segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 7 – O SENHOR DO SÁBADO


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 7 – O SENHOR DO SÁBADO

VERSO ÁUREO: “E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor.” Mar. 2:27-28

OBJETIVOS DA LIÇÃO:  Aprender os ensinos bíblicos com respeito ao sábado, desde a criação, passando pela lei que foi dada no Sinai até os ensinos de Jesus e aos Seus milagres e curas. Sentir o apreço pelo tempo sagrado santificado por Deus. Ter o privilégio de obedecer a Deus, também no mandamento do sábado, e receber as bênçãos pertinentes a este dia.
INTRODUÇÃO:  - O Sábado é o grande memorial da criação e do poder de Deus, é uma constante lembrança do Deus vivo e verdadeiro. O anseio divino ao criar o Sábado e em ordenar que seja santificado é que Deus quer que o homem nunca esqueça o Criador de todas as coisas. Sendo o Sábado original uma perpétua memória de Deus, convidando o homem para imitá-Lo na observância do mesmo, não pode o homem observar o Sábado original e esquecer-se de Deus.
A idolatria é o resultado do distanciamento de Deus. Se o homem tivesse sido obediente a Deus no tocante ao mandamento do sábado, toda a desgraça espiritual teria sido evitada.
 
 
Por que as nações dos feriseus, cananeus, heteus, jebuseus e outros, foram desarraigados da Terra? Eram idolatras, tinham deuses de pau e de pedra, sacrificavam vidas humanas. E por que desceram tanto no pecado até chegarem a este ponto? Por que o conhecimento de Deus e Sua vontade saíram-lhes de tal maneira da mente?  Se ao final de cada semana esses homens observassem o Sábado, em honra ao Criador, não existiriam outros deuses, porque no centro do mandamento sabático encontra-se a eterna verdade que aponta à Deus como o único Criador de todas as coisas. Se o homem observasse o santo Sábado, adoraria ao único Deus, e a idolatria não teria sido conhecida. Na Nova Terra, onde haverá pessoas de todas as nações e raças, o Sábado será guardado por todos e para sempre. Veja: Isaías 66: 22-23: “Porque, como os Céus novos, e a Terra Nova, que Hei de fazer...E será que desde uma Lua nova até a outra, e desde um Sábado ao outro, virá toda a carne a adorar perante Mim, diz o Senhor.”
DOMINGO(12 de Fevereiro) -  O SÁBADO NO LIVRO DE GÊNESIS - Quando nasceu o mundo, nasceu também o primeiro homem e a primeira mulher; e nascia também o descanso semanal. O Sábado é de origem Divina. Conta-nos em Gênesis 2:2 e 3 que Deus abençoou e santificou o sétimo dia da semana. A primeira atividade de Adão e Eva, no dia seguinte ao da criação, foi adorar e prestar culto ao Deus que os havia criado. Vejam que Deus preocupou-Se em dar, aos nossos pais, aquilo que é importante, a comunhão com Ele.  O sábado foi criado para benefício espiritual e físico do homem. Deus não tinha necessidade de descanso, pois “Ele não Se cansa”, mas para que os Seus filhos pudessem sempre lembrar do Criador,  Deus separou o sábado dos outros 6 dias da semana. A Adoração à Deus, de forma especial no sábado, era uma espécie de prevenção contra a queda, pois estando conectados com os Céus, lembrariam sempre do Criador.
Deus instituiu o sábado em Gênesis 2:1-3 através do tríplice ato de “descansar”, “abençoar” e “santificar”. Houvesse Deus apenas descansado, e dúvidas ainda poderia haver quanto à validade desse descanso para as criaturas. Mas o fato de Ele também haver abençoado, transformando em um canal de bênçãos,  e santificado; separando para uso sagrado, esse dia confirma a instituição edênica do sábado para a raça humana.  Jesus disse: “O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.” Marcos 2:27. Não somente para os judeus, mas para  todo homem e mulher, em todos os lugares. Os judeus só passaram a existir  há aproximadamente 2.000 anos após o estabelecimento do sábado. Que Gênesis 2:1-3 deve ser entendido como a instituição do dia de repouso para todos os homens podemos ver também pela explicacão do teológo Batista Augustus Strong, que não é adventista. Ele contradiz a idéia de que o sábado é mosaico. Diz ele: "O sábado é de obrigação perpétua como memorial instituído por Deus, de Sua atividade criadora. A exigência do sábado é anterior à época do Decálogo, e forma uma parte da Lei Moral. Feita na Criação, aplica-se ao homem como homem, em toda a parte e em qualquer tempo, em seu presente estado de existência."
SEGUNDA-FEIRA(13 de Fevereiro) – O SÁBADO NO LIVRO DE ÊXODO – No texto abaixo encontramos duas ordens e duas motivações: “ Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.” Êxodo 20:8-11. Ordens:  A)  “ Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. B) Não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas..” Motivações: A) “Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. B) Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.”
Estou disposto em obedecer às ordens do Senhor Deus? Estou motivado o suficiente para colocar Deus em primeiro Lugar na minha vida? - Somente o 4° mandamento fala sobre o tempo. O propósito do Sábado é dar à Deus e ao Seu povo, tempo para estarem mais próximos. O quarto mandamento nos  dá  tempo  para  edificarmos  nosso relacionamento  com  Deus e para a contemplação de Suas bênçãos para nós. Se alguém obedece o quarto mandamento como Deus deseja, existirão poucas dúvidas sobre esta pessoa guardar o restante dos mandamentos. Não é surpresa então, que Satanás tem atacado este mandamento. Ele bem sabe que se puder destruir o relacionamento pessoal com Deus, as pessoas vão terminar servindo a Satanás. Não é de admirar que Deus tem lutado contra este poder que cuidaria em mudar os tempos na lei. Em Daniel 7:25 fala da tentativa que o diabo faria para mudar o calndário(tempos) e a Lei. Desde o tempo de Jesus, houve somente uma grande mudança que aconteceu, que foi do calendário Juliano para o Gregoriano, em 1582. O calendário Juliano permitiu  um grande salto nos anos. Como resultado, o calendário foi sincronizado com o ano solar, sendo assim, dez dias foram tirados do calendário em outubro de 1582, mas o ciclo semanal não foi mudado. A ordem dos dias da semana permaneceu a mesma. Somente a numeração mudou. Logo o sábado sempre foi sábado. Deus é maravilhoso e mantém a Sua lei intocável!
TERÇA-FEIRA(14 de Fevereiro) -  O SÁBADO NO LIVRO DE DEUTERONÔMIO – “O nome hebraico deste quinto livro do Pentateuco é Deva•rím (Palavras), tirado da frase inicial do texto hebraico. O nome "Deuteronômio" deriva do título grego na Septuaginta, Deu•te•ro•nó•mi•on, que significa literalmente "segunda lei", "repetição da lei". Vem da tradução grega duma frase hebraica no Deuteronômio 17:18, mish•néh hat•toh•ráh, corretamente traduzida por "cópia da lei". Wikipédia. 
Por que a lei foi repetida em Deuteronômio? Este livro é chamado de a "segunda Lei" ou a "repetição da Lei". Deuteronônio consiste em um segundo relato da aliança de Deus com Seu povo. Foi escrito porque a maioria dos que estavam presentes quando do estabelecimento da aliança já havia morrido no deserto. No capítulo 6, encontramos o Shema, termo hebraico que significa "escute" ou "preste atenção", a confissão dos israelitas de sua fé em um Deus único. O texto diz: "Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força" .Deut 6: 4 e 5. Jesus afirmou ser esse o maior de todos os mandamentos. Marc os 12: 28-30. O Mestre baseou-Se em Deuteronômio para responder ao diabo, quando foi tentando no deserto, e disse que "não só de pão viverá o homem" . Deut 8:3, que devemos adorar somente a Deus. Deut. 6:13, e que não devemos "tentar" o Senhor. Deut 6:16.
 Veja que na repetição da lei, o mandamento do sábado é muito parecido com o de Êxodo, mas a difereça  e o acréscimo está na parte grifada: “Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou o Senhor teu Deus. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhum trabalho nele, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro que está dentro de tuas portas; para que o teu servo e a tua serva descansem como tu; porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; por isso o Senhor teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado.” Deuteronômio 5:12-15
Que cuidados estamos tendo para com o mandamento do sábado?

QUARTA-FEIRA(15 de Fevereiro) – JESUS E O SEU SÁBADO – PARTE I Em Mateus 12:1-13 narra a primeiramente a  história do trabalho missionário que Jesus e os discípulos fizerem no sábado à tarde, após participarem dos trabalhos religiosos na sinagoga. Alguss fariseus vendo “a colheira” que faziam, disseram: “ Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer num sábado” v. 2. Depois Jesus respondeu citando um exemplo do Velho Testamento: “Ele, porém, lhes disse: Não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os que com ele estavam? Como entrou na casa de Deus, e comeu os pães da proposição, que não lhe era lícito comer, nem aos que com ele estavam, mas só aos sacerdotes?” Mateus 12:3-4. Jesus citou ainda que os sacerdotes trabalham no sábado, e ficam sem culpa. Como pastor da igreja Adventista,  o sábado para mim é dia que mais trabalho. São pregações; visitas, reuniões conselhos, etc...Do verso 9 ao 13 encontramos a cura do homem que tinha uma mão seca que ocorreu no sábado.

O que a expressão de Cristo no verso 7: “misericórdia quero e não sacrifícios” significa? - O sábado destina a ser um dia de descanso e de alegria para todos, conforme vemos em Êxodo 20:8-11.  Nos dias de Jesus, porém as regras sobre o sábado já se tornaram um emaranhado de exigências feitas pelos homens. O erudito Alfred Edersheim escreveu que, nas extensas seções da lei sabática do Talmude, “as questões são consideradas seriamente como de vital importância religiosa, sendo difícil de imaginar que uma pessoa sensata as levasse a sério”. The Life and Times of Jesus the Messiah; A Vida e a Época de Jesus, o Messias.

Os rabinos atribuíam importância de vida ou morte à regras frívolas, arbitrárias, que regulamentavam virtualmente todos os aspectos da vida do judeu  muitas vezes com fria desconsideração para com os sentimentos humanos. Uma regra sabática decretava: “Se um prédio cair sobre um homem e houver dúvida de ele estar ali ou não, ou de estar vivo ou morto, ou ser gentio ou israelita, poderão remover os escombros de cima dele. Se o encontrarem vivo, poderão removê-los ainda mais de cima dele; mas, se ele estiver morto, eles o deixam.”  Tratado Yoma 8:7, The Mishnah (Míxena), traduzido por Herbert Danby. Os judeus criaram 1523 leis sobre a observância do sábado.

Como encarava Jesus essas excessivas minúcias legalistas? Quando foi criticado por curar alguém no sábado, Ele disse: “Meu Pai tem estado trabalhando até agora e eu estou trabalhando.” João 5:17. No Texto para hoje Ele disse: “ É por consequência lícito fazer o bem nos sábados.” Mateus 12:12. Veja que fazer o bem é diferente de trabalhar.

QUINTA-FEIRA(16 de Fevereiro) - JESUS E O SEU SÁBADO – PARTE II O sábado tem duplo objetivo.  Deus o deixou para que Seus filhos aproveitem este período para entreterem íntima ligação com Ele.. Jesus ia à igreja aos sábados como vemos: “E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.” Lucas 4:16.  

Jesus desafiou o sistema vigente da época para dizer que as horas sagradas do sábado, para além da comunhão com Deus, servem também para restaurar os sofredores. Portanto o sábado tem os objetivos; espiritual e redentivo. Como temos observado este dia? O sábado é o dia da semana mais feliz para você?

A obediência ao quarto mandamento é necessário nos dias de hoje, ou este mandamento foi abolido?

O Sábado antes da ressurreição de Cristo – “E era o dia da preparação, e amanhecia o sábado. E as mulheres, que tinham vindo com ele da Galiléia, seguiram também e viram o sepulcro, e como foi posto o seu corpo. E, voltando elas, prepararam especiarias e ungüentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento.” Lucas 23:54-56

O sábado depois da ressurreição de Cristo- “No sábado, saímos da cidade e fomos para a beira do rio, onde esperávamos encontrar um lugar de oração.” Atos 16:13. No livro de Atos, no Novo Testamento, Lucas menciona 84 vezes que o sábado era observado pelos seguidores de Cristo, todos abrangendo um período de 14 anos depois da ressurreição de Jesus:  2 sábados em Antioquia. Atos 13:14, 42, 44; 1 sábado em Filipos. Atos 16:1; 3 sábados em Tessalônica . Atos 17:2, 3; e 78 sábados em Corinto. Atos 18:4, 11.
  
João, o último dos doze apóstolos a morrer, guardou o sábado. Ele escreveu: “No dia do Senhor achei-me no Espírito”. Apocalipse 1:10; e de acordo com Jesus, o dia do Senhor é o sábado: “Pois o Filho do Homem é Senhor do sábado”. Mateus 12:8.

O dito popular: “Manda quem pode e obedece quem quer”, também funciona aqui. Pois Deus deixa cada cidadão livre para obecer-lhE ou não. A promessa do Senhor é clara: “Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” Apocalipse 1:3

SEXTA-FEIRA –(17 de Fevereiro)   “E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado. E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.” João 5:16-17

Qual é o trabalho de Deus? “Deveria Deus impedir o sol de cumprir a missão no sábado, obstar a que os seus fecundos raios aquecessem a terra e nutrissem a vegetação? Deveriam os sistemas planetários ficar imóveis nesse santo dia? Deveria Deus ordenar aos ribeiros que se abstivessem de regar os campos e as florestas, e mandar às ondas do mar que detivessem o seu incessante fluir e refluir?  Deveriam o trigo e o milho deixar de crescer, e o cacho em crescimento adiar o seu belo colorido? Não hão da as árvores florescer, nem desabrochar as flores no sábado? Se assim fosse os homens deixariam de ter os frutos da terra e as bênçãos que tornam desejável a vida...o Homem também tem uma obra a fazer neste dia. Deve atender-se às necessidades da vida, cuidar dos doentes e suprir as faltas os necessitados...Deus não deseja que as Suas criaturas sofram uma hora de dor que possa ser aliviada no sábado, ou noutro qualquer dia.” D.T.N, 162.

Luís Calos Fonseca - Licenciado em Teologia pelo Unasp - SP em 1986. Atualmente sou pastor distrital em Viseu – Portugal. Procuro viver conforme o código de ética do pastor Adventista: http://temasbblicos.blogspot.com/2011/11/codigo-de-etica-do-pastor-adventista-do.html

Sem comentários:

Enviar um comentário