quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

ESBOÇO DE SERMÃO: O Maior Acontecimento da História


O Maior Acontecimento da História

Introdução - Hoje há uma profunda impressão nos homens que comandam os destinos da humanidade de que estamos vivendo às vésperas de um extraordinário acontecimento que há de transformar a vida do nosso planeta, afetando a todos nós, mudando radicalmente esta civilização. Os homens de ciência, que não possuem nenhum sentimento religioso, ao investigarem a nossa trajetória em direção ao futuro, declaram que nossa civilização vive os últimos dias de sua longa história na Terra. Há o temor de que o mundo entre numa dramática convulsão política chegando a autodestruição.

No entanto, nós que estudamos a Palavra de Deus, sabemos que tal coisa não ocorrerá. Deus jamais irá permitir um suicídio total dos habitantes deste mundo. Chegará o tempo, e não está longe, em que o próprio Deus intervirá nos destinos do mundo, e isto será por ocasião da segunda vinda de Jesus Cristo. Aí, então, haverá uma total transformação nos homens que, acreditando na promessa de Sua vinda, estão hoje, pelo estudo da Bíblia com oração e fé, preparando-se para aquele grande dia.


I. A Volta de Cristo a Terra

1. A promessa da volta de Cristo foi feita por quem? Pelo próprio Deus: João 14:3.

Na declaração do próprio Senhor Jesus consiste toda a nossa certeza de que certamente Ele virá. Suas promessas não falham, ainda que haja aparente demora. Por tudo o que está acontecendo hoje no mundo, Cristo já poderia ter voltado. No entanto, Sua demora é devido Sua longanimidade com os pecadores. Ele está esperando que muitos ainda tenham a chance da salvação e entre esses, podemos estar incluídos; Deus o sabe. Devemos estar preparados o quanto antes possível, pois não sabemos o dia, nem a hora de Sua volta. Uma coisa é certa: está muito perto.

2. Qual a maneira de Sua Vinda? Visível a todos, como o relâmpago (Mat. 24:27).

a) Quando Jesus acabou Sua missão redentora na Terra, 40 dias após a ressurreição, Ele Se despedia dos Seus discípulos e era elevado às alturas, subindo até sair do campo visual, sendo envolto em nuvens. Logo após essa cena, dois anjos desceram do Céu para confortar os discípulos e disseram: “esse Jesus que dentre vós foi assunto ao Céu, virá do modo como O vistes subir” (Atos 1:11).

3.Qual é o objetivo de Sua vinda? “Virá buscar os Seus escolhidos” (Mat. 24:31).

a) Jesus Cristo disse aos Seus discípulos que voltaria ao mundo para levá-los para Si mesmo, a fim de habitarem nas moradas do Céu, a casa de Seu Pai (João 14:2 e 3). Esse, portanto, será o objetivo de Sua volta à Terra.

b) Os escolhidos de Cristo são aqueles que, conhecendo Suas palavras, buscam ter uma vida de obediência à Sua vontade. São aqueles que demonstram amar a Deus e ao próximo. Nós poderemos estar entre eles; por isso estamos aqui, estudando e meditando nestas coisas belas da Bíblia.

4.Quem acompanhará Jesus quando Ele voltar a este mundo? Todos os anjos do Céu (Mat. 25:31).

a) Será uma cena indescritível em beleza. Cristo será o centro da gloriosa nuvem formada por anjos celestiais, cujo brilho inundará a Terra. Somente aqueles que estarão preparados para a Sua volta poderão suportar fulgurante esplendor. Os pecadores desobedientes não suportarão o brilho daquela gloriosa cena e buscarão se esconder, perecendo depois.

5.O que acontecerá com os justos que estiverem mortos? Ressuscitarão primeiro (1 Tes. 4:16).

Haverá naquele dia uma profunda alegria no coração dos que estiverem vivos e preparados para o encontro com Jesus. Terão o indizível prazer de reverem os seus entes queridos que morreram na esperança da ressurreição. Eles viverão novamente pelo poder de Deus e os vivos serão transformados. Naquele dia haverá uma vitória final da vida sobre a morte. Deus transformará os corpos dos santos, para nunca mais morrerem. A vida afinal será eterna e a morte já não existirá.

6.Que efeitos haverá nas duas classes de pessoas? Os salvos dirão: “Eis que este é o nosso Deus, a quem aguardávamos” e os ímpios pedirão aos rochedos que caiam sobre eles (Isaías 25:9 e Apoc. 6:15-17).

a) Os que foram obedientes e amaram a Deus neste mundo suportarão com alegria o fulgor da glória de Cristo em Sua majestade e dirão: “eis que este é o nosso Deus, a quem aguardávamos.” Nestas palavras, estará a certeza de sua habitação no reino dos Céus com Cristo. Essa será a classe dos salvos.

b) A classe dos ímpios e pecadores desobedientes, não suportará a glória de Jesus Cristo em Sua majestade e então procurarão se esconder, pedindo aos rochedos que caiam sobre eles e os escondam do brilho da glória de Jesus. Serão fulminados.

Conclusão

1.Como filhos de Deus reconhecemos que estamos vivendo nos dias finais deste mundo, portanto devemos estar atentos e amar a volta de Jesus, preparando-nos melhor a cada dia, para aquele glorioso acontecimento. “Aguardando a bendita esperança do Seu aparecimento” (Tito 2:13).

Quem assim vive a experiência cristã, não será decepcionado quando Jesus voltar, mas sentirá o gozo de ouvir as palavras de Cristo dizendo: “Vinde benditos de Meu Pai e possuí o reino preparado para vós desde a fundação do mundo” (Mat. 25:34).

2.Quantos aqui, reconhecendo a brevidade da volta de Jesus, desejam fazer a sua parte para encontrar-se com Cristo e assim compartilhar da eternidade nos Céus, levantem a mão.

3.(Faça uma oração em favor dos que aceitaram o convite.)

Revista do Ancião - jul – set / 2004. Oferecido pelo Dpto de Comunicação da UCB.

Luís Carlos Fonseca


Sem comentários:

Enviar um comentário