segunda-feira, 10 de setembro de 2012

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 12 – O ANTICRISTO


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 12 – O ANTICRISTO

VERSO ÁUREO: “Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição.” II Tessalonicenses 2:3

INTRODUÇÃO: A maneira mais segura que temos para estarmos protegidos dos enganos de Satanás é amar e obedecer a Palavra de Deus. A lição desta semana fala de apostasia e de engano. Apostasia significa o afastamento das doutrinas originais da Bíblia; e o engano são falsas doutrinas colocadas no lugar das verdadeiras para enganar as pessoas.


Quem é o anticristo e o que faz? O anticristo, no real sentido da palavra, é o próprio Satanás que se coloca contra Cristo. O diabo realiza coisas contra o próprio Deus, introduzindo falsas doutrinas no lugar das verdadeiras, levando o povo para bem longe de Deus.

No céu Lúcifer foi o primeiro anticristo. Depois aqui na terra ele plantou os seus enganos, mas estamos convencidos de que o papado é o trono do verdadeiro e real anticristo. Pessoalmente, declaro que não devo nenhuma obediência ao papa bem como ao anticristo.

Ellen white escreveu que o Anticristo é o próprio papado, mas também ampliou dizendo que são todos os que se opõe contra Deus e a Sua palavra: “O anticristo, representando todos os que se exaltam contra a vontade e a obra de Deus, no tempo designado sentirá a ira dAquele que a Si mesmo Se deu para que não pereçam, mas tenham a vida eterna. Todos os que perseveram na obediência, todos os que não venderem a alma por dinheiro ou pela aprovação de homens, serão inscritos por Deus no livro da vida.” Mensagens Escolhidas, v. 3, 402

“Não podemos esperar a vinda do Senhor Deus senão depois da grande apostasia e do longo período do domínio do homem do pecado. esse homem do pecado que também é denominado “mistério da injustiça”, “filho da perdição”, e o “iníquo” representa o papado, que, conforme foi anunciado pelos profetas deveria manter a sua supremacia durante 1260 dias.” O Grande Conflito, 298.

Martinho Lutero disse: “Os oráculos de Deus predisseram o surgimento de um anticristo na igreja cristã; e, no papa de Roma, todas as características desse anticristo aparecem de forma tão espantosa que, se qualquer um que leia as Escrituras não perceber isso, é porque essa pessoa sofre de uma cegueira intrigante.”

Cotton Mather disse: “Ele [o papa] é, em um sentido enfático, o homem de pecado, já que ele promove toda espécie de pecado além dos limites. E também é chamado, de forma adequada, de filho da perdição, pois ele causou a morte de multidões incontáveis, tanto entre seus opositores quanto seus seguidores... É ele que se exalta acima de tudo o que se chama Deus, ou que é adorado reclamando para si o poder mais elevado e os maiores privilégios reclamando prerrogativas que pertencem apenas a Deus.”

John Wesley disse: “Todo aquele que não confessa que Jesus Cristo veio em carne é um Anticristo [I João 4:2-3, II João 7]; aquele que não confessa o testemunho da cruz é do diabo; e aquele que perverte os dizeres do Senhor para sua própria conveniência, e diz que não há nem ressurreição nem juízo, tal pessoa é o primogênito de Satanás.

DOMINGO: (16 de setembro) O PROBLEMA Qual era o contexto dos tessalonicenses? Por que Paulo falou da vinda da apostasia e do homem do pecado?

Veja estas citações de Ellen White: “Quando a igreja de Tessalônica recebeu ideias errôneas no tocante à vinda de Cristo, o apóstolo Paulo aconselhou-a a provar cuidadosamente suas esperanças e expectativas pela Palavra de Deus. Citou-lhes profecias que revelavam acontecimentos a ocorrerem antes que Cristo viesse, e mostrou-lhes que não tinham base para O esperarem em sua época. “Ninguém de maneira alguma vos engane” II Tess. 2:3 são suas palavras de aviso. Se acariciassem expectativas destituídas da sanção das Escrituras, seriam levados a um modo errado de se conduzirem; o desapontamento os exporia à zombaria dos incrédulos, e correriam perigo de se entregar ao desânimo, sendo tentados a duvidar das verdades essenciais à salvação. A advertência do apóstolo aos tessalonicenses contém uma lição importante aos que vivem nos últimos dias. Muitos adventistas têm julgado que, a menos que pudessem fixar a fé em um tempo definido para a vinda do Senhor, não poderiam ser zelosos e diligentes na obra de preparo. Mas, como suas esperanças são reiteradas vezes suscitadas, apenas para serem destruídas, sua fé sofre abalo tal que se lhes torna quase impossível se impressionarem com as grandes verdades da profecia.” Grande conflito, 456-457.

“Paulo advertiu a igreja para não esperara vinda de cristo no seu tempo. “Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição.” II Tessalonicenses 2:3. Não podemos esperar a vinda do Senhor Deus senão depois da grande apostasia e do longo período do domínio do homem do pecado. esse homem do pecado que também é denominado “mistério da injustiça”, “filho da perdição”, e o “iníquo” representa o papado, que, conforme foi anunciado pelos profetas deveria manter a sua supremacia durante 1260 dias.” O grande Conflito, 297 e 298.

Para os tessalonicenses, antes de Jesus voltar ainda seria necessário se manifestar a apostasia e surgir o homem do pecado. Juntando as profecias do fim; como terremotos, fome, guerras, falsos cristos, etc… que já conheciam; só depois Jesus voltaria. Agora, (nos nossos dias) sim, podemos dizer que Jesus pode voltar a qualquer momento.

SEGUNDA-FEIRA (17 de setembro) A CURTA RESPOSTA DE PAULO - Ninguém de maneira alguma vos engane; porque “não será assim” sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.” II Tessalonicenses 2:3-4.

"Não será assim" é o mesmo que dizer: “Jesus não voltará antes que”. Antes que acontecimentos?

1)) Opor-se a Deus – a) A missa, como uma celebração diária, adotada em 394, todas as vezes que se é realizada uma missa, Cristo morre novamente. b) A Adoração a Maria, mãe de Jesus, e o uso do termo, "Mãe de Deus", como aplicado a ela, teve origem no conselho de Efésios em 431. c) A Bíblia ensina para orarmos a Deus apenas. Na igreja primitiva, nunca houve orações dirigidas a Maria, nem aos santos mortos. Esta prática começou na Igreja Romana cerca de 600 d.C. Ver Mateus 11:28; Lucas 1:46; Atos 10: 25-26; 14: 14-18. d) A igreja romana inventou a doutrina do purgatório, do inferno a arder para sempre, e da vida com Jesus no paraíso, imediatamente após a morte. e) A igreja romana trocou o dia de santificação do sábado para o domingo. f) Veneração de imagens e ídolos.

2) Exaltar-se acima de Deus. A) A Confissão dos pecados ao padre, uma vez ao ano, foi instituída pelo Papa Inocêncio III, no Conselho de Lateran. O Evangelho nos ordena que confessemos nossos pecados diretamente apenas a Deus. Leia Salmos 51: -10; Lucas 7:48; 15:21; I João 1:8-9)

3) Sentar-se no templo e proclamar-se Deus. Só Deus pode perdoar os pecados, mas a igreja romana atribui ao papa poder de os perdoar e também confere a ele a infalibilidade. Além disso ele aceita veneração (adoração) das pessoas.

Pronto: para nós, agora resta-nos aguardar a volta de Cristo, pois tudo isso já presenciamos, inclusive nas filhas de Babilônia, que também desenvolvem a função do anticristo: “E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada com ouro, e pedras preciosas e pérolas; e tinha na sua mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua prostituição; e na sua testa estava escrito o nome: Mistério, a grande babilônia, a mãe das prostituições e abominações da terra.” Apocalipse 17:4-5. Que ensinos seguimos?

TERÇA-FEIRA (18 de setembro) O REFREADOR – “Não vos lembrais de que estas coisas vos dizia quando ainda estava convosco? E agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado. Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado.” II Tessalonicenses 2:5-7.

Quem é este que resiste, “refreador” que Paulo menciona? É o Espírito Santo que está controlando os ventos até que os filhos de Deus sejam selados nas suas frontes. Veja este texto: “E depois destas coisas vi quatro anjos que estavam sobre os quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma. E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, e que tinha o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, a quem fora dado o poder de danificar a terra e o mar, dizendo: Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que hajamos assinalado nas suas testas os servos do nosso Deus.” Apocalipse 7:1-3.

Veja que Paulo menciona que este que “resiste” será retirado por um tempo. O Espírito Santo é retirado da terra lentamente, e o mundo, a cada dia, fica nas mãos de Satanás, mas não se esqueça que dos fiéis o Espírito Santo nunca será retirado. Eles sempre terão a protecção de Deus.

Por que Jesus ainda não voltou? Ver Mateus 24:14 e Marcos 13:10. Você vive sob o poder e influência do Espírito Santo? O Espírito Santo está a refrear o mal da sua vida?

QUARTA-FEIRA (19 de setembro) - O ANTICRISTO É REVELADO – Que dois pontos doutrinários desenvolvidos pela igreja romana, e seguidos pela maioria das igrejas cristãs e não cristãs, opõem-se à Palavra de Deus?

a) Alma imortal x alma mortal – Deus disse assim: “E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Gênesis 2:16-17. 

O diabo veio e disse assim: “Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrerão.” Gênesis 3:4. E agora quem está certo, Deus ou Satanás?

Enquanto Jesus não vem, onde estão e o que fazem os mortos? Estão na sepultura e inconscientes; conforme os textos a seguir:

“Sai-lhes o espírito (fôlego), e eles tornam para a sua terra, naquele mesmo dia perecem todos os seus pensamentos.” Salmo 146:4

“Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem ao silêncio.” Salmo 115:17

“Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma,...mas a sua memória ficou entregue ao esquecimento.” Eclesiastes 9:5

Os mortos ficam na sepultura inconscientes a aguardar a ressurreição. Ver outros textos: Daniel 12:2; Job 14:14; Actos 2:34; Isaías 26:19; I Cor. 15:16-18; Job 3.17; Job 17.13

b) Domingo x sábado – Deus disse: “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.” Êxodo 20:8. Veio a igreja romana e instituiu o domingo para tirar o foco da adoração à Deus no dia de Sábado.

A Bíblia não autoriza a observância do domingo em nenhum dos seus textos. Católicos Romanos concordam - O Cardeal Gibbons na obra Fé dos Nossos Pais, pág 1928 escreveu: “Podemos ler a Bíblia desde o Gênesis até ao Apocalipse e não encontraremos nem uma só linha que autorize a santificação do domingo. As Escrituras falam da observância religiosa do Sábado, dia que nós nunca santificamos….Foi a igreja Católica que, por autorização de Jesus Cristo, transferiu o repouso do sábado para o domingo, em comemoração da ressurreição de nosso Senhor. Assim, a observância do domingo pelos protestantes é uma homenagem que, contra si mesmos, prestam à autoridade da igreja (Católica).” Plain Talk About protestantism of today, for mons. Segur, pág. 213.

Compreender e ensinar a Palavra de Deus corretamente e guardar os mandamentos de Deus é uma questão de obediência ao senhorio de Jesus Cristo.

QUINTA-FEIRA – (20 de setembro) – VERDADE DE MENTIRAS – “E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniquidade.” II Tessalonicenses 2:10-12.

Por que muita gente é enganada hoje em dia? Por que muitos não aceitam Jesus?

O processo do engano acontece quando as pessoas rejeitam o evangelho de Jesus. Perceba que no verso 10 é mencionado que “não receberam o amor da verdade para se salvarem.” Mediante os seus ensinos e práticas o papado tem enfraquecido a Palavra de Deus e as tradições tem tomado o lugar da verdade. O verso 12 é mesmo muito curioso; menciona que os que rejeitam a verdade o fizeram porque “antes tiveram prazer no pecado.”

“Como ato culminante no grande drama do engano, o próprio Satanás personificará Cristo. A igreja tem há muito tempo professado considerar o advento do Salvador como a realização de suas esperanças. Assim, o grande enganador fará parecer que Cristo veio. Em várias partes da Terra, Satanás se manifestará entre os homens como um ser majestoso, com brilho deslumbrante, assemelhando-se à descrição do Filho de Deus dada por João no Apocalipse (cap. 1:13-15). A glória que o cerca não é excedida por coisa alguma que os olhos mortais já tenham contemplado. Ressoa nos ares a aclamação de triunfo: "Cristo veio! Cristo veio! O povo se prostra em adoração diante dele, enquanto este ergue as mãos e sobre eles pronuncia uma bênção, assim como Cristo abençoava Seus discípulos quando aqui na Terra esteve. Sua voz é meiga e branda, cheia de melodia. Em tom manso e compassivo apresenta algumas das mesmas verdades celestiais e cheias de graça que o Salvador proferia; cura as moléstias do povo, e então, em seu pretenso caráter de Cristo, alega ter mudado o sábado para o domingo, ordenando a todos que santifiquem o dia que ele abençoou. Declara que aqueles que persistem em santificar o sétimo dia estão blasfemando de Seu nome, pela recusa de ouvirem Seus anjos à eles enviados com a luz e a verdade. É este o poderoso engano, quase invencível.” Rande O Grande conflito, 624.

Religião sem compromisso é muito fácil. Muitos querem ter Jesus apenas como o seu Salvador, mas não como o seu Senhor. Recusar a verdade já é tomar partido pelo lado da mentira.

Até que ponto temos colocado em nossa vida as tradições e questões pessoais e acima da Palavra de Deus?

SEXTA-FEIRA (22 de setembro) – Ao corrigir alguns dos pontos de vista errados dos Tessalonicenses sobre os acontecimentos dos últimos dias, Paulo deixou-nos verdade preciosa sobre este tópico. Devemos lembrar-nos sempre, porém, de que a questão crucial dos últimos dias não é a data de acontecimentos, ou mesmo todos os pormenores, mas de que lado do conflito é que estaremos.

Ellen White escreveu: “O último grande engano deve logo patentear-se diante de nós. O anticristo vai operar suas obras maravilhosas à nossa vista. Tão meticulosamente a contrafação se parecerá com o verdadeiro, que será impossível distinguir entre ambos sem o auxílio das Escrituras Sagradas.” O Grande conflito, 593.

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário