sexta-feira, 24 de agosto de 2012

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 10 – A VIDA NA IGREJA


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 10 – A VIDA NA IGREJA

VERSO ÁUREO: “Não desprezeis as profecias. Examinai tudo e retende o bem.” I Tessalonicenses 5:20-21.

INTRODUÇÃO. A lição desta semana tem como base o texto de I Tessalonicenses 5: 12-28. Neste texto encontramos dezessete conselhos e uma oração. Na oração final, Paulo enfatiza a necessidade dos crentes tessalonicenses viverem uma vida de santidade, e estarem preparados para a segunda vinda de Cristo.

Os crentes na igreja local devem ser orientadores uns dos outros e nunca desanimadores. Devem viver de forma positiva, alegre e grata a Deus e aos irmãos. Ninguém pode parar para ouvir alguma crítica destrutiva de quem quer que seja. A igreja é lugar de pessoas com defeitos; mas que desejam, ardentemente, melhorar cada dia, com a graça de Jesus atuando na sua vida.

A igreja de Cristo deve ter os ouvidos bem atentos para ouvir, aceitar e anunciar as profecias bíblicas e de Ellen White. Diz a bíblia: 


“Não desprezeis as profecias”. “Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.” Amós 3:7

A igreja também deve, além de ler e estudar bastante, ter o senso de crítica da exegese bíblica bem desenvolvida para poder entender o contexto bíblico e do Espírito de Profecia, e anunciar a Palavra dentro de cada contexto. Dirigentes e membros devem estar afinados com a presença do Espírito Santo atuando na vida de cada um.

DOMINGO: (02 de setembo) – RESPOSTA AO MINISTÉRIO – Este é o texto para hoje: “E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam; e que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós.” I Tessalonicenses 5:12-13

Quando Paulo escreveu as cartas, a igreja era iniciante e composta basicamente de conversos gentios. Como o apóstolo teve que sair repentinamente da cidade, ele elegeu alguns líderes, para alguns cargos sem muita experiência de liderança de igreja. As recomendações do texto de hoje têm a ver com alguns conflitos que tiveram na igreja.

Dado a perseguição que a igreja enfrentou depois da partida de Paulo, não é difícil imaginar que a liderança tivesse dificuldades de resolver os problemas de liberdade religiosa.

Os líderes tinham que admoestar alguns membros por causa de vários assuntos, e isso causava um desgaste entre a liderança e a igreja.
A igreja de Cristo é constituída por pessoas que consentem e concordam com as normas da  igreja, como qualquer outra sociedade civil. 

O princípio ético é; “se não está de acordo, deve sair, e não tentar mudar aquilo que foi estabelecido anteriormente.” Existem privilégios e responsabilidades, e nenhum crente pode ter um sem o outro. A pessoa que se une a Igreja está concordando com as regras e práticas desta instituição sagrada, e pelo próprio consentimento se une ao grupo. Veja este verso: “E não somente fizeram como nós esperávamos, mas também deram-se a si mesmos primeiro ao Senhor, depois a nós, pela vontade de Deus.” II Co 8.5.

Nenhum homem deve ser forçado a entrar na igreja, e da mesma maneira, não pode forçar a igreja a se submeter a regras e comportamento pessoais.

SEGUNDA-FEIRA (3 de Setembro) O MINISTÉRIO NA PRÁTICA - “Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos. Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos.” I Tessalonicenses 5:14-15

A lição de hoje trata de alguns pontos interessantes: a) “Admoestar os desordeiros.” Quem eram estes desordeiros? Como vimos na lição passada, eram membros da igreja que se recusavam a trabalhar para sustento próprio. Eram pessoas intencionalmente difíceis no trato e que tinham de ser colocadas no seu devido lugar. b) Confortar os desanimados. Os desanimados eram as pessoas que eram confrontadas com assuntos relacionados com o domínio romano e problemas pessoais e familiares. c) Sustentar os fracos. Os fracos eram pessoas que caíam em pecados e causavam escândalos. Mas, em um sentido mais amplo, eram pessoas que tinham pouca confiança em si mesmas e tinham o seu valor pessoal diminuído. d) Ser paciente com todos. A paciência é uma característica dos santos que aguardam a volta de Cristo. A paciência é sempre bem-vinda em qualquer conversa e relacionamentos, especialmente no âmbito pastoral.

No âmbito de igreja; que envolve discípulos e líderes, estes ingredientes são sempre necessários e devem estar regados pela presença do Espírito Santo.

TERÇA-FEIRA (04 de Setembro) – ATITUDES CRISTÃS POSITIVAS – “Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” I Tessalonicenses 5:16-18.

O texto para hoje traz-nos três atitudes positivas que o verdadeiro cristão necessita manifestar, pois está no tempo verbal imperativo. 

Trata-se de mandamentos que necessitam ser guardados pelos discípulos de Cristo, são eles:

a) “Regozijai-vos sempre.” I Tessalonicenses 5:16. Isto denota confiança na justiça do Deus que servimos. “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações.” Tiago 1:2. Jesus era mais alegre que seus companheiros: "Amaste a justiça e odiaste a iniquidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros." Hebreus 1:9. Ele Isto denota confiança na justiça do Deus que servimos.

“Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações.” Tiago 1:2
Jesus era mais alegre que seus companheiros: "Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros." (Hebreus 1:9)

"O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos." Provérbios 17:22

b) “Orai sem cessar.” I Tessalonicenses 5:17. Todo bom cristão sabe que deve estar em constante oração para vencer, em Jesus, os ataques de Satanás. O crente que não ora de forma particular e em família está fadado ao fracasso e a apostasia.

c) “Em tudo dai graças…”I Tessalonicenses 5:18. Muitos são os motivos porque devemos ser gratos a Deus. Eu sou grato a Deus porque aprendi que devemos agradece-Lo por Ele não nos dar tudo que lhe pedimos.

Veja este texto: “Coisa alguma tende mais a promover a saúde do corpo e da mente do que um espírito de gratidão e louvor. É um positivo dever resistir à melancolia, às ideias e sentimentos de descontentamento. Dever tão grande como é orar. Se nos destinamos ao Céu, como podemos ir qual bando de lamentadores, gemendo e queixando-nos por todo o caminho da casa de nosso Pai?” A Ciência do Bom Viver, 251.

Cuidado para você não ser um cristão negativo!

QUARTA-FEIRA (05 de Setembro) – COMO REAGIR À “NOVA LUZ” - Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda a aparência do mal.” I Tessalonicenses 5:19-22.

Alguns dos tessalonicenses estavam negando a fé com discussões acaloradas, desentendimentos entre eles e com o desrespeito para com as autoridades eclesiásticas constituídas. Paulo, com as palavras para hoje, diz claramente para eles respeitarem as profecias e o Espírito Santo.

Quando alguém rejeita o dom de profecia, logo também passa a rejeitar o Espírito Santo. Dentro das fileiras do adventismo há poucas pessoas que rejeitam Ellen White como profetisa do Senhor. E é curioso que estas mesmas pessoas passam logo a dizer que o Espírito Santo não tem personalidade, e que é apenas uma força. Os escritos da irmã Ellen White são fontes inspiradas por Deus e trazem muita paz e segurança para os seus fiéis. Como povo de Deus devemos fazer o uso correto das profecias.

Os escritos da bíblia e de Ellen White têm contribuído para o crescimento da sua vida espiritual?

Outro ponto do texto para hoje é: “Abstende-vos de toda a aparência do mal.” I Tessalonicenses 5:22. Jesus disse assim: “Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem! Portanto, se a tua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida coxo, ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno. E, se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno.” Mateus 18:7-9

QUINTA-FEIRA (6 de Setembro) – SANTIDADE NO TEMPO DO FIM Como é possível ser santo em dias de muita secularização da fé e corrupção moral?

“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.” I Tessalonicenses 5:23-24

Veja este texto: "Deus requer o homem todo; mente, corpo e espírito. Quando fizerem tudo o que Ele pede, o Senhor trabalhará por vocês." Testemunhos para a Igreja. vol 2, 155.

Estar de bem com os homens e com Deus é uma passagem comprada para o céu. Diz Deus: "Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor" Hebreus 12:14

Mas como ter paz com todos ser santo nos dias de hoje?

Quando analisamos o fato que Jesus resumiu os dez mandamentos em dois  grandes mandamentos; Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a Si mesmo. Mateus 22:34 a 40, isto significa que para ver Deus tenho que ser santo, separado das coisas do mundo e também fazer ao meu próximo o que eu gostaria que fizessem para mim.

Podemos nos questionar...Mas eu tenho que viver, trabalhar, comprar, comer, etc… como ser separado? Quando amamos a Deus tudo que fazemos deve ser para a honra do nome dEle.

“Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.” 1 Coríntios 10:31. Portanto, no trabalho eu serei um bom exemplo de funcionário ,eu vou fazer negócios honestos ,eu vou cumprir as leis; e crer que, se estas leis me prejudicarem Deus fará justiça por mim; não vou roubar nada de ninguém ,vou estar em comunhão com Deus, ir à Igreja para ouvir a Palavra e estar em comunhão com o próximo, servir o reino de Deus com minhas ofertas voluntárias e ser fiel nos dízimos! São tantas coisas, mas é possível!

SEXTA-FEIRA (07 de Setembro). A depressão é um mal comum nos dias de hoje. Juntamente com a tristeza geral que acompanha a depressão, existe a perda do prazer por aquelas coisas que antes eram aprazíveis. Os pacientes sofrem de fadiga, senso de inutilidade, ausência de esperança e perda de energia. O sono é inquieto e, frequentemente, a pessoa também sofre de vários sintomas físicos, problemas digestivos, dores de cabeça e lombares, entre outros.

“Coisa alguma tende mais a promover a saúde do corpo e da mente do que um espírito de gratidão e louvor. É um positivo dever resistir à melancolia, às ideias e sentimentos de descontentamento. Dever tão grande como é orar. Se nos destinamos ao Céu, como podemos ir qual bando de lamentadores, gemendo e queixando-nos por todo o caminho da casa de nosso Pai?” A Ciência do Bom Viver, 251.

 “Sem a cruz não teria o homem união com o Pai. Dela depende toda a nossa esperança. Daí brilha a luz do amor do Salvador; e quando ao pé da cruz o pecador contempla Aquele que morreu para salvá-lo, pode se rejubilar com grande alegria, pois seus pecados estão perdoados. Ao se ajoelhar em fé junto à cruz, terá alcançado o mais alto lugar que o homem pode atingir” Atos dos Apóstolos, 209 e 210.

“Nesta esperança de uma herança segura na terra renovada se rejubilavam os primeiros cristãos, mesmo em tempos de severa prova e aflição. ‘Alegrem-se por isso, se bem que agora é possível que vocês fiquem tristes por algum tempo, por causa dos muitos tipos de provações que vocês estão sofrendo. Essas provações são para mostrar que a fé que vocês têm é verdadeira. Pois até o ouro, que pode ser destruído, é provado pelo fogo. Da mesma maneira, a fé que vocês têm, que vale muito mais do que o ouro, precisa ser provada para que continue firme. E assim vocês receberão aprovação, glória e honra, no dia em que Jesus Cristo for revelado. Vocês O amam, mesmo sem O terem visto, e crêem nEle, mesmo que não O estejam vendo agora. Assim vocês se alegram com uma alegria tão grande e gloriosa, que as palavras não podem descrever. Vocês têm essa alegria porque estão recebendo a sua salvação, que é o resultado da fé que possuem.” Atos dos Apóstolos, 517, 518.

Luís Carlos Fonseca.

Sem comentários:

Enviar um comentário