quinta-feira, 13 de outubro de 2011

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 4 – JUSTIFICAÇÃO UNICAMENTE PELA FÉ


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 4 – JUSTIFICAÇÃO UNICAMENTE PELA FÉ

VERSO ÁUREO - “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” Gálatas 2:20

INTRODUÇÃO - Em Romanos é dito: visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei. Ver romanos 3:20, Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei. Rom.3:28, Pois o que diz a Escritura? Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça. Rom. 4:3, e Justificados, pois, mediante a fé . Rom. 5:1. Mas, ao que não trabalha, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é atribuída como justiça . Ver Rom. 4:5.
Em Tiago é dito: Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente (2:24), e … assim também a fé sem obras é morta  Tiago2:26.

Qual é o correto? Somos justificados pela fé ou pelas obras? Será que a Bíblia se contradiz?


Uma crença fundamental dos cristãos é a de que somos justificados pela fé. Justificação significa que Deus declara um pecador como sendo justo. Ele faz isso ao dar crédito, ao atribuir a retidão de Jesus ao pecador. Isso é feito pela fé. Isto é, quando o pecador põe sua fé no sacrifício de Jesus e confia nele e não em si mesmo pela retidão, então Deus o justifica: Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça. Ver Romanos 4:3. Mas e se a Bíblia ensina que somos justificados pela fé, será que ela também ensina que somos justificados pelas obras como Tiago parece querer dizer? Temos uma contradição? A resposta é não.

O contexto explica tudo:

É errado pegar um versículo, lê-lo fora de contexto, e tentar desenvolver uma doutrina somente a partir dele. Portanto, vamos dar uma olhada no contexto de Tiago 2:24, que diz que um homem é justificado pelas obras. O capítulo 2 da carta de Tiago tem 26 versículos: Os de 1-7 nos ensinam a não mostrarmos favoritismo, 8-13 são comentários sobre a Lei, e 14-26 são sobre a relação entre a fé e as obras.Vamos à última secção para compreendermos o contexto:

V. 14 – Qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? V. 15 – Se você ver algum necessitado. V.16 – E qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso? V. 17 – Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta. V. 18 – Mas alguém dirá: eu, com as obras, te mostrarei a minha fé. V. 19 – Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem. V. 20 – A fé sem as obras é inoperante. V. 21 – Não foi por obras que Abraão, o nosso pai, foi justificado, quando ofereceu sobre o altar o próprio filho, Isaque? V. 22 – Vês como a fé operava juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas obras que a fé se consumou. 23 – E se cumpriu a Escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça. V. 24 – Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente. V. 25 – Raabe foi justificada pelas obras. V. 26 – A fé sem obras é morta.

DOMINGO (16 de Outubro) – A QUESTÃO DA JUSTIFICAÇÃO – Justificação é um termo legal usado em tribunais pelo juíz para declarar o réu, inocente. O oposto é a condenação. Justificação é usada 39 vezes no Novo Testamento, sendo que 27 estão nas cartas de Paulo. Em Gálatas é usada 8 vezes.

O  que Paulo quis dizer com o seguinte verso?Nós somos judeus por natureza, e não pecadores dentre os gentios.”  Gálatas 2:15. É bom termos em conta que a carta aos Gálatas foi escrita primariamente na tentativa de resolver o problema em relação a circuncisão e assuntos relacionados com  lei  cerimonial. O público alvo de Paulo eram os judeus. Na tentativa de conquistar para o  seu lado os cristãos judeus, Paulo abordou o tema que normalmente eles concordariam; a distinção entre Judeus e Gentios. Na memte dos judeus-cristãos, eles eram os eleitos de Deus, e Deus lhes tinha confiado a lei. Eles tinham um carinho muito grande pela lei. Na mentalidade deles, os gentios eram pecadores. Os gentios estavam fora do concerto da promessa, mas a seguir Paulo adverte os judeus-cristãos que, com a nova aliança os gentios não eram menos do que os judeus. E Paulo esclarece que o perdão ou justificação é pela fé. Ele usa nos versos a seguir, quatro vezes a palavra justificação:

“Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.  Pois, se nós, que procuramos ser justificados em Cristo, nós mesmos também somos achados pecadores, é porventura Cristo ministro do pecado? De maneira nenhuma.”  Gálatas 2:16-17

SEGUNDA-FEIRA(17 de Outubro) – OBRAS DA LEI – O que Paulo quis dizer com a expressão: “Ninguém é justificado pelas obras da lei”, conforme Gálatas 2:16? Ele quis dizer exatamente aquilo que lemos. Ninguém é considerado inocente perante Deus ao praticar as obras da lei.

A que lei Paulo referiu-se em Gálatas? A palavra Nomos no grego para designar “lei” é ampla, e encontra-se 121 vezes nos escritos de Paulo. Lei pode ser a vontade geral de Deus para com o seu povo, pode ser o Pentateuco, que são os 5 livros de Moisés, pode ser todo o Velho Testamento, podem ser os 10 mandamentos; e, também pode referir-se aos ritos que eram praticados pelo conjunto das leis cerimoniais do antigo Testamento. Muito provavelmente Paulo referiu-se à circuncisão e outros ritos relacionados com as cerimonias do V.T. que alguns judeus ainda insistiam em praticar.
Mas, não importa a que lei Paulo referia-se, o certo é que ele está corretíssimo em dizer que ninguém é justificado pelas obras da lei. Qualquer esforço de ser salvo, ou para receber méritos pela lei, é tudo em vão! A Salvação é unica e exclusivamente pela fé.

As boas obras são apenas o reflexo de que o filho de Deus entendeu a questão da salvação e aceitou os méritos e sangue de Cristo na sua vida. Jesus disse: “Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?  Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.  Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.  Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.” Mateus 7:16-19

Espírito de Profecia:  “Quem procura alcançar o Céu por suas próprias obras, guardando a lei, tenta uma impossibilidade. Não pode o homem salvar-se sem a obediência, mas suas obras não devem provir de si mesmo; Cristo deve operar nele o querer e o efetuar, segundo Sua boa vontade. Se o homem pudesse salvar-se por suas obras, teria ele algo em si mesmo, pelo qual se alegrar. O esforço que o homem faz em suas próprias forças para obter a salvação, é representado pela oferta de Caim. Tudo que o homem pode fazer sem Cristo é poluído pelo egoísmo e pecado; mas aquilo que é operado pela fé é aceitável a Deus. Quando procuramos alcançar o Céu pelos méritos de Cristo, a alma faz progresso. Olhando para Jesus, autor e consumador de nossa fé, podemos prosseguir de força em força, de vitória em vitória; pois por meio de Cristo a graça de Deus operou nossa salvação completa.”  Mensagens Escolhidas, vol. 1,  363 e 364. 

TERÇA-FEIRA(18 de Outubro) - A BASE DA NOSSA JUSTIFICAÇÃOOnde está a base da nossa salvação? Está no Senhor Jesus. Veja este texto:E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé.” Filipenses 3:9. Os seguintes textos mostram-nos, respectivamente, que somos salvos pela fé; pelo sangue e pela graça de Jesus Cristo: Romanos 5:1; 5:9 e Efésios 2: 8

Com certeza os judeus-cristãos acreditavam que Jesus podia salvá-los, mas achavam que eles  necessitavam realizar ou operar parte da própria salvação pelas obras que podiam realizar. Paulo teve o trabalho de mostrar para os judeus convertidos à Jesus que apenas a fé já era suficiente para a salvação.

Hoje alguns adventistas do 7º Dia, e quero crer que são poucos, por termos a prerrogativa de obedecer os 10 mandamentos da lei de Deus, incluindo o sábado; alguns instintivamente passam a falsa idéia de que a salvação é através da guarda dos mandamentos. É certo que o crente salvo deseja ardentemente guardar a Palavra de Deus em todos os seus detalhes; mas a forma como alguns pregam, deixam a ideia de legalismo. É comum ao conversarmos com pessoas de outras confissões religiosas ouvirmos deles: “Vocês pregam que o sábado e a lei salvam”. Não! Os Adventistas ensinam que a salvação é pela fé e pela graça, e isso tem que ficar bem claro! Foi a obediência perfeita de Cristo e sua fidelidade à Deus e por nós, que possibilita a nossa salvação. As nossas obras são imperfeitas e maculadas pela nódoa do pecado.

Espírito de Profecia: "Conquanto tenhamos de estar em harmonia com a lei de Deus, não somos salvos pelas obras da lei; contudo, não podemos ser salvos sem obediência. A lei é a norma pela qual é avaliada o caráter. Mas não podemos absolutamente guardar os mandamentos de Deus sem a graça regeneradora de Cristo. Só Jesus pode purificar-nos de todo pecado. Ele não nos salva pela lei, nem nos salvará na desobediência à lei.”  Fé e Obras, 96

QUARTA-FEIRA(19 de Outubro) - A OBEDIÊNCIA DA FÉ – É interessante que Deus sempre mantém unidas; a fé e a obediência. A obediência é o mesmo que boas obras. Paulo foi alguém que pregou que a salvação é pela fé, mas que mostrou em sua vida uma obediência incondicional. O exemplo mais claro que temos é o de Abraão. Ele exerceu uma fé tão grande em Deus que ia oferecer Isaque ao Senhor em holocausto. Ele acreditou tanto em Deus,  que agiu de conformidade com a Palavra do senhor Deus. Maspróprio Paulo explicou que não foi por meio da obediência, ou pela guarda da lei que somos perdoados e considerados justos; mas sim por causa da fé. Reveja o seguinte texto: “Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada. Gálatas 2:16.

A obediência é uma questão muito séria. Os apóstolos sempre foram destemidos em obedecer o Evangelho de Cristo. Paulo disse assim: “Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.” Gálatas 1:10. Veja o exemplo de Pedro: “Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.” Atos 5:29. Paulo mesmo disse que a salvação final será dada aos que obedecem: “Como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.” IITessalonicenses 1:8.

Quando um crente vive longe de Deus e a desobedecer a Palavra do Senhor, é prova de que a sua fé está fraca?

Espírito de Profecia: “A santificação é obtida unicamente em obediência à vontade de Deus. Muitos que estão deliberadamente espezinhando a lei de Jeová dizem ser possuidores de santidade de coração e santificação de vida. Mas não têm um conhecimento salvador de Deus ou de Sua lei. Encontram-se nas fileiras do grande rebelde. Ele está em guerra com a lei de Deus, a qual é o fundamento do governo divino no Céu e na Terra. Esses homens estão fazendo a mesma obra que seu mestre efetuou ao buscar tornar sem efeito a santa lei de Deus. Nenhum transgressor dos mandamentos pode ter permissão para entrar no Céu; pois aquele que era outrora um puro e exaltado querubim cobridor foi expulso de lá por rebelar-se contra o governo de Deus. “ Fé e obras, 29

QUINTA-FEIRA(20 de Outubro) - A FÉ FAVORECE O PECADO? O próprio Paulo explica esta questão: “Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde?  De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?” Romanos 6:1-2.

O pecado é a transgressão da lei; é fugir dos planos de Deus para a nossa vida. O termo grego para pecado é Amarthia, que significa: "errar o alvo". A fé portanto não favorece a transgressão da lei dos 10 mandamentos. Veja mais este texto de Paulo. “Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.” Romanos 3:31

A obediência não é o meio pelo qual nós somos justificados diante de Deus. o nosso registro de bondade nunca consegue equiparar-se ao de Cristo. Cristo viveu em perfeita obediência e, possibilitou a nossa salvação. Ao apropriarmos dos méritos de Cristo pela fé somos salvos, e uma vez salvos e em comunhão com Ele, iremos produzir frutos para a obediência.

Quando a pessoa experimenta a salvação em Cristo, ela fica tão feliz que decide permanecer ligada à Cristo e automaticamente a sua vida será de bons frutos, e viverá loge dos pecados que antes praticava.

A Bíblia está cheia de relatos dos principais servos de Deus batalhando para vencer o pecado. Em quase todos os casos eles tiveram que aprender em meio de muitas dificuldades, em algumas ocasiões por intermédio de dolorosas lições. Quando examinamos coletivamente a vida de Moisés, Davi, Samuel, Pedro, e outros tantos, vemos que lutaram com todas as classes de problemas conhecidos pelos homens. Eles batalharam contra o pecado, enfermidade, debilidades, faltas, tentações e atrações da carne. Davi lutou contra pecados e más atitudes e os venceu. Moisés carecia de fé e confiança e tinha um temperamento forte, que teve que vencer. Também Jó e Elias lutaram contra o desalento e a depressão, até a ponto de quererem morrer. Porém esses homens perduraram, eles venceram. Eles eliminaram seus problemas, ao invés que estes os eliminassem. Estes homens estavam ativamente treinados por Deus e tiveram que vencer  Satanás, as tentações deste mundo e as atrações da carne. Um cristão é aquele que vence os seus problemas, debilidades, pecados e más atitudes, ao invés de ser derrotado por eles. Lembrando que a comunhão diária e constante com Cristo é que possibilita recebermos a graça salvadora de Deus, e conseguimos pela fé.

Que Deus nos conceda a vitória por meio de Cristo Jesus.

Luís Carlos Fonseca.


Sem comentários:

Enviar um comentário