quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Estudo Bíblico nº 2 A Bíblia Fala - “Deus Revela o Futuro”

Estudo Bíblico nº 2  A Bíblia Fala  - “Deus Revela o Futuro”

A versão da Bíblia utilizada neste estudo é JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA: Revista e Atualizada no Brasil - 2ª edição - Edição de Bolso - Impressa pela Sociedade Bíblica do Brasil

Deus Revela o Futuro

Certa noite um ministro viajava para uma localidade distante, onde devia dar uma entrevista. A noite estava escura e chuvosa. Ao viajar pela estrada lamacenta e sinuosa, subitamente se apagaram as luzes dos faróis de seu carro.

Bem podeis imaginar a preocupação e o temor que o possuíram, ao ver-se diante da tarefa, quase impossível, de guiar o carro a um lugar seguro, sem precipitar-se no abismo que ele sabia achar-se a sua direita, ou ir de encontro à encosta do outro lado.

Só quando se apagaram as luzes foi que ele reconheceu o seu valor, e quanto ele dependia delas, para ver os perigos à frente e fazer as curvas perigosas. Com o auxílio do Senhor, conseguiu parar o carro em lugar seguro. Nunca mais considerou aqueles faróis como coisa banal. Aprendera a dar-lhes o merecido valor.

Ao percorrer o homem a estrada da vida, nesta noite escura que o mundo atravessa, precisa ele de uma luz brilhante que o guie. De todos os lados se ouvem as vozes da humanidade confusa, a perguntar: "Como posso saber o que deva fazer e o que crer? Existirá algum modo de vir a saber o que o futuro me reserva, a mim e aos meus?"

Quão gratos nos devemos sentir por não nos haver Deus deixado a vaguear nas trevas! Possui Ele uma luz maravilhosa, para guiar-nos através da noite tenebrosa, até o Seu reino de luz e vida eternas. Vejamos agora a maneira em que Ele tem usado essa luz a fim de nos revelar onde estamos e para onde vamos.

A BÍBLIA FALA

1. Que deu Deus ao homem, para guiá-lo nesta época? Resposta Bíblica, II Pedro 1:19 página 1099.

2. Por meio de que agentes comunica Deus Seus segredos à humanidade? Resposta Bíblica, Amós 3:7 página 817.

Leia o capítulo de Daniel 2 páginas 792 - 794. Irá notar, neste capitulo, que Deus Se comunicou com o Rei Nabucodonosor, que era o soberano do poderoso Império Babilônio. Por meio de um sonho, Deus esboçou o futuro a esse antigo rei. Daniel 2:29 página 793. Note como Deus usou a Daniel.

3. Por que seria esse sonho de interesse especial aos que vivessem nestes últimos tempos? Resposta Bíblica, Daniel 2:28 página 793.

4. Quem, disse Daniel ao rei, lhe revelara o sonho? Resposta Bíblica, Daniel 2:27 e 28 página 793.

5. Que vira o rei em seu sonho? Resposta Bíblica, Daniel 2:31, 32, 33, 34 e 35 página 793.

6. Quem, disse Daniel, havia de interpretar ao rei o sonho? Resposta Bíblica, Daniel 2:36 página 793.

NOTA: Deus, na interpretação deste sonho, esboça a história terrestre desde os dias de Nabucodonosor até ao fim do mundo. Mediante os diferentes metais da estátua, revela Ele que haveria quatro impérios mundiais, sucessivamente. A História revela que eles foram: Babilônia (a cabeça de ouro), Média-Pérsia (peito e braços de prata), Grécia (coxas de bronze), e Roma (pernas de ferro). Por essa imagem mostra Ele que o quarto império mundial seria dividido, conforme foi representado pelos pés de ferro e barro.

7. Que representava a cabeça de ouro da imagem? Resposta Bíblica, Daniel 2:37 e 38 página 793.

NOTA: Babilônia, com sua magnífica ostentação de riqueza, era uma das maravilhas do mundo antigo. Seus formosos edifícios eram entremeados de luxuriantes jardins. Era na verdade a capital do antigo reino de ouro.

8. Como seria o segundo reino, Média-Pérsia, em comparação com Babilônia? Resposta Bíblica, Daniel 2:39 página 794.

NOTA: Deus disse a Belsazar que os sucessores dos babilônios seriamos medos e persas. Daniel 
5:25, 26, 27, 28, 29, 30, 31 página 798.

9. Que metal representava o terceiro reino, ou seja a Grécia? Resposta Bíblica, Daniel 2:39 página 794.

NOTA: As batalhas de Grânico, em 334 antes de Cristo; Isso, no ano seguinte; e Arbela em 331 antes de Cristo, selaram a sorte do Império Persa, estabelecendo o vasto domínio dos gregos." - The Divine Program of the World's History, de H. Grattan Guinness, página 308.

10. O quarto império mundial, Roma, é representado pelas pernas de metal? Resposta Bíblica, Daniel 2:40 página 794.

NOTA: "... e as imagens de ouro, ou prata, ou bronze, que podiam servir para representar as nações e seus reis, foram sucessivamente quebradas pela férrea monarquia de Roma." - Decline and Fall of the Roman Empire, cap. 38, par.1, de Gibbon .

11. Visto como os pés, em parte de ferro e em parte de barro, representavam uma divisão, que devia acontecer ao férreo império romano? Resposta Bíblica, Daniel 2:41 página 794.

NOTA: Entre os anos 351 e 476 depois de Cristo, uma série de invasões de tribos bárbaras vindas do norte da Europa varreram o Império Romano e o levaram ao fim. Essas tribos compreendiam: Saxões (ingleses), francos ( franceses), germanos (alemães), burgundos (suiça), lombardos (italianos), visigodos (espanhóis), suevos (portugueses), vândalos, ostrogodos e hérulos.

12. Que declaração mostra que os impérios do Velho Mundo nunca mais se haveriam de unir para formar um grande império? Resposta Bíblica, Daniel 2:43 página 794.

13. Quem levantará um império universal nos dias dos reis representados pelos pés de ferro e barro? Resposta Bíblica, Daniel 2:44 e 45 página 794.

14. Quando estabelecerá Cristo esse reino? Resposta Bíblica, Mateus 25:31, 32, 33, 34 página 879.

Em todas as épocas tem o homem esperado uma terra melhor, onde não mais existissem as misérias e perturbações deste mundo. Quer lhe tenha dado o nome de Utopia, Céu, Paraíso, ou outro qualquer, o homem tem anelado um lugar e tempo em que toda doença, tristeza e morte estivessem no passado.
No plano de Deus para este mundo, existe justamente esse Céu, para os fiéis. Diz a Bíblia que Abraão, o pai dos fiéis, aguardava essa espécie de pátria. Em Hebreus 11:16 página 1087, falando dos santos de outrora, diz a Bíblia: "Mas, agora, aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não Se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade."
Em outra lição estudaremos acerca dessa cidade. Basta dizer agora que ela satisfará aos anelos de todo coração e resolverá os problemas de todo cristão sincero.

Quando Cristo expirava na cruz do Calvário, um só ponto brilhante Lhe iluminou a hora da agonia: Foi quando um ladrão moribundo se volveu a Ele, em busca de salvação. Das profundezas de se coração contrito o ladrão exclamou: "Jesus, lembra-Te de mim quando entrares no Teu reino." E recebeu a promessa de que estaria com Cristo em seu reino.

Não desejaria você de fazer o mesmo pedido ao Salvador? Então porque não expressar este desejo a Deus em oração?

( ) Jesus, lembra-Te de mim quando entrares no Teu reino.

A Bíblia Fala é uma iniciativa independente que visa a pregação do evangelho.

Nosso email para contato: contato@abibliafala.com


Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário