domingo, 4 de julho de 2010

RESUMO DA LIÇÃO Nº 2 – JUDEUS E GENTIOS

RESUMO DA LIÇÃO Nº 2 – JUDEUS E GENTIOS


VERSO ÁUREO. “ Porque a lei foi dada por Moisés; A graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.” João 1:17


Quem eram os gentios?

Todas as pessoas que não eram do povo Judeu na época de Cristo e dos apóstolos, eram gentios. Naquela época havia, apenas, duas grandes religiões: Judaica e Pagã(gentios). E o Cristianismo que começava.


O cristianismo incipiente teve que tratar especialmente com três questões, em relação aos gentios:

1) Circuncisão, que alguns Judeus forçavam os gentios conversos a aceitar. 2)Carnes limpas que eram sacrificadas aos ídolos pelos pagãos, e depois colocadas no mercado para serem vendidas. Quando alguns gentios conversos tinham a consciencia pesada se comessem aquela carnes. 3) Assuntos relacionados com os rituais do santuário do templo Judaico já desativado e quase destruido.


ALVOS DA LIÇÃO:

1) Após Jesus, o privilégio de receber e transmitir a salvação passou para todas as pessoas. Antes era só dos Judeus. Judeus e gentios podem ser salvos.

2) Como igreja, temos que tratar e resolver, pacificamente, com várias cargas ou bagagens culturais transportadas da antiga religião, para o cristianismo verdadeiro.

3) Temos que tolerar algumas diferenças, com muita paciência e amor, até que os recém conversos possam amadurecer espiritualmnte.


DOMINGO: MELHORES PROMESSAS

Heb. 8:6 “Mas, agora, alcançou Ele ministério, tanto mais excelente, quanto é mediador de um melhor concerto, que está confirmado em melhores promessas.”

As verdades de Deus são sempre progressivas.

Primeiramente Deus revelou o plano da salvação para Adão e Eva, quando pediu para matarem cordeirinhos a fim de fazerem vestes para si. Depois, pediu para os patriarcas oferecerem sacrifícios em familias, para lembrarem Jesus que viria, um dia, para morrer pela humanidade pecadora. Depois intituiu o sistema sacrificial através do santuário, no deserto. Depois aperfeiçoou com o templo de Salomão, continuou com o templo de Zorobabel e o de Herodes.

É claro que com o sacrifício de Jesus na Cruz, cumpriu-se este verso de Hebreus. Isto é, Jesus alcançou um ministério mais excelente. Agora não é mais necessário morte. Jesus morreu uma vez; por todos, para a remissão dos pecados da humanidade.

Um dos objectivos de Paulo em romanos foi ajudar Judeus e ex-Gentios o que estava envolvido nessa transição do Judaismo para o Cristianismo.


SEGUNDA-FEIRA: LEIS E REGULAMENTOS JUDAICOS

Antes do Sinai o povo de Deus recebeu duas Leis: 1) Lei moral de forma audível e por tradição. Ver patriarcas e Profetas. O mandamento do sábado, por exemplo, já ficou conhecido desde após a criação. Gén 2:1-3. 2) Leis da saúde. Mesmo antes do Sinai, o povo de Deus recebeu instruções claras sobre o que se podia comer e o que, se não devia.

No Sinai, o povo recebeu leis e estatutos relacionados com questões sociais e higiene, e regulou e ampliou outras leis já existentes. Leviticos 12 trata das leis de saúde para Israel. Leviticos 16 fala das leis relacionadas ao santuário e sacerdócio. Leviticos 23 menciona as 7 festas dos Judeus. Leviticos 11 menciona os animais que se devem comer e os que se não devem comer.

Também foram dadas as leis civis que tinha a ver com o seu país e, que não tem muito a ver com o nosso país. Cada país tem suas leis, que ,se não ferir a lei de Deus ,devem ser respeitadas.

A lei cerimonial, onde os cordeirinhos eram oferecidos, já existia, desde a criação. Ela só foi aperfeiçoada no deserto quando Deus falou. “E me farão um santuário para que eu possa habitar no meio deles.” Exo 25:8

Israel deixou de ter suas leis próprias, pois os romanos dominavam o mundo de então, e tiveram que se sujeitar a eles. As leis Judaicas ficaram anuladas.

Nós Advenistas seguimos a Lei moral, dos dez mandamentos , e a leis de saúde, pois estas estão sempre vigentes.

As demais tiveram sua importância para o passado apenas, e, outras foram abolidas, como os sacrifícios de cordeiros e outros animais e também as 7 festas dos Judeus.

“Havendo riscado a cédula que era contra nós, nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, a a tirou do meio de nós cravando na cruz...Porque ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados.” Col. 2:14 e 16


TERÇA-FEIRA: O QUE FAZER PARA SER SALVO?

Em Actos 15 trata do Concílio de Jerusalém que foi dirigido por Tiago no ano 62 d.C

O principal tema deste concílio foi a circuncisão. Este sinal foi dado por Deus para Seu povo no passado, para diferenciar o povo Judeu dos outros povos.

Com a vinda de Jesus este sinal deixou de ter valor, e o baptismo ocupou o lugar. A circuncisão era o selo de Deus. O baptismo hoje é o selo também. Em Actos 2:38 diz”...Arrependei-vos... e recebereis o dom do Espírito Santo.”

Algus judeus, da seita dos fariseus, se converteram ao cristianismo e diziam que os conversos gentios deviam ser circuncidados para serem salvos. Ver Actos 15:1 e 5

Paulo e Barnabé sugeriram a existência de um concílio. Foram dirigidos por Deus para isso. Tiveram uma grande visão administrativa.

Pedro tomou uma parte muito importante neste concílio. Ele disse que tinha sido enviado por Deus para pregar aos gentios, e que Deus havia lhe mostrado que ,o rito da circuncisão, devia ser eliminado. E o baptismo foi introduzido então.

Para ser salvo é necessario crer, arrepender e ser baptizado. Ver Marcos 16:16 e Actos 2:38

A salvação pela graça ficou bem realçada e assente no concílio de Jerusalém. Actos 15:11

Nossas reuniões de comissões e conselhos, exercem um papel importante na vida da igreja. “Na abundâcia de conselhos, há sabedoria.”


QUARTA-FEIRA: MAIS NENHUMA OBRIGAÇÃO

Pedro foi enfático no seu discurso do concílio de Jerusalém. Ver em Actos 15:7-11

A decisão do concílio foi esta: “na verdade pareceu bem ao Espírito Santo, e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada e da prostituição...” Actos 15: 28 e 29

Então, o concílio desprezou de forma educada os rituais, que na verdade não valiam mais nada, e deu início a mudanças na vida dos cristãos, para que crescessem na vida espiritual.


Vejam que ai estão coisas sérias para serem seguidas e obedecidas por nós.

1) Não comer o sangue. Quem ainda come carnes, está proibido de comer o sangue. É bom sabermos como os animais são abatidos, antes de consumir sua carne.

2) Abster das coisas sacrificadas aos ídolos. Esta questão ficou definida como sendo proibida também. Tudo aquilo que pode nos envolver com a idolatria actual, deve ser evitado.

3) Prostituição. Tudo aquilo que venha sugerir pensamentos e sentimentos sensuais deve ser elimindo da nossa vida.

Quando aceitamos Jesus, ficamos desobrigados das tradições bobas da antiga religião, mas devemos assumir todos os pontos solicitados e defendidos por Jesus.


QUINTA FEIRA: A HERESIA DOS GÁLATAS

É muito mais fácil falar coisas erradas ou heresias, do que pregar a verdade.

Se você assitir algum culto em outra denominação religiosa, irá perceber, em poucos minutos, heresias.

Muito cuidado devemos tomar para vencermos a tentação do aculturamento, isto é, nos adaptarmos com a cultura de fora da igreja, mesmo que venha ferir princípios, só para agradar.


Qual era heresia dos Gálatas?

Paulo escreveu aos gálatas, basicamente a mesma mensagem que escreveu aos romanos.

Era a questão relacionada com a circuncisão e leis cerimóniais que, alguns judeus queriam que os gentios recém conversos praticassem. Embora, o concílio de Jerusalém tivesse decidido o tema proposto, alguns, cabeças duras, entre os judeus recém conversos, não aceitaram e, insistiram em incutir essas heresias.

O livro de Gálatas e Romanos não estão a tratar da lei dos 10 mandamentos.

Hoje alguns espíritos, dirigidos pelo diabo, dizem que Paulo estava falando da abolição da lei moral, mais especificamente sobre o sábado.

O problema dos judeus era o exagero de cuidados, o nosso problema em geral é o liberalismo e condescendência com o mundo.

Tratar com frouxos na fé é uma tarefa difícil, mas tratar com fanáticos é um atarefa ainda pior.

Devemos ser conservadores para com as doutrinas bíblicas, mas liberais nas ofertas e dízimos.


Desejo as ricas bênçãos de Deus na sua vida.


Bom estudo da lição.


Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário