segunda-feira, 11 de junho de 2012

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 12 – AVALIAÇÃO DO EVANGELISMO E DO TESTEMUNHO


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 12 – AVALIAÇÃO DO EVANGELISMO E DO TESTEMUNHO

VERSO ÁUREO: “Como pendentes de ouro e gargantilhas de ouro fino, assim é o sábio repreensor para o ouvido atento.” Provérbios 25:12.

INTRODUÇÃO: Por que avaliar? O envolvimento no evangelismo é vital para a igreja, mas também é necessário ter uma eficaz avaliação do trabalho realizado. Temos a tendência de ficarmos contentes com os resultados mínimos alcançados, sendo que poderíamos ter canalizado melhor todos os esforços e talentos existentes na igreja para se obter melhores resultados.

Caso a avaliação seja feita com espírito de amor e ausente de críticas, leva a igreja a reavaliar os resultados obtidos e a planejar para alcançar melhores resultados nos investimentos missionários seguintes.


Por que algumas igrejas não realizam avaliações do seu trabalho? Muito provavelmente é porque a liderança não aplica o princípio colocado no verso áureo. A maneira carinhosa, e bondosa com que se avalia, cria motivação. Lembrando também que a igreja funciona diferente de qualquer atividade secular, pois deve ser trabalhada de forma espiritual. Assim como, antes de qualquer ação evangelística, deve-se consagrar a igreja; a avaliação em uma reunião administrativa, deve ser precedida por momentos espirituais.

DOMINGO (17 de junho) POR QUE AVALIAR? – Porque é um princípio bíblico e porque faz parte da natureza do ser humano. Na bíblia não encontramos o termo: “deveis avaliar”, mas encontramos várias referências onde mostram os líderes avaliando o trabalho de Deus.

Como o apóstolo Paulo avaliou o trabalho da igreja de Deus? Paulo estabeleceu um padrão coletivo e individual, e todo padrão requer uma avaliação:

Avaliação coletiva : “Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia. Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus? Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo. Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância; guardando o mistério da fé numa consciência pura. E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis. Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo. Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas. I Timóteo 3:1-12.

Este texto mostra que os dirigentes tinham de ser pessoas de maturidade comprovada e de caráter irrepreensível. Os líderes não eram pessoas quaisquer, deviam dirigir a igreja de Cristo e se falhassem deviam ser retirados; mas antes disso passavam por uma avaliação.

Avaliação individual: “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.” I Coríntios 11:28. Ver também II Cor. 13:5 e 6.

O ser humano tem a tendência de avaliar as ações alheias; avalia um sermão quando é pregado, uma música quando é tocada ou cantada, e até a roupa dos irmãos. Mas a bíblia sugere que cada um de nós faça uma avaliação pessoal para que quando o todo for avaliado, todos possam contribuir para o melhor andamento da igreja.

SEGUNDA-FEIRA (18 de junho) AVALIAR COM BONDADE – Os agentes de avaliação podem ser vistos como policiais, dependendo da maneira como realizam a avaliação. Quase nem precisava da lição de hoje, mas como o ser humano se esquece de entreter íntima comunhão com Deus diariamente, a cortesia e bondade são lembradas. A bondade é uma qualidade cristã que deve estar presente em todos os cidadãos do reino, especialmente na liderança da igreja.

Aquele que avalia alguém deve ter o seguinte texto em mente; pois hoje podemos ser o agente que avalia, mas amanhã podemos ser objeto de avaliação:

“Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a lei e os profetas." Mateus 7:12

O louvor na avaliação: O apóstolo Paulo não hesitava em elogiar os irmãos quando via algum louvor neles:
“Por isso, ouvindo eu também a fé que entre vós há no Senhor Jesus, e o vosso amor para com todos os santos, Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações” Efésios 1:15-16.

“E chegou a Derbe e Listra. E eis que estava ali um certo discípulo por nome Timóteo, filho de uma judia que era crente, mas de pai grego; do qual davam bom testemunho os irmãos que estavam em Listra e em Icônio.” Atos 16:1-2

A reprensão na avaliação: Quando houver necessidade de repreender algum irmão ou departamento, isso deve ser feito com muita bondade. Veja estes exemplos:

“E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.” Hebreus 10:24-25

“E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.” João 8:10-11.

TERÇA-FEIRA (19 de junho) O QUE O SENHOR PEDE – No texto para hoje resume-se os requisitos que Deus quer ver em Seus filhos para que sejamos aprovados na avaliação:

“Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor teu Deus pede de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma, que guardes os mandamentos do Senhor, e os seus estatutos, que hoje te ordeno, para o teu bem?” Deuteronômio 10:12-13.

Alguém pode fazer a coisa correta com motivos errados? Os judeus fanáticos faziam extamente isso; e na avaliação de Jesus foram reprovados:

“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós.” Mateus 23:15

“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.” Mateus 23.23

“Quem escandalizar um destes pequeninos que acreditam em mim, melhor seria para ele pendurar uma pedra de moinho ao pescoço e ser lançado ao fundo do mar.” Mateus 18:6

Que cuidados devemos ter para sermos aprovados na avaliação de Cristo?

QUARTA-FEIRA (20 de junho) – AVALIAR PARA CRESCIMENTO ESPIRITUAL – A lição de hoje convida a cada crente à ser agente de avaliação.

Que cuidado deve-se ter para não confundir julgamento com avaliação? O julgamento pertence a Deus e na avaliação o homem pode e deve tomar parte. Avaliar o coletivo é muito mais fácil; mas avaliar o indivíduo é tarefa mais complicada. Devido ao pecado, a nossa avaliação (nunca julgamento) é cheia de falhas e não temos condições plenas de avaliar as pessoas, mas quando nos submetemos à vontade de Deus chegamos muito próximos da Sua vontade; e neste caso, quem avalia pode auxiliar no crescimento espiritual do indivíduo e também da igreja.

O nosso Senhor Jesus deixou-nos diretrizes simples para sabermos avaliar as pessoas:

“Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?  Mateus 7:15 e 16.

Nem sempre é fácil avaliar as intenções e atitudes das pessoas. Somente uma íntima comunhão com Cristo nos dará a clareza mental para separarmos o trigo do joio. Ver Mateus 26:41, I Tess. 5.17 e Romanos 8:6

Como Deus avalia as pessoas e como devemos seguir o Seu exemplo?

“Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.” I Samuel 16:7

QUINTA-FEIRA (21 de junho) – AVALIAR PARA CRESCIMENTO DA IGREJA – A avaliação deve ser sempre no sentido de promover o crescimento da pessoa e da igreja, e nunca pode ter a conotação de punição.

A identidade dos Adventistas do Sétimo dia nasceu na mente de Deus, através do movimento profético de Daniel e Apocalipse. Embora a igreja Adventista seja relativamente recente; ela, em seu conjunto de doutrinas, já existe desde a criação. Temos duas verdades que são distintas de praticamente todas as religiões cristãs e não cristãs. Trata-se da necessidade de santificar o dia de Sábado e de ter a devida compreensão do verdadeiro estado do homem após a morte. Mas, para a igreja Adventista se organizar, nestes últimos tempos, teve que passar por um sério conjunto da avaliação em, pelo menos, duas vertentes:

1) Contexto doutrinário - Devido ao fato da verdade bíblica ter ficado perdida por tantos séculos, devido as perseguições e mortes dos fiéis; nos primórdios do cristianismo e idade média, a formação das doutrinas que temos hoje foi demorada e passou por avaliação de vários estudiosos da bíblia da época.

2) Contexto organizacional – Embora a igreja de Deus tenha surgido, para estes últimos dias, da profecia de Daniel 8 e Apocalipse 10 e 14, ela só foi organizada, com o nome que leva, no ano de 1863. Desde 1844 até 1863 passou por um longo processo de avaliação.
Por causa de constantes avaliações que são feitas na igreja Adventista, ela cresce cada dia. De 3 mil membros que tinha em 1863, hoje conta com mais 18 milhões. Avaliar como estamos a atuar, na igreja local e no mundo, é um método para mantermos fiéis à tarefa.

Até que ponto você tem contribuído para o crescimento da igreja? Como os seguintes versos dão ânimo para o seu envolvimento na missão?

“E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus.” Mateus 10:7

“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Mateus 6:33

“Ele, porém, lhes disse: Também é necessário que eu anuncie a outras cidades o evangelho do reino de Deus; porque para isso fui enviado.” Lucas 4:43

SEXTA-FEIRA (22 de junho) – “Os que professam ser seguidores de Cristo e são ao mesmo tempo rudes, ríspidos, destituídos de cortesia em palavras e no comportamento, não aprenderam de Jesus. Um homem briguento, opressor, crítico, não é um cristão. Ser cristão é ser semelhante a Cristo. A conduta de alguns cristãos professos é tão destituída de bondade e cortesia que o bem que fazem é julgado por mal. Sua sinceridade pode não ser passível de dúvida; sua honestidade pode não ser questionada, mas sinceridade e honestidade não justificam a falta de bondade e cortesia. O cristão deve ser compassivo, assim como sincero, misericordioso e cortês como também reto e honesto.” TheYouth's Instructor, 31 de março de 1908.

“A cultura de uma cortesia uniforme, de uma disposição para fazer aos outros conforme desejaríamos que nos fizessem, extinguiria a metade dos males da vida. O espírito de engrandecimento próprio é o espírito de Satanás; mas o coração em que o amor de Cristo é acalentado, possuirá aquela caridade que não busca o seu próprio proveito.” Patriarcas e Profetas, 128.

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário