domingo, 29 de junho de 2014

EQUILÍBRIO ESPIRITUAL

EQUILÍBRIO ESPIRITUAL - É tão difícil manter o equilíbrio espiritual! Martinho Lutero, certa vez, disse que para o dia dele render ele precisava passar, pelo menos, 3 horas em comunhão com Deus.

Como é difícil parar para orar, ler a bíblia, lição da escola sabatina cada dia, com qualidade de tempo! Como é difícil sair de casa e ir à igreja participar de uma reunião de oração, vigília! Ainda mais se estiver frio ou com chuva. Como é difícil participar da santa-ceia, se sou ofendido por alguém! Lembrando que se fui ofendido é porque também tenho culpas. Como é difícil aceitar o desafio de levar um amigo para um culto na igreja! Pode ser que não convido porque não tenho muita "moral religiosa" para o fazer. A minha vida prática não condiz com a teoria bíblica que aceito e prego. Como é difícil fazer o trabalho missionário; visitar pessoas no hospital, dar um prato de comida para o faminto, acompanhar alguém à um emprego, aconselhar um casal, ir à um funeral de conhecidos e desconhecidos ou emprestar algum dinheiro para quem realmente necessita! Como é difícil devolver o dízimo "fiel" mesmo sabendo que é de Deus e não da liderança da igreja! Como é difícil devolver ao estado impostos fiéis! Como é difícil manter o casamento conforme as orientações de Deus! Como é difícil não ficar calado diante de situações de provações! Como é difícil orar para Deus mudar hábitos de saúde em mim e nas pessoas que amo! Como é difícil!!!!

Como é fácil!!!! Como é fácil tentar converter pessoas ao vegetarianismo com os meus argumentos! Como é fácil soltar flechas através da língua, ferindo pessoas! Como é fácil julgar, criticar, difamar e prejudicar pessoas! Como é fácil reparar para os erros das pessoas e não enxergar as virtudes delas e os meus erros! Como é fácil abandonar, deixar, desprezar, revidar e mentir! Como é fácil viver excluindo Deus dos meus planos pessoais, familiares e profissionais! Como é fácil ser orgulhoso, egoísta e invejoso!

Levar o nome de cristão é fácil, muito fácil! Ser cristão equilibrado é difícil, muito difícil! Ser cristão equilibrado é dificílimo! Só por Deus! Alguém disse que a virtude não está nos extremos, e sim no meio. Pregar somente sobre saúde é fácil, se esta é a minha especialidade! Pregar assuntos somente relacionados a família é fácil, se esta é a minha formação! Pregar somente sobre profecias é fácil, se gosto de profecias! Pregar sobre o fim do mundo e volta de Jesus é fácil, se este tema me fascina! E que tema maravilhoso é a volta de Jesus! necessito pregar mais!

Pregar sobre todos os temas; doutrinas, profecias, salvação, ética e relacionamentos e saúde, é necessário! A igreja de Cristo cresce quando todos os temas são abordados de forma inteligente, elaborada planejada e equilibrada. Lembrando que quem efetua a conversão é o Espírito Santo e não eu. Desafio-me cada dia para usar o púlpito, os programas na igreja, os estudos bíblicos, as classes bíblicas, o evangelismo pessoal e público, as redes sociais, as conversas pessoais para, de forma equilibrada e nunca de forma unilateral, enaltecer o reino de Deus. O Cristianismo autêntico exige de mim santificação, entrega, conversão e missão. O evangelismo e o ato de evangelizar, quer nas redes sociais ou em outros lugares pode atrair ou afastar pessoas de Cristo. O Cristianismo é uma religião e não um seita! Procura-se pessoas equilibradas! Grande abraço a todos!

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário