terça-feira, 25 de junho de 2013

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 1 – “REAVIVAMENTO” - NOSSA GRANDE NECESSIDADE

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 1 – “REAVIVAMENTO” - NOSSA GRANDE NECESSIDADE

VERSO ÁUREO: “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” Apocalipse 3:20

INTRODUÇÃO – Reavivamento e reforma são assuntos parecidos mas quando analisados detidamente tomam contornos diferentes, mas que devem acontecer juntos na vida do crente.

O que é reforma? É colocar os hábitos, atitudes e tendências sob o poder de Deus conforme esta é apresentada na revelação bíblica e nos escritos de Ellen White.


O que é reavivamento? É um movimento mundial, liderado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, e outros movimentos, que buscam a plenitude do Espírito Santo. O reavivamento precisa acontecer individualmente, começando com o desenvolvimento do hábito de buscar a Deus em particular, no início do dia; orando e estudando a Palavra de Deus. A seguir deve levar famílias a renovarem o propósito de realizarem diariamente, de manhã e à noitinha, o culto familiar. E por fim vai alcançar as igrejas, que devem agir como motivadores de todo este processo.

Veja este texto: “Deus pede um reavivamento espiritual e uma reforma espiritual… Precisa haver um reavivamento e uma reforma, sob a ministração do Espírito Santo… Reforma significa uma reorganização, uma mudança de ideias e teorias, hábitos e práticas, Reavivamento e Reforma devem efetuar a obra que lhes é designada, e no realizá-la precisam fundir-se.” Mensagens Escolhidas, vol. I, 128.

Reavivamento ocorre quando Deus, em Sua bondade, busca um relacionamento mais profundo conosco. A iniciativa é dele. Seu Espírito cria desejos em nós e nos convence da nossa necessidade e revela a bondade e graça de Jesus. Isso ocorreu no tempo da igreja primitiva, durante a Reforma e no Movimento Adventista. Acontecerá também com o povo de Deus do tempo do fim. O Espírito Santo será derramado em plenitude e a terra será iluminada “com a Sua glória”. Apoc. 18:1.

Será que Deus está esperando algum momento mágico para derramar o Espírito Santo sobre a igreja? O que significa ter uma vida cheia do Espírito? Há algo que possamos fazer para cooperar com Deus, a fim de receber o Espírito Santo? Com quem começam o reavivamento e a reforma?

Ellen G. White escreveu: “Um reavivamento da verdadeira piedade entre nós, eis a maior e a mais urgente de todas as nossas necessidades.” Mensagens Escolhidas, v. 1, 121. O que poderia ser mais importante do que o reavivamento? Por que não abrir o coração ao toque do Espírito Santo? Por que não pedir que Ele faça algo extraordinário em sua vida? Ele responderá às suas orações e em seu caminho fluirão bênçãos de um modo que você jamais imaginou.

DOMINGO (30 de junho) ESPERANÇA PARA LAODICÉIAOnde ficava Laodicéia? Laodicéia era uma cidade da atual Turquia e um centro financeiro; comercial, de moda e  pesquisas científicas com a medicina bastante adiantada, para a época. Também era um centro acadêmico e educacional. Ali tudo era favorável; menos a disponibilidade de água, que eles canalizavam de uma fonte térmica de água quente, que corria por 8 km até a cidade, onde chegava morna. Aí eles precisavam deixar a água esfriar para poder bebê-la, porque morna era péssima. A essa situação é comparada a igreja de Deus nesses últimos tempos: espiritualmente morna, mas materialmente rica.

Este é o texto para hoje: “Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu. Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.” Apocalipse 3:15-18

Jesus começa com uma declaração de autoridade, com pleno poder, depois adverte sobre a conduta indiferente da igreja e finalmente mostra a solução. Deus abomina a indiferença e a deslealdade de quem se declara comprometido como súdito Seu, mas que questiona a santidade dos princípios de Seu reino. O Senhor detesta quem mistura o santo com o profano. A Sua declaração de compromisso é: “Vocês serão santos para mim, porque eu, o Senhor, sou santo, e os separei dentre os povos para serem meus. “ Lev. 20:26  

Esta mensagem, embora destinada de uma forma especial a uma igreja que, mais que qualquer outra, recebeu de Deus dons sem medida, deve alcançar toda e qualquer igreja nesta época em que a mornidão é uma realidade presente em todas elas. Se você é um cristão e nega isso, está assumindo um risco muito grande, pois o perdão para este tipo de pecado, e a consequente mudança, requerem em primeiro lugar que aceitemos que esta é nossa condição. A igreja neste estado, embora não saiba, já perdeu todos os outros dons, embora pense que os detêm ainda. Problema similar ocorreu na Igreja de Colossos, que foi igualmente advertida.

A fé e o amor são as verdadeiras riquezas, o ouro puro que a Testemunha verdadeira aconselha os mornos a comprar. Por mais ricos que sejamos em tesouros terrestres, toda a nossa riqueza não nos habilitará a comprar os preciosos remédios que curam a doença da alma chamada mornidão. A inteligência e as riquezas da terra eram impotentes para remover os defeitos da igreja de Laodicéia, ou remediar-lhes a deplorável condição. Eram cegos, não obstante achavam que estavam bem. O Espírito de Deus não lhes iluminava a mente, e não percebiam sua pecaminosidade; não sentiam, portanto, necessidade de auxílio.

SEGUNDA-FEIRA (01 de julho) UMA REPREENSÃO AMOROSAEste é o verso para hoje: “Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te. Apocalipse 3:19.

Note o amor de Deus aqui expresso novamente. Como um pai que ama e, por amar, repreende seu filho, quando necessário; assim também Ele o faz. Há dois modos de recebermos a correção do Senhor: Podemos rejeitá-la e ficar bravos ou aceitá-la e permitir que Deus nos mude, ao sermos repreendidos. Se ficarmos bravos, será apenas para nossa perda. Mas, se olharmos sob a luz do Espírito de Deus, veremos que se Ele nos repreende é porque nos considera Seus filhos. Eu posso achar que sou filho de Deus, mas quando Ele me diz que sou Seu Filho, só há motivo para alegria. Quando penso que sou filho de Deus, posso estar enganado, mas quando Ele me diz que sou Seu Filho, não há como haver engano.

Quando a bíblia fala em disciplinar os filhos, isto envolve ensinar, educar, orientar, advertir, corrigir, repreender e tudo o que pode e deve ser feito pela palavra e pelo exemplo. Em circunstâncias pode envolver disciplina com perda de privilégios e até mesmo castigos corporais.

O Senhor quer salvar a Sua igreja, por isso Ele a repreende. Acontece que nós, seres humanos temos dificuldades de lidar com a dor e por isso não aceitamos muito bem a disciplina. Devemos lembrar duas coisas: 1) Deus só disciplina a quem ama. 2) Deus só aplica a disciplina para quem Ele vê chance de restauração espiritual.

TERÇA-FEIRA (02 de julho) PERCEPÇÃO E REALIDADE - Este é o verso para hoje: “Como dizes: rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu.” Apocalipse 3:17

Qual é a verdadeira condição da igreja hoje? Ela é pobre, cega e está despida. Ela precisa mudar e comprar ouro para ser rica, colírio para poder enxergar e vestes para vestir-se com a justiça de Cristo. Jesus admoesta a Igreja de Laodicéia de sua indiferença, em relação aos Seus propósitos, para viver em harmonia com a Sua vontade e testemunhar da verdade e do plano de salvação.

Veja este texto:  “Como foi nos dias de Cristo, assim se dá agora; os fariseus não conhecem sua necessidade espiritual. A eles se dirige a mensagem: “como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego e nu; aconselho-te que de Mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças, e vestidos brancos para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez.” Apoc. 3:17 e 18. Fé e amor são o ouro provado no fogo. Mas no caso de muitos se obscureceu o brilho do ouro, e perdeu-se o tesouro precioso. A justiça de Cristo é para eles um vestido sem uso, uma fonte intata. A esses é dito: “Tenho, porém, contra ti que deixaste a tua primeira caridade. Lembra-te pois de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres. Apoc. 2:4 e 5.”O Desejado de todas as nações, 280.

Lembre-se que o orgulho e a presunção foram dois pecados que separaram Lúcifer de seu Criador e Deus. Laodicéia foi envolvida por estes dois pecados destruidores do senso de dependência. “Estou rico e não preciso de nada”. No entanto, para quem se encontra nesta condição que humanamente é sem esperança de mudança, Jesus declara: “Você é digno de compaixão”.

QUARTA-FEIRA (03 de julho) - O REMÉDIO DIVINO – A lição de hoje está interligada com a de domingo e apresenta o remédio divino para a alma humana.

Este é o texto: “Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.” Apocalipse 3: 18

Qual é o remédio de Deus? 1) O primeiro que a Palavra apresenta é o ouro. O ouro representa a riqueza da fé que está intimamente ligada ao amor de Deus. A fé nos liga a Deus, e passamos a agir segundo essa intimidade. Isso é comunhão com Deus, uma vida de experiências diárias com Jesus, e assim seremos modificados e transformados para a cidadania celestial. 2) Os vestidos brancos são a justiça de Cristo que são o resultado de uma vida de comunhão com Deus. Quando estamos com Deus, reconhecemos os nossos pecados, os confessamos e somos vestidos com a justiça de Cristo. Envolve também uma vida de obras corretas baseada em princípios, pois já teremos sido salvos pela fé do ouro anterior. 3) O colírio representa o poder do Espírito Santo atuando e transformando a nossa vida.

Como ser rico com Deus? O remédio para sair da pobreza espiritual é levar a sério Jesus Cristo. Seu conselho é adquirir Seu "ouro refinado no fogo", “vestes brancas” e “colírio”. Esta imagem usada por Jesus evidencia quanto é coisa séria viver em comunhão com Cristo. Quanto mais forte o fogo, mais refinado e mais valorizado é o ouro. Em outras palavras, a riqueza espiritual que adquirimos, quando aceitamos viver obedientes a Cristo, não deve ser encarada como coisa fácil, barata. Ela sempre exige honestidade de compromisso. Ela sempre requer sinceridade de propósitos. Aqueles que já experimentaram viver as disciplinas requeridas por Cristo dão testemunho de que vale a pena. A escolha é nossa: viver em pobreza espiritual, ou de coração aberto, "comprar o ouro refinado no fogo", oferecido por Cristo.

Veja estes textos: “Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado.” I Ped. 1:7

“Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção.” Efésios 4:30

QUINTA-FEIRA (4 de julho) AMOR INCANSÁVEL –  Este é o texto de hoje: “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” Apocalipse 3:20

A lição de hoje pede que façamos uma comparação entre Apocalipse 3:20 com Cantares 5:2-5. Em Apocalipse é Jesus pede para abrirmos o coração para que Ele. Em Cantares é um rapaz que bate à porta da casa de sua amada, querendo que ela abra para visita-la. Há uma linda relação entre os dois relatos.

Um cristão pode perder a salvação? Antes de responder a essa pergunta, o termo “cristão” precisa ser definido. Um “cristão” não é uma pessoa que fez uma oração, foi para a frente na igreja ou cresceu em uma família cristã. Embora cada uma dessas coisas possa fazer parte da experiência cristã, não é isso o que “faz” um cristão. Um cristão é alguém que recebeu a Cristo através da fé e confiou nele como o seu único Salvador. Ver João 3:16; Atos 16:31; Efésios 2:8-9. Talvez o melhor jeito de responder a essa pergunta tão crucial seja examinar o que a Bíblia diz que acontece no momento da salvação e estudar o que perder a salvação significaria.

Aqui estão alguns exemplos: 1) Um cristão é uma nova criação. “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; (criatura; ou criação) as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” II Coríntios 5:17. 2) Um cristão é justificado. “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.” Romanos 5:1. “Justificar” significa “declarar justo”. Todo aquele que recebe a Jesus como Salvador é “declarado justo” por Deus. Para um cristão perder a salvação, Deus teria que voltar com a Sua palavra e desfazer o que tinha previamente declarado. 3) Um cristão tem a promessa da vida eterna. “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16. A vida eterna é uma promessa de eternidade com Deus no Céu. Deus promete: “acredite e você terá vida eterna”. Para um cristão perder a salvação, a vida eterna teria que ser retirada. Se um cristão tem a promessa de que viverá para sempre, como então Deus pode quebrar essa promessa e retirar a vida eterna? 4)Um cristão tem a garantia da glorificação. “E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.” Romanos 8:30.

O que acontece com o cristão que verdadeiramente abre o coração para Jesus habitar? 1) Ele não vive mais na prática dos mesmos pecados. A Bíblia diz que um cristão verdadeiro não vai viver continuamente em um estilo de vida imoral. Ver I João 3:6. 2) O que dizer daqueles que são cristãos mas no futuro chegam a rejeitar a fé e negar a Cristo? A Bíblia declara que qualquer um que abandone a fé está demonstrando que nunca foi um cristão verdadeiro. Ver  I João 2:19.

SEXTA-FEIRA (05 de julho) LEITURA COMPLEMENTAR – O escritor e pregador Vance Havner diz que “os primeiros cristãos não aguardavam um acontecimento, mas aguardavam alguém chegar. Aguardar o trem chegar é uma coisa, mas aguardar chegar alguém que amamos é bem diferente”. Como pessoas que aguardam a segunda vinda de Cristo, devemos centralizar nossa atenção mais sobre Jesus do que sobre os eventos que antecedem Sua vinda.

Jesus colocou diante de Seus discípulos o panorama político, os fenômenos naturais e a condição social e espiritual dos últimos dias. Os sinais que deixou como prenúncio de Sua vinda sempre estiveram presentes em todas as gerações, mas não podemos escapar à realidade de que houve um crescimento exponencial de todos os desastres naturais, problemas morais e políticos.

Nestes dias de crise o que Deus pede de nós? Deus pede para este tempo um reavivamento espiritual. Este começa na mente, a fonte das decisões e onde se encontram os neurônios, canais de comunicação com o céu, para iluminar e orientar os pensamentos, dirigindo as decisões.

O que tem contribuído para distanciar de Deus os Seus filhos e quão verdadeiro é o seguinte pensamento? ”Parece estar-se apoderando do mundo, em muitos sentidos, uma intensidade qual nunca dantes se viu. Nos divertimentos, no ganhar dinheiro, nas lutas pelo poderio, na própria luta pela existência, há uma força terrível que absorve o corpo, o espírito e a alma. Em meio desta corrida louca, Deus fala.” Educação, 260.

Veja este outro texto: “Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e, sim, como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus.” Efésios 5:14-16


Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário