida. Ele deve ser o centro da nossa bem aventurada esperança. Ver Tito 2:13. Jesus alcançou união perfeita com o Pai, submetendo-Se, tanto física quanto espiritualmente, à vontade do Pai. Referindo-Se a Seu Pai, Jesus disse: “Eu faço sempre o que lhe agrada.” João 8:29. Como era a vontade do Pai, Jesus sujeitou-Se inclusive à morte, Seu enfoque no Pai é um dos principais motivos pelos quais o ministério de Jesus teve tanta clareza e poder. Não havia em Cristo hesitação que O distraísse. Amém?
Da mesma forma, nós podemos colocar Cristo no centro de nossa vida e tornar-nos um com Ele, assim como Ele o é com o Pai. Ver João 17:20-23. Podemos começar despojando-nos de todas as coisas perniciosas da nossa vida e depois, colocando de volta as coisas lícitas e  em ordem de prioridade, com Jesus no centro. Devemos primeiro dar a mais alta prioridade às coisas que permitem-nos colocar Deus em primeiro lugar. Embora não seja fácil, podemos prosseguir com perseverança o caminho da mordomia da entrega a Cristo que, com o passar do tempo, nosso desejo e nossa capacidade de servir a Cristo vai crescer. 
SEGUNDA-FEIRA (5 de março) A DOUTRINA DO SANTUÁRIO – No contexto da Mordomia Cristã, devemos incluir a compreensão do santuário, pois se Cristo deve ser o centro da vida do crente, a compreensão da doutrina do santuário vai lançar bases para compreendermos bem este assunto. No santuário vemos não só a morte de Cristo, mas também a Sua atuação em nosso favor como Sumo-Sacerdote. O desempenho da mordomia deve estar apoiada na doutrina da salvação que é ensinada através do santuário.
O santuário era o local onde Deus manifestava-Se de forma mais visível para o povo de israel. Mas cada israelita tinha uma comunhão diária com Deus, fora do santuário. O santuário terrestre tinha três compartimentos: Quais eram os utensílios do santuário terrestre, como estavam divididos e a quem apontavam?

1) O Pátio ou Átrio: Todos os dias o sacerdote ministrava nesse local. Nele estava o altar que representava a cruz de Cristo. O sangue derramado apontava para o sacrifício de Jesus. Estava também a pia ou bacia com água. A água da pia representava a purificação através de Cristo e por meio do batismo. Desta forma, este local ensinava a justificação pela fé. O crente é salvo quando aceita o sacrifício expiatório de Cristo, arrepende, confessa os pecados e é batizado.

2) O Lugar Santo: a) Candelabro ou castiçal: O candelabro era feito de ouro puro e tinha sete lâmpadas que deviam ficar permanentemente acesas. Em Apocalipse 1:12-13, João descreve Jesus andando entre sete candelabros e o verso 20 diz-nos que os candelabros representam as sete igrejas. Dentro desta simbologia podemos ver o Espírito Santo atuando na igreja possibilitando que seja a luz do mundo.

b) Os pães da proposição: A mesa com os pães da proposição era feita de madeira de acácia e estava recoberta de ouro puro. Doze pães eram colocados sobre ela formando duas colunas de seis pães. O significado dos pães representa Jesus que é pão da vida. Ver João 6:5

c) Altar de incenso:O altar de incenso era onde os sacerdotes queimavam diariamente incenso, como interseção, pelo povo de Israel. Este incenso queimado representava as orações dos santos. Ver Apocalipse 8:4.

3) Lugar Santíssimo - Após o segundo véu, estava o lugar santíssimo. Ver Heb. 9:3, onde só o sumo-sacerdote podia entrar, e apenas uma vez ao ano, e era no dia da expiação. Lá havia a arca da aliança contendo as tábuas dos 10 mandamentos. Havia dois querubins de ouro e suas asas cobriam o propiciatório, que era a tampa da arca. Era entre estes querubins que manifestava-Se o “Shekinah” que era a manifestação de Deus em forma de uma luz gloriosa. Neste sentido, a arca representava o trono de Deus. Arca do testemunho era símbolo da presença de Deus, pois sobre a arca, sobre a sua tampa, brilhava uma luz sobrenatural que originava-se dessa presença. Os dois anjos sobre o propiciatório simbolizavam: a atitude solene que se deve ter diante de Deus e do respeito aos dez mandamentos. Foi aqui que Jesus entrou no dia 22 de outubro de 1844 para julgar as pessoas que vão salvar-se. O julgamento começou pelos mortos e, depois do fechamento da porta da graça, vai passar para os vivos, pois as pessoas já não terão chances de salvação.

O mordomo de Cristo encontra forças para exercer a sua mordomia entrando na presença de Deus no santuário que está no céu, pois, depois de Sua ascensão, Cristo ministra no verdadeiro santuário que está no céu. O santuário da terra deixou de existir, e agora só existe o do céu: “De sorte que era bem necessário que as figuras das coisas que estão no céu assim se purificassem; mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios melhores do que estes. Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus.” Heb 9:23 e 24

Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.” Heb 4.14-16

TERÇA-FEIRA (6 de março) CRENÇAS DOUTRINÁRIAS CENTRADAS EM CRISTO – A verdadeira Mordomia requer que o mordomo viva de acordo com as doutrinas que estão na palavra de Deus. Veja como o seguinte texto leva-nos a um compromisso com Cristo e com a Sua Palavra: “Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus; que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; e vos renoveis no espírito da vossa mente; e vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.” Efésios 4: 21-24. Veja também estes textos: João 14:6 e João 17:17

Há pontos essenciais relacionados com à salvação, como: A morte de Jesus, Sua intercessão, Seu perdão, Sua volta, o juízo, o amor, a graça, a fé, os mandamentos de Deus, etc.. Quando se trata de doutrinas, o mordomo fiel obedece sem reclamar.

Quando entendemos e aceitamos que há um santuário no céu, torna-se fácil compreender as expressões; Sacerdote e Sumos-Sacerdote, referindo-se à Cristo. Logo que Jesus subiu ao céu, quarenta dias depois da sua ressurreição, Ele entrou no lugar Santo do santuário celestial para fazer intercessão pela humanidade. De acordo com as profecias de Daniel 8 e Apocalipse 10, no ano de 1844 Ele entrou no lugar Santíssimo, para fazer juízo, além de continuar no ministério de intercessão. 

Jesus, além de intercessor e juiz, Ele também é o nosso Advogado de defesa. O seguinte texto é o mais conhecido: “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo”. I João 2:1-2. Depois da ascensão de Cristo o Espírito Santo exerce o ministério de auxílio de intercessão em favor da humanidade aqui na terra. Veja este texto: “E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.” Romanos 8:26-27

Cristo é o nosso único mediador. O que autoriza somente Jesus ser o nosso Mediador? São alguns atributos que só Jesus possui. Ele é o Criador, é Deus como o Pai, e tornou-Se homem como aqueles a quem veio salvar. Além disso; como homem Ele foi perfeito, e não pode ser acusado de nenhum pecado. E, para além destes argumentos; Ele morreu por nós. Ele é o Cordeiro de Deus!

Seguem os textos bíblicos sobre o ministério de intercessão de Jesus: “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.” I Timóteo 2:5-6

E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” Atos 4:12

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João 14:6

Qualquer estudioso sincero sabe que a igreja Católica Apostólica Romana defende a mediação de santos e de Maria. Porém, nada nas Escrituras nem de longe nem de perto, apoia a crença de que os santos intercedem por nós. No mundo espiritual, é Jesus, com sua natureza divina-humana, que faz a intercessão e mediação. Mesmo assim, Deus ensina-nos a orar uns pelos outros, intercedendo uns pelos outros. Nós não podemos, no contexto cristão, sermos mediadores entre Deus e os homens, porque não podemos religar o homem com Deus. Mas podemos interceder pelos outros porque Deus assim permite que nos importemos com as pessoas. Ser mordomo significa obedecer todos os mandamentos de Cristo, cumprir e viver as doutrinas de Sua Palavra.

Somos obedientes e aproveitamos a disponibilidade de Cristo em mediar em nosso favor?

QUARTA-FEIRA (7 de março) A MENSAGEM DOS TRÊS ANJOS - Que mensagens a serem anunciadas ao mundo apresenta Apocalipse 14:6-14? “E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo, dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas. E outro anjo seguiu, dizendo: Caiu, caiu Babilônia, aquela grande cidade, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua fornicação. E seguiu-os o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão, também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome. Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.” Apoc 14:6-12

Eis as mensagens: 1) Pregação: A mensagem do primeiro anjo representa a “mensagem da pregação do evangelho eterno”, associada à advertência da chegada do juízo. O apelo é para que os habitantes de toda a terra retornem a Deus, e Lhe prestem adoração, porque só Ele é digno. A igreja de Deus é chamada para pregar a mensagem no âmbito mundial: “E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo.” Apocalipse 14:6. Ver Mateus 28:18-20. A IASD está presente em todo o mundo com estas mensagens. 

Julgamento: Em relação ao juízo não temos dúvidas de que Deus trará juízo para todas as pessoas. Nós acreditamos que o juízo de Deus está dividido em três fases diferentes. a) Pré-advento, que já está em andamento desde 1844 e que terá o seu fim no fechamento da porta da graça. b) Juízo milenar, que acontecerá durante o período dos mil anos quando os salvos estiverem no céu. c) Juízo executivo, quando Satanás, demônios e perdidos forem destruídos no final dos mil anos.

2) Contaminação de Babilónia: A segunda mensagem angélica está em Apocalipse 14:8 e lemos: “Caiu, caiu a grande Babilônia que tem dado a beber a todas as nações do vinho da fúria de sua prostituição”. O nome Babilônia aqui, representa o poder apóstata que, em nome de Deus, e procurando usurpar o poder de Deus, tem, durante séculos, ensinado doutrinas aparentemente cristãs, cheias de apostasias, de ensinos pagãos que não tem base bíblica e refere-se a igreja Catolica Romana e suas afiliadas. Deus pede para os Seus filhos fiéis saírem da Babilônia, que representa um sistema religioso apostatado das doutrinas de Deus.

3) Adoração: Em Apocalipse 14:9-12 encontramos a mensagem do terceiro anjo cujo resumo é: “Se alguém adorar a besta e a sua imagem, e receber o seu sinal na fronte ou na mão, também este beberá do vinho da ira de Deus...”. Quanto a adoração encontramos unicamente no quarto mandamento a ordem para adorarmos o Criador dos céus e da terra. Embora a adoração a Deus possa e deva ser feita todos os dias e em todos os lugares, vemos uma ordem explícita no mandamento do sábado. Ver Exodo 20:8-11. Veja os seguintes textos comparados: “Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.” Apocalipse 14:12 - “E seguiu-os o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão, também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro.” Apocalipse 14:9-10. Temos uma responsabilidade acrescida que é a de pregar o evangelho puro para as pessoas deixarem de adorar a besta.

4) Inconsciência na morte: A igreja de Deus também prega a verdade sobre o estado do homem na morte. Veja estes textos: “E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem.” Apocalipse 14:13. Aqui está uma descrição clara das pessoas que morreram no Senhor e que já estão sendo julgadas na fase pré-advento. Qual é a atual situação dos mortos? Estão a descansar e ficam inconscientes até a ressurreição. A igreja Adventista do 7ª Dia prega sobre todos estes temas com muita alegria e autoridade.

Em sentido especial foram os adventistas do sétimo dia postos no mundo como vigias e portadores de luz. A eles foi confiada a última mensagem de advertência a um mundo a perecer. Sobre eles incide maravilhosa luz da Palavra de Deus. Confiou-se-lhes uma obra da mais solene importância: a proclamação da primeira, segunda e terceira mensagens angélicas. Nenhuma obra há de tão grande importância. Não devem eles permitir que nenhuma outra coisa lhes absorva a atenção.” Test Seletos, vol 3, 288.

Você vive e prega esta mensagem? Tomara que sim.

QUINTA-FEIRA (8 de março) MORDOMIA - Estes são os textos sugeridos para hoje: “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.” I Pedro 1:15,16

Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” Heb12:14

A verdadeira mordomia envolve o ato de entregar a vida a Deus, adorá-lo, reconhecer a Sua soberania e dar-lhe a glória que lhe é devida, com espontânea reverência e serviço de adoração. De acordo com o Novo Testamento todos os crentes são sacerdotes de Deus, ver I Ped 2:5,9 e, como tais, devem desempenhar o ministério espiritual de louvores e ações de graças a Deus. "Portanto, ofereçamos sempre, por ele, a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome." Heb. 13:15. O louvor e a adoração do crente deve ser com palavras e também com atos, e estes são aceitáveis diante de Deus, somente à medida que o crente for dedicado à sua Palavra, e não conformado com o mundo. Ver Rom 12:1,2. A mordomia da adoração constitui-se numa doutrina essencial na vida da Igreja e entende-se que aquele que leva uma vida de santidade adora Deus.

O que significa viver a mordomia da santidade? Significa separar-se do mundo.  Isso não quer dizer que você deva fugir para as montanhas e isolar-se das pessoas. Significa sim que terá de separar seu coração do sistema de valores do mundo e valorizar as coisas que Deus considera mais importantes. Viver em santidade significa purificar-se. Purificar-se significa confessar, abandonar os pecados e pedir para o Deus santo purificar o seu coração. A mordomia da santidade também compreende afastar-se da imoralidade sexual. 

Sermos santificados por Jesus significa  não mantermos o nosso antigo estilo de vida pecaminoso. Agora que Cristo vive em nós e o Espírito Santo guia-nos e transforma-nos, não temos mais desculpas para andar segundo nossos velhos hábitos. Viver em santidadesignifica andar perto de Deus. Só conseguimos ver o Senhor com clareza quando nos esforçamos para caminhar perto dele em pureza e paz. “Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.” Hebreus 12:14.

A Mordomia Cristã Verdadeira Requer Humildade. Os filhos de Deus, que estão lutando contra as tentações diárias e vencendo as suas tendências pecaminosas, não fazem qualquer proclamação de santidade, mas a buscam diariamente. Veja o que a inspiração menciona: “Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.” I João 1:8

Eles são famintos e sedentos de justiça. O pecado parece-lhes excessivamente pecaminoso.” Santificação, 10. Ellen White ainda relata: “Enquanto reinar Satanás, teremos de subjugar o próprio eu e vencer os pecados que nos assaltam; enquanto durar a vida não haverá ocasião de repouso, nenhum ponto a que possamos atingir e dizer: ‘Alcancei tudo completamente.’ A santificação é o resultado de uma obediência que dura a vida toda” Atos dos Apóstolos, 560, 561. Se você ouvir de crentes dizendo que já não cometem pecados, desconfie delas.

A irmã Ellen White pregou um sermão em Santa Rosa, Califórnia, no dia 7 de março de 1885 e disse algo interessante. Cito parte do sermão: “Diz João, ao falar do enganador que faz grandes prodígios: Ele fará uma imagem à besta e induzirá todos a receberem o seu sinal. Considerareis este assunto? Examinai as Escrituras e vede. Aparecerá um poder que opera prodígios; e isto se dará quando os homens estiverem alegando santificação e santidade, exaltando-se cada vez mais e gabando-se a si mesmos. Olhai para Moisés e os profetas; olhai para Daniel, José e Elias. Olhai para estes homens, e apresentai-me uma frase em que eles afirmam ser sem pecado. A alma que está em íntima ligação com Cristo, contemplando sua pureza e excelência, prostrar-se-á diante dEle com humildade. Daniel era um homem ao qual Deus concedera grande habilidade e erudição, e quando ele jejuou, o anjo foi ter com ele e disse: “És mui amado.” E ele prostrou-se aos pés do anjo. Daniel não disse: “Senhor, tenho sido muito fiel a Ti e realizei tudo que era possível para honrar-Te e defender Tua palavra e Teu nome....Por que tantos se dizem santos e sem pecado? É porque estão muito longe de Cristo. Eu nunca ousei afirmar semelhante coisa. Desde o tempo em que tinha 14 anos de idade, se eu sabia qual era a vontade de Deus, estava disposta a fazê-la. Nunca me ouvistes dizer que sou sem pecado. Os que têm um vislumbre da beleza e do elevado caráter de Jesus Cristo, o qual é santo e sublime, e cujo séquito enche o templo, jamais dirão isso. Contudo, encontrar-nos-emos com aqueles que dirão tais coisas cada vez mais.” Manuscrito 5, 1885. Mensagens Escolhidas, vol 3, 353

Sejamos mordomos unidos pelo Espírito Santo e prontos para pregarmos o evangelho de Cristo! Amém?

SEXTA-FEIRA (9 de março) LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO 10 (1º trimestre 2018) O PAPEL DA MORDOMIA - O cristianismo atual tende a deixar as doutrinas bíblicas em favor da sua vida pessoal, familiar e conveniências. A Mordomia Cristã desafia-nos a repensarmos essa dicotomia e a assumirmos a nossa responsabilidade para com Deus, com a Sua igreja e com a pregação do evangelho que nos foi confiada.

O que o mordomo cristão faz quando descobre as mais verdadeiras riquezas do Universo? Veja como estes textos inspirados fazem-nos pensar sobre o que significa ser um bom mordomo das coisas de Deus: “Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? E achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida. Lucas 15:8 e 9
Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” I Tessal. 5:18
Esquecendo-nos de nossas próprias dificuldades e problemas, louvemos a Deus pela oportunidade de viver para a glória de Seu nome. Que as novas bênçãos de cada novo dia despertem louvor em nosso coração por esses sinais de Seu amoroso cuidado. Quando vocês abrirem os olhos pela manhã, agradeçam a Deus por tê-los guardado durante a noite. Agradeçam-Lhe a pela paz no coração. De manhã, ao meio dia e à noite, ascenda ao Céu a gratidão, como um perfume suave.” The Review and Herald, 2 de junho de 1910. “Não temos razão de falar da bondade de Deus e proclamar o Seu poder? Quando os amigos são bondosos para conosco, nós apreciamos o prazer de lhes sermos gratos por sua bondade. Quanto mais devemos nos alegrar e agradecer ao Amigo que nos tem dado todo o bem e todo dom perfeito! Cultivemos, então, em cada igreja, o espírito de gratidão a Deus. Eduquemos os lábios para louvarem a Deus no círculo da família.” Minha consagração hoje, 170.
Ao buscar o avanço da obra de Deus, o que devemos compreender como bons mordomos de Cristo?Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.” I Pedro 5:8

Não temos tempo a perder. Os poderes das trevas estão trabalhando com energia intensa, e Satanás está avançando com passos silenciosos para tomar aqueles que agora estão dormindo, como um lobo toma sua presa. Temos agora advertências que podemos dar, uma obra que podemos fazer, mas logo isso será mais difícil do que imaginamos. Deus ajuda-nos a manter-nos no conduto de luz, a trabalhar com nossos olhos fixos em nosso Líder, e, pacientemente, continuar enérgica e perverantemente a despeito das dificuldades, até que a vitória esteja ganha.” The Review and Herald, 12 de novembro de 1914.

Qual deve ser o foco da energia de todos os nossos vários dons espirituais da mordomia? Ler Filipenses 3:7-14.

Vocês são espétaculo ao mundo, aos anjos e aos homens. […] Tirem o máximo proveito dos momentos favoráveis, colocando em uso os talentos que Deus lhes deu, para que possam acumular algo para o Mestre e ser uma bênção a todos ao seu redor. Que os anjos celestes olhem para cá embaixo com alegria por serem vocês leais e verdadeiros para com Jesus Cristo.” The Youth’s Instructor, 12 de julho de 1894. “É o sábio aproveitamento de vossas oportunidades, o cultivo dos talentos que vos foram dados por Deus, que vos tornará homens e mulheres que possam ser aprovados pelo Senhor e uma bênção para a sociedade. Tende uma norma elevada, e com indomável energia tirai o máximo proveito de vossos talentos e oportunidades, e avançai para o alvo.” Fundamentos da educação cristã, 87.

[...] entregar-vos-eis ao Senhor? Estais dispostos a empenhar-vos na obra que Ele vos deixou para fazer? Jesus disse aos discípulos: ‘Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura.’ Marcos 16:15. Em face dessa ordem, empregareis vosso tempo e energias segundo vos ditem as inclinações, em vez de seguir o conselho de Deus?” Filhos e filhas de Deus, 273. “Aqui, neste mundo, nestes últimos dias, as pessoas demonstrarão que poder influencia seu coração e controla suas ações. Se é o poder da verdade divina, conduzirá a boas obras. [...] Jovens e idosos, Deus agora vos está provando. Estais decidindo vosso próprio destino eterno.” Maranata, o Senhor vem, 41

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário