quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Um Lar que Deus Possa Abençoar – A Religião no Lar

Um Lar que Deus Possa Abençoar – A Religião no Lar

Como a religião se apresenta em sua família? É algo enfadonho ou é uma bênção para o lar?

A presença da verdadeira religião, do estudo da Bíblia e da prática da vontade de Deus é o que prepara nossa família para o lar celestial! Muitos casais, ainda sem filhos, já não realizam o culto familiar, não estudam a Bíblia juntos, não conversam sobre as orientações divinas contidas na Bíblia e no Espírito de Profecia. Vão à Igreja, mas não vivem a religião que dizem seguir. Se não conseguem encontrar tempo ou ter disposição para levantar um altar ao Senhor em seu lar, quando ainda não têm filhos, imagine quando os filhos vierem! A vinda dos filhos, muitas vezes, torna-se desculpas para a falta de tempo para se achegar a Deus, conversar com Ele e estudar Sua Palavra no círculo familiar, contudo, esta negligência muitas vezes antecede os planos de se ter o bebê. Ellen White escreveu que “corações cheios do amor de Cristo nunca podem estar em desarmonia. Religião é amor, e o lar cristão é aquele onde o amor reina e encontra expressão em palavras e atos de solícita bondade e gentil cortesia.”  O Lar Adventista, 94.

Todos os cristãos almejam as bênçãos de Deus sobre si e sua família. Os pais esforçam-se para ver os seus filhos bem encaminhados na vida e felizes, e os casais procuram viver em paz. A isso chamamos de bênçãos de Deus. Do céu só recebemos duas coisas: A chuva e as bênçãos de Deus. A chuva cai sobre maus e bons, mas as bênçãos abundantes são dadas apenas às famílias que as buscam. Seguem orientações claras de Deus para você ter e ou manter um lar abençoado e feliz:

Veja este texto sobre Abraão: “Porque Eu o escolhi para que ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, a fim de que guardem o caminho do Senhor e pratiquem a justiça e o juízo." Gên. 18:19.

Nos dias de hoje está cada vez mais difícil orientar os filhos nos caminhos do Senhor, mas com oração e diálogo, conseguimos excelentes resultados. A religião praticada no lar fará toda a diferença. E quando falta a religião doméstica a igreja torna-se enfraquecida. Ainda há tempo para melhorar: Veja estes outros pensamentos sobre como Abraão ordenou a sua casa: “À vista de Deus, o homem é justamente o que é em companhia da família. A vida de Abraão, o amigo de Deus, era assinalada por uma estrita consideração à palavra do Senhor. Ele cultivava a religião doméstica. O temor do Senhor permeava seu círculo doméstico. Ele era o sacerdote de seu lar. Considerava sua família como um legado sagrado. Sua casa contava mais de mil pessoas, e guiava a todos, pais e filhos, para o divino Soberano. Não permitia opressão por parte dos pais, por um lado, nem a desobediência filial, por outro. Pela influência combinada de amor e justiça, governava seu lar no temor de Deus, e o Senhor deu testemunho de sua fidelidade.” Carta 144, 1902.

“Para que ordene… sua casa.” Gên. 18:19. Não havia pecaminosa negligência quanto a restringir as más propensões de seus filhos, nada de fraco, desavisado e indulgente favoritismo, nada de ceder suas convicções quanto ao dever, às exigências de uma afeição mal compreendida. Abraão não só dava a devida instrução, mas mesmo mantinha a autoridade de leis justas e honestas. Quão poucos existem, em nossos dias, que seguem esse exemplo! Da parte de muitíssimos pais existe um sentimentalismo cego e egoísta, que se manifesta em deixar os filhos, com seu juízo em formação e inclinações indisciplinadas, ao controle de sua própria vontade. Esta é a maior crueldade que se possa fazer aos jovens, e um grande erro para o mundo. A condescendência paterna causa desordens em famílias e na sociedade. Confirma nos jovens o desejo de seguir a inclinação, em vez de submeter-se ao que Deus requer.” Manuscrito 22, 1904.

“Tanto os pais como os filhos pertencem a Deus, para serem por Ele dirigidos. Mediante a afeição e a autoridade combinadas, Abraão governou sua casa. A Palavra de Deus nos dá regras para nossa orientação. Essas regras constituem a norma da qual não nos podemos desviar, se quisermos seguir o caminho do Senhor. A vontade de Deus tem de ser soberana. A pergunta que nos devemos fazer não é: Que fizeram os outros? Que pensarão meus parentes? ou: Que dirão eles de mim, se eu sigo este procedimento? Mas sim: Que disse Deus? Nem pais nem filhos podem na verdade prosperar em qualquer rumo, a não ser no caminho do Senhor.” Testimonies, vol. 5, pág. 548.

“A religião é na família um maravilhoso poder. A conduta do esposo para com a esposa e desta para com aquele pode ser tal que torne a vida no lar uma preparação para pertencer à família de cima." Carta 57, 1902.” O Lar Adventista, 94

Nosso lar na terra nos prepara para o futuro. Que futuro queremos? Essa resposta depende da escolha de cada um! Inevitavelmente a vida no lar nos preparará para um dos dois fins: A vida ou a morte eterna. Sua família precisa escolher hoje o que quer para o futuro. A decisão está nas suas mãos!


Luís Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário